(Copenhague, Dinamarca)
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
(Lucas 6:22,23)
Fui chamado para ensinar e pregar a palavra de Deus, e apesar do dom que foi me dado e da capacitação do Espirito Santo, cabe a mim a dedicação de meditar nas Escrituras sagradas afim de que o Espirito Santo revele em minha mente e coração a profundidade adequada a minha fé em cada texto.
Mediante a isso, tenho me aplicado em entender o principio da honra e autoridade apresentados na palavra referente ao Reino de Deus, já que o próprio Jesus nos diz que esses princípios aplicados em nossa vida de integrantes do Reino, não são semelhantes aos aplicados na vida do mundo.
Sendo assim, tenho visto como o inimigo tem introduzido a falsificação desse princípio dentro da igreja de Cristo através de corações corruptos, pessoas com a mente voltada para si mesmos e objetivos imperialistas, construção de vantagens e expansão institucional. Pessoas que distorcem os princípios da palavra que são revelados pelo Espirito, e um deles é a honra:
Honra
Substantivo:
1 princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade
2 consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais; privilégio "uma honra reservada apenas aos heróis"
3 dignidade conferida pela observância de certos princípios socialmente estipulados
"podes confiar nele, é homem de honra"
Esse é o conceito e significado de honra observado de forma natural, porém no aspecto espiritual podemos acrescentar algumas observações, tais como: Reverência, temor, reconhecimento e estima.
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
(Provérbios 9:10)
"O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte."
(Provérbios 14:27)
"O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida."
(Provérbios 22:4)
Podemos notar um pequeno detalhe que difere o natural do espiritual. A honra do mundo é referente ao poder, e a honra espiritual é referente ao caráter. Reconhecemos quem Deus é e o reverenciamos, por quem Ele é, damos a Ele toda honra. Então a honra que devemos prestar a alguém dentro do âmbito espiritual, é referente a quem essa pessoa é em Cristo, e não pela sua posição social, ou por sua habilidade em alguma área de sua vida. Mesmo assim, como está escrito em Romanos 13, todo o capítulo, reconhecemos e nos submetemos as autoridades civis, militares e espirituais, desde que essas não estejam nos ordenando algo contrário ao que Deus disse em sua palavra.
Sendo assim, o engano operante na igreja de Cristo é que a honra tem sido dada às posições socias e financeiras, a importância das pessoas referente a classe social e influência, a acepção de pessoas que Deus abomina. Por essa causa, o povo na clareza e literalidade da palavra tem sido deixado ao léu, sem cuidados, sem o devido alimento e acompanhamento para o crescimento. A massa, o povo, tem sido usado apenas como ferramenta de crescimento do império de alguns homens, que se apropriam da distorção das palavras e princípios para enriquecerem e conquistarem as almejadas posições sociais e honras humanas.
A honra que a bíblia se cita é o reconhecimento de quem Deus é, a reverência a Sua majestade, e a sujeição àqueles que ele estabeleceu como Seus mensageiros da verdade, a honra que damos a unção de alguém, é o reconhecimento de que aquilo foi dado por Deus, mas isso não nos obriga a ser cumplice de atividades onde existe ausência de verdade e motivações enraizadas no caráter de Cristo. Por isso a bíblia diz que toda honra pertence a Deus, porque é Ele quem estabelece as posições e a importância de cada uma.
Jesus não dava honra aos fariseus, porque estes não reconheciam quem Ele era, Jesus não se sujeitava aos fariseus, mesmo eles sendo autoridade na terra porque eles não tinham o coração em Deus, seus objetivos eram inescrupulosos e o templo e a palavra eram apenas ferramentas de manipulação das pessoas em prol de seus impérios pessoais, a honra da altivez, o status e as posições sociais. Jesus via isso e os repugnava.
Jesus amava, e recebia a honra daqueles que o reconheciam como filho de Deus, Jesus gastava seu tempo com todos que amavam a Deus, pessoas simples, pecadoras, que não tinham nada a oferecer, diferentemente dos fariseus, que ostentavam todo um ambiente e estilo de vida com foco na riqueza e pompa do mundo. Então a quem devemos despender nosso tempo e dons? A todos aqueles que amam a Deus, sejam eles ricos ou pobres, importantes ou anônimos.
Porque o Reino de Deus não vem com aparência visível, e Jesus se dava aos que tinham fé (reconhecimento de quem Deus é), Ele era atraído pela fé das pessoas e não por suas posses e importância na sociedade. Hoje os grande pregadores estão dispostos a ir onde estão os importantes, onde receberão visibilidade, onde serão reverenciados ou em lugares onde as pessoas tem importância social ou financeira.
Vamos orar em línguas para sermos livre disso, e não sermos cumplices de sistemas assim.
Eu honro minha autoridade espiritual, reconhecendo o homem em Deus que Ele é.
Isso não anula minha responsabilidade de manter minha vida guiada pelo Espirito Santo, e entender o propósito de Deus especifico para minha vida.
Minha autoridade espiritual me dá uma herança de fé, uma herança que é espiritual, mas na honra do Reino, Ela não exerce governo sobre minha vida, pois esse atributo pertence somente a Deus.
A honra do mundo tem levado muitas pessoas a transgredir os princípios que revelam o coração de Deus em nós.
Resumindo, no Reino honramos quem a pessoa é em Deus, no mundo honramos quem a pessoa é na sociedade. Esse pequeno detalhe faz toda diferença.
Deus te abençoe
Leonardo Lima Ribeiro