sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A importância do dialogo entre casais

 (Innsbruck, Tirol, Áustria)

Sempre estamos na mesa conversando e nos alinhando como casal, como família, e temos percebido a importância da conversa a dois. Observando a falta de comunhão entre casais vamos praticando de forma natural o diálogo diário, e algumas vezes em família também.

E isso tem nos trazido um crescimento dia após dia. Por esse motivo, não podemos dizer que não temos lutas, claro que temos, mas, o ponto é como resolvemos e o quanto nosso coração está disposto a se render, não a nosso cônjuge, mas, ao próprio Deus que nos uniu, com quem fizemos aliança. É com Ele que sempre dizemos: Sim

E o que observamos com tudo isso? A maioria dos casais tem se divorciado por falta de uma simples conversa, que não acontece ao longo dos anos, porque na maior parte das vezes um dos cônjuges não sente a liberdade de falar, por que o outro de certa forma oprime a opinião divergente, e sendo impedindo de expressar suas opiniões um dos lados se cala. Aquele que tem um comportamento mais autoritário ou independente acaba por tomar as decisões por si só, considerando somente o seu próprio entendimento. Dessa forma, as escolhas e decisões do casal nunca são tomadas em concordância, mas, em direções opostas ou sob opressão de um dos lados. O mais autoritário sempre pensa que o outro está em concordância, mas, na maioria das vezes, ele apenas não teve oportunidade de opinar. Enfim, o ego é sempre a raiz das divisões. 

O casamento na terra tipifica o relacionamento de Cristo com a igreja, o perfil do relacionamento do homem com sua esposa é o mesmo dele com Deus, e o mesmo da esposa com o marido, assim, como ela vê seu marido, é como Ela enxerga Jesus. Quem não ama ou honra o cônjuge, com certeza não vai conseguir amar e honrar a Deus. 

Então, depois de uma caminhada de muitos anos juntos eles descobrem em meio a tantas lutas e meias verdades que nunca houve uma aliança, nunca foram uma família e percebem juntos que estão andando para lados opostos, onde deveriam estar convergindo para o mesmo propósito. Alguns casamentos não acabam, eles nunca existiram. Outros, não foram casamentos, foram acordos de interesses egoístas. A aliança é uma união fiel à unidade e cooperação de interesses mútuos e sacrificiais.  .

Assim também é no Reino de Deus, fazendo uma analogia...

Nós passamos a vida congregando, declarando que temos estado na igreja por muitos anos e simplesmente em meio as adversidades da vida ainda não nos enxergamos como vencedores, como uma igreja triunfante, que jesus já venceu tudo na cruz por nós, e porque ? Porque nunca sentei na mesa com meu noivo, com meu Senhor para ouvir o que ele tinha a falar a meu respeito. Sempre que eu sento, é para falar, e para apresentar os meus projetos, nunca para ouvi-lo e descobrir o que Ele propôs para mim desde a fundação do mundo. 

Falta relacionamento íntimo, separar um tempo, abrir o coração e os ouvidos de forma rendida, para que eu possa verdadeiramente ouvir algo que mude minha vida!

Que hoje eu possa olhar no espelho e consiga ver o que realmente reflete de Cristo em mim. Ainda dá tempo 🏃🏻‍♀️

Que Deus abençoe a todos ,com o amor de Deus nos constrange.

Sara Oliveira Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt4

  (Tirana, Albânia) Uma das garantias que o Evangelho te dá na sabedoria do administrar dinheiro e riquezas é a paz, aquela contentamento qu...