domingo, 18 de junho de 2023

A obra vã da carne

(Oslo, Noruega)

O alvo de Deus não é o fim das coisas, pois ele já fez o fim desde o início, o alvo de Deus é o meio, a jornada, porque é através desse processo que as pessoas são aperfeiçoadas. 

"Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou"
 (João 6:29)

A obra de Deus é formar Jesus em você através de um processo, e por isso, o meio é mais importante, porque somente através de Jesus, usando a fé que Ele te deu, você vai chegar a um fim bom, perfeito e agradável. 

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(Romanos 12:1,2)

Quantas vezes você já ouviu irmãos dizerem: "Eu sou servo do Senhor, estou servindo na obra"; "Eu faço a obra de Deus"; "Eu sirvo na obra de Deus", será quantos deles realmente entendimento sobre o que é a obra de Deus? A obra de Deus é feita por Ele, e é feita primeiro em nós, para que através do testemunho do que foi feito, outros possam crer. Veja que tudo é sobre Ele, até o fazer. Desse modo, não há como encontrarmos glórias em nossas ações. 

Esse modo de pensar, sobre serviço, obra e principalmente como se algo pudesse ser feito por nós é sintoma de uma mente natural, que ainda não foi renovada, não foi transformada para  a nova natureza que já recebemos no novo nascimento. Pode se concluir que pessoas ativistas, ainda não amadureceram e por isso não militam no espírito. 

"...mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento..."

O pensamento da terra é: "quanto mais você trabalha, mais resultado", e por isso, uma parcela das igrejas tem escolhido trabalhar traçando metas. "Vamos fazer, vamos construir"; "Vamos trabalhar, vamos expandir"; sempre baseando-se em uma mentalidade terrena de produtividade. Mesmo que, isso não esteja apresentado nas escrituras sagradas. 

A fé é um dom que Deus nos dá, para que possamos crer. E crendo naquele que Ele enviou, estamos fazendo a obra. Que na verdade é a obra Dele em nós, através da fé. Sugiro que medite nessas duas linhas. Tem algo importante aqui que você precisa entender pela luz do Espírito Santo. 

A fé não serve para crermos em coisas, nem acontecimentos, mas, para crer exclusivamente em Jesus Cristo. Essa é a obra. O engano está em pensar que a fé serve para crer em sonhos e expectativas de acontecimentos. A fé tem um fim, e esse fim é:

"...A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou"  (João 6:29)

A fé nos foi dada para crermos no Filho, e através dele, podermos receber também a condição de nos tronarmos filhos, e nesse processo, ou obra, sermos transformados a imagem e semelhança Dele. Exatamente por esse motivo, a liderança espiritual não é relativa ao quanto você faz, mas, com quem você se torna. E por isso também, o conceito de liderança espiritual é oposto ao conceito de liderança empresarial, ou qualquer outro tipo de liderança natural. 

"Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:42-45)

O mundo natural produz resultados naturais. O mundo espiritual produz frutos espirituais:

Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. (Mateus 12:33-35)

Os resultados não permanecem para sempre, pois, não tem como fonte a verdade, nem a palavra de Deus, por isso são temporais e não podem gerar galardão. Observe no livro de Gálatas o que Paulo nos mostra, a diferença entre obra (natural; vinda da natureza humana) e fruto (espiritual; vindo da natureza divina)

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21)

Enquanto que:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
(Gálatas 5:22-26)

Agora eu te pergunto?

O seu serviço é uma obra, ou um fruto? É algo que você produz, ou que foi produzido em você pelo Espirito Santo de Deus? Esse detalhe decide toda a natureza de nossas ações em fé, ou supostamente em fé, mas que na verdade podem estar enraizadas na incredulidade. Porque toda obre feita em nome de Jesus, porém, como uma obra da carne, não produz galardão eterno, e não foi feita pela fé, porque a fé sempre aponta Jesus, e dessa forma, gera em nós, fruto do Espírito. 

Leia esse texto devagar, mais de uma vez, medite, ore no Espírito, se necessário jejue, não continue fazendo coisas, produzindo serviço se ainda não entendeu com clareza esse assunto. Você pode estar salvando o mundo inteiro e perdendo a própria alma. 

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36)

Esse detalhe separa os líderes espirituais dos candidatos a líderes. Existem pessoas com 20 anos de ministério que ainda estão no estágio zero de seus chamados por não compreenderem esse fundamento espiritual, Eles abrem igrejas, ministérios, fazem eventos, reuniões, operam nos dons, pregam, batizam, ensinam e fazem todo tipo de correria e serviço, mas, ainda militam no âmbito da carne e da alma, não atingiram a maturidade da fé que os coloca no âmbito do Espírito, porque são movidos por suas vontades, emoções, sentimentos, ânsias, sonhos, desejos e vaidades, e não por um fruto do Espírito. 

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. (1 Coríntios 1:27-31)

Observe esses detalhes, leia todos os versículos acima, e depois se atente aos detalhes abaixo: 

"...Para que nenhuma carne se glorie perante ele..."

"...Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor."

O que Paulo está dizendo é que se algo que foi feito, foi feito por nós, a glória pertenceria a nós, e não a Deus, por isso, o que é feito partindo na nossa natureza antiga, mortal e limitada, obra da carne, não produz galardão, porque não veio de Deus. Já aquilo que é produzido como fruto da obra dele em nós, o fruto do Espírito, glorifica Ele, o único que é digno de Glória, e portanto, se nos gloriamos em algo, nos gloriamos no Senhor!!

"...Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor."

"...Para que nenhuma carne se glorie perante ele..."

Exatamente por isso, que, eu não me impressiono com tamanho de ministério, nem com grandes obras de homens, pois, tudo isso é vaidade, e não glorifica Deus. A única coisa que me impressiona é um homem humilde, porque nisso, está a obra de Deus, que transformou o coração dessa pessoa pelo Espirito Santo, e isso é um fruto da fé. A fé em Cristo, transforma o homem a imagem e semelhança Dele, e portanto há uma expressão do seu caráter. Essa é a obra de Deus. 

Deixemos de ser meninos, construindo castelos de areia. 

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:5-10)

A liderança espiritual não é aprovada pelos dons, mas, pelo caráter adquirido em Cristo. 

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. (Eclesiastes 12:13)

Espero que você entre nessa jornada de maturidade, e possa andar na plenitude do seu chamado. 

Deus vos abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...