quinta-feira, 8 de junho de 2023

A liderança espiritual e o processo da formação do caráter

(Taby, Suécia)

Em 2012 eu comecei a ministrar em uma sala de ensino de missões, e iniciei assim a leitura de muitos livros específicos, relacionados a missões, biografias e teologias, e ao longo desses anos de ministrações sobre as missões na instituição ao qual eu fazia parte, a Igreja Presbiteriana do Pina, em Recife. Assim, por meio dessa atividade comecei a produzir material de ensino nesse tema. Hoje, o acumulo desse material tem sido usado para produção de livros e conteúdo para vocacionados. 

Com o passar do tempo, após 4 anos, quando encerrei as atividades nessa instituição, ao continuar meu aprofundamento em leituras e experiências, consegui incluir mais material, e práticas de vivência nessa bagagem de material para ajudar os vocacionados ao ministério. Muitas das viagens que fizemos, foram para servir irmãos no corpo, em necessidades emocionais e espirituais para suas vidas pessoais. Em outras foram experiências de evangelismo, e tudo isso gerou experiência pratica vocacional. 

Tenho me sentido nesse momento impelido a escrever e juntar todo esse material para de alguma forma servir de forma especifica o corpo de Cristo dentro do meu chamado, vamos nos apropriar de tópicos apropriados para o aperfeiçoamento do entendimento da importância do caráter de Cristo no chamado ministerial. O alvo é transformar a teoria em uma experiência de vida. 

Vamos alinhar nossa vida com a palavra de Deus, se apropriando do beneficio dado por Jesus, que é a habitação do Espírito Santo dentro de nós. Vamos te incentivar a refletir e meditar sobre que tipo de vida cristão você esta vivendo, principalmente se você for um pregador de púlpito. Vamos examinar a nós mesmos. recebemos autoridade quando nossa vida é experimentada e aprovada por Deus dentro dos parâmetros Dele. 

Não temos objetivos de formalizar o ensino nem criar um conteúdo muito sistematizado. O alvo é confrontarmos a nós mesmos em nossas realidades e convicções. O discipulado cristão de acordo com a bíblia, baseando-se nas palavras de Paulo, "...sede meus imitadores como eu sou de Cristo...", o discipulado é um convívio, uma comunhão, uma vida, onde quem está na frente aponta uma caminho para quem vem atrás., sendo o objetivo principal sempre esse, de que as pessoas sigam àquele que as salvou, Jesus Cristo. O discipulado Cristão não tem como alvo transformar pessoas a imagem e semelhança do líder ou discipulador, mas, a imagem e semelhança do Criador, através da sua revelação humana em Jesus Cristo. Esse é o caráter aprovado. 

O caráter de Jesus é a nossa referência, e homens que se apropriam desse caráter para forjar as usas vidas, se tornam agora uma referência "encarnada", pois forma forjados no formato do modelo original. O líder que alcançou autoridade pelas áreas que foram aperfeiçoadas na sua vida pela revelação da obra da Cruz, esse que já foi em lugares que outros ainda não conhecem no Espírito, podem nos apontar uma rota de relacionamento e ferramentas para nos auxiliar e mergulhar nas profundezas da revelação do amor do Pai, e isso, porque nessa jornada ele adquiriu unção e peso de Glória para isso. 

Portanto, aqueles que não reconhecem a unção e a gloria na vida de outros, não se apropriam desse poder para usufruir de alguns avanços, pois esse comportamento é também um posicionamento na jornada da submissão que traz a alma ao aperfeiçoamento da humildade e mansidão. A unção é transferível. 

Quando áreas que Deus quer aperfeiçoar em nós são tocadas pelo ensino acompanhado da unção, essas áreas antes intocadas, recebem luz, e podem ser remodeladas com os moldes da verdade, e assim há a manifestação do caráter de Cristo no comportamento da pessoa, isso é exclusivamente algo que acontece de dentro para fora. O comportamento que realmente foi aperfeiçoado pelo Espírito é que sofreu uma renovação em ser formato, se torna natural, e não precisa ser condicionado ou corrigido, pois ele foi aperfeiçoado na raiz, pela fonte eterna, Jesus Cristo. 

Muitas coisas em nossa vida permanecem estagnadas porque estamos acomodados em pensamentos e raciocínios que não são provenientes da mente de Cristo. Um dos sintomas de quem está sendo transformado pela graça, é que cada vez nos tornamos menos pedra de tropeço para a vida das outras pessoas, pois a sabedoria e o aperfeiçoamento do caráter de Cristo em nós, faz com sejamos abençoadores. Quanto mais você entra no amor de Deus, menos os problemas podem te parar, ou você ser problema na vida de alguém. Se antes você era um causador de problemas, agora você é um solucionador deles.

As pessoas que desejam a luz, ou que precisam dela, mas estão aprisionadas nas trevas, vão ter prazer com a sua presença. Já as pessoas que amam as trevas vão se sentir incomodadas contigo. Assim, de uma forma ou de outra, você passou a ser uma solução para a necessidade dos outros Porque agora você carrega a luz da verdade que é o Evangelho, não só na mente, mas na realidade do seu coração. O Evangelho te dá a condição de ser transformado de uma forma que nenhuma filosofia ou ideologia é capaz de fazer. 

Eu acredito que aqui e agora, o poder de Deus está disponível para sua vida, e você pode recebê-lo assim que crer com seu coração e falar com a sua boca a verdade do Evangelho. Algo pode ser mexido no seu coração, hoje mesmo. O arrependimento de obras mortas que não tem trazido bons frutos para sua vida. Eu te convido a entrar junto conosco nessa jornada de fé, através da comunhão, dos livros, e dos nossos seminários on-line e presenciais. 

Deus te abençoe e te prospere naquilo que Ele propôs para sua vida desde a fundação do mundo.

Leonardo Lima Ribeiro 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...