segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O amor se esfriou

 

(Kamez, Albânia)

Grande parte dos teólogos e estudantes das escrituras estão sempre tentando interpretar a Bíblia no contexto de mundo, da sociedade ou da comunidade ao seu redor. É assim que aprendemos na teologia, principalmente na matéria de escatologia. É muito importante aprendermos a hermenêutica (substantivo feminino, 1.ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras. 2. interpretação dos textos, do sentido das palavras.)

É de grande valia e importância que você entenda a hermenêutica afim de ter o mínimo de noção nas questões básicas de interpretação. Mesmo assim, te convido a incluir na sua vida de leitura, meditação e estudo alguns pontos que podem ser de proveito para sua vida cristã. Comece a enxergar o mundo, ou o Reino de Deus como em seu coração. Antes de você nascer das águas e do Espirito seu coração era o mundo, depois de se tornar nova criatura, ele se tornou o Reino de Deus. 

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. (Romanos 6:3-10)

O novo nascimento nos dá uma nova vida, deixamos de ser um corpo mortal, e temos vivificado nosso espirito, para que sejamos agora imortais, presos na terra por um corpo mortal, porém livres no espirito pela ressurreição. Podemos ver que tanto a realidade da queda, quanto a realidade da ressurreição está dentro de nós, a antiga e a nova natureza. Por isso a necessidade do novo nascimento através da fé e do batismo. 

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.'
(1 João 5:19)

O mundo em si, já está no maligno, e até que tudo seja transformado, não será mudado dessa condição. Portanto, a restauração das coisas está dentro de nós, entre nós, dentro do corpo de Cristo. 

"Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós."
(Lucas 17:21)

As pessoas estão tentando encontrar o Reino de Deus do lado de fora do corpo, e isso não é possível. Jesus nos entrega as chaves do entendimento das realidades do Reino. As pessoas veem Jesus através do corpo de Cristo na terra, comandado pelo cabeça que é Ele mesmo. E o corpo é unido pelo Espírito e não pelas instituições ou concordâncias teológicas. O mundo não está enxergando o reino, e os cristãos estão tentando mostrá-lo de uma forma visível 

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui."
(João 18:36)

"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior." (Lucas 17:20)

O Reino é construído, expandido dentro de nós, depois no corpo de Cristo que transborda para o mundo, e assim as pessoas verão a glória de Deus revelada em Jesus Cristo (seu corpo na terra, manifesto na glória da igreja)

Alguns vão te dizer: Venha aqui, Ele está aqui, mas, ele não está lá: Ele está dentro de nós, e se manifesta entre nós, dessa forma, o reino também é edificado dentro de nós, e não do lado de fora. O mundo não vai ver Jesus em nossas construções, nem em nossas organizações, eles só poderão ver Jesus no amor que existir ENTRE nós, e essas ligações espirituais só podem ser criadas e mantidas em AMOR, o amor que vem Dele, pela fé, por isso, insisto, edifiquem vossa fé: 

"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
(Judas 1:20)

O amor só pode ser recebido pela fé, não podemos produzir amor em nós mesmos, Ele vem do próprio Deus através de Jesus, e quando decidimos crer e se relacionar com ele, decidimos também ter ações iguais as Dele. Diante disso, você compreende por que o amor se esfriou? o diabo engana as pessoas levando-as a crer que seu amor está no fato de cumprir ritos e liturgias denominacionais. E por isso, hoje as pessoas adoram a estrutura e por isso se tornaram como elas, frias. 

Qual foi a ultima vez que você abençoou alguém de forma direta? Serviu de alguma forma um necessitado? investiu em missões? ofertou na vida de um missionário? levou uma cesta básica para uma família em condições difíceis? pagou o aluguel de alguém que perdeu o emprego? o amor verdadeiro se expressa de forma espontânea em nossos comportamentos de nova criatura. O mundo vai ver Jesus no amor que há dentro de você expresso no amor de uma ação entre os irmãos e as pessoas não convertidas. 

Os irmãos não tem se importado com os irmãos, o amar a Deus gera um comportamento de amar o próximo, e se os próximos não tem sido amados, é porque as pessoas não amam a Deus, essa é a iniquidade que esfriou o amor no mundo. Promover bandeiras denominacionais não vai fazer o mundo ver Jesus, promover guerra de doutrinas e de razões não vai fazer o mundo ver Jesus, o mundo só verá Jesus pelo amor que estiver entre nós, partindo do pressuposto de que ele esta radiante dentro de cada um, Ele mesmo é o elo, Jesus, porque Ele é o próprio amor. 

O sintoma da pessoa que está abundante do amor de Deus e revela Cristo, é porque todo aquele que está a sua frente ou ao seu redor é importante, e de alguma forma vai poder receber algo de Deus através dessa pessoa que transborda Deus. Ser um abençoador, um supridor de necessidades é o que nos torna plenos e contentes. 

Faça uma observação:
Você é mais doador ou receptor?
O doador tem em abundância, o receptor tem falta
Por isso o doador é pleno e contente, porque está sempre cheio

O amor se esfriou pela iniquidade, em forma de egoísmo e hedonismo. 

(hedonismo: substantivo masculino; 1. Ética, cada uma das doutrinas que concordam na determinação do prazer como o bem supremo, finalidade e fundamento da vida moral, embora se afastem no momento de explicitar o conteúdo e as características da plena fruição, assim como os meios para obtê-la. 2. modo de vida inspirado no ou evocativo do hedonismo; dedicação ao prazer como estilo de vida.
"o famigerado h. da civilização romana")

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:12,13)

"E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ezequiel 36:27)

"Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." (Lucas 17:21)

Hoje você pode mudar seu coração através de um arrependimento genuíno que vem quando somos esclarecidos do nosso pecado. O pecado do egoísmo, da luxuria (de acordo com o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.). 

Hoje você pode decidir pela mudança através do poder do Espirito Santo que está na fé em Jesus Cristo. Decida por viver esse Reino de amor, arrependa-se do egoísmo, egocentrismo e vida sem propósito. 
Não deixe o amor se esfriar, porque só ele poderá nos manter até o fim. 

Olhe ao seu redor: 

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 João 4:20)

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." (1 João 4:11)

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6:24)

Você não vai conseguir amar a Deus, se continuar amando o dinheiro. Muitos chamados por Deus se perderam por não serem livres do amor ao dinheiro, e com isso levaram muitos juntos em sua perdição. 

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)

Espero que esse texto faça diferença na sua vida. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

  1. Amém,jesus seja louvado por essa palavra.se amamos jesus cuidamos das coisas dele

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...