sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Seu esforço pode estar sendo em vão

 

(Geiranger, Noruega)

Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
(1 Timóteo 5:18)

Todo trabalho tem sua remuneração, seja ele qual for, existe um custo em nossa hora de serviço, e podemos negociá-la de acordo com a necessidade do meio ao qual oferecemos nosso tempo, pois na verdade o custo é a união do que se faz, e quanto tempo se leva para fazer, e mesmo assim, essa mensuração de valor nunca foi e nunca será coerente, então, ela acaba por ser medida pela mentalidade de cada sociedade e sistema econômico, vamos citar um exemplo: 

Um médico americano, exerce a mesma função que um médico da Albânia, mas, eles recebem o mesmo valor pelo serviço prestado? Independente da capacidade acadêmica dele, e da experiência, ao ser contratado, será requerido dele a prestação de serviço de uma função médica especifica, porém, dependendo do hospital, da cidade, do estado e do país sua remuneração será diferente. Assim acontece com todas profissões. Muitos tentam me convencer de que depende da capacidade da pessoa para o tanto que ela irá ganhar, eu não consigo enxergar essa lógica, porque dessa forma estaríamos dizendo que o fato de um "boia fria" (trabalhador da colheita de cana de açúcar) merece ganhar os baixos salários que ganha por ser um trabalho braçal e sem qualificação acadêmica, faz sentido para o contexto da sociedade mundial em que vivemos, mas não para uma definição de justiça. 

Um deputado brasileiro precisa ter alguma capacitação especial além dos votos que recebeu? E quanto ele vai receber? Na verdade, se for no Brasil, ele irá receber muito mais do que a grande maioria da população brasileira, mesmo que ele não tenha nenhuma capacidade intelectual ou funcional dentro do contexto ao qual ele entrou, inclusive, se ele não tiver nenhuma experiência politica, irá receber do mesmo jeito. 

Um cantor que explode de repente, e em seis meses ele já ganhou mais dinheiro do que outros que cantam melhor, e tem mais conhecimento musical, e muito mais experiência, como poderíamos dizer que esse critério de capacitação se aplicaria? Os economistas da linha austríaca iriam dizer, mas ele recebe o equivalente a quantidade de riqueza que o trabalho dele gera, por exemplo, o Neymar no Paris Saint Germain. Os Milhões mensais são pagos a ele pela excelência do seu serviço de jogar para o clube, mas, também pela riqueza que ele gera para com sua presença, vendas e influência, ou seja, sua imagem se tornou geradora de riqueza para quem exerce direitos sobre ela. Minha resposta seria: Sim, é disso mesmo que estamos falando, o mercado e a mensuração de valores humana não é justa segundo o valor real de cada pessoa, mas, sim do que ela pode gerar. E sobre isso que estamos falando, a justiça das coisas, segundo o olhar da justiça própria de cada um. 

Agora vamos avaliar dois pontos sobre o ministro da palavra, pastor, missionário e outras funções ministeriais aos quais muitos dos próprios cristãos não conseguem avaliar como trabalho, e por isso, consideram um voluntariado ou hobby. Vamos ver o que Paulo disse, e colocar diante de uma afirmação de Deus feita a Adão no processo da queda. 

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
(1 Coríntios 9:14)

"Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? (1 Coríntios 9:9-13)

Muitos dizem aos pastores e missionários que eles trabalhem porque Paulo trabalhou em alguns lugares fazendo tendas, mas você imagina que essas sugestões vem de quem? dos avarentos, porque eles de alguma forma prezam pela sua justiça própria, e valorizam mais o seu dinheiro do que a vida daquele que respondeu a um chamado divino e dedica incondicionalmente sua vida a de alguma forma servir qualquer um que precise em qualquer lugar e em qualquer momento, e mesmo assim, não tem pelos seus irmãos a consideração desse serviço como trabalho. Paulo escolheu fazer tendas em alguns lugares, para que não se sentisse prejudicado pela acusação de que pregava à determinado povo por algum tipo de interesse, ele queria respaldar sua mensagem em uma condição de neutralidade de interesses, mas observe o que ele diz: 

"Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."
(1Co 9:11-12)

E mais: 

"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;
Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. (2 Coríntios 8:1-5)

Paulo estava arrancando da dureza de coração, egoísmo e avareza dos coríntios uma participação na oferta que eles estavam arrecadando para levar aos santos de Jerusalém. Irmãos, a igreja de coríntios pode ser considerada a igreja que mais gastou o trabalho de Paulo, e ele tinha que a todo momento se explicar por causa de situações como ofertas, que em muitos momentos não era nem para ele, o apóstolo tinha que se espremer em palavras, usando o exemplo da igreja da Macedônia para ver se quebrava a avareza do coração dos Coríntios. Então me diga, será que com a riqueza dessa igreja, através das centenas ou talvez milhares de famílias dessa cidade que faziam parte da comunidade dos santos, seria necessário Paulo trabalhar hora extra ministério para suprir suas necessidades? Use toda sua coerência e toda sua sinceridade e pondere essa situação. 

Não coloque a sua justiça como parâmetro, principalmente se você possui uma profissão que te fornece milhares de reais por hora, ou mesmo algumas centenas de reais por dia, porque você julga que seu tempo/trabalho é mais valioso do que o de um pastor, e/ou missionário. Não seria a junção da sua avareza com a sua justiça própria? Quando você precisa de um pastor ou um apóstolo, não é gasto da vida dele um tempo, um serviço e uma sabedoria para te corresponder? E isso que ele te dá, é menos valioso do que qualquer outro serviço que você venha a requerer de alguém, por exemplo, um psicólogo? 

Eu me lembro de uma pessoa que gastava 400 reais por consulta com um psiquiatra, fora os remédios, e a saúde que perdia com tudo isso, e após receber uma palavra, uma oração de libertação e ser batizada, foi completamente curada, e além de nunca mais gastar com psiquiatra, nunca mais tomou remédio e teve sua saúde restabelecida. Quanto ela ficou me devendo? Nada, pois quem curou e libertou-a foi o Espirito Santo, através do nome de Jesus, e eu não posso cobrar de um serviço que foi feito por outra pessoa, a não ser que essa pessoa que fez o serviço tenha dito assim: 

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
(1 Coríntios 9:14)

Deus falou isso através da vida do Apóstolo Paulo, que passou por esse conflito também, veja o que ele escreve a igreja de Filipos:

"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades." (Filipenses 2:25)

"Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço. (Filipenses 2:30)

Epafrodito quase morreu viajando aproximadamente 1200 km para levar uma oferta a Paulo, enviada pelos irmãos da igreja de Filipos. Será que não tinha ninguém mais perto que pudesse suprir Paulo? olhe no mapa onde Paulo tinha grupos de cristãos que ele servia e você verá que existiam dezenas de cidades em que ele passou e serviu como ministro do Evangelho, mas, não havia disposição no coração dessas pessoas, pois elas achavam que ele deveria se virar fazendo tendas. 

"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas." (Filipenses 3:18,19)

"Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
(Filipenses 4:10-19)

Espero que tenha chegado até essa parte do texto irmã(o)

Paulo fala aos Filipenses que: 

"Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta."

Preste bem atenção nesses versículos acima, medite, pondere, imprima eles em seu coração, se você não tem disposição de ser participante na vida de um missionário, porque a justiça própria em seu coração não permite, ou por que você tem um trabalho que não está ligado diretamente com uma função ministerial, peço-te, que pelo menos não critique ou julgue quem o faz, já existem pastores e missionários suficientemente machucados no corpo, as vezes debaixo de condenação, ou se sentindo indignos de comer uma pizza com o dinheiro de uma oferta por causa de discursos e acusações de pessoas avarentas e justiceiras. Não seja esse agente de destruição. 

Eu e minha esposa não temos problema com isso, e por isso temos ajudado muitos casais que passam dificuldades financeiras, emocionais e/ou sofrem com sentimento de condenação porque não se acham dignos de ter uma vida bem suprida e abundante. Pessoas que falam essas insanidades são como cães que sugam tudo que podem do corpo, mas, pensam que não tem obrigação com nada nem ninguém por serem "muito trabalhadores" em suas profissões, e que o que fazem vale milhares de reais, mas o serviço ministerial de outros não vale nem um jantar em um bom restaurante. 

Eu lutarei até o fim para quebrar essas fortalezas dentro do corpo, essa mentalidade diabólica, e que as pessoas que possuem uma maior facilidade de multiplicar suas finanças entendam que elas podem ser grandes abençoadoras de missionários e pastores, independente de sua justiça própria e seus parâmetros pessoais de bem estar. 

Quer saber qual é o meu parâmetro para abençoar uma pessoa com algo, ou algum valor? Eu dou exatamente o que eu gostaria de receber, ou seja, o melhor que eu tenho naquele momento, e dessa forma, tenho colhido diariamente em abundância, das coisas que não mereço, mas, Meu Deus me fez merecedor pelo Sangue de Jesus. Se você é um abençoador, continue e seja cada vez mais, se você não é, arrependa-se, lembre dessa parábola:

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Lucas 12:15-31)

Outra coisa muito importante, quem usa esse versículo abaixo está extremamente equivocado: 

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3:19)

Esse versículo fala de um contexto de maldição, ao qual Jesus já nos redimiu, então, mesmo trabalhando com excelência, a fonte de multiplicação de um cristão verdadeiro é a fé, a confiança no Deus provedor e a diligência no trabalho que exercemos. Seja qual for seu trabalho, seja diligente e faça com excelência e disciplina, mas, apenas confie no Deus provedor, todo fruto da confiança em si mesmo é confiança na justiça própria e isso é pecado. 

"De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:9-13)

Paulo a todo momento tenta corrigir a rota das igrejas para uma fé correta e uma esperança certeira:

"Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.
Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.
Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.
Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.
Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. (1 Coríntios 2:2-12)

É por isso que não podemos nos apoiar em nossa razão, o versículo de Genesis não se aplica mais aos nascidos do Espirito, veja Paulo Explicando isso aos Romanos:

"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:4-9)

O texto acima coloca nos em uma condição de redenção diferente desse de Genesis que estava nos rebaixando a uma maldição: 

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3:19)

É a nossa fé em Jesus Cristo que nos sustenta, quando você acorda e vai trabalhar, é o que Cristo fez que torna sua vida frutífera abundante e cheia de contentamento. Se você ainda enxerga seu sucesso como fruto do seu suor, ainda vive na lei, e não esta desfrutando da plenitude abundante de Jesus Cristo, arrependa-se!!

Eu sou pastor missionário, e oferto para outros pastores e missionários, e desejo que eles vivam bem, tenham uma casa boa, um carro bom, e comam bem, desejo que eles possam usufruir do melhor, sejam eles integrais ou que exerçam algum tipo de trabalho fora do ministério, não importa, pois, eles são mais do que dignos, e isso pelo sangue de Jesus, e por sua disposição de servir incondicionalmente ao bem estar e salvação de seu próximo, seja ele quem for. 

Te lembro, que sim, existem charlatões e mercenários, porém, nesse texto não me refiro a eles.

No fundo, bem no fundo, quem cai na mão de charlatões são as pessoas gananciosas:

"Mark Twain: “A mente exerce forte influência sobre o corpo. Desde o começo dos tempos, o feiticeiro, o intérprete de sonhos, o vidente, o charlatão, o curandeiro, o médico e o hipnotizador fizeram uso da imaginação dos clientes para ajudá-los em seu trabalho. Todos eles reconheceram a potência e a disponibilidade desta força.”

"A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem."

"Saiba que nos últimos dias virão tempos difíceis em que haverão homens gananciosos, avarentos, amantes de si mesmos, com aparência de piedade mas negando a eficácia dela. Desses mantenha distância." Apóstolo Paulo

"A ambição comete, em relação ao poder, o mesmo erro que a ganância em relação à riqueza: começa a acumulá-la como meio de felicidade, e acaba a acumulá-la como objetivo." Charles Caleb Colton

"Pensando em conseguir de uma só vez todos os ovos de ouro que a galinha poderia lhe dar, ele a matou e a abriu apenas para descobrir que não havia nada dentro dela." Esopo

"Dar é a cura para a ganância, e não acumular. Quando você semeia para ter uma colheita, você consegue dominar a ganância. A ganância acumula. O homem retém. Satanás rouba. A natureza do próprio Deus é inclinada a dar. Mike Murdock

"Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".
(Atos 20:35)

Paulo trabalhou muito mais do o necessário, para não dar a Glória de Deus aos avarentos que diriam que suas esmolas o sustentavam. 

Tenho muito mais a lhes falar, mas, deixo por aqui o suficiente para o momento!
Deus vos abençoe!

Leonardo Lima Ribeiro

Um comentário:

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...