segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tito 2:1)

 

(Kamëz, Albânia 2014)

"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina." (Tito 2:1)

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." (Tito 2:7-8)

Na carta que Paulo escreve a Tito, ele delega uma missão bem especifica, fundamentar e deixar em ordem essa igreja. Dentro dessa missão podemos destacar o principio da fundamentação: "plantar a sã doutrina" 

Para fundamentação e edificação de uma igreja, existem processos específicos que acontecem em uma sequência, e nessa sequência o Espirito de Deus trabalha através da verdade anunciada: pessoas são convencidas da verdade, entregam suas vidas a Jesus Cristo, passam a ser habitação do Espirito Santo, casa de Deus, e a partir dai começa a fundamentação.

Existem os processos espirituais, alguns através da intercessão, outros através da proclamação, as barreiras vão sendo rompidas nas regiões celestiais dessa forma, e por conseguinte mais pessoas vão sendo aderidas ao corpo de forma proporcional a edificação existente. 

Então, Paulo diz a Tito: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina." (Tito 2:1); porque essa ação iria edificar a igreja, templo (pessoas) espiritual para que pudessem receber crescimento na graça (conhecimento de Cristo), note que a edificação é espiritual, todo o processo é espiritual. O tamanho da igreja é equivalente a edificação que existe no espirito do homem, através do Espirito Santo e a palavra. 

Paulo delegou essa função a Tito, edificar sobre o fundamento que havia sido posto por Paulo, que era um plantador de Igrejas em seu chamado apostólico "Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor (mestre) dos gentios. (2Timóteo 1:11). Paulo tinha na veia de seu chamado a fundação e edificação, e por isso, após exercer essa ação em Creta, ele deixou Tito para "organizar" a igreja, através do principio do ensino da sã doutrina. 

Trazendo para os dias de hoje, como as igrejas tem sido plantadas, fundamentadas e edificadas? a escolha do local? a construção espiritual? a edificação da casa de Deus (pessoas) que são chamadas na bíblia de pedras vivas "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." 1Pedro 2:5)

Em todo o novo testamento vemos através das cartas escritas pelos Apóstolos o formato e processo da edificação de uma igreja, mas hoje não tem sido seguido esse padrão. O fator empresarial tem influenciado fortemente a formação de uma igreja pelo fator capitalista da nossa cultura. A falta de entendimento e compreensão revelada da palavra no coração das pessoas que são estabelecidas como supostos presbíteros das igrejas tem feito com que todo o processo seja feito de forma natural e intencional no conceito de produtividade e lucro. 

São detalhes sutis, mas que tem destruído todo o fundamento dos Apóstolos. Hoje nas igrejas quem ensina a sã doutrina não são os mestres (função dos 5 ministérios para edificação do corpo), mas os coachings, ou os pastores psicólogos, a linguagem persuasiva, a sabedoria humana. Todo o objetivo é entreter e seduzir as pessoas com influência emocional através da tecnologia e indução da alma. 

Por isso, as pessoas que verdadeiramente tem o chamado para edificar a igreja ficam excluídas da função ao qual foram constituídas por Deus, pois os empresários da fé, contratam os profissionais da fé para trazer o povo para congregar, conseguem prender as pessoas pela quantidade de eventos e atrações visuais gerando assim uma atividade aparentemente eclesiástica mas que no fim não consegue edificar nada no espírito, na eternidade, e "produzem uma igreja prótese" que parece mas não é o corpo de Cristo atuante nas esferas celestiais. 


A nossa triste condição ocidental, fez das igrejas franquias, guiadas por produtividade e lucro, se igualando ao mundo, anulando os princípios básicos da fé cristã, anulando o alvo da santidade e conhecimento de Deus. Hoje o mundo gosta da igreja em contraste com as palavras de Jesus: "E de todos sereis odiados por causa do meu nome." (Lucas 21:17)

Os livros que os líderes leem hoje para doutrinar a igreja são os mesmos que as pessoas usam para formar cadeias de marketing multinível e produtividade industrial em série. Os best sellers empresariais são consumidos pelos líderes cristãos e assim aprendem a persuadir, manipular, induzir e enganar as pessoas com um único e exclusivo objetivo: resultados que possam ser mensurados como sinal de sucesso. 

Se você é um chamado no corpo de Cristo, se apegue as práticas espirituais de forma intensa e prioritária em sua vida e não se deixe enganar pelo mercado gospel criado nas motivações erradas do homem, conheça a igreja espiritual que está dentro de você, o Reino de Deus. 

Ore no Espirito intensamente e será livre de todo o engano de satanás. 

Deus te abençoe e te guarde do maligno. 

Leonardo Ribeiro 

2 comentários:

  1. Pastor, muito sábio esse seu comentário, sem falar que hoje as igrejas perdem muito tempo com pregações que não traz nenhum benefício, preocupam- se muito em pregar prosperidade e esquecem o fundamento
    Que é o sangue ,principalmente nesses dias onde tudo indica que a volta de Cristo esta bem próxima.

    ResponderExcluir

"Uma Jornada Espiritual Rumo ao Entendimento e à Maturidade"

(Täby, Suécia) Existe uma grande divisão entre as denominações devido ao desequilíbrio no entendimento entre graça e lei. Algumas interpreta...