segunda-feira, 1 de junho de 2020

Caminhando na Luz: Paternidade Espiritual, Unidade com Cristo e Bênçãos da Submissão"

 

(Innsbruck, Áustria)

Quando refletimos sobre paternidade, seja ela biológica ou espiritual, é essencial considerar como aplicamos os princípios que aprendemos. Um dos princípios fundamentais da paternidade espiritual é o reconhecimento e a disposição para receber orientação e correção daqueles que exercem esse papel em nossas vidas.

Um versículo que ressalta a importância de ouvir conselhos e correções é Provérbios 12:15, que diz: "O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos." Aqui, somos incentivados a buscar sabedoria ao ouvir os conselhos daqueles que possuem entendimento.

Além disso, a paternidade espiritual também envolve a responsabilidade de instruir e orientar aqueles que estão sob nossa influência espiritual. O apóstolo Paulo exemplifica isso em 1 Tessalonicenses 2:11-12, onde ele escreve: "Assim como vocês sabem como tratamos cada um de vocês como um pai trata seus próprios filhos, nós os encorajamos, consolamos e os incentivamos a viver de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu reino e glória."

Portanto, a aplicação prática dos princípios da paternidade espiritual é essencial para o crescimento e amadurecimento espiritual. Isso inclui a disposição para ouvir e receber orientação, bem como o compromisso de instruir e orientar outros no caminho da fé.

Além disso, é importante reconhecer que o modelo perfeito de paternidade espiritual é encontrado em Deus como nosso Pai celestial. Em Mateus 7:11, Jesus nos lembra: "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!"

Portanto, ao considerar a paternidade espiritual, devemos sempre buscar espelhar o amor, a sabedoria e a orientação de Deus em nossas próprias vidas e relacionamentos espirituais.

À medida que examino a sociedade ao meu redor, percebo uma crescente obsessão por sucesso e status material. No entanto, as Escrituras nos advertem sobre a futilidade de buscar riquezas terrenas, como vemos em Mateus 6:19-21. Jesus nos lembra de investir em tesouros celestiais, que têm valor eterno, em vez de nos prendermos a bens materiais que eventualmente se desvanecerão.

Além disso, quando considero como tomar decisões sábias em meio a tantas influências conflitantes, encontro conforto e orientação nas palavras de Provérbios 3:5-6. Confio no Senhor de todo o meu coração e não me apoio apenas no meu próprio entendimento limitado. Em vez disso, busco a orientação de Deus em todas as áreas da minha vida, confiando que Ele dirigirá os meus passos no caminho da retidão.

Outro aspecto importante é reconhecer a sabedoria que vem através da comunidade de fé e do conselho dos sábios, como nos ensina Provérbios 12:15. Não estou sozinho na jornada da vida; tenho a bênção de compartilhar experiências e aprender uns com os outros na comunidade de fé. Ao ouvir os conselhos dos mais experientes e buscar discernimento em conjunto, sou capacitado a tomar decisões mais sábias e alinhadas com a vontade de Deus.

Em última análise, compreendo que o conhecimento verdadeiramente transformador não é apenas intelectual, mas também espiritual e prático. É a integração do conhecimento com o amor, a humildade e a orientação divina que nos permite viver vidas significativas e alinhadas com os propósitos de Deus. Assim, continuo buscando crescer em sabedoria e conhecimento, sabendo que a verdadeira compreensão vem da aplicação ativa da Palavra de Deus em minha vida e na comunidade que Ele providenciou.



À medida que mergulhamos na jornada do conhecimento e da sabedoria, é essencial lembrar que nossa busca não é apenas por entendimento intelectual, mas também por uma profunda conexão espiritual com Cristo, capacitada pelo Espírito Santo. Nosso desejo por conhecimento deve estar enraizado no desejo de nos tornarmos mais semelhantes a Ele, refletindo Seu caráter e amor em todas as áreas de nossas vidas.

Quando consideramos a transformação do conhecimento em ação amorosa e humilde, somos lembrados da necessidade de estarmos unidos a Cristo, como ramos na videira, conforme Jesus nos ensina em João 15:5. É através do Espírito Santo que somos capacitados a viver em comunhão com Cristo, permitindo que Sua vida flua em nós e produza frutos que glorificam o Pai.

Assim, nossa busca por conhecimento e sabedoria não é apenas uma jornada intelectual, mas uma jornada espiritual de se tornar um com Cristo. Como Paulo escreve aos Gálatas em 2:20, "Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim." Essa união com Cristo não apenas nos transforma individualmente, mas também nos une como membros do corpo de Cristo, como Paulo descreve em 1 Coríntios 12:12-13.

Portanto, quando buscamos conhecimento e sabedoria, devemos fazê-lo em comunhão com o Espírito Santo, permitindo que Ele nos guie, nos ensine e nos capacite a viver vidas que glorificam a Deus. É através dessa união com Cristo que encontramos verdadeiro significado e propósito em nossas jornadas de aprendizado e crescimento espiritual.

União com Cristo através do Espírito Santo:

Romanos 8:9-11: "Vocês, porém, não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês."

1 Coríntios 6:17: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele."

Gálatas 5:22-25: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."

Transformação do conhecimento em ação amorosa e humilde:

Filipenses 2:3-5: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus."

Tiago 1:22: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos."

1 João 3:18: "Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Ao longo da jornada da vida, somos chamados a construir não apenas carreiras, mas também nosso caráter e nosso relacionamento com Deus. Lembro-me de uma época em que recebi um conselho claro: seguir em frente, sem olhar para trás. Aquela instrução marcou uma virada em meu caminho. Refletindo sobre isso, vejo como Deus sempre esteve no controle, mesmo quando as consequências de minhas decisões tornaram meu caminho mais desafiador.

Aprendi que Deus não apenas guia, mas também transforma. Em Romanos 8:28, somos lembrados de que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Essa promessa sustenta meu coração, pois sei que Deus está sempre trabalhando em meu favor, mesmo quando não compreendo completamente Seus planos.

Ao longo dos anos, experimentei dificuldades e sofrimentos que, embora dolorosos, moldaram meu caráter e fortaleceram minha fé. Filipenses 4:13 me lembra que "tudo posso naquele que me fortalece". É através do Espírito Santo que recebo força para superar os desafios e perseverar em minha jornada.

Às vezes, enfrentamos momentos de incerteza e fraqueza, mas Deus nos chama a confiar Nele e a buscar Sua sabedoria. Em Tiago 1:5, lemos: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente". Esta promessa nos encoraja a buscar a orientação divina em todas as situações da vida.

Além disso, a união com Cristo através do Espírito Santo é essencial para nossa jornada. Em Romanos 8:9-11, somos lembrados de que aqueles que têm o Espírito de Deus habitando neles pertencem a Cristo. Essa união nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus e a encontrar força e consolo em Sua presença.

Assim como um pai amoroso guia seus filhos, Deus nos conduz em amor e cuidado. Ele nos chama a ouvir Sua voz e seguir Suas instruções, como um filho que confia na orientação de seu pai terreno. Em Provérbios 3:5-6, somos encorajados a confiar no Senhor de todo o nosso coração e a não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento, reconhecendo-O em todos os nossos caminhos.

Portanto, que possamos construir nossas vidas sobre a rocha sólida da Palavra de Deus, buscando Sua orientação e permanecendo unidos com Cristo através do Espírito Santo. Que nossas decisões sejam moldadas pela sabedoria divina e nossa jornada seja marcada pela graça e pelo poder de Deus em nossas vidas.

Bem, quando penso sobre minha jornada espiritual até agora, vejo uma busca constante por compreensão e aplicação prática da minha fé. Tenho procurado mentores espirituais e líderes que possam me guiar, mas também reconheço a importância de discernir a vontade de Deus por mim mesmo.

Uma das coisas que aprendi é que a verdadeira transformação espiritual vem através da comunhão com o Espírito Santo e do alinhamento com a vontade de Deus. Tenho sido desafiado a confrontar minhas próprias falhas e fraquezas, mas vejo isso como parte do processo de crescimento na fé.

Para mim, a jornada espiritual é sobre uma busca sincera pela verdade e um compromisso contínuo com o desenvolvimento da minha fé. Valorizo muito a comunhão com Deus e o papel do Espírito Santo em me guiar e fortalecer.

Em resumo, minha jornada espiritual é marcada por uma busca pela verdade, um desejo de aprender e crescer, e uma profunda conexão com Deus através do Espírito Santo. Essas características são fundamentais para mim e moldam minha abordagem da vida e da fé.

Aqui estão alguns versículos que destacam características específicas do caráter de Cristo:


Humildade:

Filipenses 2:5-8: "Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que houve em Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!"

Amor:

João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."

Romanos 5:8: "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."

Compaixão:

Mateus 9:36: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor."

Marcos 6:34: "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas."

Justiça:

Isaías 42:1: "Eis o meu servo, a quem sustenho, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Coloquei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações."

Perdão:

Lucas 23:34: "Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo."

Fidelidade:

Apocalipse 19:11: "Vi o céu aberto, e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Com justiça ele julga e guerreia."

Buscar uma paternidade espiritual sólida e estar em unidade com Cristo são aspectos fundamentais para uma vida cristã frutífera. Quando nos submetemos a uma liderança espiritual madura e nos alinhamos com os ensinamentos de Cristo, experimentamos bênçãos abundantes. A submissão saudável não é apenas um ato de obediência, mas também uma demonstração de confiança na sabedoria divina e no cuidado paternal de Deus. Assim como Cristo se submeteu ao Pai e viveu em completa unidade com Ele, também somos chamados a nos submeter humildemente à Sua vontade, confiando que Ele nos guiará para o melhor caminho. Nessa jornada de submissão e unidade, somos abençoados com crescimento espiritual, paz interior e uma vida que glorifica a Deus.

Leonardo Lima Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geopolítica e Justiça Social: Analisando o papel das nações e das organizações internacionais(6)

  (Antônio Carlos, Santa Catarina) Geopolítica e Justiça Social: Analisando o papel das nações e das organizações internacionais na promoção...