sábado, 2 de março de 2024

Seja controlado somente pelo Espírito

(Innsbruck, Áustria)

O lazer é bem produtivo para nossa vida, e toda forma que nós encontramos de confraternizar com os nossos amigos com nossos irmãos é muito proveitoso, mas cuidado para que não esteja faltando luz na sua vida para compreender verdadeiramente o que está acontecendo no mundo e qual é a nossa responsabilidade em nosso contexto. Podemos estar sendo manipulados, e quando o somos, certamente não percebemos. 

Nós estamos enfrentando uma crise política e econômica em nosso país, e é algo muito sério independente do ponto de vista partidário esta é uma circunstância muito complicada e o futebol como qualquer outro esporte mesmo sendo bom para a sociedade, porque tira muitas pessoas da criminalidade, é muito benéfico socialmente falando mas você moderar e entender quando isso se torna uma cortina de fumaça para acontecimentos destrutivos acontecendo nos fundamentos e valores da nossa sociedade. A copa do mundo por exemplo, agora com tudo que tem acontecido no mundo este evento distraiu novamente os olhos das pessoas que estavam se posicionando dentro da verdade, dentro daquilo que aproveitou-se para nossa nação e para o mundo e a copa do mundo veio como distração como algo que novamente tirou o foco das pessoas do que realmente importa, daquilo que realmente é importante na vida pessoal de cada um. 

A minha sugestão é que você reflita sobre isso, eu sempre gostei muito de futebol até os meus 30 anos eu jogava três vezes por semana sempre fui apaixonado e até hoje gosto, acho um esporte sensacional não vejo nenhum problema em ligar a televisão e assistir o jogo, mas você precisa ver até que ponto isso é uma paixão na sua vida que consegue te distrair dos propósitos principais de tudo que esta acontecendo. Qual é a sua função, e aonde você deveria estar nesses dias de copa do mundo olhando para o que? E fazendo o quê? Essa é a minha sugestão que você reflita sobre isso hoje. 

A distração, que nesse caso é intencional, se torna uma manipulação com o objetivo de controle. O mesmo tem acontecido em uma parcela das instituições eclesiásticas de nossa nação através do entretenimento que embriaga os sentidos dos crentes e aponta a atenção deles para várias coisas, menos para o principal que é Jesus Cristo. Essa é a doutrina de Jezabel. Manipular para controlar. 

Essa palavra Jezabel é muito mal interpretada, é polêmica e gera problemas não só dentro da igreja como fora, e eu quero esclarecer algumas coisas dentro dessa compreensão para que você seja esclarecido em alguns conceitos e possa receber hoje através dessa leitura em nome de Jesus Cristo uma unção que liberta sua mente que faz com que você compreenda as coisas da forma que elas são.

Nós vamos falar aqui primeiramente de idolatria e imoralidade sexual então todos vocês já devem ter ouvido falar de espírito de Jezabel?! O conceito de espirito de Jezabel é confuso em algumas igrejas. Você já ouviu: "Ah! aquela mulher está com espírito de Jezabel e às vezes isso é porque ela usa batom, brincos ou qualquer vestimenta chamativa, as vezes também supostamente sensualizada. Pode ser também referente a alguém de certa forma  autossuficiente em seu comportamento de independência, de autoritarismo ou de afronta, rebeldia perante as autoridades, mas, na verdade a Jezabel refere-se a uma pessoa, porém, o seu pecado é relativo ao ensino de uma doutrina errada. 

O termo "espírito de Jezabel" é derivado de uma história bíblica do Antigo Testamento, especificamente do Livro de 1 Reis. Jezabel foi uma rainha fenícia que se casou com Acabe, rei de Israel. Ela é conhecida por promover a idolatria e perseguir os profetas de Deus.

O "espírito de Jezabel" é frequentemente usado em contextos religiosos para descrever um tipo de influência ou comportamento que é considerado manipulador, controlador e sedutor, muitas vezes manifestando-se em líderes ou pessoas que exercem autoridade de forma abusiva ou desonesta. Este termo é muitas vezes invocado em pregações ou discussões teológicas para descrever comportamentos que são percebidos como sendo característicos da rainha Jezabel, como manipulação, sedução e controle.

É importante notar que o termo "espírito de Jezabel" é altamente interpretativo e pode variar de acordo com as crenças e a teologia de diferentes grupos religiosos. Algumas pessoas podem interpretar certos comportamentos como sendo influenciados pelo "espírito de Jezabel", enquanto outras podem não usar esse termo ou ter uma compreensão diferente dele.

"Tenho, porém, contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se chama a si mesma profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a fornicar e a comer das carnes sacrificadas aos ídolos." (Apocalipse 2:20)

Em 1Reis 21:25 vemos Jezabel a esposa de Acabe, rei de Israel:

Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos de Jeová, sendo instigado por sua mulher Jezabel. (1Reis 21:25)

Acabe era um rei de Israel, ele era um rei omisso a responsabilidade real e também como marido, No casamento ele sendo omisso, Jezabel exercia o governo do casal, e por consequência o reinado da nação. Ela era o cabeça e esse comportamento dela também fez com que o rei aceitasse adoração de idolos e também passasse a oferecer adoração. Adoração de falsos deuses se torna comum porque ela trouxe isso para Israel e através do casamento com acabe.

Homens omissos são comparados ao Rei Acabe, principalmente por causa de sua passividade diante do mal e da injustiça. Acabe foi um rei de Israel que, embora tenha sido poderoso e influente, permitiu que sua esposa Jezabel promovesse a idolatria e perseguisse os profetas de Deus. Ele não confrontou as más ações dela nem defendeu a verdade e a justiça.

Essa comparação muitas vezes é feita em contextos religiosos para ilustrar o perigo da omissão e da falta de liderança moral. Homens que são omissos em relação ao mal ao seu redor são vistos como compartilhando uma característica comum com Acabe: eles têm autoridade ou influência para intervir ou tomar uma posição, mas optam por permanecer passivos, permitindo que o mal prospere.

Essa analogia é usada para encorajar os homens a assumirem responsabilidade por suas ações e a agirem de acordo com valores morais e éticos, em vez de permitir que o mal continue sem oposição.

Como se fora coisa de somenos importância andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi, e serviu a Baal, e o adorou. (1Reis 16:31)

O Reinado de Israel entrou em idolatria e começou a se prostituir, prostituição é adorar outros deuses que não o único Deus que é Jeová para os judeus E esse comportamento de Jezabel deu nome para esse conceito de espírito de Jezabel, porque definiu uma caracteristica comportamental. 

Vamos expor estas características baseando-se nas escrituras:

Acabe era um homem fraco, possivelmente um dependente emocional, sem consciência de identidade, e por esse motivo foi facilmente manipulado por Jezabel, que pelas características de seus atos comportamentais descritas em 1Reis e a analogia em Apocalípse era uma mulher insensível, aparente psicopatia, controladora e manipuladora, uma possível narcisista. Vejamos o texto:

1Sucedeu, depois dessas coisas, que Nabote, jezreelita, tinha uma vinha que estava em Jezreel, perto do palácio de Acabe, rei de Samaria. 2Acabe disse a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto da minha casa. Dar-te-ei por ela uma vinha melhor ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale. 3Respondeu Nabote a Acabe: Deus me guarde de que eu te dê a herança de meus pais. 4Veio Acabe para sua casa, desgostoso e indignado por causa da palavra que Nabote, jezreelita, lhe falara; pois este lhe dissera: Não te darei a herança de meus pais. Tendo-se deitado na sua cama, voltou o rosto e não quis comer.

Jezabel ordena a morte de Nabote

5Porém Jezabel, sua mulher, veio ter com ele e lhe disse: Por que está o teu espírito tão desgostoso, que não comes pão? 6Ele lhe respondeu: Porque falei a Nabote, jezreelita, e lhe disse: Dá-me, por dinheiro, a tua vinha, ou, se te apraz, te darei por ela outra vinha; e ele respondeu: Não te darei a minha vinha. 7Disse-lhe Jezabel, sua mulher: És tu mesmo que estás governando agora o reino de Israel! Levanta-te, come, e seja alegre o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, jezreelita. 8Escreveu ela cartas em nome de Acabe e, selando-as com o selo dele, enviou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na cidade e habitavam com Nabote. 9Eis o que escreveu nas cartas: Proclamai um jejum e dai a Nabote um lugar proeminente entre o povo; 10ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Amaldiçoaste a Deus e ao rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, até que morra.

11Os homens da cidade dele, os anciãos e os nobres que nela habitavam, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que ela lhes enviara. 12Proclamaram um jejum e deram a Nabote um lugar proeminente entre o povo. 13Entraram os dois homens, filhos de Belial, e sentaram-se defronte dele. Esses homens de Belial deram testemunho contra Nabote na presença do povo, dizendo: Nabote amaldiçoou a Deus e ao rei. Então, o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, de sorte que morreu. 14Depois, mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado e morreu. 15Tendo Jezabel ouvido que Nabote fora apedrejado e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha que Nabote, jezreelita, recusou dar-te por dinheiro, pois Nabote já não vive, mas é morto. 16Tendo Acabe ouvido que Nabote era morto, levantou-se para descer à vinha de Nabote, jezreelita, a fim de tomar posse dela.

Agora vamos ver o análogo desse comportamento em Apocalipse: 

18Ao anjo da igreja em Tiatira escreve:

Isto diz o Filho de Deus, que tem olhos como uma chama de fogo, e os seus pés são semelhantes ao latão polido: 19Sei as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e os teus serviços, e a tua perseverança, e que as tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras. 20Tenho, porém, contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se chama a si mesma profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a fornicar e a comer das carnes sacrificadas aos ídolos. 21Eu lhe dei tempo para que se arrependesse, e ela não quer arrepender-se da sua fornicação. 22Eis aí a lanço num leito e, numa grande tribulação os que adulteram com ela, se não se arrependerem dos atos ensinados por ela. 23Farei morrer a seus filhos; e todas as igrejas conhecerão que eu sou o esquadrinhador dos rins e corações, e darei a cada um de vós segundo as suas obras. 24Digo, porém, a vós outros que estais em Tiatira, a quantos não seguem esse ensino e que não conhecem as coisas profundas de Satanás, como eles dizem: Eu não vos ponho outro fardo, 25somente aquilo que tendes; guardai-o bem, até que eu venha. 26Ao vencedor, e ao que guarda as minhas obras até o fim, lhe darei autoridade sobre as nações. 27Ele as regerá com vara de ferro, quebrando-as, como são quebrados os vasos de oleiro, assim como eu a recebi de meu Pai. 28Eu lhe darei a estrela da manhã. 29Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O que a profetiza da igreja de Tiatira faz para que seja chamada de Jezabel?

"...ela ensina e seduz os meus servos a fornicar e a comer das carnes sacrificadas aos ídolos..." 

"...ela não quer arrepender-se da sua fornicação..." 

No Livro do Apocalipse, uma mulher é descrita como "Jezebel" em Apocalipse 2:20. Nesse contexto, a referência a "Jezebel" não se trata literalmente da rainha Jezabel do Antigo Testamento, mas é uma metáfora usada para descrever uma figura ou influência maligna dentro de uma comunidade cristã específica.

Em Apocalipse 2:20, a passagem se refere à igreja em Tiatira, e o termo "Jezebel" é usado para descrever uma mulher que estava ensinando e seduzindo os servos de Deus para praticar a idolatria e a imoralidade sexual. Esta "Jezebel" é vista como uma figura de influência maligna, que corrompe os crentes e desvia-os da verdadeira fé.

Essa descrição serve como um aviso para a comunidade cristã, alertando-os sobre falsos ensinamentos e influências corruptoras dentro da igreja. Ao chamar essa figura de "Jezebel", os escritores do Apocalipse evocam a imagem da rainha Jezabel do Antigo Testamento, conhecida por sua promoção da idolatria e da imoralidade, para enfatizar a gravidade e a natureza corruptora dessas ações.

No Novo Testamento, fornicação é o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo técnico que designava um matrimónio inválido. Na época de Cristo, com a multiplicidade de leis da Judeia, não era raro que um matrimónio fosse invalidado por impedimento jurídico. Surgia então a questão sobre se dever ou não separar o casal que estava em zonah (casamento inválido, ou seja, um deles ou ambos não fossem "puros" (virgens) (fonte: wikipédia)

Podemos então concluir que esse espírito, que seduz as pessoas e as conduz a adoração de falsos deuses, se utiliza de pessoas persuasivas e manipuladora para desviar a fé dos crentes. Acabe, sendo um homem fraco e sem convicção de sua identidade como rei de Israel, foi manipulado e além de se tornar adorador de demônios, ainda estabeleceu esse culto em sua nação. No contexto de Apocalipse na igreja de Tiatira, essa pessoa, que se posicionava como profetiza, seduzia os crentes e os conduzia através da falsa doutrina (ensino persuasivo) se utilizando de manipulação de pessoas com o mesmo caráter de Acabe, possivelmente dependentes emocionais ou fracos em seu fundamento de fé. 

Podemos ver que o uso do conceito do nome Jezabel é em muitas situações utilizado de forma errônea. Pessoas podem ter personalidades fortes, posicionamentos firmes ou serem de alguma forma mais sensuais por ainda não serem maduras na fé, porém isso não quer dizer que estejam tomadas por influência de espíritos manipuladores ou que estas pessoas sejam doentes emocionais como um psicopata ou narcisista. 

O principal que devemos nos atentar é o fato de que somos filhos de Deus, e não somos orfãos, ele já restaurou nossa condição de rejeição e condenação através de Jesus Cristo. Pessoas não vão conseguir te manipular ou te induzir ao erro se você tiver uma consciência clara de filiação e aceitação. Se você se relacionar com Jesus através do Espírito Santo, e receber a revelação em seu espírito da consciência da paternidade de Deus, sua identidade será firmada em Cristo de tal forma que você não vai mais ser seduzido por nenhum engano, porque não tem mais brechas emocionais. 

Observe que uma pessoa manipuladora só consegue seduzir e controlar pessoas que tem deficiências em sua consciência de identidade, pessoas que não tem uma paternidade resolvida. Comece a observar suas reações mediante a contextos de reprovação, observe suas ações buscando posicionamentos de aceitação perante os outros tais como: Auto exaltação, ostentação, necessidade de ser o centro das atenções, inseguranças devido a ciúmes, motivações em fazer as coisas baseado em reconhecimento, etc. 

Tudo isso, permite a influência de espíritos malignos que atuam nessas brechas emocionais, onde a pessoas pode se tornar desde criança um manipulador ou um dependente emocional. Crianças que sofreram extrema exposição a vergonha e humilhação tendem a criar uma personalidade defensiva que é o caso do narcisista ou do psicopata, já crianças que sofreram rejeição tendem a se tornar dependentes emocionais, suscetíveis a serem vítimas em potencial de manipuladores. 

Esse é um assunto vasto e vamos procurar desenvolvê-lo ao longo desses próximos escritos, buscando trazer testemunhos de pessoas que passaram por abusos de manipuladores e também pessoas que era doentes emocionais e foram curadas por Jesus Cristo. 

Talvez agora você comece a enxergar situações ao seu redor e entendê-las, e dessa forma possa se ajudar, e também ajudar outras pessoas. Se necessário procure um psicólogo de preferência que seja firmado na fé cristã, e se ele achar necessário pode te encaminhar para um psiquiatra. Jesus cristo pode curar você de qualquer coisa, pois não existe nada impossível para Ele. 

Eu já morei em várias cidades do Brasil e em algumas em outros países. Já andei com todo tipo de gente, já lidei com meus problemas emocionais e já ajudei muitas pessoas, e posso te dizer, o evangelho tem a resposta e a cura para todas as coisas. Jesus Cristo é o único caminho de salvação e restauração da sua vida. 

Se você ainda não o tem como Salvador da sua vida, Hoje é o dia de reconhecê-lo e pedir a Ele que entre definitivamente em sua vida. Ele pode nos dar a restauração plena, nos revelar nossa identidade de filho, nos curar, libertar e nos fazer vencedores Nele. 

 “Aquele que crer e for batizado será salvo, mas aquele que não crer será condenado”. (Marcos 16:16)

Deus abençoe sua vida, e que Ele revele Jesus em você

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt4

  (Tirana, Albânia) Uma das garantias que o Evangelho te dá na sabedoria do administrar dinheiro e riquezas é a paz, aquela contentamento qu...