(Trollstingen, Noruega)
Jesus não elaborou um plano, nem criou uma visão, ele apenas procurou fazer a vontade do Pai.
"Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12:50)
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)
"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." (João 5:30)
Aqui já podemos encontrar o modelo perfeito de liderança no Reino de Deus, e os outros detalhes podemos encontrar na leitura dos quatro Evangelhos, a forma como Jesus conduziu a sua missão. E depois podemos também fazer uma análise nas cartas apostólicas. Baseado nisso, você acha que todos os líderes que compõe os quadros ministeriais nos dias de hoje conhecem esse modelo? Você acha que hoje em dia tem muitos andando assim? Vamos ver o que Paulo nos avisou sobre o tempo que vivemos.
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, (2 Timóteo 3:1-14)
As vezes me perguntam porque ministérios e igrejas com distorções tão aparentes de doutrina e caráter dos líderes prosperam e vivem em paz e abundância, as pessoas me questionam a justiça de Deus, e o porque Deus permite que isso permaneça.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2Timóteo 3:2-5)
Os textos da bíblia são para os que creem, nada está escrito para incrédulos, pois estes não tem a bíblia como verdade, então, esse texto de Timóteo se refere a comportamento de pessoas que estariam dentro do sistema eclesiástico, convivendo no corpo como irmãos, e por isso, há nisso uma justiça, pois cada coração trás para si aquilo que esta enraizado nele. Se procuramos riquezas por nossa ganância, encontraremos pregadores e mestres que nos ensinam sobre a feitiçaria para conseguir o que nossas concupiscências apontam, se somos cheios de justiça própria buscaremos um meio onde as pessoas apregoam a lei de Moisés para condenar tudo e todos, se somos orgulhosos, iremos procurar um lugar com pessoas que afaguem nosso ego, e portanto, Deus não é injusto, Ele apenas permite que plantemos e colhamos daquilo que está em nosso coração.
E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
(Gálatas 6:6-9)
Deus dá semente a quem semeia, porém, isso se refere a semente do Espírito, pois o que vem de Deus é espiritual, e um coração transformado vai plantar sementes tiradas do fruto do Espírito que são:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22,23)
Veja que não podemos plantar sementes espirituais sem que antes tenhamos o fruto do Espírito em nossas vidas, portanto, aprenda a identificar isso em seu coração e comece a cultivar um terreno espiritual para si, para que da sua colheita possa plantar e prosperar no amor. Esse é o exemplo de amadurecimento espiritual, e essa maturidade é requisito essencial para liderança no corpo de Cristo.
Pessoas que não passam por esse aperfeiçoamento, leem a bíblia com a ótica de suas corações, lei para os justiceiros, finanças para os gananciosos, hiper graça para os libertinos, ausência de autoridade para os rebeldes, e assim cada um vai enxergar no texto daquilo que está em seu coração.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
(Mateus 12:35-37)
Eu me relaciono com irmãos de qualquer nível espiritual, mas, não abro meu coração e meus ouvidos para quem não entende esses princípios e não viva nessa maturidade, pois, não quero nada de ninguém que não venham de um coração bem cultivado no amor de Deus, por isso, um bom sinal é a humildade, que revela bem uma característica que só pode vir de Cristo, e se alguém manifesta esse comportamento, significa que alcançou um certo nível do forjar e amadurecer em Deus.
Quem fala de si mesmo, e de sua própria espiritualidade não é maduro, pois a auto afirmação é um sintoma carnal de feridas de rejeição, portanto, essas pessoas devem ser amadas, e não seguidas para o nosso crescimento. Todos que querem apresentar mais uma super espiritualidade ao invés de uma humanidade transformada, ainda estão engatinhando na fé e no amor. Quem fala de si esta no âmbito do ego, quem apresenta suas obras como troféus ou vitrine de maturidade, ainda não entendeu, e precisa do amor de outros que estejam mais na frente na jornada do Espírito.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1 Coríntios 9:22)
Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
(Romanos 15:1)
Conhecimento, experiência de vida, posição social, riquezas podem sim ser sinal da benção de Deus, mas, não são garantias de que realmente sejam, pois, você pode adquiri-las também sem que sejam fruto da vida frutificada em Deus. Portanto, não se apoie nesses sinais, prefira escolher a humildade.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:29)
De alguns anos para cá, alguns homens tem aparecido com muita fama e riqueza, se introduzindo no corpo de Cristo e ensinado as pessoas a prosperar, e em alguns momentos eu contestei alguns irmãos que gostam desses ensinos, dizendo que algo estava errado, não estava batendo com paz o meu espirito. E passei um tempo pensando, e depois assisti alguns vídeos, e mesmo assim continuou "não me descendo", então comecei a perguntar a Deus porque tantas pessoas estavam se enveredando para esses ensino, que usa a bíblia, fala de Jesus, mas que de certa forma, algo não encaixava em meu espírito.
O Senhor me deu dois textos que falam de seu caráter, e não encontramos isso nesses ensinos, e podemos usar sempre esse filtro, pois o espírito do Anticristo não consegue reproduzir a bondade de Deus que é sacrificial e vinda de uma amor incondicional.
"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lucas 6:36)
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; (Mateus 5:7)
"Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o Senhor.
(Salmos 111:4)
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:29)
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. (1 Pedro 3:8)
Irmãos, o caráter de Cristo é o filtro para a leitura da bíblia, para o ensino e a vivência do Evangelho, todo o resto é vã filosofia e hipocrisia humana. Se você não passar pelo forjar de Cristo, adquirindo o seu coração, expressando o seu caráter, estará apenas tagarelando por ai, ou simplesmente usurpando os dons que lhe foram dados, pois os dons servem para apresentar o caráter de Cristo que é a humildade, mansidão e misericórdia.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13:1-13)
Antes de se atentar a qualquer coisa, atente-se ao que seu coração está buscando, pois ele pode estar te aproximando ou te afastando de Jesus. Aqueles que buscam somente a verdade, de forma genuína, jamais errarão o caminho, pois, se Jesus é o caminho, olhar somente para Ele garante uma jornada sem desvios, até o fim. Depois de você mesmo passar no filtro, aplique o mesmo filtro para o local onde você vai congregar, pois você será levado por sua fé ou concupiscência. Sua fé, se for mesmo a fé dada por Deus, te guiará para Jesus, o caminho, a verdade e a vida, porém, se for sua concupiscência te guiando, encontrará muitas coisas com aparência de piedade, porém que negam o poder de Deus que é o amor e foi revelado em Cristo Jesus.
Tudo que apontar o mundo, não vem da fé, pois a fé sempre vai apontar Jesus Cristo, então, a partir de hoje, corrija sua rota se isto lhe for necessário, pois, pode ser que não esteja no Caminho, pode ser que esteja em um local cheio de crentes, com coisas de crentes, roupas de crentes, linguagem de crente, pregação de crentes, mas ausência do Espirito de Cristo, aquele que te torna manso, humilde e misericordioso.
Eu segui o conselho de Paulo, e me afastei de pessoas com aparência de piedade, mas que negam o poder de Deus, que é o amor revelado em Jesus Cristo, pois a palavra também diz:
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1 Coríntios 15:33)
Não se afaste de pessoas que não conhecem Jesus e por isso não tem comportamentos cristãos, pois elas estando em trevas precisam da sua luz, mas, afaste-se daqueles que se dizendo irmãos andam em trevas por opção e corrupção de seus corações.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.
(1 Coríntios 5:9-13)
Que o Senhor nos dê sabedoria, para que possamos discernir a sua vontade para nós, e assim, sejamos luz para o mundo. A liderança espiritual não é aprovado pelos dons, pois, estes também foram dados por Deus, mas, a aprovação que vem do céu é alcançada pelo processo de maturação do caráter, a renovação da mente que apresenta um novo homem, parecido com Jesus, e que O Senhor possa resplandecer em nossa vida. Fuja dos lobos, procure um pastor.
Deus vos abençoe,
Leonardo Lima Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário