segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Acabou-se o tempo de misericórdia para os falsos profetas

 

(Termes, Sul da França)

Será que depois que Jesus andou entre nós como homem, morreu e ressuscitou inaugurando uma nova aliança, pelo fato de Cristo ter sido feito justiça por nós, Deus deixou de ser justo? A misericórdia de Deus, transformada em graça pela justiça feita na cruz anulou a justiça divina? 

Veja esse texto do livro de Ezequiel: 
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor;
Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!
(Ezequiel 13:1-3)

Nos últimos anos, nas últimas décadas, quantas pessoas usaram o nome de Jesus para falar coisas que Deus não falou, para prometer coisas que Deus não prometeu, e dessa forma manipular as pessoas em favor de projetos pessoais? Você consegue imaginar quantos milhares ou milhões de pessoas tem sido enganadas? E quantos ainda usam o nome de Jesus para falar o que Deus não falou?

Será que a justiça de Deus existe? 

"Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.
Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor.
Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei?
(Ezequiel 13:4-7)

Quantos "profetas" estão colocando suas supostas profecias nas redes sociais em busca de fama e visualizações? gerando idolatria no coração do povo, ensinando coisas que não estão na palavra e dizendo que "há paz" quando não há paz? 

"Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.
E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.
Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada;
Dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.
Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a argamassa com que a cobristes?"
(Ezequiel 13:8-12)

O povo espera aquilo que Deus não prometeu, e se frusta com Deus pelas mentiras dos falsos profetas, o Espirito do Senhor busca trazer os filhos a proximidade com o pai, enquanto os falsos profetas os afastam com suas mentiras e suas vaidades. 

"Portanto assim diz o Senhor DEUS: Fendê-la-ei no meu furor com vento tempestuoso, e chuva de inundar haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva na minha indignação, para a consumir.
E derrubarei a parede que cobristes com argamassa não temperada, e darei com ela por terra, e o seu fundamento se descobrirá; assim cairá, e perecereis no meio dela, e sabereis que eu sou o Senhor.
Assim cumprirei o meu furor contra a parede, e contra os que a cobriram com argamassa não temperada; e vos direi: Já não há parede, nem existem os que a cobriram;
Os profetas de Israel, que profetizam acerca de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor DEUS." 
(Ezequiel 13:13-16)

Será que a morte e ressurreição de Jesus anulou a justiça de Deus contra a mentira e a falsidade? Deus deixou de ser justo pela justiça cumprida na cruz? 

Claro que não. A justiça de Deus que está em Cristo é mediante arrependimento e mudança de mente da mentira para a verdade. A justiça de Deus é mediante arrependimento, e se torna juízo para aqueles que rejeitam a verdade em prol de suas vaidades e usurpam a autoridade do nome de Jesus para seu próprio prazer e ganância. 

"E tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de seu coração, e profetiza contra elas,
E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós?
E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar.
(Ezequiel 13:17-20)

O Senhor chama ao arrependimento todo aquele que tem enganado as pessoas e falado o que Deus não falou. Haverá tempos difíceis e os de dura cerviz serão quebrados, haverá tribulação e os que não estiverem na verdade perecerão: 

"E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o Senhor.
Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido; e fortalecestes as mãos do ímpio, para que não se desviasse do seu mau caminho, para conservá-lo em vida.
Portanto não vereis mais vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo da vossa mão, e sabereis que eu sou o Senhor.
(Ezequiel 13:21-23)

Os falsos profetas começaram a ser expostos, alguns ceifados, e outros virão ao Senhor e se arrependerão. 

Que você que estiver usando o Nome de Jesus para seu beneficio, prometendo prosperidade ás pessoas que não querem o Senhor, guiando-as ao engano, extorquindo e enfeitiçando aqueles que não conhecem a verdade, se arrependa hoje, enquanto é tempo. Se arrependam diante do Senhor e sejam salvos!

"E vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?
Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;
Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.
Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;
(Ezequiel 14:1-6)

O amor de Deus é infinito e incondicional, e ele quer resgatar a todos, mediante o arrependimento de suas más obras, portanto, não despreze o chamado do Senhor!!

"Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo.
E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor.
E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.
E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.
(Ezequiel 14:7-10)

Deus vos abençoe e converta seus corações

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...