quinta-feira, 23 de março de 2023

Eu sou uma vergonha

(próximo a Schweinfurt, Alemanha)

Quanto a impulsividade, essa é mais uma daquelas características que desenvolvemos desde a infância e que afetam a nossos resultados por toda a vida. 

"Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e o conselho dos perversos se precipita." (Jó 5:13)

"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro." (1 Timóteo 5:22)

"Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele." (Provérbios 29:20)

"Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros." (Provérbios 25:8)

"Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras." (Eclesiastes 5:2)

Assim como o procrastinar é uma deformidade que nos atrapalha e gera grandes prejuízos durante nossa jornada de vida, a precipitação é tão destrutivo quanto. O homem precipitado não consegue vencer em nada, porque a todo momento erra o tempo das coisas, pois a sabedoria está no esperar e entender o tempo perfeito de cada coisa. Os sábios discernem os tempos. 

"Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza." (Provérbios 21:5)

Por isso o investimento tão grande do inimigo em criar um comportamento social de ansiedade e precipitação. Conseguem ver as crianças de hoje? Quanto tempo elas conseguem esperar por algum desejo? 

Ouvi dizer de uma pesquisa feita muitos anos atrás onde colocaram muitas crianças em um sala e diante delas doces e comidas saborosas, e pediram que elas esperassem até a autorização para comer, depois de muitos minutos, algumas já tinham se precipitado e comido, e outras ainda esperavam a ordem. Muitos anos depois procuraram essas crianças, que já estavam adultas, e observaram suas vidas, logo constataram que as que precipitaram em comer as guloseimas no teste, estavam com suas vidas em condições de derrota, ou em muita dificuldade, com sua vida pessoal, familiar ou financeira, enquanto as crianças que esperaram pela autorização viviam em uma condição muito melhor, com bons empregos, uma família estável e suas vidas pessoais em uma condição melhor 

Mais uma prova de que a Bíblia é perfeita em seus ensinos, afinal, é o manual do proprietário que Deus nos deu, pois Ele nos criou e nos deu o mapa da mina para uma vida bem vivida. Uma vida de sabedoria. 

Eu fui criado de forma que desenvolvi ansiedade, e entre altos e baixos emocionais desenvolve-se também a procrastinação que é muito ruim também, e como uma prova desse experimento e da veracidade dos ensinamentos da bíblia eu não fui bem sucedido na minha vida, na verdade minha vida foi um caos em medida exponencial, é inexplicável que eu ainda esteja aqui vivo, com a minha sanidade mental estável e com minha vida restaurada. É incrível como acredito na vida depois de tantas situações humilhantes. 

Eu me envergonho de falar de como vivi minha vida, de como fui medíocre em tudo que fiz, porém, por causa disso, tenho mais consciência da graça de Deus do que a maioria das pessoas, eu realmente conheço a graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Eu não tenho do que me orgulhar, a não ser das minhas fraquezas. Ninguém pode te humilhar quando você vive a humilhação da existência. 

"Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza." (2 Coríntios 11:30)

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Coríntios 12:9)

Talvez quando você for conversar comigo tenha muitas coisas para contar, vitórias e conquistas, porém, eu não tenho nada além das minhas derrotas e fraquezas, porém junto com elas as misericórdias e a profundidade do amor de Deus por mim. 

Eu sei o quanto sou amado, pelo tanto que não mereço o amor Dele. Eu sei o quanto não sou digno de nada pelo que Ele fez com o filho dele na cruz. Eu sei, Eu sei. 

O quão grande é era minha indignidade antes de ser coberto pelo sangue dele que me justificou. O quão miserável a minha existência antes da revelação do Seu propósito. Existem muitas pessoas que venceram e são bem sucedidas, mas, eu fui espetáculo para esse mundo, zombaria à minha existência. vergonha da criação.

"Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. (1 Coríntios 4:13)

Então, lhe foram cravados os pregos, e Ele disse: Está consumado, foi liberado todo o amor do universo para dentro de mim. Consegue imaginar o que é todo o amor do universo? 

O tamanho da minha insignificância é inversamente proporcional ao tamanho do amor dele por mim, e isso precisa me bastar, porque senão, nada mais bastará. Ele me amou, Ele me ama. 
Quão perdido e sem um sentido de existência eu estava, mas, Ele me amou, me cobriu com seu sangue, me vestiu de dignidade. Na verdade toda vez que falei palavras a meu favor era apenas a capa da defesa alicerçada no orgulho. A baixa estima consumindo meus pulmões. 

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, (Filipenses 3:8)

Consegue entender que não é pelo que você faz?
Eu nunca fiz nada certo, eu nunca acertei em nada, eu fiz as piores coisas, mas, ele me olhou e me amou, ele sofreu o mais cruel massacre em seu corpo e a morte mais injusta por mim, foi por mim!
Do que adianta alguém gostar de mim? É só o amor dele que é completo, só o amor Dele é perfeito. 
E ele ama os mais insignificantes como eu. 

Ele é misericordioso, Ele não faz acepção, o amor Dele é incondicional 

""Da minha honra me despojou; e tirou-me a coroa da minha cabeça.
Quebrou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou a minha esperança, como a uma árvore.
E fez inflamar contra mim a sua ira, e me reputou para consigo, como a seus inimigos."
(Jó 19:9-11)

O Espírito falou na boca de Jó a condição de Jesus na cruz, o Espírito de Cristo profetizando Jesus na cruz através do sofrimento de Jó. Ele tomou o meu lugar, por isso, eu era uma vergonha, mas Ele foi despojado da honra para nos arrancar da vergonha. Sem Ele, eu sou uma vergonha!!!

Então, depois de 30 anos de miserabilidade existencial, eu pude recomeçar a vida, e ano após ano restaurar cada área devastada pela iniquidade. Por causa do seu amor, de sua humilhação, ele deu seu sangue por mim. Eu fui livre de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, e muitos outros distúrbios que para a medicina não tinham cura. Ele não tinha porque me salvar, porque nunca fiz nada certo. Ele não tinha porque cuidar de mim, porque não fiz por merecer. Talvez você tenha feito, mas eu não. 

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte". (2 Coríntios 12:10)

Ele é a cura para a ansiedade, para a procrastinação, e principalmente para todo senso distorcido de existência. Porque nós não somos importantes, não somos bons, pelo menos eu não, e mesmo assim, Ele veio, e pelo amor do Pai, cumpriu a Sua vontade e nos resgatou. 

Sua única missão de fato importante na terra é compreender a profundidade desse amor, e todas as circunstâncias servem somente para isso. Talvez você pensou que servissem para fazer você bem sucedido ou vitorioso, mas não, a vitória eterna está Nele. 

Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24)

Talvez você seja bom o suficiente para não precisar 100% Dele, porém, eu preciso, porque sem Ele eu sou uma vergonha!

Deus abençoe você, eu só queria te mostrar o caminho

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...