domingo, 10 de abril de 2022

Missões e igreja nas casas

 

(Grua, Noruega)

Missão é um conceito complexo que define uma série de ações com objetivo de introduzir o evangelho em áreas não alcançadas. Um local ou região é considerado alcançado quando possui pessoas convertidas capazes de anunciar a mensagem, quando existe uma estrutura de propagação das boas novas. 

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
(Mateus 18:20)

A missão envolve anunciar as boas novas da salvação e para que isso aconteça são necessárias ferramentas e estratégias. O Espírito Santo é o líder da missão, nós somos os instrumentos e Jesus é o centro da mensagem. Existem aproximadamente 24 mil povos e 8 mil línguas. São culturas e contextos extremamente diferentes e necessitam de ações transculturais para receberem a mensagem de Jesus Cristo, dai a necessidade da capacitação de obreiros e missionários para envio nesses contextos. 

Mas tudo começa com um individuo antes que se forme um grupo de pessoas. A igreja nas casas são ferramentas de missões, e muito mais. Esse conceito pode ser explicado de formas diferentes, mas em suma, apresenta o anuncio da mensagem de Cristo através dos nossos relacionamentos diários. É uma ferramenta multifacetada de evangelismo que proporciona o alcance dos perdidos dentro do contexto cotidiano de uma sociedade, a prática bíblica da propagação da mensagem de Cristo. 

A igreja que possui membros que vivem o verdadeiro evangelho se comporta naturalmente na estrutura de igreja nas casas, a prova disso é que em países onde os cristãos são perseguidos por diversos fatores, a forma natural de resistência do evangelho tem sido ao longo dos séculos a formação de estruturas de adoração, comunhão e pregação pelo testemunho em lares, cavernas e montanhas, locais onde as pessoas não possam ser descobertas. 

Eles se reúnem em casas ou locais específicos, em grupos, e testemunham Cristo através de suas vidas, já que não podem pregar abertamente. Jesus é o centro da mensagem sempre, anunciado no contexto de relacionamento, Cristo é pregado na forma prática de vida do cristão. Sua vida é o testemunho e pode alcançar toda pessoa de seu relacionamento, na escola, no trabalho e/ou lazer. 

A grande comissão começou com um grupo de pessoas reunidas em volta de uma mesa recebendo a ordem de Jesus para anunciar a mensagem da salvação e fazer discípulos, o evangelho sobreviveu durante todos os séculos em países livres, secularizados e perseguidos, mas sempre no contexto de lares. Portanto, viver a igreja nas casas não é apenas uma estratégia de evangelismo, é o cumprimento da grande comissão. Testemunhar Cristo naturalmente nos leva a viver a igreja nas casas, nossa casa é uma igreja e cada cristão é uma testemunha. 

Não é um método, é a prática diária do evangelho. O nome igreja nas casas é um conceito humano, mas a estrutura e funcionamento é completamente dependente do Espírito Santo. Os cristãos são instrumentos para anunciar Jesus Cristo como único Senhor e Salvador e mediador entre o homem e Deus. Portanto, a igreja viva 

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
(Mateus 18:20)

Leonardo Lima Ribeiro (Agosto de 2013)

7 comentários:

  1. The Holy Spirit is the guider of the church

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus missionários para cumprir missões que Cristo os enviou, aleluia Jesus

    ResponderExcluir
  3. Saudade de vcs aq meus irmaos em Yeshua nossø Salvador. Que o Eterno os abencoe nessa caminhada e os encha de muita ousadia pra chegarem aonde precisarem chegar.

    ResponderExcluir
  4. Amémm... Glórias seja dada ao Nome do Senhor para todo o sempre 🙌🙏😊

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...