sábado, 25 de fevereiro de 2023

A profecia e o profeta

 

(Mar Báltico, Finlândia) 

Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo.
E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;
Nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos.
Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte.
Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.
Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.
Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir.

(Ezequiel 3:1-11)

Hoje, em um momento tão próximo do fim, comparado a tudo que já se passou desde que Jesus foi crucificado e ressuscitou. Você já parou para pensar tudo que já aconteceu nesses dois últimos milênios, quantas coisas Deus fez através do Evangelho na vida de pessoas, e quantas coisas as pessoas fizeram em nome de Deus, sem ter sido Ele o responsável por tais atos, quantas religiões, quantas injustiças, quando exploração e quantos movimentos na terra em nome Dele. 

Mesmo os mais bem intencionados, em algumas situações ignoram o esboço e o esqueleto da verdade que está no antigo testamento, a graça está em tudo, sempre esteve, desde o Éden, e mesmo depois da queda, poucos entenderam que a lei revela a graça de Deus. Ela monstra a incapacidade do homem de viver por si mesmo. Ela aponta Jesus como salvador, aquele que justifica nossos pecados, todo o antigo testamento mostra o amor de Deus, principalmente pelo fato de apontar Jesus Cristo. 

Veja o texto do capítulo de Ezequiel, um homem que foi treinado desde criança para ser sacerdote, pois, além de vir da tribo de Levi, era do galho de Arão, aos 25 anos foi consagrado, aos 30 anos iria começar a exercer seu sacerdócio, mas, veio o exilio, e ele foi levado para a Babilônia. E por não haver mais templo, nem mais sacrifícios, de sacerdote, Deus fez dele um profeta, para anunciar ao povo de Israel a mensagem da vida no exílio, a destruição do templo, e a restauração, chamando constantemente o povo para o arrependimento através de atos e figuras proféticas. Israel estava desviado, adorando outros deuses, vivendo completamento entregues aos pecados e a perversão. Deus levanta Ezequiel e primeiro anuncia o Seu amor, por essas figuras em atos proféticos. Depois ele faz com que o profeta viva aquilo que estava sendo predito como juízo para o povo de Israel, e mesmo no meio de uma declaração de juízo, há uma mensagem de amor de Deus, pois Ele não se alegrava com as consequências do desvio dos israelitas, mas, ao levantar o profeta Ele quer para dizer ao povo que os ama e chama-os que se voltem novamente a Ele, mesmo em meio do exílio. 

O povo já havia ignorado Jeremias, predecessor de Ezequiel, então, na mensagem de Jeremias que chamava o povo ao arrependimento e declarava o amor de Deus a eles, essa mensagem foi ignorada diversas vezes, em Ezequiel vem a menagem da consequência da desobediência e a profecia do juízo e do sofrimento, através do exílio e depois do cerco a Jerusalém e destruição do templo, sempre com o objetivo da restauração. 

"Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte.
Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde." (Ezequiel 3:7-9)

O Espírito da profecia falava na boca de Ezequiel, mesmo que não estivesse dentro do espírito dele, como está nos dias de hoje dentro de nós que nascemos de novo. Mas, o Espírito da profecia ainda é o mesmo, que fala através dos filhos de Deus, com o ministério profético, que chama o povo ao arrependimento, tanto aos que ainda não se renderam a Jesus, quanto àqueles que professam a fé, mas vivem desviados da verdade. O Espírito da profecia, professa o amor que constrange através da revelação da obra de Deus colocando seu filho na cruz e derramando sobre ele toda sua ira contra o pecado, o juízo de Deus é amor, e algumas vezes esse amor será manifesto no fato de deixar seus filhos livres em suas escolhas, e sofrendo em suas consequências, e dessa forma, através dessa tristeza possam se arrepender e se voltar ao Senhor. 

"Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (2 Coríntios 7:9,10)

Ezequiel é um bom livro para vermos o caráter de Deus, o dom profético, e a manifestação da profecia apontando Jesus. Não ignore o que não entende, se deixe ser ministrado pelo Espírito Santo, orando em todo tempo no Espírito, e meditando na palavra. Ainda hoje, existem profetas, e estes operam junto com os outros 4 ministérios: Apóstolo, Evangelista, Mestre e Pastores, com o objetivo da edificação do corpo, até que todos cheguem a maturidade. 

Uma das estratégias do diabo é atuar nos extremos, nesse caso, em algumas doutrinas foram tiradas a função profética e em outras foi dado excesso de importância, e assim, muitos tem sido enganados por ignorar ou exaltar determinados princípios ou funções ministeriais. O equilíbrio está onde Cristo é exaltado e todos trabalham em igualdade dentro do propósito de edificação do corpo. 

Hoje, grande parte da destruição e perdição do mundo, causada pelo diabo e os homens que ainda vivem em pecado, se deve ao desvio de funções e caráter da igreja, e os profetas, nesse tempo, tem a função de vir em autoridade e poder apregoar o arrependimento e a volta dos fundamentos genuínos de Jesus Cristo.

"Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo.
E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;" (Ezequiel 3:1-4)

Deus apontou Jesus para salvação de todos os povos, Judeus e Gentios:

"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." (Isaías 49:6)

Isaías está falando de Jesus, hoje, o Espírito da profecia opera por Jesus Cristo revelado em nós, mas o Espírito de Deus que falou em Isaías, Jeremias, Ezequiel e muitos outros, é o mesmo que fala através de nós, o Espírito de Deus, e o seu caráter não mudou com a morte e ressurreição de Jesus, Ele apenas foi revelado, e agora ele não atua somente através do Rei, do sacerdote e do profeta como era antes de Jesus, mas, agora é atua pelo corpo de Cristo que é a igreja, dividido em dons e funções ministeriais que foram repartidos pelo próprio Cristo quando ascendeu aos céus. 

Confira você mesmo se não é o mesmo Espírito:

"Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
(Efésios 4:8-32)

E uma das principais características da maturidade é discernir as diferenças e as personalidades ministeriais. Paulo e Pedro eram apóstolos, mas, eles atuavam da mesma forma e na excelência dos mesmos dons? claramente, não! Paulo era um apóstolo mestre, e Pedro era um apóstolo evangelista, e por isso tinham expressões diferentes nos dons e na vocação. Veja as palavras de Pedro:

"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição."
(2 Pedro 3:15,16)

Um foi chamado para apregoar aos Judeus e o outro aos Gentios, por isso, não sejamos imaturos julgando a operação do irmão, por não ser semelhante a nossa. Não dê funções a pessoas que não discernem o corpo, pois, elas vão transformar uma parte do corpo em algo deformado, em alguns casos pode se tornar uma seita, em outros uma empresa. 

Deus abençoe, espero que tenham sido esclarecidos e edificados.

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...