quinta-feira, 7 de março de 2024

Testemunho de fé (Juliana Bezerra Barreto)


Eu sempre amei ser mulher, desde muito nova adorava vestidos, maquiagem e ser tratada como uma “princesa”. Quando me tornei uma jovem adulta, o mundo me fez acreditar que eu podia fazer TUDO, que eu era auto suficiente, que eu não precisava de família e nem mesmo de Deus para me guiar. Achava que tinha todas as respostas.

⁷ Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. ⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. ⁹ Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ¹⁰ Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:7-10)

Deus sempre foi MUITO generoso comigo, Ele foi um pai muito querido e amável, até mesmo na hora de me mostrar que eu estava bem errada. Aprendi que o mundo é um lugar encantador e que me fez cair em suas inúmeras tentações. Mas, como o bom pastor, Ele me aceitou e me acolheu com todas as minhas imperfeições.

Quando fui capaz de entender que o amor de Cristo era suficiente para minhas angústias, minha vida começou a tomar rumos que ultrapassam meu entendimento. As pessoas fantasiam que quando temos Jesus como nosso salvador, nossa vida será livre de problemas e preocupações. Não é assim, mas a gente sabe que temos que fazer o nosso papel é deixar que Ele faça o dele. Temos que aceitar que as vezes a resposta é não e que apesar de alguns processos serem dolorosos, são necessários.

12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Efésios 4:12-13)

O crescimento do Espírito Santo no nosso caráter, não nos torna “Santos” no sentido de superioridade e justiça própria, mas acredito que nos capacita a sermos melhores aprendizes, aperfeiçoados em Cristo. Nunca melhor do que ninguém, mas sempre melhores que nós mesmos no dia anterior.

Através da Bíblia, somos capazes de enxergar como agir em cada situação. Demorei para entender que a palavra é viva, hoje vejo que lá existem respostas para todas as perguntas.

Infelizmente o ser humano é tão acostumado a achar que tem respostas para tudo que torna-se cego diante de uma batalha que já foi vencida por Jesus, e é através dessas pequenas lacunas que o inimigo se aproveita para inserir várias dúvidas e questionamentos.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:37-39)

Se Deus é o criador perfeito, não temos capacidade para entendê-lo é muito menos questiona-lo, a não ser que você questione que Ele é soberano.

Só penso que deve ser muito triste criar o ser humano a sua própria semelhança e ver a direção que estão tomando : guerras, desrespeito, promiscuidades, exploração de crianças e por aí vai… Não posso deixar de imaginar como deve ser desgostoso ver tantos erros.

Nossa vida tornou-se cheia de vazios, tentamos preencher com compras, comida, sexo, trabalho e até mesmo riquezas. Mas, quantas pessoas são tomadas por depressão ou doenças psicológicas, até mesmo doenças que dinheiro nenhum cura?! Como podemos não enxergar o quão pouco controle temos sobre nossas próprias vidas e que esse vazio só é preenchido por Deus!

Deus é inescrutável, o que significa que Ele é imensurável, inencontrável, impossível de ser inteiramente entendido (Isaías 40,28; Salmos 145,3; Romanos 11,33,34).

Muitas vezes vejo amigos tão concentrados em questionar a palavra, que não querem compreendê-la, pois isso significaria que teriam que deixar de fazer várias coisas que adoram, para “tentar” agradar a Deus.

6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

O engraçado é que por mais que eu tenha visto o mundo como vi, eu sempre tive uma certeza: eu queria ser mãe, eu queria ter uma família, e eu queria ser boa mãe e boa esposa. Isso sempre esteve em quem eu queria ser. 

19Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. 20E mais: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são elucubrações vãs”. 21Portanto, nenhuma pessoa deve se orgulhar dos homens, porque tudo vos pertence, 22seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo todo, a vida, a morte; assim como o presente ou o futuro, tudo o que existe é vosso, 23e vós sois de Cristo, e Cristo de Deus! Ministros de Deus (1Corintíos 3:19-23)

Isso não foi porque meus pais permaneceram casados, também não foi porque fui educada assim. Foi algo que veio comigo e que eu sempre acreditei que seria possível. Porém, quando conheci meu marido e casei, eu era católica não praticante. Sonhava em casar na igreja por achar a cerimônia bonita, na época, não tinha nada a ver com bençãos. Para mim, eu já estava “fadada” ao inferno, portanto eu procurava nem pensar nessas coisas.

Conheci nosso Senhor anos depois, eu já era mãe dos meus dois filhos e meu casamento não era nem perto do que eu imaginava…eu realmente não conseguia me comunicar com meu conjugue e vivíamos frustrados um com o outro.

Com a ajuda dos meus pais na fé, comecei a ler a Bíblia, me batizei nas águas e comecei a orar em línguas, eu finalmente havia mudado. Eu não era a mulher que meu marido tinha casado, eu era melhor, pois deixei de querer e tentar fazer com que ele mudasse.

Minha mudança trouxe várias vitórias para o meu lar: eu era melhor mãe, esposa e até mesmo melhor profissional. Passei a julgar menos, Deus quebrantou meu coração e toda a arrogância foi removida da minha vida. Só havia um problema: como eu iria ficar casada com um marido que me dizia que não casou com uma crente?

Mais uma vez entreguei nossa casa e meu casamento ao Senhor e como de costume, Ele agiu no tempo Dele. Meu marido foi convidado a ir para um encontro evangelístico chamado Cursilio por seu melhor amigo e lá ele passou a conhecer nosso Senhor. Aos poucos, vi meu marido mais paciente, mais amoroso e pudemos nos reconectar. Isso foi um longo processo e te digo: a vida de olhos abertos pela fé não é fácil. Mas, ela é mais leve porque você é mais forte.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8:28)

Juliana Bezerra Barreto, Diretora pedagógica do Colégio Studio Class, Recife - Pernambuco

2 comentários:

  1. Haleluia!!! A bondade de Deus que nos segue ,todos os dias e nos dá vitória .

    ResponderExcluir
  2. A chave é reconhecer que nos rendamos ao Senhor de nossas vidas porque, enquanto estivermos achando que somos nós que conduz a nossa vida, a vida nos pega de surpresa, e nesse beco sem saída, nos voltamos para Deus e Ele verdadeiramente sabe como somos e nos conduzirá para sua boa obra em nós.

    ResponderExcluir

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt4

  (Tirana, Albânia) Uma das garantias que o Evangelho te dá na sabedoria do administrar dinheiro e riquezas é a paz, aquela contentamento qu...