quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Ressignificando a Paternidade (Pt3)

 

(Osthofen, Alemanha)

Por que dói tanto para algumas pessoas falarem de autoridade? Porquê as pessoas foram ou são 
machucadas dentro desses contextos distorcidos, e nesse lugar que elas foram machucadas, tem uma
ferida muito grande. Porque a autoridade na vida daquela pessoa, pode ser um pai, pode ser uma 
autoridade civil, pode ser uma autoridade espiritual, e machucou aquela pessoa, tocou de forma 
dolorosa, foi alguém que colocou jugo, onde era para apresentar amor, graça, e perdão de Deus, 
mas apresentou lei. Que lei? A lei que oprime. 

As vezes a pessoa vem para um ministério, vem para uma igreja cheia de feridas, de conceitos distorcidos, e se eu também estando lá cheio de conceitos distorcidos, vou colocar mais jugo sobre ela, vou coloca-la em uma condição muito traumática, talvez pior do que a que ela já estava. 

Vamos pensar em uma situação, antes ela tinha medo de remédio e de procedimentos, agora ela tem medo do hospital, tem medo do médico. Imagina se uma pessoa for no hospital quando criança, e ela passar por um procedimento bem traumático, alguém tentou arrancar um dente dela sem anestesia, toda vez que você falar para ela de dentista você vai gerar um sentimento ruim muito forte, e ela vai ser completamente aversa à palavra e a circunstâncias semelhantes, inclusive ao contexto de dentista. 

A mesma coisa acontece com o principio de autoridade, a pessoa nasceu de um casamento 
disfuncional, um pai negligente, um pai que abandonou, um pai que rejeitou, um pai que abusou de 
certa forma por causa do autoritarismo, ou até uma abuso sexual, ou nasceu de um estupro, então esse indivíduo já nasceu e cresceu debaixo de um distúrbio, debaixo de circunstâncias traumáticas, e quando 
essa pessoa chega dentro da igreja, um lugar onde era para ela receber o amor de Deus e ser curada, 
ela ouve assim: olha aqui nós somos uma igreja de paternidade, acreditamos em paternidade 
espiritual, na figura do pai na fé. 

Por mais que alguém tente explicar, ela não vai conseguir lidar com isso. Primeiro pelo trauma que ela trouxe da vida natural dela. Segundo porque grande parte dos pais, eu falo pais porque eu acho que quem diz que nós somos pais, são aqueles são cuidados por nós, eu não posso dizer que eu sou alguma coisa se o fruto daquilo que eu faço não condiz com o que eu estou dizendo, por exemplo: Eu digo para as pessoas, que eu sou pastor porque eu fui ungido pastor ou porque fiz seminário. Ótimo então você recebeu autoridade para andar nesse chamado, nessa vocação e nessa unção, só que os frutos, são as pessoas que andam contigo, que são apascentadas por você, elas é que vão testificar se aquilo que está  dizendo condiz com quem realmente você é.

O pastor tem uma função de apascentar, cuidar, ensinar, e trazer a pessoa a maturidade para que 
outros ministérios como o mestre por exemplo, possa entrar com outro tipo de construção na vida 
dos irmãos, se naquele processo onde o pastor tem a função de apascentar, e cuidar e trazer cura 
através da palavra, da unção, do amor, se naquele processo ao invés de curar, machucou, já não está sendo efetivo naquilo que faz. Eu vou usar termos naturais para você entender: Você vai no
médico, ele fez faculdade, passou nas provas, recebeu o diploma, recebeu todo o conhecimento 
suficiente para ser um médico, só que o que vai dizer se ele é um bom médico ou não, é quantas 
pessoas foram cuidadas por ele de forma efetiva. Elas foram sanadas? Elas foram curadas? Elas 
receberam o procedimento cirúrgico adequado? É isso que vai dizer se o médico é um bom médico 
ou não. Só que eu não posso anular que existem ótimos médicos que exercem sua função com 
excelência, por causa talvez de um médico que eu fui e ele fez um procedimento errado, de forma 
errada, sem o mínimo de cumprimento dos protocolos, e por causa disso eu digo que não confio em
médico, que médico não presta, e todo tipo de médico para mim é ruim.

São esses conceitos que precisam ser desconstruídos na mente das pessoas, os pais da igreja que 
foram os apóstolos, eles cuidaram daquelas pessoas para que os cinco ministérios atuassem e cada 
um se encontrasse na sua vocação, no seu chamado, mas antes de tudo que essas pessoas fossem curadas, tratadas, apascentadas, até que elas pudessem ser edificadas para uma liderança, e para um ministério eficaz. 

Então quando eu pulo esse processo de cura, de restauração das pessoas, de amadurecimento, e jogo
elas num posicionamento de liderança, o quê é que elas vão fazer? Elas vão repetir com as pessoas 
aquilo que sofreram. Vão manipular, vão controlar, porque quando uma criança nasce e ela
passa por todos esses traumas, quando vai para um processo de maturidade que é o casamento, 
ela ainda não é madura, ainda não é curada, o quê é que ela faz? Ela manifesta todas esses 
distúrbios dentro do casamento, se torna uma pessoa agressiva, uma pessoa irada, cheia de distúrbio, de complexo de inferioridade, ou de autoafirmação, ou com todo tipo de síndrome, depressão, esquizofrenia, bipolaridade etc.

Essas coisas vai ser manifestas nesse relacionamento, e consequentemente irão fazer essa pessoa lidar com processos de maturidades sem estar maduro.
Eles vão ter uma relação, a mulher vai engravidar, vai nascer um filho, ele não tem restaurado 
dentro dele a figura de pai e nem o aprofundamento da vida de filho, o quê que vai acontecer? Ele 
vai repetir tudo isso no filho dele, vai criar o filho com os complexos e com os distúrbios de caráter,
de personalidade, e identidade dele, e isso vai se repetindo de geração em geração e a tendência é
cada vez piorar. 

Muitas vezes a misericórdia de Deus alcança uma criança no meio desse processo geracional e Deus a restaura, e através daquela criança que amadurece, o jovem adulto, casa de forma funcional, exerce corretamente o papel de marido, de pai, e começa uma nova história através desses filhos. Mas se você atropelar esses processos, nós vamos viver apenas de falar, nós vamos ficar lendo aqueles livros: "O casal perfeito". Que ensina que se quer ter um casamento bom, você compra chocolate, leva um buquê para ela todos os dias. Se comprar coisas para sua esposa, levar ela no shopping, dar um cartão de crédito para ela, ela vai ser feliz, vai ser realizada. 

Mais na verdade isso é como você olhar para uma árvore e você falar assim:
- Eu quero parar de ter manga no meu quintal, aí você vai lá e tira todas as mangas da árvore, e pensa:
pronto! agora não vai cair mais manga na minha varanda. Só que depois vai nascer manga de novo 
porque ela é uma mangueira, então, um único jeito de você mudar, de não ter mais manga no seu quintal é arrancar pela raiz a mangueira. Então muita das ideologias, filosofias, psicologias, e ismos 
que as pessoas estão trazendo, inclusive para dentro da igreja, elas estão resolvendo esse problema 
de passar algumas semanas sem manga caindo no jardim, porque elas vão lá e tiram toda manga, 
limpam o jardim e pronto tem uma árvore muito bonita mas sem fruto, mas passa uma semana, duas 
três e chega próxima temporada e lá vem manga de novo, porque o pé de manga ainda está lá. 

Se você não arrancar através da renovação da mente pela palavra e Espírito essas raízes de construções erradas da figura de Deus como pai, da figura errada de marido, de filho, e isso não foi reconciliado na sua vida, em determinado momento, vai chegar na temporada e vai dar fruto ruim você vai manifestar 
aquilo que tá dentro do seu coração, não tem como mudar, porquê é fruto da natureza da pessoa.

Mas você pode dizer:
- Eu nasci de Novo! Sim você nasceu de novo, você é uma nova criatura, as coisas antigas já 
morreram no batismo, porém a sua alma e seu pensamento, sua razão e sua mentalidade, precisam ser 
reconstruídas segundo essa nova criação, e não segundo a antiga. \E é por isso que é um processo, é um 
download, que já é real porque você nasceu de novo, mas ele precisa ser impresso no seu 
comportamento, na sua alma, na sua mentalidade, e precisa haver disposição no coração da pessoa 
para receber isso pela fé, desejar essa renovação.

Algumas pessoas falam que paternidade é idolatria, mas a idolatria não é aquilo que você crê. 
Idolatria é aquilo que você tem dentro do coração, é quando você tem um buraco no coração aonde 
Deus deveria estar mas não está. Geralmente as pessoas encontram um homem poderoso em Deus 
que anda em unção, que anda em sabedoria, e no mundo inteiro tem homens de Deus assim, então muitos de nós logo pensamos:
- Agora eu encontrei a salvação para minha vida! Elas pegam essa pessoa e colocam dentro desse 
buraco, que é uma carência, que é uma lacuna na vida dela, e isso sim é idolatria, tudo que você 
colocar no lugar aonde Deus deveria estar na sua vida é idolatria. Então quando você quiser buscar 
todo preenchimento satisfação plenitude da sua alma, ela está em Deus. Ele é o seu único pai, só 
que Deus levantar um pai no conceito de alguém que te cria dentro da doutrina para que você 
amadureça, e você seja alguém alinhado, para que depois você possa cuidar do governo da sua vida, 
do governo dentro do seu casamento, do governo daquilo ao qual Deus te deu, a vocação, o governo
da sua casa, com seus filhos em maturidade, porque agora você foi restaurado, e quem restaura 
esse homem natural aos moldes do homem espiritual dentro de você, é o Espírito Santo e a palavra 
de Deus. 

Só que o pai na fé é alguém que te instrui no tempo de novo nascido e começa a te guiar por esse 
caminho, de berço, lhe dá de mamar, até que você venha a crescer. Algumas pessoas tem problemas 
com essa questão de: Eu não vou chamar ninguém de pai! Pra mim isso é um detalhe infantil. A 
gente se preocupar com isso, mas é apenas um detalhe, eu não vejo problema chamar a pessoa pelo 
nome ou de pastor ou de pai na fé, o ponto não está aí, porque eu lidei com isso, e as pessoas que eu
tenho ajudado nesse aspecto para lidar com isso também, se é tão duro para você, se é tão limitante 
para você encontrar uma pessoa que tem uma referência de fé que te aponte um caminho de
fé de verdade, na palavra, se para você isso é algo de outro mundo, que mexe com todas as suas 
estruturas, o problema está dentro do seu coração. Eu tenho pai biológico, eu tenho pai na fé, eu 
tinha problema com a questão de paternidade, meu pai biológico, meu pai na fé, uma hora eu falo o 
nome uma hora eu falo pastor, uma hora eu falo pai, tanto faz, a questão é que no meu coração isso 
precisa ser preenchido por Deus, eu não posso colocar nenhum homem no lugar de Deus. Se o seu 
pai biológico fez coisas absurdas com a sua mãe, ou com você, e gerou feridas no seu coração, se 
naquele momento você colocar esse pai biológico ou esse pai espiritual no lugar que só cabe Deus, 
então realmente você estará com sérios problemas. Você vai cair numa idolatria ou na verdade não vai cair, já estava, mas agora se revelou.

A idolatria pode também ser relativa a ferida. O fato de não perdoar, e guardar a magoa é também uma idolatria, pois, nesse lugar onde você guardou a magoa, deveria estar Jesus, e se também alguém esconder tão fundo seu passado traumático que possa pensar que ele não vai poder aparecer e fazer alguma diferença no presente, essa pessoa está novamente enganada, porque o que escondemos também revela algum problema, e em algum momento isso vai se manifestar em algum distúrbio. O ideal é colocar luz em tudo, e expor nosso coração á cura, que vem através de Jesus Cristo que usa homens e mulheres de Deus para ministrar em nossas vidas. 

(Continua...) 

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...