terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Lançamento do nosso primeiro livro

 

(Schweinfurt, Alemanha)

É com muita alegria que anunciamos a finalização do conteúdo do nosso primeiro livro, apesar de a ideia inicial ser algo ligado a testemunho, no final, sentimos a direção de seguir a linha da formação de líderes, trazendo um conteúdo de amadurecimento espiritual, algo que já tem sido feito por essa página e pelo canal do Youtube. 

Já fechamos o orçamento com a editora, pagamos 20% de entrada e programamos a sequência do conteúdo e o objetivo, agora estamos na parte de custos, e você pode ser participante em intercessão e na parte financeira, ofertando, se você entende que esse livro poderá ajudar pessoas. Você nos ajuda também quando compartilha conteúdos dessa página e vídeos do nosso canal. Já temos material para um segundo livro, e creio que antes de lançar o segundo já teremos para um terceiro. 

O que falta hoje a igreja brasileira é maturidade, pois dinheiro, poder e sucesso não lhes tem faltado, porém, os líderes que deveriam estar levando as pessoas a uma vida de bom senso, coerência e maturidade. Essa liderança tem imprimido nas pessoas uma ostentação social que chega a ser competitiva com o mundo, e antes do avivamento precisamos de alguma forma tocar nessa ferida do corpo. 

O mundo não se impressiona com uma igreja que se comporta nos mesmos padrões culturais e ostentativos da sociedade, principalmente a de mentalidade progressista. O orgulho e a altivez são uma completa oposição ao Evangelho de Jesus, e a proposta desse livro é chamar os lideres a uma jornada de amadurecimento da fé, bom senso e coerência com a verdade de Deus. 

Se você é um inconformado (no bom sentido), e quer ser participante dessa reestruturação de líderes, se empenhe em ser participante conosco de alguma maneira, e tenho certeza que você além de receber seu galardão, também será incluído naquilo que Deus tem de melhor para o Brasil, claro, incluindo perseguições: 

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;(Mateus 5:10)

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
(2 Timóteo 3:12)

Percebe o desvio dos cristãos se comparados com esses versículos? Eles estão tentando ser aceitos pelo mundo, adaptando as igrejas e a palavra ao contexto social, e o social da elite principalmente, atraídos pelo glamour, riqueza, fama e sucesso. Te garanto que esse conteúdo vai ajudar não somente você e sua família a entender com clareza os objetivos de Deus para o corpo de Cristo na terra, mas a todos aos quais você for conduzido a compartilhar vídeos, textos e o livro. Não deixe para depois. 

Se quiser ser participante financeiro, mande sua oferta para o Pix que está nessa página e nos envie o comprovante e o aviso de que a oferta é específica para o lançamento do livro. Amanhã é meu aniversário, rsrs, um bom presente seria saber que você está orando por essa causa, ou de alguma forma tomou parte nela. 

Deus abençoe vocês!!

Leonardo Lima Ribeiro 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Seu esforço pode estar sendo em vão

 

(Geiranger, Noruega)

Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
(1 Timóteo 5:18)

Todo trabalho tem sua remuneração, seja ele qual for, existe um custo em nossa hora de serviço, e podemos negociá-la de acordo com a necessidade do meio ao qual oferecemos nosso tempo, pois na verdade o custo é a união do que se faz, e quanto tempo se leva para fazer, e mesmo assim, essa mensuração de valor nunca foi e nunca será coerente, então, ela acaba por ser medida pela mentalidade de cada sociedade e sistema econômico, vamos citar um exemplo: 

Um médico americano, exerce a mesma função que um médico da Albânia, mas, eles recebem o mesmo valor pelo serviço prestado? Independente da capacidade acadêmica dele, e da experiência, ao ser contratado, será requerido dele a prestação de serviço de uma função médica especifica, porém, dependendo do hospital, da cidade, do estado e do país sua remuneração será diferente. Assim acontece com todas profissões. Muitos tentam me convencer de que depende da capacidade da pessoa para o tanto que ela irá ganhar, eu não consigo enxergar essa lógica, porque dessa forma estaríamos dizendo que o fato de um "boia fria" (trabalhador da colheita de cana de açúcar) merece ganhar os baixos salários que ganha por ser um trabalho braçal e sem qualificação acadêmica, faz sentido para o contexto da sociedade mundial em que vivemos, mas não para uma definição de justiça. 

Um deputado brasileiro precisa ter alguma capacitação especial além dos votos que recebeu? E quanto ele vai receber? Na verdade, se for no Brasil, ele irá receber muito mais do que a grande maioria da população brasileira, mesmo que ele não tenha nenhuma capacidade intelectual ou funcional dentro do contexto ao qual ele entrou, inclusive, se ele não tiver nenhuma experiência politica, irá receber do mesmo jeito. 

Um cantor que explode de repente, e em seis meses ele já ganhou mais dinheiro do que outros que cantam melhor, e tem mais conhecimento musical, e muito mais experiência, como poderíamos dizer que esse critério de capacitação se aplicaria? Os economistas da linha austríaca iriam dizer, mas ele recebe o equivalente a quantidade de riqueza que o trabalho dele gera, por exemplo, o Neymar no Paris Saint Germain. Os Milhões mensais são pagos a ele pela excelência do seu serviço de jogar para o clube, mas, também pela riqueza que ele gera para com sua presença, vendas e influência, ou seja, sua imagem se tornou geradora de riqueza para quem exerce direitos sobre ela. Minha resposta seria: Sim, é disso mesmo que estamos falando, o mercado e a mensuração de valores humana não é justa segundo o valor real de cada pessoa, mas, sim do que ela pode gerar. E sobre isso que estamos falando, a justiça das coisas, segundo o olhar da justiça própria de cada um. 

Agora vamos avaliar dois pontos sobre o ministro da palavra, pastor, missionário e outras funções ministeriais aos quais muitos dos próprios cristãos não conseguem avaliar como trabalho, e por isso, consideram um voluntariado ou hobby. Vamos ver o que Paulo disse, e colocar diante de uma afirmação de Deus feita a Adão no processo da queda. 

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
(1 Coríntios 9:14)

"Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? (1 Coríntios 9:9-13)

Muitos dizem aos pastores e missionários que eles trabalhem porque Paulo trabalhou em alguns lugares fazendo tendas, mas você imagina que essas sugestões vem de quem? dos avarentos, porque eles de alguma forma prezam pela sua justiça própria, e valorizam mais o seu dinheiro do que a vida daquele que respondeu a um chamado divino e dedica incondicionalmente sua vida a de alguma forma servir qualquer um que precise em qualquer lugar e em qualquer momento, e mesmo assim, não tem pelos seus irmãos a consideração desse serviço como trabalho. Paulo escolheu fazer tendas em alguns lugares, para que não se sentisse prejudicado pela acusação de que pregava à determinado povo por algum tipo de interesse, ele queria respaldar sua mensagem em uma condição de neutralidade de interesses, mas observe o que ele diz: 

"Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."
(1Co 9:11-12)

E mais: 

"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;
Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. (2 Coríntios 8:1-5)

Paulo estava arrancando da dureza de coração, egoísmo e avareza dos coríntios uma participação na oferta que eles estavam arrecadando para levar aos santos de Jerusalém. Irmãos, a igreja de coríntios pode ser considerada a igreja que mais gastou o trabalho de Paulo, e ele tinha que a todo momento se explicar por causa de situações como ofertas, que em muitos momentos não era nem para ele, o apóstolo tinha que se espremer em palavras, usando o exemplo da igreja da Macedônia para ver se quebrava a avareza do coração dos Coríntios. Então me diga, será que com a riqueza dessa igreja, através das centenas ou talvez milhares de famílias dessa cidade que faziam parte da comunidade dos santos, seria necessário Paulo trabalhar hora extra ministério para suprir suas necessidades? Use toda sua coerência e toda sua sinceridade e pondere essa situação. 

Não coloque a sua justiça como parâmetro, principalmente se você possui uma profissão que te fornece milhares de reais por hora, ou mesmo algumas centenas de reais por dia, porque você julga que seu tempo/trabalho é mais valioso do que o de um pastor, e/ou missionário. Não seria a junção da sua avareza com a sua justiça própria? Quando você precisa de um pastor ou um apóstolo, não é gasto da vida dele um tempo, um serviço e uma sabedoria para te corresponder? E isso que ele te dá, é menos valioso do que qualquer outro serviço que você venha a requerer de alguém, por exemplo, um psicólogo? 

Eu me lembro de uma pessoa que gastava 400 reais por consulta com um psiquiatra, fora os remédios, e a saúde que perdia com tudo isso, e após receber uma palavra, uma oração de libertação e ser batizada, foi completamente curada, e além de nunca mais gastar com psiquiatra, nunca mais tomou remédio e teve sua saúde restabelecida. Quanto ela ficou me devendo? Nada, pois quem curou e libertou-a foi o Espirito Santo, através do nome de Jesus, e eu não posso cobrar de um serviço que foi feito por outra pessoa, a não ser que essa pessoa que fez o serviço tenha dito assim: 

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
(1 Coríntios 9:14)

Deus falou isso através da vida do Apóstolo Paulo, que passou por esse conflito também, veja o que ele escreve a igreja de Filipos:

"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades." (Filipenses 2:25)

"Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço. (Filipenses 2:30)

Epafrodito quase morreu viajando aproximadamente 1200 km para levar uma oferta a Paulo, enviada pelos irmãos da igreja de Filipos. Será que não tinha ninguém mais perto que pudesse suprir Paulo? olhe no mapa onde Paulo tinha grupos de cristãos que ele servia e você verá que existiam dezenas de cidades em que ele passou e serviu como ministro do Evangelho, mas, não havia disposição no coração dessas pessoas, pois elas achavam que ele deveria se virar fazendo tendas. 

"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas." (Filipenses 3:18,19)

"Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
(Filipenses 4:10-19)

Espero que tenha chegado até essa parte do texto irmã(o)

Paulo fala aos Filipenses que: 

"Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.
Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta."

Preste bem atenção nesses versículos acima, medite, pondere, imprima eles em seu coração, se você não tem disposição de ser participante na vida de um missionário, porque a justiça própria em seu coração não permite, ou por que você tem um trabalho que não está ligado diretamente com uma função ministerial, peço-te, que pelo menos não critique ou julgue quem o faz, já existem pastores e missionários suficientemente machucados no corpo, as vezes debaixo de condenação, ou se sentindo indignos de comer uma pizza com o dinheiro de uma oferta por causa de discursos e acusações de pessoas avarentas e justiceiras. Não seja esse agente de destruição. 

Eu e minha esposa não temos problema com isso, e por isso temos ajudado muitos casais que passam dificuldades financeiras, emocionais e/ou sofrem com sentimento de condenação porque não se acham dignos de ter uma vida bem suprida e abundante. Pessoas que falam essas insanidades são como cães que sugam tudo que podem do corpo, mas, pensam que não tem obrigação com nada nem ninguém por serem "muito trabalhadores" em suas profissões, e que o que fazem vale milhares de reais, mas o serviço ministerial de outros não vale nem um jantar em um bom restaurante. 

Eu lutarei até o fim para quebrar essas fortalezas dentro do corpo, essa mentalidade diabólica, e que as pessoas que possuem uma maior facilidade de multiplicar suas finanças entendam que elas podem ser grandes abençoadoras de missionários e pastores, independente de sua justiça própria e seus parâmetros pessoais de bem estar. 

Quer saber qual é o meu parâmetro para abençoar uma pessoa com algo, ou algum valor? Eu dou exatamente o que eu gostaria de receber, ou seja, o melhor que eu tenho naquele momento, e dessa forma, tenho colhido diariamente em abundância, das coisas que não mereço, mas, Meu Deus me fez merecedor pelo Sangue de Jesus. Se você é um abençoador, continue e seja cada vez mais, se você não é, arrependa-se, lembre dessa parábola:

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Lucas 12:15-31)

Outra coisa muito importante, quem usa esse versículo abaixo está extremamente equivocado: 

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3:19)

Esse versículo fala de um contexto de maldição, ao qual Jesus já nos redimiu, então, mesmo trabalhando com excelência, a fonte de multiplicação de um cristão verdadeiro é a fé, a confiança no Deus provedor e a diligência no trabalho que exercemos. Seja qual for seu trabalho, seja diligente e faça com excelência e disciplina, mas, apenas confie no Deus provedor, todo fruto da confiança em si mesmo é confiança na justiça própria e isso é pecado. 

"De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:9-13)

Paulo a todo momento tenta corrigir a rota das igrejas para uma fé correta e uma esperança certeira:

"Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.
Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.
Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.
Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.
Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. (1 Coríntios 2:2-12)

É por isso que não podemos nos apoiar em nossa razão, o versículo de Genesis não se aplica mais aos nascidos do Espirito, veja Paulo Explicando isso aos Romanos:

"Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:4-9)

O texto acima coloca nos em uma condição de redenção diferente desse de Genesis que estava nos rebaixando a uma maldição: 

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3:19)

É a nossa fé em Jesus Cristo que nos sustenta, quando você acorda e vai trabalhar, é o que Cristo fez que torna sua vida frutífera abundante e cheia de contentamento. Se você ainda enxerga seu sucesso como fruto do seu suor, ainda vive na lei, e não esta desfrutando da plenitude abundante de Jesus Cristo, arrependa-se!!

Eu sou pastor missionário, e oferto para outros pastores e missionários, e desejo que eles vivam bem, tenham uma casa boa, um carro bom, e comam bem, desejo que eles possam usufruir do melhor, sejam eles integrais ou que exerçam algum tipo de trabalho fora do ministério, não importa, pois, eles são mais do que dignos, e isso pelo sangue de Jesus, e por sua disposição de servir incondicionalmente ao bem estar e salvação de seu próximo, seja ele quem for. 

Te lembro, que sim, existem charlatões e mercenários, porém, nesse texto não me refiro a eles.

No fundo, bem no fundo, quem cai na mão de charlatões são as pessoas gananciosas:

"Mark Twain: “A mente exerce forte influência sobre o corpo. Desde o começo dos tempos, o feiticeiro, o intérprete de sonhos, o vidente, o charlatão, o curandeiro, o médico e o hipnotizador fizeram uso da imaginação dos clientes para ajudá-los em seu trabalho. Todos eles reconheceram a potência e a disponibilidade desta força.”

"A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem."

"Saiba que nos últimos dias virão tempos difíceis em que haverão homens gananciosos, avarentos, amantes de si mesmos, com aparência de piedade mas negando a eficácia dela. Desses mantenha distância." Apóstolo Paulo

"A ambição comete, em relação ao poder, o mesmo erro que a ganância em relação à riqueza: começa a acumulá-la como meio de felicidade, e acaba a acumulá-la como objetivo." Charles Caleb Colton

"Pensando em conseguir de uma só vez todos os ovos de ouro que a galinha poderia lhe dar, ele a matou e a abriu apenas para descobrir que não havia nada dentro dela." Esopo

"Dar é a cura para a ganância, e não acumular. Quando você semeia para ter uma colheita, você consegue dominar a ganância. A ganância acumula. O homem retém. Satanás rouba. A natureza do próprio Deus é inclinada a dar. Mike Murdock

"Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".
(Atos 20:35)

Paulo trabalhou muito mais do o necessário, para não dar a Glória de Deus aos avarentos que diriam que suas esmolas o sustentavam. 

Tenho muito mais a lhes falar, mas, deixo por aqui o suficiente para o momento!
Deus vos abençoe!

Leonardo Lima Ribeiro

domingo, 22 de janeiro de 2023

O ministério de Golias

(Dortmund, Alemanha) 

O cuidado missionário é um ministério que nasce em pessoas que passaram por muitas feridas e disfunções emocionais, tais como rejeição por exemplo, e conseguiram superar e receber através do amor de Deus em Jesus Cristo a cura completa e a reformulação da visão de mundo e da interrelação entre pessoas. 

A pessoa curada não precisa deixar de ser introspectiva, mas, uma das características e a convicção de quem ela é em Deus, e de quem Jesus é nela, a segurança da confiança extrema em seu Senhor, e a unção e autoridade para curar outras pessoas. 

"O sacerdote respondeu: "A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada". Davi disse: "Não há outra melhor; dê-me essa espada". (1 Samuel 21:9)

Davi venceu Golias por confiar exclusivamente na palavra de Deus, em quem Deus era nele, e quem ele era em Deus. Davi era um rejeitado em sua família, e sua exclusão o levou a buscar intimidade com Deus, e podemos ver, que ele já havia sido experimentado em batalhas antes de lidar com a maior delas, o gigante filisteu. 

"Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,

"Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo." (1 Samuel 17:34-37)

Davi sabia quem era por ele, e por isso conseguiu colocar toda sua convicção naquilo que disse, e fez.
Essas pessoas não precisam da afirmação de ninguém, até porque Davi nunca teve. Podemos notar que os seus irmãos zombam e repreendem ele no contexto do front onde ele tinha ido apenas levar alimento aos seus zombadores. 

"E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
(1 Samuel 17:28-31)

Mesmo assim Davi tinha segurança em suas palavras e atitudes, e nenhum tipo de desprezo e rejeição tinham poder de intimidá-lo. Esse é o poder da regeneração do caráter através da palavra e do Espirito de Deus, é isso que nós buscamos oferecer através do cuidado missionário, pois há quem já venha destruído em suas emoções para o ministério, e outros que foram destruídos dentro da própria jornada, não conseguem fluir em sua espiritualidade, pois as feridas internas e deformidades em seu caráter impedem, então, elas colocam toda sua capacidade intelectual e mental para reproduzir um sucesso aparente, e assim, se convencer de que "deram certo na vida"

Temos encontrado dezenas e dezenas de ministros na palavra que estão o ministério apenas lutando para "dar certo" na vida, e provar para a sociedade e para si mesmo que são vencedores, e essa atitude é que nos revela que estes não são curados no amor de Cristo, eles são apenas um outdoor de um evangelho institucional e burocrático que realiza expectativas de inclusão social, e apaziguam frustrações familiares por um tempo. 

A noite escura, vazia e sem sentido é a realidade de muitos que estão atuando no cenário missionário, enfrentando profundas depressões, doenças psicossomáticas, muitas delas manifestas através de um câncer devido a mágoas e ressentimentos de circunstâncias do não cuidado de seu homem interior. A causa é muito mais séria do que se possa pensar, e na maioria das vezes essas pessoas não tem com quem se abrir, e um psicólogo sem unção e conhecimento espiritual das coisas não pode ajudar além de expor o problema e indicar um psiquiatra para que essa pessoa seja medicada. 

Temos experiências maravilhosas de curas em nossas vidas, e na vida de outros através da nossa, porém temos também muitas experiências tristes onde a intelectualidade e a confiança na ciência mais do que no poder de Deus fez com muitos desses fossem impedidos de receber a cura e restauração de suas emoções e sobriedade da mente. 

"O sacerdote respondeu: "A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada". Davi disse: "Não há outra melhor; dê-me essa espada". (1 Samuel 21:9)

Aquilo que era para ter destruído Davi, serviu no futuro como instrumento para curar pessoas, Davi usou a espada de Golias para lutar contra os próprios filisteus. Assim é na nossa vida, daquilo que fomos livres e curados, vem a unção e autoridade para curar e restaurar a vida de outros.

Deus abençoe vocês. 

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 15 de janeiro de 2023

Os capatazes e os testas de ferro (A lei do bode expiatório)

 

(Lepsoya, Noruega)

No ano de 2002, quando eu fazia faculdade de gestão em Hotelaria eu comprei um livro chamado 48 leis do poder, do autor Robert Greene, um livro que fala da mente humana e as astucias e malicias para alcançar e manter o poder, custe o que custar. Na opinião de alguns é um livro perigoso, já eu, acho que não, pois um livro com ensinamentos inescrupulosos não pode mudar quem você é, ele apenas te ensina a colocar para fora um caráter que já existia, e ainda, em alguns casos livros como esse podem te ajudar a não ser enganado e manipulado. 

Sendo assim, quando houve minha conversão em Jesus, muito do que estava escrito naquele livro que eu havia lido duas vezes, estava gravado no meu cérebro, então, eu conseguia ver ou entender circunstâncias que eu vivia em determinados lugares e identificar os tipos de líder que eu estava lidando, na maioria das vezes de forma inconsciente, pois eu identificava o desvio do padrão, mas eu não sabia porque sabia.

Algumas semanas atrás, meu filho comprou esse livro, e 20 anos depois fui dar uma olhada novamente, e comecei a entender mais sobre os pensamentos infiltrados na igreja que tem destruído o ambiente de amor e pureza que deveria reinar nestes lugares. De forma consciente ou inconsciente, homens gananciosos, ambiciosos, e raramente inocentes tem governado as instituições eclesiásticas sob o domínio dessa mentalidade caída, posso afirmar que hoje é a maioria, e justamente por causa disso, Deus está permitindo vir uma pressão, um fogo, um juízo, para expor essas malignidades dentro do "corpo" de Cristo, e após esse fogo vai aparecer a igreja remanescente. O ouro puro, livre das impurezas. 

Nos próximos dias, vou tentar expor alguns pontos desse livro do Robert Greene, que é muito eficiente para as esferas de luta de poder do mundo, mas, que é um câncer para a igreja de Cristo na terra. Hoje, quero que você análise o ponto que será exposto e veja se você já viveu ou vive debaixo de uma liderança assim: Caso você viva, minha sugestão é que você corra para Deus, e peça direcionamento sobre o que e como fazer, pois, chegou o tempo do povo verdadeiro, genuíno e puro ser livre dos tentáculos do sistema mundano. 

Vamos ver um trecho do livro que fala sobre esse ponto citado no título desse artigo: 

1. Esconda os seus erros - tenha um bode expiatório por perto para assumir a culpa
O nosso bom nome e reputação dependem mais do que ocultamos, do que o que revelamos. Todos cometem erros, mas aqueles que são verdadeiramente inteligentes conseguem esconde-los e garantir que outra pessoa seja a culpada. Um bode expiatório conveniente deve sempre ser mantido por perto para estes momentos.

Deve parecer um modelo de civilidade e eficiência: as suas mãos não se sujam com erros e atos desagradáveis. Mantenha uma aparência impecável, use os demais como bode expiatório para disfarçar a sua participação.

Compreendendo o funcionamento do poder e a importância das aparências, procure a cabeça mais conveniente e use-a imediatamente.

(48 leis do poder, Robert Greene)

Você já vivenciou isso? 
Eu já, e em muitos lugares. 
Líderes populares precisam de alguém que faça o serviço sujo, e quando a bomba explodir, eles vão entregar essa, ou essas pessoas que fizeram tais serviços, e ainda vão continuar como bons e salvadores dos injustiçados. Essa é um técnica usada no mundo do poder, mas que foi levada para a igreja, e o espirito do anticristo tem se apropriado disso para entrar com enganos e matar espiritualmente pessoas que vivem debaixo desse governo de mentira. 

Vamos ver mais um trecho desse principio do uso do bode expiatório: 

"Os erros ocasionais são inevitáveis ​​- saiba como lidar com os mesmos
As pessoas de poder são desfeitas não pelos erros que cometem, mas pela maneira como lidam com eles. O erro não desaparece com um pedido de desculpas; pelo contrário, aprofunda-se e piora. É melhor cortá-lo imediatamente, distrair a atenção de si mesmo e concentrar a atenção num bode expiatório conveniente. Não dê tempo aos outros para refletir sobre a sua responsabilidade ou a sua possível incompetência.

O sacrifício sangrento do bode expiatório parece uma relíquia bárbara do passado, mas a prática continua até hoje, mesmo que indiretamente e simbolicamente. Como o poder depende das aparências, e os que estão no poder parecem nunca cometer erros, o uso de bodes expiatórios é hoje tão popular como sempre. Além de culpar convenientemente a mudança, um bode expiatório pode servir como um aviso para os outros.

De facto, muitas vezes é prudente escolher a vítima mais inocente possível como uma cabra sacrificial. Estas pessoas não são poderosas o suficiente para lutar contra si, e os seus protestos ingénuos podem ser vistos como protestando demais, como um sinal da própria culpa.

Tenha cuidado, no entanto, para não criar um mártir. É importante que continue sendo a vítima, o pobre líder traído pela incompetência das pessoas ao seu redor.

A história sempre mostrou o valor de usar um associado próximo como bode expiatório. Nos tempos antigos, isso era conhecido como a "queda do favorito".

A escolha de um associado próximo como bode expiatório tem o mesmo valor que a "queda do favorito". Pode perder um amigo ou assessor, mas a longo prazo, é mais importante esconder os seus erros do que estar com alguém que um dia provavelmente irá voltar-se contra si."

(trecho do livro: 48 leis do poder, Robert Greene) 

Hoje eu faço faculdade de Bacharel em relações internacionais e estou lendo novamente muitos livros ligados a política, diplomacia e esferas do poder mundial, e consigo ver claramente o que os líderes eclesiásticos tem feito com as pessoas. 

O juízo já começou!!!

Vamos ver mais uma nuance desse tipo de líder: 

"2. Faça uso da pata de gato
Na fábula, o macaco agarra a pata do seu amigo gato, e usa-a para tirar castanhas do fogo sem se ferir.

Se há algo desagradável ou impopular que precisa ser feito, é muito arriscado para si fazer o trabalho sozinho. Precisa de uma pata de gato - alguém que faça o trabalho sujo e perigoso para si. A pata do gato agarra o que precisa, fere as suas vítimas e evita que as pessoas percebam que é o responsável. Deixe que alguém seja o carrasco, ou o portador das más notícias, enquanto traz apenas alegria e boas novas.

Quem pode usar para pata de gato?
Sempre haverá pessoas que estão disponíveis a fazer as suas tarefas sujas para o manter no trono. Geralmente, é uma pessoa de fora do seu círculo imediato, que provavelmente não perceberá como está sendo usada. Encontrará estes tolos em todos os lugares - pessoas que gostam de fazer favores, especialmente se der uma cenoura em troca.

À medida que realizam tarefas que lhes parecem inocentes, ou pelo menos completamente justificadas, na verdade estão a abrir espaço para si, espalhando as informações que alimenta, prejudicando as pessoas que as patas de gato não se percebem serem os seus rivais, promovendo inadvertidamente a sua causa. Suja as mãos dos outros enquanto as suas permanecem impecáveis."

(trecho do livro: 48 leis do poder, Robert Greene)

Existem forças malignas que sempre tiveram a missão especifica de infiltração no corpo, afim de confundir e implodir suas funções, o nosso inimigo tem milhares e milhares de anos de experiência em enganar, e sem que estejamos completamente debaixo do governo do Espirito Santo, seremos enganados e vencidos por suas estratégias. 

Vou colocar aqui o final dessa lei do poder, analise o ambiente que você vive, e caso esteja preso nesses tentáculos do governo do anticristo, peça a Deus que te livre, procure pessoas que podem te ajudar: 

"Estratégia principal - nunca faça o trabalho que uma pata de gato possa fazer
Tenha a capacidade de pensar à frente, de imaginar maneiras pelas quais outras pessoas podem ser atraídas e fazer o trabalho por si. Disfarce o seu objetivo, envolvendo-o em mistério, como os estranhos barcos inimigos aparecendo vagamente na névoa. Quando os seus rivais não sabem ao certo o que pretende, reagirão de maneiras que muitas vezes trabalham contra eles a longo prazo. Na verdade, os seus rivais tornar-se-ão as suas próprias patas de gato.

Se disfarçar as suas intenções, é mais fácil orientar os outros em movimentos que realizam exatamente o que pretende que seja feito, mas que não quer fazer. Isto pode exigir um planeamento antecipado A pata do gato estabelece a sua credibilidade e o protege da aparência desagradável de parecer ser muito insistente. A maneira mais eficaz de usar a pata de um gato é muitas vezes fornecer informações que o mesmo irá espalhar para chegar ao seu propósito.

Finalmente, pode encontrar casos em que se oferecer deliberadamente como a pata do gato acabará por ganhar grande poder. Este é o ardil do cortesão perfeito. O seu símbolo é Walter Raleigh, que uma vez colocou a sua própria capa num chão lamacento para que a rainha Isabel não sujasse os seus sapatos. Como instrumento que protege um mestre ou um colega do desagrado ou perigo, ganha imenso respeito, que mais cedo ou mais tarde pagará dividendos.

Lembre-se: se puder tornar a sua assistência sutil e graciosa, em vez de arrogante e onerosa, a sua recompensa será ainda mais satisfatória e poderosa.

Advertências:
A pata do gato e o bode expiatório devem ser usados ​​com extrema cautela e delicadeza. São como telas que escondem ao público o seu envolvimento num trabalho sujo ou desagradável; se a qualquer momento a tela for levantada e for visto como o manipulador, o mestre de marionetas, toda a dinâmica volta-se contra si.

A sua mão será vista em todos os lugares e será o responsabilizado pelos infortúnios, muitos dos quais provavelmente não tenha tido nada a ver. Uma vez que a verdade é revelada, os eventos ficarão fora de controle.

É sempre mais sensato usar estes tolos em tarefas mas inocentes, onde um erro não causará danos graves."

(trecho do livro: 48 leis do poder, Robert Greene)

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)

Irmãos, se vocês quiserem ser bem sucedidos no mundo, da forma do mundo, é a sua opção, mas, pelo menos não use o nome de Jesus, pois o reino Dele não é dos astuciosos, nem dos maliciosos, o reino Dele é de benignidade, e neste, os que prevalecem são os benignos!!

Se o seu coração esta em trevas, hoje é o dia para se arrepender, Deus é misericordioso e perdoa os seus pecados. 

Deus vos abençoe e abra seus olhos espirituais!!

Leonardo Lima Ribeiro 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Curso de Discipulado Cristão online (somente para líderes)

 



Curso online de discipulado cristão via Zoom ou Googlemeet.

2 horas/aula por semana (Mensalidade $ 259,00) (Livro: Livres na vinda do Senhor/brinde)

Sala com no mínimo 2 pessoas e no máximo 10

Curso com 4 módulos/mês (Duração 2 meses)

Conteúdo teórico e prático, baseado em vivência e experiência 

Maiores informações pelo whatsapp (47) 99672-6686

Deus abençoe vocês

domingo, 8 de janeiro de 2023

O que está acontecendo no Brasil?!

 

(Chã Grande, Pernambuco, Brasil)

"“O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem.” (Jeremias 4:22 NVI)

"“Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade. Embora digam: ‘Juro pelo nome do Senhor’, ainda assim estão jurando falsamente.” 
(Jeremias 5:1‭-‬2 NVI)

Hoje estava me lembrando de áudios que recebia em 2015 e 2016 quando morava em um sítio na cidade de Chã Grande, Pernambuco, profetas falando que viria um juízo de Deus no Brasil e que haveria muito tumulto e confusão nos próximos anos. Eu achava aquilo um exagero, porque ao meu ver, tumulto e confusão já estavam acontecendo, mesmo que grande parte da população e principalmente a igreja não estivessem percebendo. Desde 2013, após as manifestações em prol do impeachment da então presidente do partido dos trabalhadores,  eu escrevia sobre o golpe que estava por vir, pois a cartilha e o protocolo são os mesmos para os países das américas central e do sul. Eu já havia acompanhado os procedimentos de aparelhamento do judiciário que levaram Hugo Chavez à ditadura na Venezuela. 

A morte do Juiz Teori Zawaski anunciava o que estava por vir, falei sobre isso em minha casa no ano de 2013, quando vi esses movimentos de juízes do "$uperi@r Tribun@l Feder@l", então, apesar dessas mensagens proféticas de whatsapp em 2015 fazerem algum sentido, para mim não era algo para o futuro, era algo que já estava acontecendo, faltavam apenas alguns detalhes para a implantação definitiva de uma ditadura como a vemos hoje. Por isso continuei dizendo: precisamos de uma conversão, quem convivia comigo lembra que eu falava sobre um discipulado radical, pois estávamos sendo enganados pelas conveniências do mundo, e por isso não conseguíamos enxergar a realidade com as lentes do caráter de Cristo. Os anos se passaram, a igreja continuou seguindo os instintos humanos de seus líderes, e o país, mesmo com um temporário alivio durante o governo da direita, não solucionou o seu maior problema, a corrupção de valores.

A igreja não é militante, não foi chamada para lutar de forma ferrenha contra as ideologias, não atuamos no campo dos argumentos: 

"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. (Efésios 3:10-12)

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)

Temos uma função no meio desse caos, governar nas regiões celestiais: Pastor, líder? Sua igreja tem grupos de intercessão específicos pela nação, pelas autoridades nacionais? Jejuns coletivos? Nesses últimos anos você ensinou sua igreja a atuar de forma efetiva nessa função? Quais foram os alvos de oração da sua igreja nos últimos 10 anos? quais foram os objetivos principais? Todas as suas motivações vão ser expostas agora! 

"Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto mais que a rocha, e recusaram arrepender-se." (Jeremias 5:3 NVI)

Irmãos?!! Afinal, qual é a função da igreja na terra? Na sociedade? Não sabeis vós que a direita e a esquerda são apenas os dois braços de um corpo, o sistema do Anticristo? Vocês são tão inocentes que pensaram que poderiam se envolver sem se sujar? Olhe as palavras de Jeremias, nunca foram tão atuais. Faz anos que Deus nos convida ao quebrantamento e ao relacionamento com Ele, para que Ele possa operar poderosamente em nossa nação através da igreja, mas nós temos buscado deleitar em nossas vaidades. Nossos cultos se tornaram festas de celebração de nossas conquistas pessoais, os prédios das instituições religiosas se tornaram alçapões para prender inocentes cobiçosos de sucesso, riquezas e fama. A mentira e desonestidade reinou onde devia ser apregoada a verdade. A dissimulação se tornou estratégia de influência. 

"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (1 João 4:4-6)

O mundo invadiu as igrejas, as alianças impuras deturparam a mensagem, impérios humanos foram levantados, e homens foram exaltados usando o nome de Jesus. Deus levou seus profetas a chamar o povo ao arrependimento, mas, os pregadores lançavam seus decretos de vitória, com suas certezas ensoberbecidas e cegas. Os homens anunciaram paz, onde não havia paz, anunciaram a vitória onde não havia, pois seus corações estavam cheios de rapina e suas visões distorcidas pelos desejos do ventre. A relação com o Senhor virou uma barganha. 

"Mentiram acerca do Senhor, dizendo: “Ele não vai fazer nada! Nenhum mal nos acontecerá; jamais veremos espada ou fome. Os profetas não passam de vento, e a palavra não está neles; por isso aconteça com eles o que dizem”. “Há ímpios no meio do meu povo: homens que ficam à espreita como num esconderijo de caçadores de pássaros; preparam armadilhas para capturar gente. Suas casas estão cheias de engano, como gaiolas cheias de pássaros. E assim eles se tornaram poderosos e ricos, estão gordos e bem alimentados. Não há limites para as suas obras más. Não se empenham pela causa do órfão, nem defendem os direitos do pobre. Não devo eu castigá-los?”, pergunta o Senhor. “Não devo eu vingar-me de uma nação como essa? (Jeremias 5:12‭-‬13‭, ‬26‭-‬29 NVI)

A igreja perdeu sua autoridade porque começaram a profetizar em comícios enquanto os políticos assumiam os púlpitos, os pastores entraram no congresso, enquanto os vereadores, prefeitos e deputados entraram nas igrejas, e a mensagem de Jesus foi desaparecendo cada vez mais, ao invés de arrependimento o que se ouvia é "receba sua vitória, receba sua benção". O amor de Deus tem uma só mensagem, através de Jesus, anunciada em uma crucificação seguida de ressurreição. Arrependei-vos!, e sejam salvos!

Os apóstolos pregaram: Arrependei-vos e sejam salvos. Jesus pregou: Arrependei-vos e sejam salvos. E o que nós temos pregado? decrete sua vitória e receba suas bençãos?? O sistema do mundo não recebe a verdade, mas ele se infiltra nas instituições da verdade e as transforma em uma mentira. Lideres, arrependam-se, pastores, profetas e apóstolos, arrependam-se! Jesus está chamando ao quebrantamento, as palavras de Jeremias são as palavras de Deus para nós hoje.

"Uma coisa espantosa e horrível acontece nesta terra: Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?" (Jeremias 5:30‭-‬31 NVI)

Homens que hoje clamam por justiça e se assombram com as injustiças e desmandos da cúpula do governo, se esquecem que agiram com as mesmas injustiças e corrupções em seus governos eclesiásticos. Não há resposta ao clamor destes, porque a justiça seria injusta. Arrependei-vos antes de clamar justiça, ofereça misericórdia aos que estão debaixo desse jugo de suas injustiça antes de clamar intervenção divina na situação do Brasil

"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus, Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. ()Isaías 58:1-14

O sistema desse mundo usa a direita e a esquerda para o mesmo fim, levar a sociedade a concretização da agenda final para o levantamento do anticristo. E os lideres mornos, com a visão turva, distraídos pelo glamour oferecido pelo mundo, e a cegueira da exaltação tem servido a esse sistema, ensinando as pessoas a continuarem não sabendo de nada, apenas barganhando suas bençãos e fingindo que são plenos e felizes pelas suas confissões positivas. 

"Quando acabou de contar essas parábolas, Jesus saiu dali. Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes milagrosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?” E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles." (Mateus 13:53‭-‬58 NVI)

Quantos profetas profetizaram coisas no ano de 2022 e nenhuma de suas profecias se concretizaram, foi o juízo de Deus separando os profetas de Baal, dos profetas Dele. Aqueles que disseram paz, tudo está resolvido até a virada do ano, mostraram por qual espirito estavam profetizando. A partir de agora, cuidado com quem não esteja dizendo: "Arrepende-te e converta-se ao Senhor", pois essa é a mensagem que prepara a vinda do Messias!!! 

"Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:5-12)

Deus quer, e vai fazer coisas poderosas em nossa nação, e através dela no mundo, porém, mediante a uma igreja quebrantada e arrependida de suas futilidades e egoísmo. Ele quer purificar nossas motivações. 

A verdadeira igreja de Cristo é triunfante!!

Deus abra seus olhos e converta seu coração!

Leonardo Lima Ribeiro 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O presidente não tem tem função pastoral


 (Campo verde, Mato Grosso, Brasil) 

Esses dias me perguntei, na verdade perguntei ao meu Senhor, onde foi criado esse sistema eclesiástico que de certa forma estava matando a essência do Evangelho de Cristo, pois nos meus anos de caminhada cristã pude observar que os "leigos" não tem amadurecido, nem entendido o propósito de suas vidas, enquanto que o clero, avança e se torna cada vez mais poderoso na terra, influentes na sociedade e não passiveis de serem de alguma forma questionados em seus desvios. 

Eu pensei que isso tinha acontecido no período da reforma, onde apesar de ter ocorrido uma abertura para o povo, e a possibilidade de deixá-los ter acesso a palavra, foi lhes negado a possibilidade de vivenciar o corpo de Cristo da forma original, como era na igreja primitiva, onde a função dos líderes era servir no amadurecimento da fé das pessoas, e não no propósito de criar uma instituição de controle em um formato piramidal de poder, onde a base e o meio da pirâmide sustentariam o topo. 

Mas, descobri que não foi na reforma, e também não se encerrou na reforma. O surgimento do protestantismo apenas criou alguns ajustes, mas, continuou mantendo as pessoas cativas ao sistema de poder social, vide as lideranças do movimento e os critérios para ascensão dentro das principais instituições nos dias de hoje. Mas, a confusão toda começou como Imperador Constantino, após vencer batalhas através de uma suposta confiança no Deus dos Cristãos, Ele faz algumas reformas no império, como abolição da morte por crucificação, o sistema de impostos começou a favorecer as igrejas e outras propriedades cristãs. Ele escolheu a cidade de Bizâncio para ser sua capital, mudando o nome para Constantinopla (atual Istambul), construiu igrejas em terrenos bem situados, em 321d.c. decretou que Roma devia reconhecer o domingo como dia especial, e com mais vários outros decretos em favor da agora "sua religião", de certa forma se considerou um cristão, até porque sua mãe era uma cristã fervorosa. 

Porém, antes de morrer em 337d.c. pediu que fosse enterrado junto ao altar da Igreja Santa dos Apóstolos em meio as relíquias de São Pedro e os outros apóstolos. Alguns líderes cristãos, consideraram um sacrilégio e pediram que o corpo dele fosse removido para um mausoléu. Ele fez inúmeras mudanças de leis favoráveis aos cristãos, mas, não tinha passado pelos sacrifícios de um santo, alegaram os líderes. Onde quero chegar com essa história? 

A igreja se perdeu na aliança com o estado. Mesmo que venhamos a comparar com Israel, que foi governado por reis escolhidos por Deus, ainda sim não seria possível a analogia, pois esse povo existia debaixo de uma aliança teocrática, regida por 3 poderes, rei, sacerdote e profeta, conduzidos por uma liderança divina, e dessa forma Deus estabeleceu um formato único que os diferenciava. Roma, era um império pagão, regido por leis completamente diferentes dos judeus, onde o Imperador era um líder considerado deus, e dessa forma era exigido que o povo se prostrasse e o adorasse, depois vieram outras formas de governo ao longo da história, a mais recente a Republica, originária dos conceitos democráticos dos gregos, sendo todos fundamentados em princípios não cristãos. O pacto de paz de Westfália criou a soberania das nações e o estado laico, fortalecido depois com a revolução francesa também pautada nos conceitos iluministas de razão e ateísmo. 

Sendo assim, o erro da igreja está em acreditar que na ordem de Paulo para se sujeitar as autoridades esteja incluído o fato de se aliançar nos contextos políticos e permitir que líderes sociais se tornem lideres da fé cristã. Atualmente, nosso pais passa novamente por essa confusão, onde a igreja acredita que o presidente por se declarar cristão (católico) precisa atuar e agir como um pastor, e transformar o pais em uma teocracia. Isso é impossível, já que o modelo é de republica, e as leis estão pautadas no conceito jurídico romano. Essa confusão tem gerado idolatria no coração dos leigos, guiados pelo clero que por desinformação ou por interesses ocultos, não esclarecem o verdadeiro papel da igreja no meio da sociedade. 

"No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. (Esdras 1:1-3)

Deus ungiu Ciro, mesmo que Ciro não fosse crente em Jeová, porém, Deus queria cumprir um propósito, e nesse texto podemos ver sua soberania em conduzir seus intentos: 

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. (Provérbios 21:1)

Deus levanta autoridades e muda as leis, muda os decretos, mesmo que eles não sejam cristãos, porém, precisamos entender a função da igreja na sociedade para que ela não se torne mundana, e nem que ela exija que o presidente faça do país uma teocracia. O estado não tem função eclesiástica, e a igreja não tem função política. Observe o contexto dos apóstolos e também o de Jesus, eles não mudaram a sociedade através da politica, mas sua posição de fé, e sua vida de luz, mudou pessoas, e essas pessoas mudaram as leis em favor dos cristãos. É necessário esse entendimento, a igreja está confusa, e acaba se deixando perder na sedução da politica, porque muitos líderes e pastores aceitam os privilégios oferecidos por essas personalidades do cenário político e acabam por vender a autoridade da igreja ao estado. 

Igrejas nesse tempo de transição entre governos de esquerda e direita, perderam sua autoridade, saíram do propósito, líderes se venderam, outros deixaram sua vocação pastoral e entraram para a função governamental. Há ainda aqueles que passaram esses anos exigindo uma postura de pastor ao presidente, como se ele estivesse governando uma igreja, e não uma nação. Essa confusão fez muito mal para muita gente. Mas, também expôs muitos corações em suas ocultas e diabólicas intenções. 

Mesmo assim, o avivamento já começou dentro daqueles que creram e continuam crendo no único Salvador, Jesus Cristo. O Avivamento virá quando sua casa for alinhada com a verdade, de tal forma que vai contagiar todos ao seu redor, as pessoas vão ver as famílias mudando a partir da unidade. Não adianta pedir mudanças de lei, segunda a palavra de Deus, se na minha própria casa isso não é um comportamento real. O Avivamento virá, de família em família. Não virá de ministério nenhum, de líder nenhum. Jesus não vai dividir a glória dele com nenhuma instituição, nem com algum líder. Ele é poderoso para mudar cada casa, que vai influenciar outras vivendo o verdadeiro evangelho. 

A maquina religiosa criada por Constantino e depois aperfeiçoada por Lutero, já não funciona mais de forma eficaz, Deus está vindo com seu Espírito da verdade mudar corações e transformar famílias, gerando igrejas a partir das casas, com líderes que são forjados por Ele, e edificados na Rocha, curados o suficientes para apontar Jesus e não a si mesmos. Leia novamente o começo do texto, Deus levantou Constantino, mas não pedia a ele que transformasse o estado em uma religião. A religião surgiu na tentativa de manutenção de poder, e a vangloria dos seus atos em prol dos cristãos. A justiça própria e a vaidade criam a religião. 

Ore no Espirito, medite na palavra
Deus vai te dar entendimento desse tempo que vivemos

Leonardo Lima Ribeiro 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O amor se esfriou

 

(Kamez, Albânia)

Grande parte dos teólogos e estudantes das escrituras estão sempre tentando interpretar a Bíblia no contexto de mundo, da sociedade ou da comunidade ao seu redor. É assim que aprendemos na teologia, principalmente na matéria de escatologia. É muito importante aprendermos a hermenêutica (substantivo feminino, 1.ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras. 2. interpretação dos textos, do sentido das palavras.)

É de grande valia e importância que você entenda a hermenêutica afim de ter o mínimo de noção nas questões básicas de interpretação. Mesmo assim, te convido a incluir na sua vida de leitura, meditação e estudo alguns pontos que podem ser de proveito para sua vida cristã. Comece a enxergar o mundo, ou o Reino de Deus como em seu coração. Antes de você nascer das águas e do Espirito seu coração era o mundo, depois de se tornar nova criatura, ele se tornou o Reino de Deus. 

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. (Romanos 6:3-10)

O novo nascimento nos dá uma nova vida, deixamos de ser um corpo mortal, e temos vivificado nosso espirito, para que sejamos agora imortais, presos na terra por um corpo mortal, porém livres no espirito pela ressurreição. Podemos ver que tanto a realidade da queda, quanto a realidade da ressurreição está dentro de nós, a antiga e a nova natureza. Por isso a necessidade do novo nascimento através da fé e do batismo. 

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.'
(1 João 5:19)

O mundo em si, já está no maligno, e até que tudo seja transformado, não será mudado dessa condição. Portanto, a restauração das coisas está dentro de nós, entre nós, dentro do corpo de Cristo. 

"Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós."
(Lucas 17:21)

As pessoas estão tentando encontrar o Reino de Deus do lado de fora do corpo, e isso não é possível. Jesus nos entrega as chaves do entendimento das realidades do Reino. As pessoas veem Jesus através do corpo de Cristo na terra, comandado pelo cabeça que é Ele mesmo. E o corpo é unido pelo Espírito e não pelas instituições ou concordâncias teológicas. O mundo não está enxergando o reino, e os cristãos estão tentando mostrá-lo de uma forma visível 

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui."
(João 18:36)

"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior." (Lucas 17:20)

O Reino é construído, expandido dentro de nós, depois no corpo de Cristo que transborda para o mundo, e assim as pessoas verão a glória de Deus revelada em Jesus Cristo (seu corpo na terra, manifesto na glória da igreja)

Alguns vão te dizer: Venha aqui, Ele está aqui, mas, ele não está lá: Ele está dentro de nós, e se manifesta entre nós, dessa forma, o reino também é edificado dentro de nós, e não do lado de fora. O mundo não vai ver Jesus em nossas construções, nem em nossas organizações, eles só poderão ver Jesus no amor que existir ENTRE nós, e essas ligações espirituais só podem ser criadas e mantidas em AMOR, o amor que vem Dele, pela fé, por isso, insisto, edifiquem vossa fé: 

"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
(Judas 1:20)

O amor só pode ser recebido pela fé, não podemos produzir amor em nós mesmos, Ele vem do próprio Deus através de Jesus, e quando decidimos crer e se relacionar com ele, decidimos também ter ações iguais as Dele. Diante disso, você compreende por que o amor se esfriou? o diabo engana as pessoas levando-as a crer que seu amor está no fato de cumprir ritos e liturgias denominacionais. E por isso, hoje as pessoas adoram a estrutura e por isso se tornaram como elas, frias. 

Qual foi a ultima vez que você abençoou alguém de forma direta? Serviu de alguma forma um necessitado? investiu em missões? ofertou na vida de um missionário? levou uma cesta básica para uma família em condições difíceis? pagou o aluguel de alguém que perdeu o emprego? o amor verdadeiro se expressa de forma espontânea em nossos comportamentos de nova criatura. O mundo vai ver Jesus no amor que há dentro de você expresso no amor de uma ação entre os irmãos e as pessoas não convertidas. 

Os irmãos não tem se importado com os irmãos, o amar a Deus gera um comportamento de amar o próximo, e se os próximos não tem sido amados, é porque as pessoas não amam a Deus, essa é a iniquidade que esfriou o amor no mundo. Promover bandeiras denominacionais não vai fazer o mundo ver Jesus, promover guerra de doutrinas e de razões não vai fazer o mundo ver Jesus, o mundo só verá Jesus pelo amor que estiver entre nós, partindo do pressuposto de que ele esta radiante dentro de cada um, Ele mesmo é o elo, Jesus, porque Ele é o próprio amor. 

O sintoma da pessoa que está abundante do amor de Deus e revela Cristo, é porque todo aquele que está a sua frente ou ao seu redor é importante, e de alguma forma vai poder receber algo de Deus através dessa pessoa que transborda Deus. Ser um abençoador, um supridor de necessidades é o que nos torna plenos e contentes. 

Faça uma observação:
Você é mais doador ou receptor?
O doador tem em abundância, o receptor tem falta
Por isso o doador é pleno e contente, porque está sempre cheio

O amor se esfriou pela iniquidade, em forma de egoísmo e hedonismo. 

(hedonismo: substantivo masculino; 1. Ética, cada uma das doutrinas que concordam na determinação do prazer como o bem supremo, finalidade e fundamento da vida moral, embora se afastem no momento de explicitar o conteúdo e as características da plena fruição, assim como os meios para obtê-la. 2. modo de vida inspirado no ou evocativo do hedonismo; dedicação ao prazer como estilo de vida.
"o famigerado h. da civilização romana")

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:12,13)

"E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ezequiel 36:27)

"Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." (Lucas 17:21)

Hoje você pode mudar seu coração através de um arrependimento genuíno que vem quando somos esclarecidos do nosso pecado. O pecado do egoísmo, da luxuria (de acordo com o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.). 

Hoje você pode decidir pela mudança através do poder do Espirito Santo que está na fé em Jesus Cristo. Decida por viver esse Reino de amor, arrependa-se do egoísmo, egocentrismo e vida sem propósito. 
Não deixe o amor se esfriar, porque só ele poderá nos manter até o fim. 

Olhe ao seu redor: 

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 João 4:20)

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." (1 João 4:11)

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6:24)

Você não vai conseguir amar a Deus, se continuar amando o dinheiro. Muitos chamados por Deus se perderam por não serem livres do amor ao dinheiro, e com isso levaram muitos juntos em sua perdição. 

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6:10)

Espero que esse texto faça diferença na sua vida. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 1 de janeiro de 2023

Meditação de dezembro

(Rondonópolis-MT, Brazil)

Senhor? E os batismos e a salvação? 
Por enquanto cuide dos líderes e pastores!!
Quem salva um pastor, salva uma igreja inteira

"Pessoas vindas de longe os procuravam" 
Quando Ele levanta a sua mão, quem pode detê-la?

O Senhor tirou Saulo das sombras da obscuridade e o colocou de volta a ativa

O poder do Senhor estava com eles, e muitas pessoas creram e se converteram ao Senhor

Pessoas que compartilhavam ideias semelhantes começaram a segui-los 

Em uma fração de segundo, tudo mudou!

O iniciante movimento Cristão começou a utilizar os talentos de Paulo

"Agora estou intervindo, diz o Eterno. Pois a esperteza dos ímpios chegou ao fim"

"Que todas as nações vizinhas venham e tragam ofertas para Deus"

"Pois chegou o tempo da colheita, a terra fez germinar os seus frutos"

Deus te abençoe te dê um abençoado 2023 

Leonardo Lima Ribeiro 
 

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...