quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Ressignificando a Paternidade (Pt1)

 (Innsbruck, Áustria)

Vou escrever sobre um assunto um pouco polêmico, mas é polêmico porque ele é efetivo e eficaz na nossa vida, toda a palavra é inspirada por Deus e tem o objetivo de construir na nossa vida uma realidade de divina em nós. Você já percebeu ao longo de sua vida que as ideologias contrárias a Deus se preocupam tanto em desconstruir realidades que são plantadas em nossa vida através do fundamento original da verdade absoluta do criador?, aquilo que Deus criou para nós, por exemplo: a família. 

Você já notou, por exemplo, esse movimento marxista cultural de desconstrução da referência da figura paterna na família, da figura de pai, da figura de mãe, da figura de filho, da figura de autoridade, da figura de honra?! Eu tenho observado que todo princípio da palavra que é muito combatido pelas ideologias, pelas filosofias pagãs, inclusive até por algumas teologias, você pode se atentar, existe algo intencional ali, que o diabo ou as influências ateístas não querem que você se atente, uma delas é oração em línguas, por exemplo, outra é o batismo nas águas, essas influências culturais, intelectuais, filosóficas e ideológicas vão sempre lutar ou descaracterizar, ressignificar ou relativizar esses princípios que são básicos e fundamentais da palavra de Deus, que são princípios que constroem a realidade da vida de Deus (Zoe) em nossa vida.

O que quebra o jugo é unção, a palavra só tem unção quando ela é verdadeira, a palavra é a verdade
quando ela é ministrada de forma verdadeira. Mas você pode perguntar assim: Como assim de
forma verdadeira? Tem como você ministrar a palavra de forma mentirosa? Sim, se ela for
ministrada segundo a sua interpretação. Tem pessoas que conseguem provar com a Bíblia que o
dízimo não existe, tem pessoas que conseguem provar com a Bíblia que não existe autoridade
espiritual, tem pessoas que conseguem provar com a Bíblia dentro de um conceito de
intelectualidade, ou seja aquilo que a mente dele formulou. uma interpretação condizente com sua cosmovisão pessoal

Uma coisa é a gente entender a diferença entre os cinco ministérios, o chamado específico de cada um, existem ministérios diferentes, ministérios onde Deus dá uma visão específica para cuidar de uma área do corpo, ou para atuar em determinada área da sociedade, mas a verdade ela é uma só, ela não muda.
Quando nós começamos a alterar a verdade para adequar aquilo que a gente compreende, o que assimilamos segundo a medida da nossa fé, a gente está adulterando a palavra, quando você quer provar uma teoria que você tem sobre algo, por exemplo: eu não acredito em dízimo, porque dentro da minha justiça própria eu não acho que é racional, eu não acho que é coerente, ou não acho que é lógico eu pegar 10% da minha renda líquida e entregar na mão de um ministério, de um pastor, na minha lógica isso não entra. (Estou criando uma figura aqui). Então eu vou pegar a Bíblia porque eu sou uma pessoa Cristã, e eu vou achar um texto e vou juntar um contexto de palavra para provar para você que não tem mais isso, que não é assim, que isso não funciona mais hoje.

Eu posso fazer isso com qualquer outra prática da palavra, por exemplo: oração línguas, eu posso
falar por exemplo através da minha interpretação que esse princípio não existe, ou que ele nunca
existiu, ou que ele existiu mas não existe mais, eu posso e consigo fazer isso também, porquê eu
vou pegar a minha mentalidade sobre aquilo, meu entendimento, minha cosmovisão, a forma como
eu fui criado, a forma como fui doutrinado, a forma como eu vivo no seio da minha igreja local, e
eu digo para você que não é assim.

Então qual é a melhor forma de você viver o evangelho? Você crê que Jesus Cristo é o seu Senhor e
Salvador? Crê? A Bíblia diz: aquele que crê for batizado será salvo.
Então você crê e você vai nas águas e se batiza.
- Mas eu não acredito que o batismo é algo espiritual, como está escrito na palavra.
Então significa que você não creu em Jesus do jeito que você está dizendo que crê.

Porque se a palavra diz aquele que crê e for batizado será salvo, então eu creio logo eu me batizo. 
É bem simples, mas mesmo assim existem diversas e diversas doutrinas que dizem que o batismo não é
assim, que não é desse jeito, acaba sendo segundo a interpretação de cada um. Mas vamos crer aqui que você creu em Jesus e se batizou, aí você creu que o Espírito Santo reviveu o seu espírito, você foi ressuscitado, seu espírito estava apagado, estava morto e você foi ressuscitado, você crê nisso. Então o Espírito Santo está habitando dentro do seu espírito agora, a partir desse momento você tem agora a própria verdade morando no seu interior, e Jesus disse que o Espírito Santo iria te guiar a toda verdade, ele vai apontar toda a verdade para você, só que você não vai conhecer a verdade se primeiro você não conhecer aquele que te aponta a verdade.

Se você viver no âmbito do seu intelecto, você vai se tornar uma pessoa muito fácil de ser
enganada. Enganada por quem? Por outros conceitos, por outras filosofias, por outras ideologias,
por outros mestres, ou você também pode se tornar uma pessoa que você não aceita a doutrina de
ninguém, mas também fica com a sua própria doutrina, e aí você cria sua própria religião.

O único jeito de você andar na verdade é, se a disposição do seu coração for um desejo exclusivo pela Verdade. Se você quiser uma resposta para os seus anseios, vai aparecer todo tipo de ideologia, filosofia e teologia, para responder os seus anseios. Você deseja algo que valide a sua justiça própria em relação alguma coisa por exemplo:

- Ah eu sou a favor do porte de armas. Então eu vou ouvir alguém que é a favor do porte de armas, e
essa pessoa vai me convencer dentro da Bíblia que é correto o porte de armas, mas eu também vou
encontrar pessoas que vão pregar pra mim sobre que o porte de armas não é correto para o cristão, e
ele também vai utilizar a Bíblia para me provar o contrário. Quem é que está certo? Alguns vão dizer:
- Ah mas isso aí é relativo! Pronto, você relativizou a palavra.

Então, eu preciso me relacionar com quem expressa a verdade  e que revela a verdade para mim.
Alguns até dizem: A palavra já  esta toda revelada na Bíblia. Realmente ela está revelada na Bíblia, a
parte que está revelada na Bíblia é a quantidade suficiente para que o seu intelecto compreenda, mas
a parte que explica para o seu intelecto a verdade é o Espírito Santo. Então por isso que seu espírito
nasce de novo, para você poder compreender as coisas espirituais.

- Mas eu não concordo com isso. Onde tem isso na bíblia?
Jesus Cristo se assentou com Nicodemos que era mestre da Lei, alguém que conhecia a Bíblia na
sua profundidade, na verdade o antigo testamento, e ele não estava compreendendo o que Jesus
estava falando, ele não conseguia compreender, não foi iluminado, não foi revelado na mente dele
aquilo que Jesus estava falando, o próprio Jesus disse: se você não compreende as coisas mais
simples sendo um mestre da Lei, sendo um homem considerado acima da média de todos os outros
homens, se você não consegue compreender isso que eu estou falando, como é que eu vou avançar
nos assuntos do reino com você? Então os apóstolos da primeira igreja, Paulo, Pedro, tirando Paulo
os outros andaram com Jesus. Jesus explicou as coisas para eles, mas Jesus deu até uma certa
medida, pois, depois eles iriam receber o entendimento completo. 

Depois de Pentecoste o Espírito Santo que foi revelando as verdades dentro de Paulo.
Paulo não andou com Jesus Cristo, como é que ele conhece tão bem Jesus se não existia o Novo
Testamento, se o Novo Testamento foi escrito depois de Jesus, como que Paulo compreendia o que
era graça? Como que Paulo compreendia quem era Jesus Cristo, a revelação dos mistérios de Deus
que foram revelados como ele mesmo disse, se ele não andou com Jesus ? Ele se apropriou de um
relacionamento com o Espírito da verdade, a Bíblia fala que ele ficou três anos no deserto, depois
ele foi levado para Tarso, e lá ficou por aproximadamente 11 anos, depois, quando aprouve a Deus no tempo da plenitude mandar Barnabé busca-lo, e leva-lo para a igreja de Antioquia. Agora pense, Paulo tinha o Antigo Testamento lido e relido centenas e milhares de vezes durante toda a vida, e ele usava o Antigo Testamento como fundamento para matar cristãos. 

A compreensão que ele tinha da letra da lei é o que levou ele a matar os cristãos. Porque ele não tinha Jesus Cristo revelado dentro dele, então para onde eu quero te levar com tudo isso? Você não vai compreender a Verdade que está escrita, a verdade que está escrita na palavra já é revelada naquilo que tá escrito, mas você não vai conseguir fazer o “download” dessa verdade para dentro do seu entendimento, a ponto de mudar o seu comportamento se não for através da revelação do Espírito Santo.

Então você vai ficar igual os filósofos de Atenas que chamaram Paulo de tagarela, você vai falar,
falar e falar sobre graça, falar sobre amor de Deus, sobre várias coisas, mas aquilo não vai ser uma
realidade, porque aquilo que você está falando é algo que a sua mente entendeu, mas não assimilou espiritualmente. 

Vou dar um exemplo: Você comeu uma comida, e essa comida não foi digerida, ela não passou pelo
seu fígado, não passou pelo processo das enzimas, da absorção, os nutrientes não são espalhados
pelo corpo para serem transformado em energia, transformada em hormônios, transformado em enzimas, então você pode falar sobre pão, você pode falar sobre carne, e dizer assim:
- Olha isso aqui é uma proteína, isso aqui é um carboidrato, mas quando você come, existe todo um
processo fisiológico em você que transforma toda aquela realidade de um pão em uma realidade
funcional, uma realidade energética, uma realidade de construção muscular que através dos nutrientes ingeridos.

A mesma coisa acontece com a palavra, se a palavra que você digere não tem se tornado parte do 
seu corpo, da sua fisiologia espiritual, ela é só letra. Então ela está toda acumulada na sua cabeça, e 
não no seu espirito, e a única coisa que vai acontecer e que essa palavra vai te envaidecer, 
ensoberbecer você, (1Co 8: 2) Paulo está falando que: o conhecimento ensoberbece, mas o amor 
edifica.

(Continua...)

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...