(Dortmund, Alemanha)
O cuidado missionário é um ministério que nasce em pessoas que passaram por muitas feridas e disfunções emocionais, tais como rejeição por exemplo, e conseguiram superar e receber através do amor de Deus em Jesus Cristo a cura completa e a reformulação da visão de mundo e da interrelação entre pessoas.
A pessoa curada não precisa deixar de ser introspectiva, mas, uma das características e a convicção de quem ela é em Deus, e de quem Jesus é nela, a segurança da confiança extrema em seu Senhor, e a unção e autoridade para curar outras pessoas.
"O sacerdote respondeu: "A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada". Davi disse: "Não há outra melhor; dê-me essa espada". (1 Samuel 21:9)
Davi venceu Golias por confiar exclusivamente na palavra de Deus, em quem Deus era nele, e quem ele era em Deus. Davi era um rejeitado em sua família, e sua exclusão o levou a buscar intimidade com Deus, e podemos ver, que ele já havia sido experimentado em batalhas antes de lidar com a maior delas, o gigante filisteu.
"Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
"Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo." (1 Samuel 17:34-37)
Davi sabia quem era por ele, e por isso conseguiu colocar toda sua convicção naquilo que disse, e fez.
Essas pessoas não precisam da afirmação de ninguém, até porque Davi nunca teve. Podemos notar que os seus irmãos zombam e repreendem ele no contexto do front onde ele tinha ido apenas levar alimento aos seus zombadores.
"E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
(1 Samuel 17:28-31)
Mesmo assim Davi tinha segurança em suas palavras e atitudes, e nenhum tipo de desprezo e rejeição tinham poder de intimidá-lo. Esse é o poder da regeneração do caráter através da palavra e do Espirito de Deus, é isso que nós buscamos oferecer através do cuidado missionário, pois há quem já venha destruído em suas emoções para o ministério, e outros que foram destruídos dentro da própria jornada, não conseguem fluir em sua espiritualidade, pois as feridas internas e deformidades em seu caráter impedem, então, elas colocam toda sua capacidade intelectual e mental para reproduzir um sucesso aparente, e assim, se convencer de que "deram certo na vida"
Temos encontrado dezenas e dezenas de ministros na palavra que estão o ministério apenas lutando para "dar certo" na vida, e provar para a sociedade e para si mesmo que são vencedores, e essa atitude é que nos revela que estes não são curados no amor de Cristo, eles são apenas um outdoor de um evangelho institucional e burocrático que realiza expectativas de inclusão social, e apaziguam frustrações familiares por um tempo.
A noite escura, vazia e sem sentido é a realidade de muitos que estão atuando no cenário missionário, enfrentando profundas depressões, doenças psicossomáticas, muitas delas manifestas através de um câncer devido a mágoas e ressentimentos de circunstâncias do não cuidado de seu homem interior. A causa é muito mais séria do que se possa pensar, e na maioria das vezes essas pessoas não tem com quem se abrir, e um psicólogo sem unção e conhecimento espiritual das coisas não pode ajudar além de expor o problema e indicar um psiquiatra para que essa pessoa seja medicada.
Temos experiências maravilhosas de curas em nossas vidas, e na vida de outros através da nossa, porém temos também muitas experiências tristes onde a intelectualidade e a confiança na ciência mais do que no poder de Deus fez com muitos desses fossem impedidos de receber a cura e restauração de suas emoções e sobriedade da mente.
"O sacerdote respondeu: "A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada". Davi disse: "Não há outra melhor; dê-me essa espada". (1 Samuel 21:9)
Aquilo que era para ter destruído Davi, serviu no futuro como instrumento para curar pessoas, Davi usou a espada de Golias para lutar contra os próprios filisteus. Assim é na nossa vida, daquilo que fomos livres e curados, vem a unção e autoridade para curar e restaurar a vida de outros.
Deus abençoe vocês.
Leonardo Lima Ribeiro
Deus abençõe vcs
ResponderExcluirGlória a Deus
ResponderExcluir