terça-feira, 29 de março de 2022

Palavra da semana (6)

 

(Batismo em Chã Grande-Brazil)

Um dia você pode ter falado assim... 
Eu oferto, semeio e nada muda na minha. Eu te digo: A colheita vem com a sabedoria, é a sabedoria que colhe. Então a gente precisa ter sabedoria pra colher 

A colheita é proporcional a sabedoria. A mesma coisa que acontece quando você aprende a dirigir antes de tirar carteira de motorista, seu pai te ensina a dirigir, mas você não tem carteira de motorista, isso é ilegal. Portanto para você ter um carro no seu nome você precisa ser maior de idade e ter carteira de motorista. Da mesma forma, todas as coisas já estão disponibilizadas por Deus para você.

Em Efésios diz isso, porém temos que tirar carteira de motorista pra dirigir.... 
A sabedoria é a maturidade pra eu colher o que Deus tem pra mim. 

É fácil a forma que foi explicado aqui porque foi o Espirito Santo que nos deu a explicação, se eu fosse planejar jamais conseguiria fazer assim. O Espirito santo me deu uma forma pratica de ensinar: por exemplo, eu digo: amanha eu vou fazer um check up. Quer saber como ? como eu reajo com as circunstâncias é como eu dirijo a minha vida. Então você começa a observar:

Joga as coisas pra frente, para depois? Procrastinar, não é? "empurrar com a barriga", ah hoje não!! amanhã!! Tem problema na alma, tem problema emocional, porque o que controla a pessoa é a alma, dessa forma é fácil para o diabo pará-lo, porque o diabo atua na alma e atua na mente, que á carnal, porque a mente tem a parte emocional e a mente é natural, os seus neurônios, o funcionamento fisiológico do seu cérebro e portanto temos as duas situações; razão e emoção, se eu entendo isso fica mais fácil de entender. Vamos simplificar mais ainda: 

Você diz: pastor eu acho que eu sou carnal, então você será apascentado no modulo 1, o outro diz: pastor eu sou carnal mas algumas coisas eu já atuo na alma, estou mais avançado, então você está no modulo 1 de algumas coisas e no modulo 2 em algumas coisas. Podemos ser didáticos mas tem que ser a didática de Jesus. Alguém já vai dizer" tem algumas coisas que eu já ando no espirito, então eu digo: porque? porque é completamente por fé, porque fé é andar no que esta escrito.

Você é fiel no dizimo e isso é andar no Espirito, sabe porque? porque não tem alteração, não importam as circunstancias, com ou sem, pouco o muito, quando não vou na igreja eu semeio da mesma forma, porque é a palavra. 

De novo foi falar de dinheiro? Sim, falamos no deus desse século, que é o que responsável por destruir  a vida das pessoas, qual é uma das causas da depressão?  Dinheiro, as vezes tem muito e não sabe o que fazer, as vezes tem pouco e não sabe como administrar, porque não tem sabedoria, nem contentamento. 
É ou não é? O desespero está na riqueza ou na pobreza, esta em um dos 2 lados, então a enfermidade emocional na maioria das vezes, se não for em todas ocorre devido a problemas com dinheiro.

Talvez você me diga: "irmão, eu não tenho problema com dinheiro, o meu problema é no meu casamento. Eu te digo: sim, é ansiedade, é depressão. Você conviver com um cônjuge depressivo é bem difícil, talvez não suporte, então, tudo no final é o deus desse século. A gente falou de dizimo, mas isso serve para tudo.

Eu falo na igreja sobre congregar: por que um salão? sem salão vai ter culto? culto não é lugar culto é a ministração da palavra de Deus. Me lembro de quando eu comecei, sempre fui envolvido de alguma forma com o funcionamento da igreja física, na parte interna. estando dentro, sempre fui constante em muita coisa, não em todas, mas na maioria. Eu praticamente morei dentro da igreja por 11 anos. porque? Constância!

Você tem que vir morar na igreja? não. mas você  tem que ser constante nos seus compromissos.
qual seu compromisso com a igreja? Congregar? seja constante no congregar. É prioridade! Se eu consigo trabalhar 6 dias na semana durante 8 horas, por que eu não consigo ir na igreja 3 x por semana 1 hora? Quem já foi socio de um clube, ou algo assim você não tem que pagar mensalidade todo mês? Eu não acho nada de errado, mas sua fidelidade com Deus é diferente? Não é pagamento é fidelidade, Deus não quer nada nosso, pois tudo pertence a Ele, o que Ele quer é a fidelidade do nosso coração, e a nossa confiança NEle, reconhecimento de quem Ele é. 

Através de coisas simples podemos avaliar se andamos na palavra, e mesmo assim, o poder de andar na verdade vem de Deus, é O Espirito Santo que nos dá essa condição. Ele nos dá sabedoria, Ele nos dá a fé para plantar, e a sabedoria para colher. Ele que multiplica a semente, Ele faz tudo. Nós só precisamos crer, e a prova de que cremos é a ação. 

Quando você está no espirito a manifestação de Deus é constante, as ações de fé são constantes, as ações confiantes em Deus são constantes. Quando você está na alma, existem muitas variações nas ações de fé e confiança em Deus. mas no Espirito é permanente, constante, é a própria presença de Deus, porque o Espirito Santo com o seu espirito. Se você nasceu de novo, e se batizou nas águas, Jesus habita no seu espirito, então quando você começa a andar no Espirito, seu andar na palavra se torna constante, ações de fé no que está escrito. 

Você sabia que a manifestação de Deus não está no que você sente? não está no que você vê? mas está na sua fé, no que você crê. Uma vez eu comecei a escutar um pessoal que se apoia na alma dizendo que um tal lugar não tinha a presença de Deus, eu perguntei como que eles sentiam a presença de Deus? Me disseram que não tinha sentido nada no corpo, nem um arrepio. Esse é um conceito errado, um entendimento errado da verdade, Deus pode se manifestar nos 5 sentidos do homem, e nas emoções, mas esse não é o único parâmetro. Uma vez, na duvida ai eu perguntei ao Espirito Santo como era isso?  Passou um dia, eu estava no escuro e veio a resposta dentro do meu espirito: "eu estou na sua fé" na consciência da presença, uma testificação do próprio Espirito. Se ele habita dentro de mim, logo Ele está aqui, não preciso de mais nada! Só fé. 

Dessa sabedoria que precisamos para ter mudanças em nossa vida. Você oferta, semeia, e não muda nada, porque não tem a sabedoria para colher as mudanças. A mudança está na revelação do crer naquilo que Deus já fez por nós, com Jesus morrendo na cruz e ressuscitando. Jesus está onde você crer.

Ele não se manifesta na incredulidade, Ele se manifesta na fé. Ele me disse: "a minha presença está na sua fé", “a minha presença está na sua fé” ( Ele me disse ) Então se eu creio e sou batizado, eu sou salvo e Ele vem habitar dentro de mim, onde eu estou Ele está, não preciso ver nem sentir, mas eu creio,  e Ele está na minha fé. 

Então quanto mais eu edifico a minha fé, mais eu tenho consciência da presença Dele. E como eu edifico a minha fé? "orando em todo tempo no Espírito (Judas 1:20)

Seja sábio e receba sua colheita, em Nome de Jesus

Leonardo Lima Ribeiro 

4 comentários:

  1. A sabedoria é a maturidade que eu tenho pra colher o que Deus tem pra mim.👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Oro todos os dias, pedindo a sabedoria e maturidade em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  3. Glória à Deus! Peço sempre sabedoria para tudo. Em nome de Jesus!🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

"Uma Jornada Espiritual Rumo ao Entendimento e à Maturidade"

(Täby, Suécia) Existe uma grande divisão entre as denominações devido ao desequilíbrio no entendimento entre graça e lei. Algumas interpreta...