terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Ressignificando a Paternidade (Pt4)

(Osthofen, Alemanha)

O pai na fé não é para ser colocado no lugar aonde só Deus deve estar, ele é uma pessoa na sua vida
que te aponta um caminho, e que te aponta um destino. Vou dar um exemplo do que faz um pai na fé. 
suponhamos que você tenha sido batizado e seu pai na fé é alguém que te diz:
- Você foi batizado, você nasceu de novo, agora eu vou mostrar para você por onde você dá seus primeiros passos, siga por aqui, esse é o caminho. Porque você pode ser uma pessoa muito inteligente naquilo que você faz, Deus te deu inteligência e você estudou e adquiriu muito conhecimento, mas a sabedoria só pode vir dos céus, e a sabedoria vem no nível da sua maturidade, ela vai sendo aperfeiçoada, então o pai na fé, pastor ou líder, te ajudam nesse processo.

¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1 Timóteo 5:17)

Eu quero desconstruir essa dor no seu coração sobre essa palavra pai, e sobre paternidade. Porque 
mesmo que você nunca tenha vivido uma paternidade espiritual, mas se dói em você falar pai para alguém ou para o pai biológico ou para Deus, porque tem muitas pessoas que são crentes mas não conseguem ver Deus como pai, tem um problema, tem uma distorção dentro do seu coração, então alguns irmãos erram, eu já errei, muita gente erra nesse aspecto. escolhe alguém que é uma referência espiritual, uma autoridade espiritual, e aquela pessoa que te dá a palavra, o alimento, a unção, e põe aquela pessoa no lugar de Deus.

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. (1João 5:20)

Dar o governo da nossa vida a outra pessoa não é correto, o que é governo da minha vida?, são as decisões de livre arbítrio referente ao que eu faço. O erro está em procurar uma pessoa mais experiente, que provavelmente te deu o ensino do evangelho, e você cresceu até que chegou um momento que você mudou, e pensou:

²⁴ Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois.
²⁵ Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. (1 Timóteo 5:24,25)

- Eu era um homem assim, eu estou passando por um processo de restauração, mas agora chegou num determinado momento da minha vida que antes eu agia dessa forma, mas eu vejo que não é mais 
certo. Só que agora não sei como agir. Essa pessoa vai te ajudar, se ela for uma pessoa madura, 
curada, que está naquela posição porque Deus levou ela até aquela posição de maturidade. Ela não 
foi constituída por idolatria de ninguém, e nem alguém que disse que ela é, mas os frutos na vida 
dela demonstram isso. Infelizmente em algumas situações nós nos precipitamos em colocar pessoas na liderança.

²² A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. (1 Timóteo 5:22)

Muitas vezes nós falamos:
- Fulano é muito inteligente, o cara é "desenrolado". Então, por fatores de habilidade eu dou-lhe uma autoridade para a esse irmão, antes que ele tenha desenvolvido maturidade espiritual. Sendo que ele não tem maturidade dentro da função, ele se torna alvo fácil para o diabo e consequentemente prejuízo para a congregação:

⁵ (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
⁶ Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
⁷ Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. (1 Timóteo 3:5-7)

A maturidade não é uma condição de perfeição, ninguém nunca vai chegar nesse lugar, mas se essa pessoa não tem maturidade para aquela medida de responsabilidade com pessoas como é que vai exercer liderança? Quando você coloca alguém para cuidar de pessoas, para cuidar dos filhos de Deus, para apontar a verdade, para ajudar elas a crescer na fé, e essa pessoa não é restaurada, não é transformada, pode ter certeza que ela irá vai repetir o mesmo ciclo dela nessas pessoas, e ela vai machucar, ela vai ofender, vai oprimir, e todo tipo de distúrbio que estava oculto vai aflorar e aparecer em algum momento, ela vai reproduzir de alguma forma na vida das pessoas ao qual ela exerce liderança. 

Eu não estou falando aqui de teoria, nem falando de irrealidades, são realidades. Porque a experiência da maioria das pessoas que passam por esse tipo de situação foi péssima, e aí muita gente diz assim: Mas tem gente que é rebelde! Só que a rebelião é um fruto da rejeição, a rebelião no coração da pessoa é a manifestação de algo interno, algo que é além da rebelião. A Rebelião é sintoma de uma construção errada dentro da pessoa, a pessoa que se sente rejeitada, não consegue ver Deus como pai, porque a paternidade revela autoridade de amor.

⁷ Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
⁹ Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
¹⁰ Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
¹¹ Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
¹² Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
¹³ Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
¹⁴ E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
¹⁵ Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
¹⁶ E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
¹⁷ Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
¹⁸ No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
¹⁹ Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 
(1 João 4:7-19)

As pessoas que não conseguem ver Deus como pai têm dificuldade de lidar com autoridade, tem 
pessoas que chamam Deus de pai, só que também não reconhecem o Deus Senhor, que é o Deus que 
direciona, é o Deus que coloca você em circunstâncias que não são agradáveis. O Pai (Deus) que mata o filho (Jesus)
Por exemplo: se sujeitar autoridades naturais, como cívicas, obedecer a polícia, obedecer o juiz, o 
prefeito, uma autoridade qualquer.
- Ah mas eles são corruptos? Pois é! Mas foram constituídos. Vocês estão vendo o problema que a 
gente está tendo no Brasil? O que está acontecendo no Brasil hoje no contexto natural, no contexto político, e social, é uma manifestação de uma realidade espiritual, é um desgoverno, ou seja, é uma disfunção dos poderes, é o que está acontecendo, é o que acontece dentro do nosso coração. 

Porque Deus tá mexendo nas estruturas da nação, ele está mexendo nas estruturas da igreja, tudo que Deus faz no natural, primeiro ele faz no espiritual, as estruturas da igreja estão em confusão e conflitos de poderes, porque existe opressão e autoritarismo da parte de quem está lá em cima, e existe uma falta
de entendimento de sujeição das pessoas que estão embaixo. 

⁹ Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
¹⁰ E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
¹¹ No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
¹² Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
¹³ E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
¹⁴ Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
¹⁵ E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. 
(Colossenses 2:9-15)

Então você pega o presidente, ele era executivo, tem o Senado do legislativo e a Câmara dos Deputados, e tem o judiciário do STF, essas forças precisam se equilibrar entre si, precisa existir equilíbrio entre esses poderes, e as pessoas são a constituição. Então vamos colocar a palavra de Deus, todos nós somos sujeitos a palavra de Deus então se esses três poderes, por mais poderes que eles têm, eles não podem sair fora da Constituição, a mesma coisa é a autoridade espiritual, existe os poderes constituídos, apóstolo, pastor, líder e tal, só que eles precisam se equilibrar, em sujeição e respeito, em honra um ao outro, mas qualquer atuação desses três poderes, no caso da igreja, qualquer atuação dos poderes dos cinco ministérios fora da palavra de Deus vai acarretar essa confusão que esta acontecendo, vai manifestar esse desequilíbrio de poder. 

²⁰ Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
²¹ No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
²² No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. 
(Efésios 2:20-22)

⁸ não vem de vós, é dom de Deus.
⁹ Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
¹⁰ Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
¹¹ Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
¹² Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
¹³ Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
¹⁴ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
¹⁵ Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois  
(Efésios 2:8-15)

Então a partir do momento que você entende isso, a regra e funciona a autoridade, você vai compreender que naquilo que você vive não se baseia em certo e/ou errado, não é baseado em o que você concorda ou não concorda. Mas, é baseado em o que a palavra diz sobre determinado assunto, por isso que você precisa compreender ela de uma forma rendida, de uma forma em humildade em amor.

¹³ As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
¹⁴ Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
¹⁵ Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
¹⁶ Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:13-16)

Jesus Cristo passou por um processo de humildade, Ele é manso e humilde, mas ele mostrou um 
processo para a gente, ele sendo Deus, se desfez de toda sua glória. Ele era Deus, Ele podia dizer:
- Vou acabar com tudo porque eu sou Deus. Mas Ele se desfez dessa glória.
Ele andou na terra como homem, e não usou o fato de ser como Deus, ou seja ele sendo Deus, não 
usurpou o ser igual a Deus, e como Deus se tornando homem se humilhou mais ainda, porque ele aceitou a morte de cruz. 

⁵ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
⁹ Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
¹⁰ Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
¹¹ E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. 
(Filipenses 2:5-11)

Nessa humilhação, se sujeitou a João Batista, se sujeitou ao sacerdote Anás e Caifás que era um  sacerdócio corrupto, era um sistema corrupto, e ele se sujeitou ao sistema religioso, ele se sujeitou ao 
sistema econômico político da época, o Império Romano, porque Pilatos disse: você sabe que eu 
tenho autoridade para te libertar ou te aprisionar, para sua vida e sua morte. Mas Jesus lhe disse:
-Você não teria se meu pai não tivesse lhe dado. 

Então Jesus se sujeitou e foi para Cruz, você acha que Jesus não podia descer da Cruz e acabar com
tudo? Mas ele se sujeitou a condenação de um sistema corrupto, Porque? Porque através desse 
sistema corrupto ele foi condenado, ele levou a nossa condenação, ele se sujeitou a esse sistema 
para receber autoridade sobre a morte, sobre todo esse sistema.
(Filipenses 2:9-11) a palavra diz que ele recebeu o nome que está acima de todo o nome, ou seja Ele recebeu autoridade. Então como é que você vai ter autoridade, como é que você vai ter autoridade se não passar por esse processo de humilhação e morte do eu?

Toda dificuldade que você tiver com alguns termos, alguns conceitos, alguns princípios, busque na 
Palavra algo sobre isso, tente meditar até você conseguir de fato compreender, porquê dentro de 
você isso é tão resistente? Porque é tão dolorido para você esse termo? Esse conceito? Essa palavra 
pai? Essa palavra paternidade? Essa palavra autoridade? Porque é tão dolorido para você falar ou 
ouvir sobre isso, não quer dizer que eu esteja falando para você entrar nisso ou aceitar o que eu estou dizendo, mas investigue pelo menos o porquê dessa dor no seu coração.

Porque eu passei por processos de autoridade com pessoas e nem todas as pessoas que eu me sujeitei
eram do jeito que eu gostaria que elas fossem. Nem todas elas foram justas, nem todas elas 
fizeram comigo que eu queria que elas fizessem, nem todas fazem as coisas do jeito que eu acho 
certo. Só que eu entendi o meu processo e eu sempre falei com Deus quando estava difícil: 
- Senhor está difícil para mim, eu não sei se eu vou aguentar mas, se o Senhor me der graça eu vou 
até onde o Senhor disser para eu ir, a hora que o Senhor disser para eu parar, eu passo para o 
próximo processo. 

O fato de eu sentar com uma pessoa como eu sentei com meu pastor durante três anos que eu estive no Mato Grosso, e eu ouvi ele por três anos, não significa que eu concordei em meu coração com tudo que ele disse, não é um fator de concordância ou discordância.  É porque naquele momento ali, eu estava falando com quem era a minha autoridade. Você não tem que concordar, nem discordar.. Porquê? Porque a decisão é da autoridade, a decisão sobre um sistema é de quem é autoridade sobre aquele sistema. 

Então, se você está numa igreja e você acha que está tudo errado, meu conselho devido a minha experiência: Sai daí! Sabe porquê? Não viva em um contexto de desonra. Não viva em um contexto aonde você vai passar todos os dias contrariado no seu coração, vendo as coisas e reclamando, fofocando, falando para as pessoas que estão ao seu lado a sua indignação, e proferindo palavras que vão voltar contra sua vida. Eu não estou dizendo para ninguém sair de lugar nenhum, eu apenas estou falando que se você não consegue se sujeitar a um contexto ao qual Deus te colocou para trabalhar o seu coração, para trabalhar sua alma, e seu conceito de certo errado, justiça própria, é melhor você sair.

(continua...) 

Leonardo Lima Ribeiro 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...