sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Minha experiência em uma seita

(Palhoça-SC)

É muito difícil falar sobre experiências negativas em uma sociedade que só preza pelo sucesso, e justamente por isso, existem tantas pessoas sofrendo em seus cativeiros emocionais. As vezes são os filhos que não conseguem falar com seus pais, com medo de decepcioná-los em suas expectativas, as vezes são cônjuges que não se entendem, porque a pressão do mundo é avassaladora. Seitas tem se alastrado pelo mundo, usando o vazio existencial das pessoas, e principalmente suas ambições como meio de fisgá-las e trazê-las para um sistema triturador de identidade. 

⁵ Porque me cercaram as ondas de morte; as torrentes dos homens ímpios me assombraram. 
(2 Samuel 22:5)

Eu experimentei isso em diversos momentos da minha vida, e um deles foi o período que fiz parte de uma seita. Não precisamos aqui nos atentar a nomes e detalhes, até porque, após superar o trauma, percebi o quanto amadureci e pude aproveitar de maneira positiva a experiência de um certo modo tão negativa. Por isso, sabendo que minha luta não é contra pessoas, mas, contra sistemas e espíritos diabólicos, não preciso enfatizar nomes de instituições ou pessoas nesse relato.

¹² Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12)

Por incrível que pareça, é difícil você imaginar o quão destrutivo é para vida de pessoas a experiência dentro de uma seita. Vou aqui citar as principais características:

1) Substitui a figura de Jesus por um líder humano infalível ou nega a plena suficiência ou divindade de Cristo;
2) Substitui a inerrância e suficiência da Bíblia pelas tradições humanas ou por revelações pessoais do líder;
3) Usa da coerção para fazer com que seus seguidores sigam suas opiniões, bloqueando assim a liberdade de escolha destes. 
4) Meritocracia: Quem consegue agradar mais o líder é quem recebe mais benefícios. 
5) Manipulação pelo medo, abusos de autoridade e controle de seus membros. 

Nesse sistema de engano, diabólico, muitas pessoas são vítimas, porém, muitas delas são apenas cumplices, motivados por suas ambições, entram no jogo de poder e manipulação afim de alcançar altas posições de influência e poder. 

Saiba que existe poderes das trevas por trás desses sistemas e se você for confronta-lo sem a graça sobre sua vida para isso, vai sofrer retaliações que em algumas situações podem ser irreversíveis. Eu já vi todo tipo de situação, afinal, o satanás é astuto e impiedoso. Pessoas tiveram suas vidas destruídas quando tentaram sair ou se opuseram de forma direta a sistemas de seitas, muitas vezes o próprio líder lança palavras de maldição sobre as pessoas que saem. 

Quando eu entendi que fazia parte de uma, e que estava de certa forma aprisionado em um jogo de manipulação e controle, comecei a me fortalecer na fé, e pedir a Deus uma estratégia para sair e seguir minha vida, junto com minha família, para continuidade da nossa jornada de fé. Confesso que aprendi muitas coisas, que hoje de certa forma me ajudam a ajudar pessoas que estão na mesma situação. 

O que me deixa triste é ver pessoas que estão dentro de ambientes desse tipo, aprisionadas, alienadas, sem contar aquelas que estão ainda sofrendo com as sequelas do que passaram antes e depois de saírem desse contexto. Temos muitos relatos, e temos ajudado algumas delas a perseverar na fé. 

Você precisa ser muito fortalecido na palavra para conseguir sair ileso, sei também que pessoas que estão dentro de uma seita mais leve, vão acusar instituições mais radicais de seita, sem conseguir enxergar que elas mesmas estão em uma. A cegueira espiritual é adquirida através de uma lavagem cerebral que a pessoa recebe através da abertura que há na mente devido a alguma deformidade ou fraqueza. 

Por exemplo, pessoas com emocional debilitado por carências, síndrome de rejeição, ou qualquer outro tipo de fraqueza mental vão ser presas mais fáceis para os líderes manipuladores, que em geral tem uma personalidade narcisista ou mesmo psicopata. Sugiro que assista o filme da Netflix "Escândalos na Igreja a Luz do mundo" afim de compreender melhor como funciona esse mecanismo predatório 

¹³ Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 
(2 Coríntios 11:13)

Eu participei de uma seita por 6 anos, 3 anos a distância, e 3 anos presenciais, dentro da instituição e atuando de forma direta, até o ponto de exercer um certo grau de liderança, e pude ver o quanto as pessoas são usadas, abusadas espiritualmente e muitas vezes de forma cruel. Talvez um dia eu escreva um livro sobre isso com mais detalhes, mas, esse texto tem a finalidade de fazer você reavaliar em que ambiente você está vivendo. Geralmente existem nesses sistemas: inveja, ciúmes, medo, alienação, competição, acepção de pessoas, abusos emocionais, controle, manipulação e opressão além outros tipos de influências malignas. 

¹¹ E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 
(Mateus 24:11)

Demorei muito tempo para falar abertamente sobre isso, porque acredito que isso ainda não estava assentado dentro de mim, não estava bem digerido, depois que escrevi o livro "Livres na vinda do Senhor" percebi que estava realmente livre e poderia falar disso sem nenhum tipo de marca que pudesse influenciar nas minhas declarações. Continue crendo nos princípios de autoridade, porém, com os fundamentos corretos. 

²² Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)

Eu vi muita desonestidade, mentira, usurpação e insensibilidade. Eu cheguei nesse lugar já com muitas feridas, acredito que fui até lá com vários propósitos e alguns deles tinham a ver com coisas do meu coração. De certa forma, a vacina que muda nosso caráter é o confronto com o nosso eu, e entendi que eu também tinha uma ambição oculta, uma vaidade e vontade de dar certo, e os líderes manipuladores atraem suas vítimas com muitas promessas e elogios, tocando exatamente em nossas vulnerabilidades. Pessoas são descartáveis para esses líderes, e quando elas não servem mais para seus propósitos de poder, são jogadas fora como qualquer coisa. 

²⁴ Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. (Mateus 24:24)

Tive também experiências muito negativas em uma instituição reformada, onde conheci minha esposa e me casei, foi uma experiência ruim, porém bem leve, mas como eu ainda não era curado emocionalmente, era muito vulnerável ás iscas de uma seita. Eu procurava alguém que entendesse o que eu vivia, e me ajudasse a me encontrar, na igreja reformada encontrei omissão e insensibilidade, e também um ambiente de valorização de status e poder aquisitivo, semelhante ao que encontramos no mundo antes de sermos resgatados por Jesus. Ganância, cobiça, traição e mentira são coisas comuns nesse jogo de poder. São muitas coisas, seria necessário um livro para descrever a atuação desse espírito e desse sistema. 

⁹ A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá. (Provérbios 19:9)

Dessa forma, muito decepcionado, comecei a procurar algum lugar que respaldasse minha vocação e me ajudasse a sair do cativeiro emocional, foi quando encontrei um pastor, que aparentou ser alguém que realmente amava as pessoas, porém, depois de algum tempo percebi que estava em uma situação ainda pior, foi quando orando pedi a Deus sabedoria de como sair ileso daquela situação. Deus em sua soberania e amor incondicional exerceu seu favor na minha vida e todas as coisas concorreram para que circunstâncias organizadas nos desse condições de sair de forma pacífica e menos traumática possível.

⁵ A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras. 
(Provérbios 14:5)

Quando você consegue sair, surgem calunias sobre você, porque as lideranças precisam justificar sempre em favor delas, pois, em seitas, o líder maior é visto pelas pessoas como alguém infalível, que nunca quebra uma aliança e jamais comete erros, então se você saiu, não conseguiu sem bem sucedido na missão, com certeza a culpa é sua, e sempre vão surgir histórias para provar que você fez algo ou muitas coisas erradas para sair, ou de alguma forma ser "expurgado" do meio.

¹⁰⁴ Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. 
(Salmos 119:104)

Você que já passou, ou está passando por alguma experiência desse tipo, saiba que existe vida após a passagem por uma seita, e que toda condenação que está sentindo é exatamente a arma do diabo para te manter aprisionado através de sua consciência. Seja livre hoje desse cativeiro, estamos aqui para te ajudar a restaurar sua fé e auto estima. Sinceramente, eu glorifico a Deus por ter me conduzido e me mantido são por toda essa experiência, e dessa forma, hoje posso ajudar pessoas.

⁹ Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. (Jeremias 29:9)

Se você precisa de ajuda, não hesite em nos procurar, podemos te ajudar a se reerguer e se preparar para ajudar outros que estão nessa mesma condição. Existe a necessidade da sabedoria de Deus na vida da pessoa que teve seus olhos abertos e deseja se desligar desses sistemas, porque virão retaliações e é necessário que seja tudo conduzido pelo Senhor para diminuir ao máximo os traumas da saída. 

Servimos o corpo de Cristo de várias formas, uma delas inclui restaurar/resgatar pessoas que passaram ou estão passando por essa experiência tão traumática. Tenha esperança, o corpo de Cristo é real, e existem muitas pessoas espalhadas pelo mundo que priorizam o amor e a verdade de Cristo, e vivem o Evangelho verdadeiro, não desista!!. Posso lhe afirmar porque hoje ando com pessoas puras, simples e genuínas, que nos ajudaram a se reerguer e seguir em frente em nossa jornada, agora mais fortes ainda. 

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...