sábado, 6 de janeiro de 2024

Conhecimento humano vs. Sabedoria de Deus (pt1)

 

(Pomerode, Santa Catarina, Brasil)

O único jeito de você mudar o meio que você está inserido, é sendo transformado (Rm 12:2)
Em 13 anos de Evangelho que eu tenho, desde que Jesus me resgatou, eu nunca consegui mudar
ninguém, eu já tentei e acredito que você também tentou e não conseguiu também. Então se você não tem como mudar ninguém, gaste toda sua energia todo seu empenho para mudar a si mesmo, e quando você mudar a si mesmo poderá acontecer duas coisas: ou as pessoas ao seu redor vão ser influenciadas pela sua mudança e elas também vão mudar, ou Deus vai mover para te levar para outros lugares. e isso eu posso te garantir, porque tudo que você vive não é aquilo que você fala, tudo que você vive de verdade na sua vida se torna justiça para quem te imita ou juízo para quem te rejeita, se você entender isso não vai mais tentar convencer ninguém, não vai mais tentar mudar ninguém, se compreender isso que eu falei, você só vai se preocupar em conhecer Jesus para que seja transformado. 

Se você for transformado e andar na verdade, se você for luz do mundo e sal da terra, vai influenciar o seu meio da seguinte forma: ou você vai ser justiça para aqueles que imitam os princípios que você vive, os princípios da verdade, aqueles que te transformaram, e você vai ser justiça para essas pessoas ou você vai ser juízo se elas rejeitarem a verdade que que está operante na sua vida. 

Mas se for a verdade mesmo, não a sua verdade, a VERDADE da palavra de Deus resplandecendo em sua vida. 

¹⁴ Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, olhe para o Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste: ¹⁵ Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. ¹⁶ Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. ¹⁷ Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você". ¹⁸ Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.
(Gênesis 13:14-18)

O líder pode sonhar com uma visão mas, não consegue descobrir a vontade de Deus, ela
deve ser revelada pelo Senhor. 

Quando Deus falou com Abraão ele falou: "Abraão vai para uma terra que eu te mostrarei," então, Abraão não sabia para onde era, ele foi seguindo e a cada passo que ele dava Deus ia revelando uma sequência. Então o que Deus revelava era equivalente ao quanto ele andava e é equivalente a obediência de Abraão, Deus não mostra o caminho inteiro, ele fala algo com você. Você que está lendo, Deus falou com você?, a primeira coisa que as pessoas tentam fazer quando Deus fala com elas sobre uma promessa, elas tentam fazer do jeito delas, tentam produzir os acontecimentos que levam a promessa. 

Deus falou para você que Ele já tem uma jornada pronta, e Ele vai revelar o próximo passo de
acordo com sua obediência ao primeiro passo, e Ele vai mostrar mais um pouco, Ele vai revelar mais
um pouco, Ele vai mostrar mais um pouco. o líder pode sonhar, você pode por exemplo passar uma situação que vou mostrar de forma hipotética: Deus tem um plano que ele não te revelou ainda de você morar em Israel, e você sonha em morar na Noruega, mas você não tem como descobrir que a vontade de Deus para você morar em Israel, então como que você faz, você não pensa em morar nem na Noruega e nem Israel, porquê você não sabe que a vontade de Deus, só que você viveu hoje e você viveu amanhã e você obedece o que a palavra de Deus fala para você fazer hoje, o que a palavra de Deus fala para você fazer hoje?

Para você ser transformado segundo a imagem semelhança de Cristo! É a primeira coisa que você
deve fazer a partir de hoje, se você nasceu de novo, se você foi batizado das águas, você foi
batizado no Espírito. Porque no livro de Judas Versículo 20 diz o seguinte: 

² Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. ⁰
(Judas 1:20)

Edificar significa o quê?: CONSTRUIR, construir a fé é um dom de Deus. Você recebeu a fé em
Jesus. Jesus é o alicerce. Vamos imaginar uma casa, Deus te deu alicerce, te deu a fundação,
você chegou lá e você é o construtor, vai construir a casa, até chegar lá no terreno e já estar
pronto o alicerce é baseado na planta, você é um engenheiro e baseado no que você vê na planta e olha para o que foi posto como alicerce, você vai compreender o que é para ser construído ali em cima, só que com o alicerce já pronto, e este é a figura de Jesus Cristo, você tem que construir sobre esse alicerce, e precisa colocar um tijolo para fazer a primeira fileira de tijolo e depois vai seguir a planta, a planta é a palavra de Deus e você vai orando no espírito.

Eu vou usar uma figuração para você entender melhor: meditar na palavra é colocar um
tijolo, orar em línguas é o cimento, medita na palavra coloca outro tijolo, orar em línguas é o
cimento, medita na palavra é mais um tijolo, ora em línguas é o cimento e você vai construindo.

O que Você está fazendo? Edificando sua fé, e sua fé serve para você se relacionar com Deus, para
se relacionar com Jesus  através do Espírito Santo, através da sua fé Ele revela as verdades de Deus, por
isso que Paulo disse: aquele que ora em línguas ou aquele que fala em línguas não fala aos homens, ele fala com Deus e Deus revela os seus mistérios dentro de você, e o seu espírito transforma isso em linguagem compreensível para sua mente e vai te dando inteligência e sabedoria para você fazer a coisa
certa e seguir aquilo que ele esta te guiando para fazer.

Então antes de você chegar em qualquer lugar você precisa de andar num trajeto, o problema de
algumas pessoas é o seguinte, vou dar um exemplo: É como se quisesse fazer a construção de uma casa, e quisesse primeiro começar pelo telhado. Não é assim que começa, primeiro se começa pelo alicerce. E aí você vai chegar para conversar com o pedreiro e com mestre de obras e ele vai dizer Não é assim, primeiro você tem que colocar areia um terço de cimento mistura com a água, faz a massa, tem o prumo, tem um nível, tem o esquadro, tem todas as ferramentas para você construir, não é de qualquer jeito. 

Eu parei de generalizar as coisas porque eu acho que generalizar não serve para nada, a gente se torna pessimista ou otimista demais, o ideal é que sejamos realistas, então eu vou citar assim:

Uma boa parte dos cristãos estão vivendo aleatoriamente, eles não sabem para onde estão indo.
Eles não sabem que eles o que estão fazendo, muitos deles estão tentando fazer as coisas para ganhar
dinheiro porque tem que pagar as contas, e isso é normal, não tem nada de errado nisso, é o normal
da gente viver só que você precisa saber para onde você esta indo, para onde Deus está apontando. 

Pensa naquilo que eu falei, "a vontade de Deus deve ser revelada pelo Senhor."

¹⁴ E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; ¹⁵ Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
(Gênesis 13:14,15)

Deus fez uma promessa para Abraão, mas você sabe quantos anos depois que Deus falou com
Abraão a promessa se realizou? Além do fato de que muitas das coisas que Deus falou com
Abraão se cumpriu nos filhos dos filhos de Abraão, Isaque e Jacó que depois transformou em
Israel? Então, quando você recebe uma promessa de Deus ela se prolonga até a sua descendência,
por isso que você precisa crer no que Deus falou para você e viver dentro dessa verdade sendo
guiado por Ele.

Você vai ver nesse texto que desde o início de quando Deus falou a primeira vez com Abraão, até quando nasceu Isaque, podemos ver que Abraão se desviou do caminho varias vezes, ele entrava no
outro lugar e descobria que não era ali, as coisas davam errado e ele voltava de novo para o mesmo lugar. É como acontece com a gente, Deus fala para você fazer uma coisa você faz outra porque na sua
mente, no seu cérebro, você raciocina que aquilo não faz sentido, e aí você pensa: não! mas eu vou dar
uma ajuda para Deus, Abraão também tentou ajudar a Deus. A "ajuda" de Abraão se tornou um grande atrapalho para Abraão e um atrapalho para todas as próximas gerações, pois isso se prolonga até os dias de hoje, porque os descendentes de Ismael (fruto da "ajuda de Abraão a Deus) são inimigos dos descendentes de Isaque até os dias de hoje, os ismaelitas são os árabes por natureza, mas claro que depois que as pessoas se convertem a Cristo essa inimizade genealógica se desfaz. 

Quando nós nos convertemos a Cristo não tem mais diferença de povos, somos todos um só povo em Cristo Jesus, mas até que isso aconteça por natureza cultural, na história existem inimizades entre esses povos, e isso se deve pela decisão que Abraão teve de "ajudar"  Deus. E você, tem tentado ajudar Deus no que Ele está fazendo?

Porque existe a inteligência, existe o conhecimento e existe a sabedoria, a sabedoria é o que Deus te
revela, a inteligência é a sua habilidade de lidar com o conhecimento, com a circunstância, como
você observa as coisas, como você compreende as coisas. Você pode se tornar mais inteligente
aperfeiçoando a sua forma de fazer as coisas e você pode adquirir mais conhecimento, porque você
pode estudar e se tornar especialista em qualquer coisa, mas se você não for sábio, você não vai
conseguir chegar no fim da jornada, você acha que todas as pessoas que nascem na terra, elas
chegam até o fim da jornada dentro do plano de Deus? 

Tem uma doutrina aí que diz que sim, (eu vou te mostrar uma vírgula do engano dessa doutrina) uma coisa você pode ter certeza para o contexto geral de todos os povos de todos os habitantes da terra, você pode crer que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, porque Deus tem o controle do mundo, e tudo que está errado Ele permitiu que estivesse, então sabendo que Deus não perdeu o controle do mundo falei no contexto geral da graça comum que está sobre todo mundo, sobre a terra, todos humanos desfrutam dela. 

(Continua...)

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...