domingo, 11 de junho de 2023

Como andar nos "sonhos" de Deus

(Campo Verde-MT)

Nós temos a tendência de sempre tentar resolver os nossos problemas, e nós esquecemos em alguns momentos que muitos dos nossos problemas são solucionados quando nos dispomos a ser solução para o problema dos outros. 

O objetivo de Deus não é concretizar sonhos pessoais de líderes. Quando você foi chamado por Deus? Você identifica com clareza esse dia? Você entende que o objetivo de Deus é salvar vidas e edificá-las depois de salvas? Quando você foi salvo, saindo nascido do espírito, através das águas do batismo, a primeira coisa que Deus fez foi fazer uma troca, o antigo homem que tinha a mente de Adão, natural e limitada foi substituído por um ser espiritual, um espírito que foi vivificado pelo Espírito Santo

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte ?De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:3-11)

Agora você tem uma nova vida, uma nova natureza, agora você recebeu a mente de Cristo, e essa mente, pensa e entende de acordo com os padrões de eternidade. Os padrões de pensamento e entendimento não são mais como o sistema do mundo, que é temporal e limitado. uma chave de realidade foi virada. 

Antes você tinha sonhos pessoais, por exemplo, estudar determinadas matérias e dedicar sua vida a determinado trabalho, baseado em planejamentos adaptados a uma realidade do seu entendimento antigo. Talvez gostaria de ter uma casa na praia, morar em um determinado país, e isso não tem nada de errado, porém, Deus tem sonhos maiores do que os nossos, e já prontos e preparados dentro do propósito que Ele criou para nós. 

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:27-29)

Algumas vezes para facilitar a clareza de entendimento, eu procuro humanizar Deus, para que você enxergue de uma forma mais real, que Ele é seu Pai através de Jesus Cristo, e por isso usamos termos como Deus pensou, Deus sonhou. Deus "sonhou" com você antes de fundar o mundo, de tal forma que Ele preparou um propósito especifico para cada pessoa, e a vontade perfeita Dele é que andemos nesse propósito. Ele pensou e preparou em uma vida, e uma objetivo, e depois você foi criado para ser incluído nesse objetivo, afim de que fosse aperfeiçoado em Cristo. 

Quando você nasce das águas do batismo, você é um bebê espiritual, então obviamente você não tem maturidade para as coisas do Reino, não compreende seu funcionamento, regras e normas. E para amadurecer, o alimento também precisa ser espiritual e as experiências que te forjaram para esse aperfeiçoamento, também precisam ter sua fonte no espírito. A mente de Cristo começa a ser formada em você. Só dessa forma, você terá condições de começar a entender os "sonhos de Deus" 

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:8-11)

O que Deus planejou desde a fundação do mundo para você, pode na maioria das vezes ser completamente diferente daquilo que você planejou para sua vida. Porém, a palavra garante que os "sonhos" Dele são melhores do que os seus. Um dos "sonhos" de Deus, que Ele planta dentro de cada um que nasce do espírito é o amor pelos perdidos, a vontade de que o outro também seja salvo. Na nossa vida antiga, talvez só tivéssemos preocupações com o que nos interessa. Mas, o amor de Deus plantado em nós, começa a se interessar pelo bem estar do outro. 

Uma vez alguém me disse, que no entendimento dela, não importava os meios que eu usava para chegar a determinados fins, objetivos, desde que alcançasse o que estava planejado. Essa é uma mente antiga, tentando fazer a obra nova de Deus, é o que tem acontecido em alguns lugares, onde homens que não tiveram a mente renovada, estão sendo colocados em cargos de responsabilidade espiritual e avanço do Reino, e portanto, Deus não tem feito as modificações necessárias na mentalidade das pessoas, porque as lideranças não amadureceram a ponto de conduzir a congregação. 

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

Deus tem um plano perfeito, e mesmo que em alguns casos ele permita certos desvios entre o meio e o fim, por saber das limitações humanas, principalmente as limitações de entendimento de propósitos, porém, Deus não muda seu plano para adequá-lo às nossas racionalidades. Em alguns casos a altivez humana chega ao ponto de achar que sua inteligência pode ajudar Deus a cumprir Seus planos. Deus não tem plano B, Ele vai cumprir o Seu propósito, mesmo que nós não nos empenhemos em concluir o nosso. 

Por isso, Ele é Deus, soberano, onipotente, onipresente e onisciente. A graça abundante de Deus não oferece uma liberdade que nos permita ser negligentes com o meio e o modo de seguir os planos de Deus. Por isso, existe o galardão, uma recompensa, pela obra Dele feita em nós pela fé, o caminho seguido em obediência e propósito. 

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 
(1 Coríntios 3:10-16)

As pessoas que pensam dessa maneira, são pessoas que tem uma mente de resultado, é uma mente de serviço, e não de filho. Deus não espera resultado de nossas vidas, porque o resultado Ele produz através de nossa obediência e fé. Não podemos produzir nada para Deus, é Ele que produz através de nós, pelo aperfeiçoamento que vem na comunhão e no relacionamento com Ele. 

Irmãos, a jornada, o trilho que Deus nos propõe, é o da humildade. Não podemos esquecer qual foi o motivo da queda de satanás, que estava no céu e era um anjo de luz, e depois o homem que era governador da terra, e por orgulho, entregou o governo ao enganador. Não podemos depois de nascidos do espírito, cair no mesmo erro, e vivermos da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
(Filipenses 2:3-13)

Observe bem essa parte do texto de Filipenses 2, medite nesse texto, observe a jornada proposta por Jesus. Depois, olhe o que tirou o homem do Éden no texto abaixo:

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:15-17)

Fé, é obediência, e não obedecer, é o mesmo que não crer. A incredulidade é sintoma do orgulho, que faz parte da natureza caída, independente e auto suficiente. Deus nos propõe uma jornada de aperfeiçoamento no amor, que produz a humildade e mansidão, características do caráter de Cristo. No reino de Deus, os padrões são de Cristo. 

Simplificando um pouco mais: "Nossas estratégias não ajudam Deus, elas só mostram o nosso orgulho", o que Ele tem para nós, é nos colocar dentro de uma relação de dependência exclusiva com Ele, para que Ele produza os frutos através de nós, é pela fé, e a fé real obedece e aponta Jesus Cristo. 

Deus abençoe vocês meus irmãos. 

Leonardo Lima Ribeiro 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...