PROJETO DE EXTENSÃO I - RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ALUNO: Leonardo Lima Ribeiro
CURSO: Relações Internacionais - Bacharelado
COMPONENTE CURRICULAR: Projeto de Extensão I - Relações Internacionais
PROGRAMA DE EXTENSÃO: Ação e Difusão Cultural
1. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO
O projeto de extensão inserido no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Relações Internacionais tem como foco principal a promoção da cultura local e regional e a democratização das ações culturais, alinhando a preservação da herança histórica com as dinâmicas do desenvolvimento contemporâneo. A cidade de Pomerode, conhecida como "a cidade mais alemã do Brasil", apresenta uma rica tradição cultural, fruto da imigração alemã no sul do país. Este projeto visa, portanto, contribuir para a manutenção da cultura, tradição e língua alemã, especialmente em meio ao cenário de crescimento do turismo e da expansão comercial e industrial da cidade.
Objetivos do Projeto
O projeto busca transferir os conhecimentos adquiridos no curso de Relações Internacionais para a sociedade, proporcionando aos estudantes uma oportunidade de engajamento prático nas demandas locais, com foco em preservar a identidade cultural de Pomerode. O objetivo principal é garantir que, mesmo diante das mudanças provocadas pelo progresso econômico, a cidade continue mantendo suas tradições culturais, especialmente no que se refere ao uso da língua alemã, suas festas típicas e a arquitetura local.
A Cultura Alemã e o Progresso de Pomerode
Com o avanço do turismo e o desenvolvimento comercial e industrial da região, Pomerode enfrenta o desafio de conciliar o crescimento econômico com a preservação de sua identidade cultural única. O aumento no fluxo de turistas, juntamente com a expansão de novos empreendimentos, pode impactar as tradições locais. Neste contexto, o projeto visa promover um equilíbrio entre tradição e modernidade, buscando formas de valorizar a cultura pomerodense sem impedir o progresso econômico.
A preservação da língua alemã, que ainda é amplamente falada em Pomerode, é um dos pilares deste projeto. A língua não apenas conecta os moradores à sua herança histórica, mas também fortalece a identidade cultural em um cenário globalizado. Ao incentivar o uso da língua e a prática das tradições locais, o projeto ajuda a construir um ambiente onde o progresso econômico e a manutenção cultural podem coexistir.
Ações Culturais e Sociais
Este projeto promoverá uma série de ações culturais e sociais, nas quais os alunos do curso de Relações Internacionais terão papel ativo. Entre as iniciativas propostas estão:
Workshops e eventos sobre cultura alemã, destacando sua importância para a identidade de Pomerode e sua relevância no cenário turístico e econômico.
Parcerias com escolas locais para promover o ensino da língua alemã, bem como incentivar as novas gerações a se conectarem com sua herança cultural.
Feiras culturais e gastronômicas que destacam as tradições locais, como a culinária típica e o artesanato, buscando formas de integrar essas tradições ao crescimento do turismo.
Diálogos com empresários e o setor industrial, para criar uma sinergia entre o desenvolvimento econômico e a preservação das tradições locais.
Democratização e Inclusão
Um dos aspectos fundamentais do projeto é a democratização das ações culturais, garantindo que toda a comunidade tenha acesso e participe ativamente do processo de preservação cultural. O projeto buscará formas de envolver tanto os moradores tradicionais quanto novos residentes e empreendedores que chegam à cidade, promovendo uma integração harmoniosa entre o velho e o novo.
A cidade de Pomerode, com sua rica herança alemã, enfrenta o desafio de manter sua identidade cultural enquanto avança em direção a um futuro de crescimento econômico e turístico. O projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural surge como uma ferramenta importante para garantir que as tradições culturais, a língua e os valores locais continuem a ser parte fundamental da vida da cidade. Ao promover um diálogo entre tradição e modernidade, este projeto contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural de Pomerode e para a construção de um futuro em que o desenvolvimento e a preservação cultural caminhem lado a lado.
2. OBJETIVOS DO PROJETO
Opção 1: Enfoque Educacional e Comunitário
Promoção da Educação Cidadã e Disseminação de Conhecimentos em Relações Internacionais e Economia Política
O projeto terá como foco principal promover a educação cidadã por meio da disseminação de conhecimentos em Relações Internacionais e Economia Política, buscando capacitar a comunidade local com ferramentas para compreender melhor os cenários econômicos e políticos globais e como eles impactam a vida cotidiana.
Workshops e seminários comunitários serão oferecidos para explicar de forma acessível conceitos de comércio internacional, diplomacia, política econômica e suas implicações locais, permitindo que os participantes adquiram uma visão crítica e fundamentada sobre o cenário mundial.
Fomento à Inclusão Social e Discussão de Temas Relevantes
O projeto também buscará fomentar a inclusão social, criando espaços de diálogo e discussão sobre temas de interesse da comunidade, como desigualdade econômica, inclusão social, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Esses temas serão abordados de forma a estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos cidadãos em questões de interesse público.
O objetivo é incluir todas as camadas sociais da cidade, com especial atenção à participação de jovens, mulheres e grupos marginalizados, incentivando sua participação em debates e na tomada de decisões.
Articulação com Organizações Locais
O projeto se concentrará na articulação com organizações locais – como ONGs, associações comunitárias, escolas e empresas – para garantir que as ações tenham um impacto significativo e sustentável.
Parcerias com escolas podem incluir a realização de palestras e oficinas sobre cidadania global e economia política, enquanto organizações empresariais podem ser envolvidas em debates sobre responsabilidade social e desenvolvimento econômico sustentável.
Além disso, o projeto colaborará com entidades governamentais para integrar as iniciativas às políticas públicas locais.
Opção 2: Foco no Desenvolvimento Local e Conscientização
Disseminação de Conhecimentos como Ferramenta de Transformação
A principal meta do projeto será disseminar conhecimentos em Relações Internacionais e Economia Política como forma de capacitar os moradores de Pomerode a participar ativamente nas discussões que impactam o desenvolvimento local. Ao entenderem melhor como as decisões políticas e econômicas globais afetam suas vidas, os cidadãos poderão tomar decisões mais informadas e contribuir para o bem-estar da cidade.
Serão oferecidas palestras educativas, debates públicos e materiais didáticos acessíveis que abordem temas complexos de forma simplificada e conectada à realidade local.
Inclusão Social e Diálogo sobre Temas Comunitários
Para fomentar a inclusão social, o projeto criará um espaço aberto de debate onde temas importantes como políticas de igualdade, mobilidade social e direitos civis serão discutidos com a comunidade.
A inclusão de grupos minoritários e comunidades vulneráveis será priorizada, criando uma plataforma onde todos possam expressar suas preocupações e aprender mais sobre os mecanismos de ação política e econômica que afetam suas vidas.
Parcerias para Amplificar o Impacto
O sucesso do projeto dependerá de parcerias estratégicas com organizações locais, como instituições educacionais, empresas e entidades do governo. Essas parcerias serão fundamentais para potencializar o impacto das ações, garantindo que o conhecimento disseminado alcance a maior parte da comunidade e que as discussões gerem mudanças concretas.
O projeto também procurará engajar o setor empresarial local, destacando o papel das empresas na responsabilidade social corporativa e na criação de um ambiente econômico mais inclusivo.
Opção 3: Empoderamento Cidadão e Sustentabilidade Social
Educação Cidadã Baseada em Relações Internacionais e Economia Política
O foco do projeto é o empoderamento cidadão por meio da educação, proporcionando uma compreensão das relações internacionais e da economia política que afetam tanto a cidade de Pomerode quanto o cenário global. O objetivo é equipar os cidadãos com conhecimento prático e teórico, para que possam se envolver de maneira ativa em questões políticas e econômicas.
Oficinas práticas, como simulações de debates internacionais e aulas interativas, serão implementadas para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmico e envolvente.
Inclusão e Diálogo Comunitário
A inclusão social será promovida por meio de discussões abertas, onde serão abordados temas como justiça social, políticas inclusivas e desenvolvimento econômico sustentável. O projeto garantirá que a comunidade tenha voz ativa no processo de diálogo, incentivando a participação democrática e o desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios locais.
As discussões também incluirão temas como desenvolvimento econômico e cultural de Pomerode, garantindo que o crescimento da cidade seja sustentável e beneficie a todos.
Fortalecimento das Parcerias Locais
Para maximizar o alcance e o impacto do projeto, haverá um esforço contínuo de articulação com organizações locais, incluindo escolas, empresas e instituições governamentais.
Essas parcerias ajudarão a alavancar recursos e conhecimento, garantindo que os temas abordados no projeto tenham um impacto duradouro e gerem benefícios tangíveis para a comunidade. Além disso, a criação de redes de cooperação local permitirá a continuidade das ações após o término do projeto.
Essas opções ajudam a estruturar a proposta com um foco claro na educação cidadã, inclusão social e parcerias locais. A abordagem escolhida dependerá da ênfase que você deseja dar, seja no aspecto educacional, no empoderamento social ou na colaboração com organizações locais. Todas as opções mantêm o propósito de capacitar a comunidade e criar uma plataforma de diálogo que ajude a construir um futuro mais inclusivo e sustentável para Pomerode.
3. COMPETÊNCIAS
1. Analisar processos, eventos e fenômenos históricos e contemporâneos das relações internacionais
Descrição: Esta competência se refere à habilidade de examinar criticamente os acontecimentos históricos e atuais que moldam as relações entre Estados, organizações internacionais e outros atores globais. Isso inclui a compreensão de questões como diplomacia, tratados, conflitos armados, cooperação econômica, integração regional e tendências geopolíticas.
Exemplo Prático: O profissional de Relações Internacionais deve ser capaz de analisar eventos históricos, como a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra Fria, e conectá-los a fenômenos contemporâneos, como as disputas comerciais entre países ou as tensões no Oriente Médio. Essa análise permite prever tendências e entender as motivações por trás das ações dos atores internacionais.
Importância: Compreender o passado e o presente permite prever possíveis desdobramentos futuros e formular estratégias mais eficazes para lidar com questões globais, como crises diplomáticas, econômicas e humanitárias.
2. Identificar, analisar e avaliar problemas numa realidade diversificada e em transformação
Descrição: Esta competência envolve a capacidade de reconhecer e analisar problemas complexos em um mundo que está em constante mudança. Isso inclui lidar com a diversidade de contextos políticos, sociais, econômicos e culturais, e avaliar como esses fatores afetam as dinâmicas internacionais. O profissional deve ser capaz de propor soluções adequadas e adaptáveis a essa realidade.
Exemplo Prático: Um exemplo seria a análise de problemas globais como as mudanças climáticas e suas repercussões em diferentes países, ou a crise migratória e os desafios que ela impõe aos governos e às organizações internacionais. A capacidade de entender a diversidade de causas e soluções possíveis é essencial para propor intervenções eficientes.
Importância: Essa competência permite ao profissional trabalhar em cenários multilaterais, onde a solução de problemas requer uma compreensão holística e uma resposta adaptada às particularidades de cada situação. A habilidade de interpretar essas transformações globais é crucial para qualquer tomada de decisão internacional.
3. Planejar, negociar, executar e avaliar ações de promoção do desenvolvimento em diferentes escalas
Descrição: Este ponto refere-se à capacidade de desenvolver e implementar estratégias que promovam o desenvolvimento, seja em nível local, regional, nacional ou global. Isso inclui o planejamento de projetos de desenvolvimento, a negociação com diferentes atores (governos, ONGs, empresas) e a avaliação dos impactos dessas ações para garantir sua eficácia.
Exemplo Prático: Um profissional de Relações Internacionais pode participar na elaboração de políticas de cooperação internacional, negociando com países e organizações para promover o desenvolvimento sustentável em áreas como educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde. Após a execução de um projeto, como um programa de ajuda humanitária ou cooperação técnica, ele deve avaliar seus resultados e ajustar as estratégias, se necessário.
Importância: A capacidade de planejar e implementar ações de desenvolvimento eficazes é essencial em um mundo onde a interdependência entre as nações é cada vez mais forte. Em escalas diferentes, essas ações têm um impacto direto na melhoria das condições de vida e no fortalecimento das relações entre países e regiões.
Essas três competências destacam o perfil analítico e propositivo do profissional de Relações Internacionais, que deve ser capaz de entender contextos globais, interpretar mudanças e desenvolver soluções para problemas globais complexos. Seja por meio da análise de processos históricos e contemporâneos, da resolução de problemas em contextos diversos ou da promoção do desenvolvimento, essas habilidades são fundamentais para atuar de maneira eficaz no cenário internacional.
4. PERFIL DE EGRESSO
Pensamento Crítico e Reflexivo: O egresso é capaz de analisar questões complexas, identificar causas e consequências das dinâmicas internacionais, e questionar de forma crítica as estruturas de poder e desigualdade que influenciam o cenário global. Ele utiliza ferramentas de análise histórica, política, econômica e social para compreender o contexto de cada situação.
Capacidade de Adaptar-se a Contextos Diversos: Reconhecendo que os problemas internacionais variam de acordo com o contexto geográfico, cultural e econômico, o egresso consegue adaptar suas análises e soluções para diferentes realidades. Seja atuando em negociações diplomáticas, conflitos transnacionais ou cooperação para o desenvolvimento, ele é versátil e sensível às particularidades locais.
Decisões Éticas e Humanistas: Além de ser tecnicamente competente, o profissional formado deve estar comprometido com valores éticos e princípios humanistas. Isso implica tomar decisões que promovam a justiça, a igualdade e os direitos humanos, com especial atenção para questões como desigualdade social, meio ambiente, paz e respeito às diferenças culturais.
Resolução de Problemas Contemporâneos: O egresso está preparado para enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, migração, desigualdades globais, terrorismo, e conflitos armados, sempre buscando soluções que promovam o bem-estar global e o desenvolvimento sustentável. Ele entende que essas questões exigem uma resposta global e colaborativa, envolvendo governos, organizações internacionais, ONGs e o setor privado.
Portanto, o egresso do curso de Relações Internacionais se destaca por sua capacidade de analisar criticamente os fenômenos globais e tomar decisões que alinhem competência técnica com sensibilidade ética. Ele é um agente ativo na promoção de um mundo mais justo, equilibrado e pacífico, atuando de maneira responsável e comprometida com o desenvolvimento humano e o bem-estar global.
5. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS)
1. Análise e Resolução de Problemas
Descrição: A capacidade de analisar problemas complexos e propor soluções eficazes é uma habilidade fundamental. Envolve a avaliação crítica de uma situação, a identificação das causas subjacentes e a formulação de estratégias práticas para resolver ou mitigar o problema.
Exemplo Prático: No contexto das Relações Internacionais, um profissional com essa competência pode analisar crises diplomáticas ou desafios globais, como conflitos armados, mudanças climáticas ou migração forçada, e desenvolver soluções criativas e viáveis para as partes envolvidas.
Importância: Essa habilidade é essencial porque os problemas contemporâneos geralmente envolvem múltiplos atores e fatores interligados. O profissional precisa ser capaz de pensar estrategicamente e encontrar soluções que levem em consideração as complexidades do ambiente global.
2. Comunicação Interpessoal
Descrição: A comunicação interpessoal envolve a capacidade de se expressar com clareza, de maneira assertiva e respeitosa, tanto em situações formais quanto informais. Também abrange a escuta ativa, a empatia e a capacidade de adaptar o estilo de comunicação de acordo com o público e o contexto.
Exemplo Prático: Um profissional de Relações Internacionais frequentemente lida com negociações diplomáticas ou reuniões com líderes empresariais, organizações internacionais e ONGs. Para ser bem-sucedido, ele precisa se comunicar de forma eficaz, persuadir e mediar interesses diversos, muitas vezes em ambientes multiculturais.
Importância: A comunicação interpessoal é crucial em todas as áreas, pois a construção de relacionamentos e a negociação de acordos dependem de uma comunicação clara e de confiança. No campo das Relações Internacionais, a comunicação também deve ser sensível às diferenças culturais e aos contextos políticos.
3. Gestão do Tempo
Descrição: Esta competência refere-se à habilidade de priorizar tarefas, organizar o tempo de forma eficaz e cumprir prazos, mesmo diante de múltiplas demandas. Envolve a autodisciplina e a capacidade de gerenciar recursos limitados de forma eficiente, garantindo que o trabalho seja entregue com qualidade e no tempo adequado.
Exemplo Prático: No contexto das Relações Internacionais, profissionais podem estar simultaneamente envolvidos em negociações internacionais, pesquisas analíticas e desenvolvimento de políticas. A gestão do tempo se torna fundamental para garantir que todos os projetos sejam concluídos dentro dos prazos, sem comprometer a qualidade.
Importância: A boa administração do tempo é essencial para lidar com as demandas profissionais de forma equilibrada, evitar sobrecarga e garantir a produtividade. Ela também é crucial para trabalhar em ambientes de alta pressão, como a resolução de crises internacionais ou emergências diplomáticas.
Essas soft skills são fundamentais para o desenvolvimento de um profissional completo e eficaz. A análise e resolução de problemas garante que o profissional possa lidar com desafios complexos de forma estratégica. A comunicação interpessoal permite que ele construa e mantenha relações positivas, seja em negociações ou ambientes multiculturais. Finalmente, a gestão do tempo assegura que ele seja eficiente e produtivo, mesmo em situações de pressão. Essas competências combinadas tornam o profissional mais preparado para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir para o sucesso organizacional e pessoal.
6. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao aplicar esses conhecimentos na prática, o programa busca:
Promover a inclusão social e cultural: Levando o debate e a compreensão de temas globais e econômicos para a comunidade, garantindo que mais pessoas tenham acesso a informações relevantes para a sua realidade.
Fomentar o desenvolvimento comunitário: As atividades realizadas visam conectar as tecnologias emergentes com as necessidades locais, incentivando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
Ampliar o conhecimento sobre questões globais: Através da articulação entre teoria e prática, o programa permite que os participantes compreendam melhor os processos internacionais e suas repercussões no cenário local.
O uso da tecnologia como ferramenta chave permitirá que o programa alcance diferentes públicos, facilitando a interação e participação ativa da comunidade nas ações propostas.
7. CONTEÚDOS
1. Teorias das Relações Internacionais
Descrição: As teorias das Relações Internacionais oferecem diferentes perspectivas para entender como os Estados, organizações internacionais e outros atores globais interagem no cenário internacional. Elas incluem abordagens como o Realismo, que enfatiza o poder e os interesses nacionais; o Liberalismo, que foca na cooperação e nas instituições internacionais; e o Construtivismo, que explora o papel das ideias, cultura e identidade na política global. Adicionalmente, a análise das relações internacionais pode incluir a forma como a cultura, como a língua e tradições alemãs, influencia a identidade nacional e a interação entre os países.
Objetivo: Proporcionar uma compreensão ampla das várias correntes teóricas que explicam a dinâmica das relações entre nações, possibilitando aos estudantes analisar criticamente os eventos internacionais sob diferentes prismas. Isso inclui a análise de como o crescimento comercial e industrial pode impactar a preservação da cultura e das tradições, promovendo uma reflexão sobre a importância de equilibrar desenvolvimento econômico e patrimônio cultural.
2. Economia Política Internacional
Descrição: Esta área de estudo explora a relação entre política e economia no contexto global, analisando como os mercados, as instituições e as políticas econômicas moldam e são moldadas pela política internacional. Conceitos como globalização, comércio internacional, fluxos financeiros e o papel de instituições como o FMI e o Banco Mundial são abordados. Também se discute como o crescimento econômico, impulsionado pelo turismo e pela industrialização, pode influenciar a manutenção da cultura e da língua alemã em Pomerode, considerando as oportunidades e desafios que surgem.
Objetivo: Capacitar os estudantes a entenderem os mecanismos econômicos globais, as políticas de desenvolvimento e os efeitos das interdependências econômicas entre os países, além de discutir as implicações dessas interações para as economias locais e regionais. Especificamente, os alunos irão explorar como as dinâmicas econômicas podem ser alinhadas com a preservação cultural, incentivando a valorização da herança alemã enquanto se adapta às exigências do comércio e do turismo.
3. História das Relações Internacionais
Descrição: Este conteúdo foca no estudo dos principais eventos históricos que moldaram o sistema internacional atual, como as Guerras Mundiais, a Guerra Fria, os processos de descolonização e o surgimento das organizações internacionais. Também examina como as relações entre as grandes potências e o desenvolvimento das alianças geopolíticas influenciaram o curso da história. Um aspecto importante a ser discutido é como os eventos históricos afetaram as comunidades locais, especialmente em relação à manutenção da cultura e tradição alemã, e como essas tradições podem ser preservadas diante do avanço econômico e das influências externas.
Objetivo: Fornecer uma visão histórica dos acontecimentos cruciais que moldaram o cenário global moderno, permitindo que os estudantes compreendam o contexto histórico das atuais relações internacionais e como os eventos passados continuam a influenciar a política contemporânea. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância de preservar a cultura, língua e tradições alemãs em Pomerode, mesmo à medida que a cidade se moderniza e se integra mais profundamente na economia global.
Esses conteúdos oferecem uma base teórica e prática sólida para que os alunos possam analisar e compreender a complexidade das interações no cenário internacional, articulando as dimensões históricas, econômicas e culturais de forma crítica e reflexiva. A inclusão do tema da manutenção da cultura, língua e tradição alemã enriquece a discussão, evidenciando a importância de equilibrar crescimento econômico e desenvolvimento cultural.
8. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
GUIMARÃES, Feliciano de Sá. Teoria das relações internacionais. São Paulo: Contexto, 2021.
BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca; PEREIRA, Leandro Ramos. Economia política. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
LESSA, Antonio Carlos. História das Relações Internacionais do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2020.
9. PLANEJAMENTO (PLAN)
9.1. LISTA DE METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
1. ODS 4: Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade
Meta Relevante: Aumentar o número de jovens e adultos que têm habilidades relevantes para o emprego.
Justificativa: O projeto visa disseminar conhecimentos adquiridos no curso, especialmente em áreas como Relações Internacionais e Economia Política, proporcionando à comunidade oportunidades de capacitação. Isso aumenta as habilidades dos jovens e adultos locais, tornando-os mais aptos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, inclusive em setores como turismo e comércio, que estão em expansão na cidade.
2. ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Meta Relevante: Promover a inclusão social, econômica e política.
Justificativa: Ao articular ações com foco na manutenção da cultura local e nas necessidades da comunidade, o projeto promove a inclusão social e econômica. A valorização da cultura alemã em Pomerode, aliada ao uso da tecnologia, permite que grupos que tradicionalmente poderiam ser excluídos do progresso econômico e social se sintam parte ativa das transformações, criando um ambiente mais inclusivo.
3. ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas
Meta Relevante: Garantir o acesso à justiça para todos.
Justificativa: O projeto, ao promover conhecimentos em Relações Internacionais, permite que a comunidade tenha mais consciência sobre direitos humanos, justiça social e os mecanismos de participação cidadã. Isso fomenta uma sociedade mais pacífica e inclusiva, onde todos os indivíduos têm voz ativa e acesso igualitário à justiça e oportunidades.
Essas metas dos ODS são diretamente ligadas ao seu projeto, que busca capacitar a comunidade, reduzir desigualdades e promover a inclusão social e econômica, utilizando a educação e o conhecimento interdisciplinar como ferramentas para a transformação social e cultural.
9.2. DEFINIÇÃO DA PROPOSTA
A proposta do projeto é realizar uma série de workshops e palestras sobre Teorias das Relações Internacionais e Economia Política em escolas e ONGs locais. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre questões de cidadania e políticas públicas.
9.3. IMERSÃO
9.3.1. ITENS DA IMERSÃO
9.3.1. Itens da Imersão
Para garantir o sucesso do projeto e uma abordagem bem informada sobre as necessidades da comunidade, os seguintes itens serão fundamentais na fase de imersão:
1. Entrevistas com líderes comunitários e educadores
Objetivo: Compreender a realidade local e identificar os desafios enfrentados pela comunidade. Esses líderes e educadores possuem uma visão clara das dificuldades e oportunidades presentes, permitindo que o projeto seja estruturado de forma mais eficaz e relevante.
2. Identificação de conteúdos relevantes
Objetivo: Após as entrevistas, será possível identificar quais conteúdos das áreas de Relações Internacionais, Ciências Políticas e Economia são mais adequados para as necessidades específicas da comunidade. Isso garantirá que as atividades sejam contextualizadas e impactantes, além de alinhadas com os objetivos do projeto de difusão cultural e educacional.
Sugestão de Perguntas para a Entrevista:
Quais são os principais problemas que sua instituição enfrenta?
Objetivo da pergunta: Identificar as dificuldades mais urgentes e frequentes que afetam a comunidade ou a instituição, seja no campo educacional, econômico, social ou cultural.
Como esses problemas estão relacionados aos conteúdos que pretendemos abordar?
Objetivo da pergunta: Entender como os problemas identificados podem ser atenuados ou solucionados através do conhecimento em Relações Internacionais, Ciências Políticas ou Economia, garantindo que as ações propostas pelo projeto sejam relevantes.
Quais pessoas estão envolvidas na solução desses problemas?
Objetivo da pergunta: Mapear os principais atores e grupos que estão diretamente envolvidos na tentativa de solucionar os problemas levantados. Isso ajudará a projetar colaborações e articulações mais efetivas durante a implementação das atividades.
Esses itens de imersão são essenciais para garantir que o projeto esteja alinhado às reais necessidades da comunidade e possa promover ações transformadoras e contextualizadas, ampliando o impacto das atividades culturais e educacionais propostas.
12. AÇÃO (ACT)
12.1. AÇÃO PROPOSTA
Objetivos dos Workshops:
Escolas: Abordar a importância da cultura alemã como parte da identidade local, promovendo discussões sobre a língua e tradições, além de explorar como essas características podem coexistir com as demandas contemporâneas da globalização e do turismo. As atividades envolverão oficinas culturais que ensinem a língua e os costumes locais, incentivando o orgulho cultural entre os jovens.
Empresas: Capacitar gestores e funcionários sobre a importância de preservar a cultura local no ambiente de negócios, destacando como a identidade cultural pode ser um diferencial competitivo em um cenário de turismo crescente. Discutir práticas que integrem a tradição alemã no atendimento ao cliente, produtos e serviços oferecidos.
Comércio: Promover o entendimento de como a preservação da tradição alemã pode beneficiar o comércio local, atraindo turistas e residentes que valorizam essa herança cultural. Incentivar os comerciantes a incorporar elementos da cultura alemã em suas operações, como eventos temáticos, produtos típicos e celebrações.
Temas Relevantes para a Comunidade:
Preservação da Cultura e Língua Alemã: Discutir estratégias para manter viva a língua e as tradições alemãs, incluindo a integração de aulas de alemão e eventos culturais nas escolas e comunidades, promovendo um ambiente de aprendizado e valorização da herança cultural.
Impacto do Progresso no Patrimônio Cultural: Analisar como o avanço da indústria, comércio e turismo pode coexistir com a manutenção das tradições locais, buscando um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação cultural.
Turismo Cultural: Explorar como a riqueza da cultura alemã em Pomerode pode ser utilizada como um atrativo para o turismo, fortalecendo a economia local e incentivando o respeito pela tradição e cultura.
Benefícios para a Comunidade:
Educação Cidadã: Fomentar um senso de identidade e pertencimento entre os jovens e a comunidade em geral, enfatizando a importância da preservação da cultura e língua alemã enquanto se adapta às mudanças econômicas e sociais.
Fortalecimento das Capacidades Locais: Promover habilidades que valorizem a cultura local, incentivando tanto jovens quanto trabalhadores locais a se tornarem embaixadores de sua herança cultural, atraindo turistas e novos moradores.
Integração entre Setores: Facilitar um diálogo entre escolas, empresas e comércios sobre a importância da cultura na construção de uma comunidade coesa e vibrante, onde a tradição se torna parte ativa do desenvolvimento econômico.
Parcerias Potenciais:
Escolas: Trabalhar com instituições de ensino para implementar programas que integrem a língua alemã e a cultura local no currículo, fortalecendo a identidade cultural desde a infância.
Empresas: Colaborar com empresas que valorizem a tradição alemã, incentivando práticas que respeitem e promovam a cultura local em suas operações.
Comércio: Engajar comerciantes a adotar elementos culturais em suas ofertas, como produtos artesanais e alimentos típicos, criando uma experiência autêntica para os visitantes e residentes.
Essa proposta não apenas reforça a educação cidadã, mas também enfatiza a importância da cultura como um ativo vital no desenvolvimento da cidade, permitindo que Pomerode mantenha sua identidade única em meio ao progresso industrial, comercial e turístico. Ao integrar a cultura, língua e tradições alemãs nas atividades do projeto, promovemos uma comunidade mais rica, inclusiva e consciente de seu patrimônio.
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. (2014). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC.
Aborda a importância da educação inclusiva e da valorização da diversidade cultural.
CAVALCANTI, L. S. (2011). Relações Internacionais e o Desenvolvimento Local. São Paulo: Editora Saraiva.
Discute a interface entre Relações Internacionais e o desenvolvimento de comunidades locais.
GUNDERSON, L. H. & Holling, C. S. (2002). Panarchy: Understanding Transformations in Human and Natural Systems. Washington, D.C.: Island Press.
Explora as interações entre desenvolvimento humano e sistemas naturais, aplicável à sustentabilidade cultural.
HUNTINGTON, S. P. (1996). The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order. New York: Simon & Schuster.
Analisa como as identidades culturais influenciam as relações internacionais, relevante para entender a dinâmica da cultura alemã em Pomerode.
KRAUSE, J. (2014). Cultura e Globalização: Os Efeitos da Globalização sobre a Cultura Local. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio.
Trata das implicações da globalização na cultura local e da necessidade de preservação cultural.
MATTOS, R. S. de. (2017). Relações Internacionais: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora Atlas.
Apresenta as principais teorias das Relações Internacionais e suas aplicações práticas.
MELO, P. R. (2015). A Economia Política Internacional. Campinas: Editora Unicamp.
Explora as relações entre economia e política no contexto internacional, útil para discutir a economia local e global.
UNESCO. (2005). Universal Declaration on Cultural Diversity. Paris: UNESCO.
Documento importante que destaca a necessidade de preservar e promover a diversidade cultural no mundo.
ZARTMAN, I. W. (1995). Peacemaking in International Conflict: Methods & Techniques. Washington, D.C.: United States Institute of Peace Press.
Foca nas técnicas de resolução de conflitos e construção de paz, que podem ser úteis para entender a dinâmica social em Pomerode.
BRASIL. (2018). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília: Edições do Senado Federal.
Relata como o Brasil está implementando os ODS, servindo como uma base para discutir inclusão social e educação.
Sugestões para Trabalhos Acadêmicos e Artigos
ECLAC. (2014). Cultura e Desenvolvimento: Um Enfoque Sustentável. Santiago: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.
LAMPERT, R. (2016). Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades. São Paulo: Editora Unesp.
Essas referências podem ser adaptadas e complementadas com artigos, livros e outros materiais acadêmicos que abordem especificamente a cultura alemã, a educação cidadã e o desenvolvimento econômico e social em Pomerode. Ao compor sua lista de referências, considere incluir fontes que ofereçam dados e exemplos práticos sobre a realidade local.
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