quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Rejeição e Narcisismo (Pt2)

 (Maanheim, Alemanha)

O corpo de Cristo tem sofrido porque os líderes são doentes emocionais. Uma boa parcela de líderes
hoje são doentes emocionais, quando eu falo doente eu me refiro a deformidades. Porquê às vezes a 
doença é o entendimento, ele não tem entendimento da verdade, ele não tem entendimento de quem 
é Jesus, do Reino de Deus, porque a partir do momento que eu quero mostrar meus dons, eu demonstro que minha identidade está fundamentada neles, eu não sei quem sou ainda, porque eu preciso ser aprovado por dons, eu preciso ser aprovado pelo que eu faço, eu preciso ser aprovado pelo tamanho da minha igreja, eu preciso ser aprovado pelo tamanho do meu ministério. 

E o quê que isso tem a ver com ser filho? Vou te fazer uma pergunta: Se seu pai fosse ou talvez seja um homem muito rico, tão rico que toda a região sabe quem ele é, você ia ter que ficar provando para as pessoas que você é filho dele através das coisas que você faz? Você sabe quem é um filho de rico quando ele chega em um lugar, e ele começa a esnobar pessoas. Porque ele não é seguro de sua identidade, quando esta em um restaurante, ele começa a tratar mal o garçom, ou querer mostrar que pode pegar o cardápio e pedir tudo de mais caro, e começa a pagar tudo para todo mundo, se exibir e ostentar. Mas na verdade ele não sabe quem ele é, porque todas as pessoas que são filhos de ricos e que tem consciência de quem são, quase que sempre são discretos, são pessoas reservadas, porque sabem quem eles são, sabem de quem eles são filhos, e isso para eles é suficiente, eles usufruem daqueles benefícios que o dinheiro da família proporcionar, a posição da família, mas na maioria das vezes são pessoas discretas, são pessoas resolvidas, assim também são os filhos de Deus, então todo exibicionismo todo o tipo de comportamento buscando um reconhecimento ministerial daquilo que você faz, que você é capaz de fazer, é porque você ainda não tem revelado a identidade de filho de Deus.

Caim saiu da presença de Deus e foi habitar na terra de Node, então ele se tornou um andarilho, ele se 
tornou um sem pátria. Ele não pertencia a lugar nenhum. E essa ausência do pertencer, de ser filho 
de Deus, a consciência da filiação, a consciência da paternidade, é o que tem destruído as pessoas, 
porquê elas nascem e começam a passar por esses processos de rejeição, seja da família, seja porque
nasceu de um abuso, seja porque foi rejeitado pelos pais, ou foi rejeitado pelas circunstâncias 
sociais, a pessoa desenvolve algumas deformidades na alma, e a forma como ela enxerga o mundo. 

Quando ela se converte, muitas vezes tem dificuldade de ver Deus como pai, porquê ela não tem uma figura paterna que gerou uma identidade de filho nela, por isso tem dificuldade de entender a graça de
Deus. Essa pessoa procura merecer a graça através do fazer, através de apresentar para Deus frutos 
naturais, muitas vezes a pessoa acham que Deus vai olhar diferente para ele porque elas tem dons, 
sendo que os dons, foi o próprio Deus que deu para ela.

Na questão de deformidades da alma o que eu tenho visto muito é a personalidade narcisista, hoje 
isso não é muito falado na igreja, mas é falado na área de psicologia e psiquiatria.  Eu ouvi as melhores psiquiatras do Brasil dizerem que o narcisismo não tem cura porque é uma deformidade mental. O narcisista enxerga as coisas de uma forma diferente da nossa, mas eu não acredito, porquê, eu vivenciei transformações na minha vida que demonstraram que Jesus Cristo pode curar qualquer coisa na vida da pessoa, mesmo que ela seja um narcisista.

O narcisista é uma pessoa que sofreu muito em algum momento, ou por um período da vida, sofreu humilhações extremas que talvez para outras pessoas não fosse humilhação, mas para ele 
naquele momento foi uma humilhação insuportável, rejeição extrema,  vergonha extrema a ponto de gerar uma espécie de colapso na mente, por causa disso uma espécie de defesa emocional é ativada e  ele cria, produz um personagem voltado para aprovação. 

Vou dar um exemplo: A pessoa não se sente aprovado então a todo momento ela está fazendo coisas querendo ser aprovada e reconhecida em meio aos outros, e consequentemente ela cria mecanismos de manipulação e controle porque ela precisa gerar um ambiente aonde ela se sinta segura, porque não se sente segura em si mesmo, ou segura em Deus, dessa forma inconscientemente esta sempre manipulando, sempre controlando, e acaba que ela se torna uma pessoa que mente, uma pessoa que distorce a realidade das coisas, ela manipula a mente das pessoas, ela tenta manipular as circunstâncias, se torna uma pessoa agressiva quando é acuada ou quando ela é confrontada.

Isso acontece porque a mente dessa pessoa, a personalidade caída antes da salvação, gera 
recursos de defesa relativas à aquela exposição, aquela humilhação extrema, aquela extrema rejeição sofrida em algum momento da vida, seja quando criança em qualquer situação, e ao longo de seu crescimento vai aperfeiçoando esse mecanismo a cada momento da vida, a ponto de se tornar em algumas situações muito grotesco, se torna uma pessoa abusiva com os outros, controladora, manipuladora, não aceita ninguém que tenha uma posição de mais atenção do que ela, alguém que chame mais atenção, que seja mais capaz do que ela, e a todo momento vai surgir a autoafirmação, auto exaltação, autopromoção.

Algumas pessoas (narcisistas) chegam a fazer coisas absurdas, talvez até criminosas para se manter em evidência, principalmente com o controle da situação, e que ela governe sobre tudo e sobre todos. Isso é uma disfunção emocional, que apesar de ser considerada incurável pela ciência médica, Cristo Jesus pode curar essas pessoas. Eu não fui diagnosticado, mas eu acredito que por eu ter tido uma rejeição construída dentro de mim, por ter sido plantada uma raiz de rejeição muito grande na minha vida, acabou por desenvolver distúrbios emocionais e comportamentais, mas quando eu conheci Jesus, e o Espírito Santo me levou ao arrependimento, Ele me trouxe uma visão de que havia algo de estranho em mim, e a partir daí foi quando eu comecei a desenvolver, através da oração no espírito, do jejum e da palavra de Deus, essa transformação segundo a imagem e semelhança de Cristo, e o processo de cura vem através desse amadurecimento do homem espiritual, e foi assim que eu desenvolvi, não é um método, não é um curso, mas eu desenvolvi um conteúdo para pessoas que querem amadurecer o homem espiritual, que queiram vencer as deformidades da alma na questão da personalidade, da razão, das emoções e sentimentos para que o espírito possa prevalecer sobre essas questões.

(Continua...)

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...