sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Uma carta aos filhos

(Chã Grande-PE)

"Pois, ainda que venhais a ter dez mil tutores em Cristo, não teríeis, entretanto, muitos pais. Porquanto em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

A paternidade de Deus é a restauração do homem a sua condição de filho, a redenção através de Cristo, O filho unigênito, primogênito, que nos deu essa condição através de sua morte na cruz e ressurreição. 
O corpo de Cristo em um cabeça, e esse cabeça, que é Cristo, governa e direciona esse corpo, que efetiva sua vontade para a terra, executando seus intentos.

"²³ Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou." (João 5:23)

Não temos como agradar o pai sem nossa fé no Filho, e é nosso relacionamento prioritário com Jesus que nos leva a um preenchimento de nossa incompletude da orfandade. Nós nos tronamos íntegros no Pai, através do filho. E o nosso Senhor Jesus, nos ensina tudo sobre essa relação. Ela é 100% espiritual, e ela é de completa sujeição e obediência. 

"²¹ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)

"³⁰ Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." (João 5:30)

"⁵⁰ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe."
(Mateus 12:50)

"⁸ Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração."
(Salmos 40:8)

Existe um comportamento característico do filho de Deus, o desejo de fazer a vontade do Pai. Aquele que recebe Cristo, e a redenção em sua plenitude, tem um só objetivo em sua vida, fazer a vontade do Pai. E Deus em sua infinita sabedoria, no desejo de redimir também a consciência do homem, lhe dá a condição através do Espirito Santo de forjar o seu caráter à imagem e semelhança de Jesus Cristo, e qual é esse carácter? 

""⁵ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
⁹ Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
¹⁰ Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
¹¹ E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.' (Filipenses 2:5-11)

E Jesus ascendeu aos céus e deixou nos seu Espírito, que nos conduz a um comportamento de corpo, afim de nos restaurar. 

"¹ Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.' (Colossenses 3:1)

Quando nascemos do espírito, somos incluídos, enxertados no corpo, na videira que é Cristo, e agora, iniciamos um processo de crescimento e amadurecimento no espírito, apesar de uma grande quantidade de contestadores, Paulo afirma claramente que Deus usa homens, pais espirituais para gerar filhos e trazer estes à maturidade. 

"Pois, ainda que venhais a ter dez mil tutores em Cristo, não teríeis, entretanto, muitos pais. Porquanto em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

Talvez você não goste desse trecho da bíblia, porque ele contradiz uma espécie de semente de rebelião que existe dentro da sua mente e coração, mas, Paulo diz à igreja de Coríntios:

"Porquanto em Cristo Jesus EU MESMO OS GEREI por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

E ainda mais...

"¹⁹ Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;"
(Gálatas 4:19)

Esses textos são rejeitados, ou manipulados para contestar o princípio da paternidade espiritual, eu mesmo, depois de algumas experiências de decepção comecei a tentar anula-los e contestá-los, mas, o fundamento bem construído, não pode ser destruído. 

Todos nós nascemos de alguém, mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de conviver, ou crescer sobre a tutela de um pai espiritual. Eu tive momentos de alegria vivendo esse crescimento. Pessoas foram fundamentais em minha vida espiritual, algumas me fizeram crescer pela omissão, pois me empurraram mais para Deus, justamente pela carência, outras me ajudaram com amor, e outras com abusos, porém...

"²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Quem me ungiu, e me treinou, e derramou unção em minha vida para que eu fosse livres de muitas amarras, além de curas na alma foi o Apóstolo Célio Rosa, eu morei com ele por 1 ano e meio e fiz parte de seu ministério por 6 anos. Isso fez toda diferença em minha vida. Jamais eu estaria aqui hoje, no nível que estou de entendimento se não fosse Deus usando a vida dele para me forjar e crucificar o meu eu. Não temos como negar essas coisas. E o corpo de Cristo tem sofrido com a falta de maturidade por não saber lidar com esses princípios. Nossas vidas seguiram rumos diferentes, mas, sou grato pelo tempo que estive por perto aprendendo com ele. 

As pessoas gostam de extremismos, ou se tornam idolatras de seu pai na fé, ou acreditam que não existe isso, e querem viver uma independência espiritual. Ninguém pode substituir o Espírito Santo em nossas vidas como guia, consolador e presença de Jesus, mas, enquanto não somos aperfeiçoados em algumas coisas, como por exemplo a relação entre irmãos e a submissão de nosso ego, Deus nos dá mestres e pais espirituais. 

"⁷ Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." (Romanos 13:7)

"¹⁰ Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

"¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;" (1 Timóteo 5:17)

"¹ Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados." (1 Timóteo 6:1)

Observe amados, que toda pessoa que não tem estima por seus mestres e pai na fé, não é aperfeiçoado na humildade. Essas pessoas não conseguem andar em harmonia com o corpo, pois elas não conseguem cumprir um simples fundamento, se fazer menor. Muitos pensam que se fazer menor é tratar bem, e isso é um equivoco, o se fazer menor é entender que existe alguém maior, que é Cristo, e Ele estabeleceu pais e mestres para a funcionalidade do corpo como organismo vivo. 

"¹ Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
² Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
³ Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
⁵ Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
⁶ Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
⁷ Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
⁸ Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
⁹ Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
¹⁰ Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
¹¹ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
¹⁴ Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
¹⁵ Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
¹⁶ Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
¹⁷ E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
¹⁸ Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;" (Efésios 4:1-18)

Existe um processo, e todos nós precisamos passar por ele, os ministérios disfuncionais existem porque as pessoas pulam estágios e escolhem como querem crescer, ou não crescer. Não lidam com situações propostas pelo Espírito para a mortificação do seu "EU", não aceitam lidar com a dor de suas feridas para que sejam curados, e assim, acabam ferindo outros. 

A maior parte dos irmãos rejeitam esse principio por 3 fatores:

1) Por ver abusos de líderes (que deveriam ser pais espirituais, mas, subjugam as pessoas a um abuso espiritual de manipulação e controle), e sabemos que isso acontece, porque muitos líderes não são curados, e operam em dons poderosos, e dessa forma constroem uma comunidade de servos submissos a ele e sua cúpula de poder, exercendo controle na vida dos membros, se colocando na posição de Deus e trazendo as pessoas a idolatria de sua pessoa. 

2) Por não acreditar nesse principio, ou por um orgulho que cobre feridas profundas e dessa forma a melhor defesa é a individualidade e isolamento, se colocando na posição de superior aos outros com uma suposta espiritualidade exacerbada que não passa de imaturidade. Essas pessoas tendem a se tornar frias e extremamente racionais ou místicas. 

3) Por profundas feridas de rejeição, devido a situações ao longo da vida como feridas causadas por autoridades, principalmente pelo pai biológico, através de abusos de autoridade ou divórcio. A ferida de rejeição produz amargura e rebelião, e consequentemente incredulidade e afastamento do corpo de Cristo, essas pessoas tendem a ser controladoras e auto suficientes. 

Por isso, posso afirmar com conhecimento de causa, que você precisa de alguém de quem possa receber o amor e a correção de Cristo, alguém que tenha amor suficiente para tocar em suas feridas de forma curativa. Alguém que possa te confrontar com autoridade e unção. E se você não se submete a ninguém, pode ser curada de muitas coisas, mas, nunca vai crucificar o seu ego, e por isso, não vai conseguir andar em plenitude junto ao corpo. vai chamar de corpo todos cristãos que estão na terra, mas, vai criar o seu próprio mundo onde ninguém pode entrar, pois, não quer perder o controle. 

Eu recebi o melhor de Deus através do meu pai na fé, eu recebi o confronto, recebi o amor, a presença, o ensino, a atenção, e também a decepção que vem para provar se amadurecemos. As circunstâncias do meu chamado e a realidade do ministério do meu pai na fé não permitiram que continuássemos juntos, mas, Ele cumpriu a missão dele, e da melhor forma possível, mexendo em todas as lacunas do meu ser de forma cirúrgica, foi muito dolorido, mas arrancou de vez a raiz de rejeição que estava plantada dentro de mim. Ainda sinto dores, porque minha mente ainda tem lembranças dos 40 anos sentindo essa dor, mas, a raiz em si não existe mais. 

É difícil lidar com esse processo, poucas pessoas chegam ao fim, mas, sem ele, sempre vai faltar algo, e quem não foi filho, não pode ser pai. Você acha coerente ensinar sem ser ensinável? Acha coerente ser líder sem nunca ser liderado? Acha justo querer conduzir pessoas se nunca aceitou ser conduzido? 

Não podemos confundir conduzir e liderar com controlar e manipular. Uma coisa vem do espírito a outra vem da carne e é diabólico. Podemos passar a vida toda contestando as realidades da bíblia que mexem na nossa justiça própria, mas, diante de Deus, no dia do julgamento das obras, não teremos desculpa, nem como se arrepender, e muito menos voltar atrás. 

Esse fundamento restaurou minha paternidade biológica, tanto com meu pai, como com meus filhos, além de restaurar também o meu caráter como pessoa, me proporcionando uma identidade de marido, filho e pai. Eu afirmo com a palavra de Deus e com minha experiência a efetividade desse principio. Meu pai biológico pode testemunhar dessa verdade em minha vida, e hoje somos melhores amigos. 

Obrigado Jesus pelo Bispo Cleber Caetano, de Ribeirão Preto, meu primeiro pastor, Obrigado Jesus pelo Reverendo Almeida e o Diácono Amaro de Porto de Galinhas líderes em outro processo, agradeço a Deus também pela vida do Rev. Daniel Chagas, a Eleonora Deó e Magda Wacemberg, meu Pastor e minhas líderes em Recife e Jesus seja louvado na vida do Apóstolo Célio Rosa, que me ungiu e me confirmou para o ministério e me impulsionou para uma vida no poder da ressureição. Eu agradeço a Deus por escolher meus líderes e usar a vida deles para meu crescimento. E Glória a Deus pela vida do Apóstolo Hans Petter Thue da Noruega que hoje é meu líder e parceiro nas missões. 

O seu pai na fé não é perfeito, seus líderes não são perfeitos, mas, a honra forjada em seu coração pelo espírito precisa ser. Quem não honra um líder ou autoridade, nunca vai honrar ninguém, e por isso vai ter relacionamentos egoístas e disfuncionais.

Deus usa todo o corpo para o amadurecimento dos santos, e quando somos maduros, o Espírito nos envia para nosso propósito. O pai espiritual aponta Jesus, e Jesus te coloca na plenitude da sua vocação. Ninguém ressuscita antes de morrer, e essa morte é a morte do eu.

"⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:8)

Deus usa o corpo para nos mortificar:

¹⁸ Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. (Jó 5:18)

No livro de Jó podemos ver a obra de Deus, pois ele feriu Jesus e o matou na cruz, para depois ressuscitá-lo, e lhe dar a autoridade do nome que está acima de todo nome. O mesmo processo ele faz conosco, mas agora, uma mortificação da carne pelo poder do Espirito Santo

"¹¹ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," (Efésios 4:11-13)

Talvez seja difícil você amar quem te mata, mas, Deus matou Jesus, O pai matou o filho, por amor de nós. Esse é o mistério da Ressurreição. 

Podemos nos render hoje, e encontrarmos o caminho da maturidade através da paternidade de Deus e a formação do caráter através da paternidade espiritual, ou podemos ficar por ai como meninos construindo nossas religiões a partir das interpretações da nossa alma, influenciadas por nossas feridas.

Uns se isolando e criando sistemas místicos ou completamente racionais e cheios de lógica, outros muito organizados com prédio, burocracia e tecnologia. A vida no espírito é o Reino de Deus. 

Eu amo e honro todos os líderes que tinha e tenho, e reconheço a autoridade de Deus na vida deles. 

Que vocês possam ser abençoados por essa verdade

²⁰ Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
²¹ Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
²² E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
²³ E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
²⁴ Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de  (Judas 1:20-24)

Mais detalhes sobre esse assunto, você pode encontrar nos meus livros "Livres na vinda do Senhor" e "Vasculhando as profundezas do seu coração" (Você pode adquirir os livros físicos ou em PDF através dos nossos contatos)

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...