sábado, 27 de janeiro de 2024

Rejeição e Narcisismo (Pt3)

 

(Schweinfurt, Alemanha) 

Então, se você for sincero consigo mesmo e olhar para algumas características da sua vida, ou da 
vida das pessoas próximas a você, vai começar a notar essas características em pessoas que são 
controladoras de forma sutil, pessoas que são controladoras de forma agressiva, pessoas que são 
manipuladoras quando você as contrária, ou você tira elas do controle de alguma coisa, por exemplo 
da sua própria vida. 

Tem pessoas que querem controlar o que você come, como você come, vou dar exemplos do mais simples até o mais grotesco: Você gosta de café sem açúcar, e a pessoa gosta de café com açúcar, e você convive com ela, pode ser um amigo ou uma amiga e aquela pessoa vai ficar tentando te convencer que café com açúcar é melhor. Isso é uma sutileza, mas é uma espécie de controle, e geralmente é manifesto por pessoas que tem rejeição, e que ao longo da vida com a ampliação da deformidade isso piorou. 

É um galho da raiz da rejeição, outro exemplo: você está estudando para ser gestor de recursos humanos, e essa pessoa vai tentar te convencer que o melhor para você fazer turismo ou direito, e ela vai tentar provar para você por A mais B que você tem que fazer isso porque é melhor para você, ela ainda vai dizer que é para o seu bem, porque o controlador sempre vai dizer que é pro seu bem, geralmente são aqueles amigos inconvenientes que você acha que é uma inconveniência, mas não é.

São pessoas que querem controlar o que você faz com a sua vida, elas querem o mal para você, acham que o seu chamado é assim, você tem que fazer assim, e num grau maior saindo aqui de um extremo de zero para oito de zero a 10, são aquelas pessoas que se tornam agressivas e humilham suas vítimas, elas manipulam toda uma circunstância para manter o controle sobre outras pessoas. 

Falando aqui de ministério num ambiente de igreja, o narcisista, o controlador vai colocar todo mundo naquele ambiente debaixo do julgo e do controle dele através de manipulação de medo, muitas vezes até de situações de intriga de e competição, e ele coloca um contra o outro, e sempre se coloca como alguém que tá ajudando todo mundo que está salvando, salvador de todos; frases do tipo:

- Se não fosse eu você não teria conseguido.
- Se não fosse eu você não teria sido salvo.
- Se não fosse eu você não teria crescido na vida.
- Se não fosse eu você não teria amadurecido.

Então tem vários graus de narcisismo que são gerados por essa rejeição. E aí o que você faz numa 
situação dessa? Se não é você a pessoa que tem isso, é a pessoa com quem você convive, o marido 
que é opressivo e abusivo, um narcisista. Ele acha que na família dele ele é o centro das atenções.
Ele é a pessoa que se não fosse ele ninguém existiria, que todo mundo deve a ele, que todo mundo é
de alguma forma devedor da vida dele, da existência dele, ele acaba controlando o que todo mundo 
na casa faz, o que todo mundo come, o que todo mundo pode fazer ou não pode, o que é certo e o que é 
errado, baseado sempre no que ele deseja. 

Porque às vezes ele não é agressivo, mas é manipulador, então ele parece ser uma pessoa que quer o bem de todos, mas na verdade ele tá controlando tudo, e está colocando todo
mundo debaixo do controle dele através da manipulação quase sempre através do medo. Ele diz:
- Olha se você não fizer assim e der errado? Eu estou fazendo de tudo para te ajudar! Assim ele vai 
manipulando as emoções e os sentimento das pessoas. 

A única forma de ser curado no evangelho é pelo evangelho, é através do arrependimento. Eu e minha esposa trabalhamos hoje com líderes, com pastores, com casais, e eu tenho visto muito isso, e entendo porque muito dessa deformidade existia no meu caráter. Então, por Deus ter me curado, ele traz pessoas geralmente com outros problemas que não tem nada a ver com isso, mas também com esse problemas, e eu comecei a perceber uma habilidade de lidar e de identificar isso justamente por eu ter vivenciado de forma semelhante. E por ter sido curado, posso ajudar outros também serem livres pelo poder e amor de Deus. 

Existem espíritos malignos envolvidos nessa condição, mas eles trabalham na ferida das pessoas. A não ser que haja um arrependimento, que o Espírito Santo dê uma consciência de liberdade em Cristo a essa pessoa, de modo que ela enxergue isso em sua vida, e o Espírito traga aquela conversão de 2Corintios 7:9 A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não 
remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. 

A não ser que aconteça isso, a gente vai ficar no diagnóstico psicológico, psiquiátrico, de que não há
cura para essa deformidade, por isso que nós vemos os próprios psicólogos e psiquiatras dizendo que se a pessoa for assim, se afaste dela. Eles estão ensinando hoje em dia como você se livrar de um narcisista, se realmente não tem outra opção, já que a pessoa é abusiva, em alguns casos agressiva e 
ela tá destruindo a sua identidade, destruindo a identidade dos filhos, de toda a família, claro que há 
uma necessidade de um afastamento, mas existe cura através de Jesus, existe o poder de Deus 
através da pessoa do Espírito Santo, há poder no nome de Jesus que livra as pessoas desse espírito e 
cura essa ferida no coração.

Na ferida do coração, a personalidade do homem e a pessoa pode ser restaurada. Eu sabia que tinha algo estranho dentro de mim, que eu não conseguia lidar com aquilo, eu não sabia o que fazer, eu só orava em línguas, meditava na palavra e lia livros, fui buscando uma forma de arrancar aquele incomodo dentro de mim até o dia que Deus me mostrou outras coisas também, minha depressão, minha ansiedade, e a síndrome do pânico. Foi realmente quando eu vi que eu estava pleno, sem eu me livrar disso, eu não poderia nunca me tornar pleno. 

Eu não tinha paz, hoje eu tenho paz, antes eu tinha uma paz parcial, era porque o Espírito Santo 
habitava dentro de mim, mas quando as coisas fugiam um pouco do meu controle eu ficava 
perturbado. Então hoje consigo ver a diferença, porque não me importo muito com o que e a forma como os outros pensam, ou como os outros fazem, eu também não me importo como que a pessoa acha que eu tenho que fazer, não me incomoda, cada um tem sua forma de pensar, e antes isso me abalava tanto, as oposições, como às vezes aquilo que eu achava que devia ser para o outro e o outro não enxergava, então isso mexia comigo.

Eu me sentia desestabilizado porque não tinha o controle da situação, e isso era o que me abalava.
Isso é o que mexe com o narcisista. Quando ele não está por cima, quando ele não tem o controle da
situação, quando não é ele o centro da atenção, o controlador se incomoda, se abala, às vezes ele
se sente angustiado, às vezes se sente desconfortável, irritado e ansioso.

Quando você é livre dessas coisas a vida se torna muito melhor, porque você é concentrado somente
naquilo que Deus te propõe na paz que ele te dá, a paz para você é suficiente, todas as coisas são 
acréscimo. Você não está preocupado mais com a vida do outro, você não está mais preocupado se o
outro concorda ou não concorda, se está certo, se está errado. Você não liga para as críticas, se a 
pessoa diz que você tá errado, isso não te afeta. Mas, até você ser livre dessas coisas o sofrimento 
é muito grande, é uma coisa perturbadora. Hoje quando uma pessoa me diz que tem esse problema, eu sei o quanto ela está sofrendo. 

Eu não tenho interesse de convencer ninguém, eu não acho que o ministério que nós recebemos de 
Deus é de convencer ninguém, então se a pessoa ainda acha que ela esta certa eu não tenho nada para 
falar para ela, eu só tenho o que falar para pessoas que dizem: olha eu cheguei à conclusão x e eu 
preciso de ajuda nisso aqui, nesses casos eu tenho todo tempo do mundo. Não há necessidade de gastar tempo debatendo e tentando convencer. Também não tenho essa disposição. 

O ministério de Jesus não é o ministério do convencer. Essa parte é do Espírito Santo, e o Espírito Santo vai convencer a pessoa, e quando a pessoa vier me procurar, ela já estará convencida, e vou poder ajudá-la a passar por esse processo de tratamento de cura, através da palavra de Deus.

Se você acha que alguém da sua família tem essa esse problema, ou você identificou em você, receba essa oração agora:

Pai nós Oramos agora por todas as pessoas que tem no coração a ferida da rejeição a falta de 
revelação da paternidade de Deus. Pai a pessoa que tem a ferida da rejeição no coração, a pessoa 
que desenvolveu deformidades emocionais por causa da rejeição, seja ela o narcisismo seja ela o 
síndrome do pânico, a depressão, a insegurança, o medo, todos esses espíritos que 
aprisionam a mente dessa pessoa e o coração dela através das feridas, eu ordeno a eles que soltem 
essa vida em nome de Jesus Cristo. Eu peço ao senhor Pai, eu rogo ao Senhor que o teu amor e a 
tua graça e o bálsamo de Jesus Cristo cure e cicatrize essas feridas no coração dessa pessoa, para 
que ela possa Senhor ser restaurada e se tornar uma pessoa que revela a filiação e a paternidade 
de Deus na terra em nome de Jesus Cristo. Eu te agradeço Pai por esse dia, por essa palavra, por 
esses milagres e curas que o senhor fez na vida dessas pessoas em nome de Jesus Cristo amém!

Deus vos abençoe 

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...