terça-feira, 1 de março de 2022

Meu testemunho


No dia 1° de fevereiro de 1980 eu nasci em Ribeirão Preto, São Paulo. Ninguém da minha família imaginava que minha vida seria tão conturbada e cheia de tribulações. Em fevereiro desse ano, eu fiz 42 anos e ainda demoro a acreditar que continuo vivo, em boas condições de saúde. Minha família sofreu muito comigo, fui rebelde desde cedo, demorei quase 30 anos para conhecer Jesus Cristo, hoje sei que Ele já me conhecia desde a fundação do mundo. Porém, muitas pessoas sofreram muito antes que Ele se revelasse a mim. Eu creio que na verdade talvez eu tenha sido o que mais sofreu.

Eu comecei a fumar com 15 anos, usar maconha com 16 e cocaína com 20. Desde os 15 eu já bebia o suficiente para não ter chegado aos 20. Me envolvi em acidentes de carro, brigas em bares, pessoas perigosas e relacionamentos trágicos. Minha vida foi um completo fracasso. Fui duas vezes ao Canadá e uma vez até a Nova Zelândia, e não consegui concluir nada do que planejei. Frustrei todos que acreditaram em mim. Fiz 3 faculdades, mas completei apenas uma. Passei 10 anos tentando ser veterinário e quando estava no último semestre não consegui terminar, sucumbi. Tive 12 namoros e 1 casamento que durou 3 meses. Pornografia e depravação entraram cedo na minha vida.

Comecei a usar anabolizantes aos 20 anos, tentando suprir minha baixa estima e criar e recriar a imagem de alguém que não se aceitava como era. Pensei em suicídio em vários momentos da vida. Formou-se ao longo do tempo uma capa arrogante e falsa por cima da minha personalidade. Tentava colar todas as rachaduras do meu caráter com coisas. Toda essa frustração me levava a beber descontroladamente e destruir tudo que estivesse ao meu redor. Aos poucos a mentira começou a fazer parte da minha vida em alta frequência. A tentativa de manutenção em ser alguém que eu não era causava mais destruição a cada tentativa de se reerguer. Era uma areia movediça;

Passei quase toda minha vida insatisfeito, bêbado, com depressão, ansioso, cheirei cocaína desesperadamente 15 dias sem parar em 2010 até que tive uma overdose em meu quarto, já estava 20 quilos mais magro, não tinha mais esperança. Colocava Rivotril na Vodka, ingeria Efedrina em grande quantidade, já não tinha nenhum amigo, recebia drogas na porta de casa, não devia os traficantes, mas tinha dividas por ter começado uma empresa e não ter conseguido continuar. Meu corpo desfaleceu, eu já tinha decepcionado todas as pessoas possíveis. Eu não estava mais consciente, não vivia mais na mesma realidade que elas. Tudo estava destruído. Meus pais não sabiam mais o que fazer, meus amigos se afastaram, as mulheres que namorei nem podiam ouvir falar do meu nome.

Então, depois de destruir todas as possibilidades, frustrar todas as expectativas, depois de voltar de uma overdose por um milagre de Deus, e ainda continuar usando drogas, entrei num avião para Recife com algumas gramas no bolso, afim de abrir um bar com um amigo em Porto de Galinhas, praia de Pernambuco. O voo durou 2 horas e 40 minutos, e quando desci do avião estava liberto de todos os vícios. Jesus me tocou no avião enquanto eu dormia. E depois disso começou um processo de restauração em minha vida. Em Pernambuco bebi por mais 3 semanas, mas não cheirei mais cocaína e depois de 4 semanas não fumava mais, hoje depois de 12 anos e alguns meses, completados 42 anos estou completamente livre do vício das drogas.

Para um perdedor como eu não havia esperança. Todos desistiram, ninguém mais queria estar perto de mim. Eu estava falido, doente, viciado e alienado da realidade. Foi quando Jesus me tocou num voo da Passaredo de Ribeirão Preto para Recife, me curou, libertou, restaurou e me fez um discípulo Radical, tratou com minhas feridas, mazelas, magoas, ressentimentos. Doeu o suficiente para não mais doer. E depois me disse: "Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos de todas as nações." Me deu em sonho, a visão do projeto da Missão Maná de Letras. Um ministério de desconstrução da mentalidade religiosa e a criação de uma mente em Cristo através da cura pela palavra de Deus. O meu discipulado é o que passei, foi o tratamento ao qual Cristo me submeteu. A proposta era o envio de pessoas curadas como eu fui.

Voltei a fazer veterinária na UFRPE por transferência em 2012, mas depois de 2 semestres estudando, recebi o entendimento de Deus que meu chamado era para levar o evangelho as nações completamente dependente Dele, e não de minhas capacitações e profissão. Sai da universidade federal debaixo de um entendimento de propósito real, vivo  e firme, sigo hoje essa direção. Em 2014 passei 3 meses de experiência missionária na Albânia, e França. Fui professor da EBD na Igreja Presbiteriana do Pina por 4 anos, me desligando em dezembro de 2015, orando em línguas desde 2013. Viajei em 2016 para Alemanha, Suécia e Noruega com propósitos específicos de Deus, que trouxeram frutos na vida de pessoas, e em 2018 para Alemanha, Albânia, Dinamarca, Noruega e Áustria. 

Morei em Chã Grande por 5 anos, morei em Serrambi, Porto de Galinhas, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá e Recife, em 10 anos de Pernambuco. Exerci meu ministério de forma integral. Sou casado, tenho um casal de enteados, meus pais enxergam a transformação de Deus na minha vida. A Glória de Deus é manifesta todos os dias quando acordo, pois eu estava morto e o Senhor Jesus me ressuscitou, me deu um novo cântico, restaurou minha família, me deu esperança e um propósito de vida. Se há alguma dúvida sobre Deus em sua vida, olhe para a minha. Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas e minha vida hoje é viver por Ele e para Ele. Jesus é a Esperança da sua vida. A morte dele na cruz foi para o perdão dos seus pecados, a Salvação eterna. E a Salvação é somente pela fé no Messias.

Hoje sou pastor missionário desse ministério que o Senhor me deu por sua misericórdia, e ando em aliança com um irmão na fé e amigo, também missionário, Hans Petter Thue, da Noruega. Que Deus seja louvado eternamente através de nossas vidas. 

(Obs: No final de 2008 quando cheguei da Nova Zelândia aceitei Jesus e me tornei membro da Igreja Sara Nossa Terra, me batizei, porém não permaneci, não tive meu coração transformado, não me submeti a Jesus, não foi quebrado o meu orgulho, depois de 4 meses eu voltei a velha vida, por esse motivo, eu acredito que a verdadeira experiência de libertação com Jesus aconteceu no voo de Ribeirão Preto/Recife em agosto de 2010, por essas experiências hoje você pode encontrar um discipulado intensivo de formação de líderes no meu canal do Youtube: Leonardo Lima Ribeiro)

Deus vos abençoe.
Leonardo Lima Ribeiro

2 comentários:

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt4

  (Tirana, Albânia) Uma das garantias que o Evangelho te dá na sabedoria do administrar dinheiro e riquezas é a paz, aquela contentamento qu...