segunda-feira, 5 de junho de 2023

Seja livre do sistema religioso e se torne um filho de Deus

(Mannheim, Alemanha)

Já se perguntou por que as pessoas não mudam, apesar de estarem frequentando por muitos anos a igreja e tantos pastores e líderes vivendo de forma inadequada ao testemunho do Evangelho? Já se perguntou por que o errado faz tanto sucesso? E porque a igreja não tem influenciado de forma benéfica a comunidade ao qual ela está inserida? Vou tentar de dar algumas respostas, que pelo menos podem fazer você refletir e começar a ser atuante a partir de hoje para a mudança dessa realidade. 

Porque as pessoas não mudam, mesmo estando na igreja? 

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;" (Mateus 3:8)

"E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (2 Coríntios 7:10)

O arrependimento é uma decisão, porém, a transformação é uma ação do Espírito Santo. É o Espirito Santo o responsável pelo convencimento do pecado, da justiça e do juízo, mesmo assim, é de nossa responsabilidade se render a operação do Espírito. Vou te dar um exemplo. 

Na minha jornada de fé, por esses anos, eu não tinha consciência da maioria das coisas erradas que existiam dentro de mim, porém, por saber que Jesus é a verdade perfeita, eu me propus a estar com ele através de sua palavra e do Espírito para que eles me renovassem na verdade. Houve uma disposição da minha parte em me sujeitar a palavra e ao Espírito para que eles pudessem me moldar segunda a semelhança de Cristo. 

"Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis." (Provérbios 8:33)

"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." (1 Coríntios 11:1)

"E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ezequiel 36:27)

Há uma participação responsável da nossa consciência livre para se sujeitar a instrução da palavra e entrar nesse processo de renovação da mente e transformação da nossa mente. Em primeiro lugar no aspecto do que se torna prioridade em nossa vida, Deus Pai e sua revelação em Cristo através do Espírito Santo ou a consciência e mentalidade do mundo. 

Diante disso, a falta de compromisso com Deus, através da renovação da mente pela palavra e o relacionamento com Jesus através da comunhão com o Espírito, impede os homens de receberem a consciência do pecado, para que sejam livres e amadureçam, mortificando as obras da carne e manifestando o fruto do Espírito. 

Nota-se portanto, que a maior parcela dos pastores e líderes de nossa nação não são maduros espiritualmente, apesar de muitos serem altamente capacitados no contexto acadêmico, muitos ainda patinam no jardim de infância da fé. Não cito aqui os charlatões que não podem ser incluídos no grupo de verdadeiros lideres. Pois, muitos apesar de imaturos são bem intencionados e honestos em suas vocações. 

Sendo assim, se grande parte dos líderes não querem ou não sabem como serem transformados pela renovação da mente, e consequentemente não conseguem passar pelo processo de renovação da mente, suas congregações também não irão receber o ensino para essas mudanças, além da falha na operação em unidade dos 5 ministérios: 

"Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. (Efésios 4:10-17)

Nesse texto escrito por Paulo podemos ver claramente um dos aspectos em que a igreja não consegue atuar de forma eficiente, porque não desenvolveram os 5 ministérios, exatamente pelo que ele diz no versículo 17, por causa da vaidade da mente. Alguns por ignorância e falta de entendimento, outros pela embriaguez de seu academicismo equivocado e vaidoso. 

Agora vamos para a segunda pergunta; 

Por que o errado faz tanto sucesso?

"E de todos sereis odiados por causa do meu nome." (Lucas 21:17)

"Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:" (Provérbios 1:29)

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim." (João 15:18)

Por causa da mentalidade imatura de uma parcela da liderança eclesiástica, eles ainda pensam que podem fazer algo para que o mundo os receba, eles pensam que de alguma forma podem ganhar o mundo por seus atos, sendo que o próprio Jesus avisou que o mundo iria nos odiar. 

"Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa." (João 15:25)

"E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo."(Marcos 13:13)

Irmãos, eu me relaciono muito mais com cristãos do que com pessoas ainda não salvas, e posso lhes dizer que já enfrentei todo tipo de rejeição e preconceito referente a minha realidade social e cultural pois me refiro aos ambientes que vivi, pois sabemos que em alguns países do planeta pessoas são presas, torturadas e mortas por sua fé em Jesus Cristo. Eu nunca sofri nenhum tipo de perseguição física, nem fui preso ou torturado, mas, geralmente no Brasil passamos uma perseguição de formas diferentes, e isso faz parte da jornada, porque somos alheios a realidade do sistema desse mundo, ou pelo menos devíamos ser. E por medo da perseguição ou rejeição, muitos de nós nos adequamos ao mundo, esquecendo o que Paulo escreveu, repito aqui: 

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Os próprios irmãos que não andam no espírito são os que nos perseguem e nos rejeitam, pois, é natural do mundo que aja dessa forma conosco, mas, dentro da igreja, os que assim se comportam estão sendo guiados pela carne onde há divisão, facção, inveja, ciúmes e dissensões. Além dos que são carnais, ainda existem os que operam pelo espírito do anticristo. 

"Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. (Romanos 9:8)

"Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa."  (Gálatas 4:23)

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." (1 João 2:18)

"Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." (1 João 2:19)

É por isso que o errado faz tanto sucesso, porque o diabo não resiste as mentiras que ele mesmo criou ou apoiou a imaginação do homem em criar. Muitos sistemas eclesiásticos vivem de uma doutrina semi-evangélica, que adapta-se ao contexto do líder, ou do meio que ele vive, buscando assim a receptividade do mundo. Hoje confesso que é bem difícil você discernir o que é a verdade do Evangelho em meio a tantas e tantas misturas. Mesmo os que se dizem guardiões da doutrina como os reformados, já criaram também sua própria religião, repetindo o erro dos fariseus na época de Jesus, que de tanto guardarem colocarem seus corações na preservação da tradição e posição de poder, não reconheceram Jesus quando Ele esta de frente com eles em carne e osso. 

Veja o exemplo, Paulo quando era fariseu e matava cristãos:

E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. (Gálatas 1:14)

Por incrível que pareça irmãos, tem reformados hoje fazendo a mesma coisa, eles não torturam e matam as pessoas de forma física, mas, sua frieza e zelo pela tradição, mata a fé de muitos pelo julgamento, acusação e rejeição daquilo que eles não reconhecem como vindo de Deus. 

Dessa forma, se misturaram também com o mundo, em seus jogos de poder e influência social, e mesmo que talvez sem intenção acabaram por confundir a verdade absoluta com a verdade relativa tornando assim ineficaz a sua presença em meio a comunidade ao qual existem.

Concluindo, o errado faz sucesso por que ele não tem a resistência do mundo, nem a oposição do diabo, até porque é a intenção dele que as pessoas sejam aprisionadas pelo engano, ou não amadureçam na fé, pois é pela fé que eles poderiam viver uma vida plena no Evangelho e debaixo da obediência a Deus. Lembre-se irmão, sem fé, você não conseguirá obedecer a Deus, e sem uma fé edificada e pura, não poderá andar no Espírito. 

"Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:25)

"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8:16)

"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Coríntios 3:17)

Concluindo a resposta:

A igreja não tem influenciado o mundo porque a estratégia de dissimulação do diabo influenciou primeiro a igreja, basicamente pelo fato de que o jogo de poder das instituições colocou em posições de autoridade pessoas que não tinham maturidade espiritual e ainda estavam cegos por vaidades, condição da natureza carnal que ainda não haviam se livrado. 

O jogo de poder do mundo é muito eficaz, o diabo fez o mesmo jogo com Jesus:

"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." (Mateus 4:8-11)

Em algum momento, alguém se prostrou ao mundo e ao senhor desse sistema, lhe foi concedido poder dentro do sistema, e consequentemente o sucesso veio de forma rápida e sem aperfeiçoamento no amor e no conhecimento do Senhor Jesus. 

Por isso, os enganos arrastam tantas pessoas, entenda-se, que a verdade não é para muitos, pois não são muitos os que resistem as tentações e propostas até o fim da jornada, e dessa forma, Jesus, que nos deu o Espirito Santo diz: 

"Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Mateus 24:13)

Irmão, existe um processo para alcançar a maturidade, ele é longo, difícil e dolorido, e é conduzido pelo Espírito em um caminho aparentemente sem sentido, mas aquele que perseverar até o fim, será salvo. 

Se você se coloca, ou foi colocado em posição de liderança sem ter passado os processos necessários para que Deus te levante como alguém a conduzir esse posto, pode ter certeza, em algum momento por circunstância ou ocasião você vai ser jogado para o final da fila novamente, isso eu te garanto, seja aqui na terra, ou diante de Jesus na glória. 

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

"E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:22,23)

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (Filipenses 3:12)

Coloquei aqui 1% do que poderia falar sobre esse assunto, mas, que já sirva como uma chamada para uma mudança de entendimento em sua vida. 

Irmãos, Deus vos abençoe!! Estou aqui para te servir e ajudá-lo nessa jornada. Ainda da tempo de você ajustar as coisas, ainda da tempo de você entrar na jornada da verdade. 

Grande abraço

Leonardo Lima Ribeiro 


Um comentário:

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...