sábado, 28 de outubro de 2023

Se os seus olhos forem bons...

(Noruega)

²¹ Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
²² A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
²³ Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
²⁴ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:21-24)

Vamos observar nesse nosso dialogo de reflexão, mais um ponto ligado as características da personalidade do antigo homem, aquele que após o batismo já foi crucificado, e que supostamente não vive mais em alguém que já nasceu do espírito. Vamos dialogar consigo mesmos, afim de chegar a conclusões que de forma unilateral não seria possível. 

⁴ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4)

Existe uma característica que muitas vezes é dificílima de ser mortificada, e a mortificação para quem ainda não entendeu é uma consciência renovada, é algo que precisa ser revelado, iluminado na mente do homem, para que ele seja definitivamente transformado. A mudança de mente não acontece quando você leu ou ouviu a verdade, mas, quando o Espírito de Deus ilumina dentro do seu ser determinada verdade. A característica do homem caído que vamos apresentar é a maledicência, alimentada por um falso espírito de justiça, mais comumente chamado de espírito critico:

"Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.

Dialogando consigo mesmo, você vai poder ver que a maledicência é alimentada por um espírito critico, que pode muito bem ser útil em uma vida pautada na realidade antiga, antes do novo nascimento, mas, que não é mais adequada ao novo homem, fundado pelo Espírito de Deus e forjado no caráter de Cristo. 

⁸ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. (Colossenses 3:8)

¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, EMULAÇÕES, iras, pelejas, dissensões, heresias,
²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
(Gálatas 5:19-21)

"Emulações é o plural de emulação. O mesmo que: ciúmes, invejas, competições, competições, rivalidades."

Um espírito crítico vai te levar a cair em praticamente todas as obras da carne, e por consequência a viver em iniquidade: 

Iniquidade: caráter daquilo ou daquele que é iníquo, que é contrário à equidade. Ação ou coisa contrária à moral e à religião, malevolência, aborrecimento, antipatia, aversão, crueldade, desumanidade.

Em uma primeira rápida analise já consegue ver onde esse entendimento quer nos levar?

Sabe aquela ideia que o mundo plantou na mente de muitos de que "senso crítico" é algo bom? Na mistura de palavras da manipulação ideológica as coisas vão perdendo seu real significado. A ideia de "senso crítico" deveria nos arremeter a um comportamento de bom senso e coerência em nossas avaliações de realidade, porém, fatalmente fomos jogados na operação do "espírito crítico" que nos tronou maledicentes, por consequência "julgadores"

¹ Não julgueis, para que não sejais julgados.
² Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
³ E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
⁴ Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
⁵ Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. 
(Mateus 7:1-5)

E existe uma queda pior ainda, chamar de discernimento nosso julgamento da carne:

¹⁵ Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
¹⁶ E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. (João 8:15,16)

O discernimento vem do céu, e é pautado na justiça de Cristo e não na nossa, por isso é chamado discernimento de espírito. Então, podemos chegar a algumas prévias conclusões: Grande parte de nossas avaliações não são discernimento e nem "senso crítico", mas, na verdade são julgamentos e maledicências, que nos colocam em iniquidade e participantes de todos os pecados das pessoas que nós julgamos:

¹ Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
² E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
³ E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
⁴ Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
⁵ Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
⁶ O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
⁷ A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
⁸ Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; (Romanos 2:1-8)

Amigo, consegue enxergar como é fácil vivermos no erro? A iniquidade é parte da razão do homem, porque o homem julga segundo seu próprio entendimento, mas, o Espírito julga segundo a misericórdia de Deus, através de Jesus Cristo, e esse nos absolveu. O espírito critico é uma iniquidade, e é necessário nosso arrependimento verdadeiro, causado pelo Espírito Santo para sermos livres disso. 

Toda vez que você olhou uma circunstância ou pessoa e avaliou segundo sua própria justiça, você não teve discernimento nem "senso crítico", na verdade você julgou e a palavra que é a justa medida diz:

¹ Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. (Romanos 2:1)

¹ Não julgueis, para que não sejais julgados.
² Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. (Mateus 7:1,2)

Pode ser que determinadas coisas em sua vida não fluam no sobrenatural porque está preso na iniquidade. Não consegue discernir o corpo de Cristo, porque esse corpo é espiritual e você esta enxergando na carne gerando: 

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, INIMIZADES, PORFIAS, EMULAÇÕES, IRAS, PELEJAS, DISSENSSÕES, heresias,
²¹ INVEJAS, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
(Gálatas 5:19-21)

O irmãos com "senso crítico", que quase sempre é "espírito crítico" não discerne o corpo espiritual de Jesus, e pensa que "só é de Deus" quem pensa como ele e faz as coisas segundo seus próprios entendimentos, que são na verdade julgamentos, e pior, da carne. Justamente por esses fatores que causam divisões e dissensões no corpo de Cristo. 

Definitivamente precisamos entender que a igreja é uma realidade espiritual e não institucional ou de caráter natural. Comunhão na carne é ajuntamento, e a longo prazo se torna seita:

"Enquanto a Igreja privilegia a sua extensão, a seita coloca a sua tónica na intensidade de vida dos seus membros". (Max Weber)

Seita: grupo de pessoas que compartilham um conjunto de crenças religiosas ou filosóficas que diferem daquelas dos grupos hegemônicos

Seita, por sua vez, segundo o Dicionário Aurélio, deriva do termo latim secta, que significa seguidor. Geralmente, uma ou mais pessoas fundam uma seita quando passam a divergir do pensamento tradicional e acumulam seguidores dessa nova forma de pensar.

Seita (latim secta = "secionar", "dividir", "sectar") de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.

O termo “seita” é usado amplamente e é aplicado a grupos que seguem um líder vivo que promove doutrinas e práticas novas e não-ortodoxas. (wikipédia)

Baseado nessas afirmações, podemos dizer que o surgimento de milhares e milhares de denominações se deram no fator do "senso crítico", que na verdade são o "espírito crítico" julgador e iniquo que divide o corpo de Cristo baseado em seus julgamentos e interpretações carnais. A igreja de Cristo que é espiritual, só pode ser discernida pelo espírito, e portanto, toda vez que julgar na carne, cairá no seu próprio julgamento, a iniquidade. 

Percebe a armadilha de satanás se apropriando da carnalidade das pessoas? 

E como faço para sair disso? 

Amadurecendo no espirito, mortificando as obras da carne e abrindo mão do seu próprio entendimento sobre as coisas. Não se precipite em chegar a conclusões baseadas em sua mente e cosmovisão de mundo. O Reino de Deus não é visível e muito menos limitado a sua razão e compreensão das coisas. 

Edifique sua fé, ore no espírito, jejue, passe tempo com Deus, medite na palavra sem pré concepções doutrinárias. Será que os teólogos são seres superiores que interpretaram a bíblia de uma maneira infalível de forma que você não possa meditar nela sem uma formatação teológica? O Espírito Santo não é suficiente para te mostrar Jesus em sua palavra? 

Existem características especificas do andar no Espírito, e elas não podem ser produzidas pela mente, nem pela carne. Por isso, "estudo bíblico" não muda o caráter de ninguém. O que muda as pessoas é o amadurecimento do espírito através da edificação da fé. 

²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
²³ Contra estas coisas não há lei.
²⁴ E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
²⁵ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
²⁶ Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. 
(Gálatas 5:22-26)

Alguns tem dificuldade de lidar com a resistência do sistema, pois quando contrariam essas concepções pré formuladas são taxados de rebeldes. Quando não se adequam ao aprisionamento de suas mentes por cativeiros denominacionais são excluídos da "igreja". O Reino de Deus não é humano, Ele é eterno, e atua em nossa vida de forma sobrenatural. Você não vai ver o Reino de Deus com sua mente natural, foi Jesus quem disse:

¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
⁴ E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
⁵ Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
⁶ Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
⁷ Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
⁸ Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
⁹ Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
(João 10:1-9)

No Reino de Deus só existe um Rei, no Aprisco do Senhor só existe um pastor, e somente um consolador. Não existem mediadores entre o Pai e os filhos. Nossas funções de serviço são como a de um dispenseiro, um administrador. Nossa responsabilidade é conduzir pessoas que não nos pertence, e essa condução aponta sempre para Jesus. 

A ideia de amar as pessoas, precisa se mostrar real principalmente no amor aos da fé, ninguém pode amar os perdidos, sem que seu amor não tenha sido provado no amor pelos irmãos da fé, a família de Cristo. Por isso, quando não há harmonia entre os da fé, não pode haver demonstração genuína para como os do mundo. O amor que ama os perdidos, mas, não ama de verdade os próximos da fé, não é amor, é interesse institucional, pois quanto mais pessoas eu arrebanho para "o meu aprisco", mais sou reconhecido diante dos homens. 

⁴² Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
⁴³ Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
⁴⁴ E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
⁴⁵ E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
⁴⁶ Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
⁴⁷ E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
⁴⁸ Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. (João 12:42-48)

Aqueles que agem assim, a palavra chama de: 

¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. (João 10:1,2)

Se atente, chegou a hora de você se despertar para a jornada de maturidade. Saia dos conceitos e entre na vida de Deus. Se essa palavra falou com você e quer se arrepender da sua vida de iniquidade através do "espírito crítico" faça essa oração em voz alta e se comprometa a passar mais tempo a sós com seu Senhor Jesus Cristo através de sua presença no Espírito Santo. 

"Pai, me perdoa pela minha iniquidade, pelos meus julgamentos e pela minha maledicência, peço te que jogue no abismo e apague todas as palavras maledicentes e de julgamento que proferi em toda minha vida. Renove meu coração e purifica-o, cura e cicatriza minha alma, enche-me da consciência revelada do Teu amor, para que eu possa falar da sua Graça com propriedade e conhecimento de causa, em nome de Jesus, Obrigado por seu amor, Te amo, Pai"

¹⁷ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Agora você poderá entender com clareza o que Jesus disse no texto inicial: 

²¹ Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
²² A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
²³ Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
²⁴ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:21-24)

Deus (Reino do Espírito)
Mamom (Reino da carne) 

Tenha uma excelente nova vida

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...