domingo, 3 de setembro de 2023

Jesus não é uma ideologia

(Lepsoya, Noruega)

“Mas a vocês que me ouvem, eu digo: amem os seus inimigos, façam o bem a quem os odeia, abençoem quem os amaldiçoa, orem por quem os maltrata. Se alguém lhe der um tapa numa face, ofereça também a outra. Se alguém exigir de você a roupa do corpo, deixe que leve também a capa. Dê a quem pedir e, quando tomarem suas coisas, não tente recuperá-las. Façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam.
Lucas 6:27‭-‬31 NVT

“Se vocês amam apenas aqueles que os amam, que mérito têm? Até os pecadores amam quem os ama. E, se fazem o bem apenas aos que fazem o bem a vocês, que mérito têm? Até os pecadores agem desse modo. E, se emprestam dinheiro apenas aos que podem devolver, que mérito têm? Até os pecadores emprestam a outros pecadores, na expectativa de receber tudo de volta. “Portanto, amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos. Sejam misericordiosos, assim como seu Pai é misericordioso.”
Lucas 6:32‭-‬36 NVT

“Não julguem e não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e receberão. Sua dádiva lhes retornará em boa medida, compactada, sacudida para caber mais, transbordante e derramada sobre vocês. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los”.
Lucas 6:37‭-‬38 NVT

Para alguns, o cristianismo é só um estudo, uma ideologia, onde se sentem confortáveis em entender com sua mente um conceito de salvação. Para Jesus não existe cristianISMO, como foi dito em meu livro o ISMO é só um sufixo que faz da palavra uma ideologia. Para Jesus o Evangelho é a boa notícia de salvação, e esse salvo se torna uma nova criatura, um novo ser, não é mais aquele que era dominado pela obra da carne, mas, um ser eterno e com um caráter e uma natureza transformada, uma natureza espiritual. 

Saber muito bem a doutrina do cristianismo não afeta em nada a vida do cristão, as vezes, só faz com que ele se apoie mais ainda em sua justiça própria e no conceito de ética e moral, que são humanos e relativos em cada cultura. Jesus não te faz moral, nem ético, ele te faz um novo ser, com o caráter Dele. 

Portanto, não adianta a gente saber muito sobre, e não se tornar como Ele. O julgamento que temos sobre os outros, diz muito sobre quem somos. E Jesus explicou isso nos versículos 37 e 38 de Lucas 6. 

Com milhões e milhões de confessos cristãos hoje, e com a declaração de Jesus de que no fim o amor de muitos esfriaria por causa do aumento da iniquidade, você pensou que esse amor era o amor do mundo?! O mundo não tem amor, o amor que esfriará, ou que já esfriou, é o amor dos cristãos, em alguns casos se transformou em indiferença, em outros se transformou em amor sentimental, o que podemos chamar de dó, ou pena, e até mesmo interesse, todos frutos da justiça própria, ou seja, iniquidade.  

O tempo é discernido pelo espírito do homem, alinhado com o Espírito de Deus. O tempo não é discernido pelo entendimento da alma ou da mente. Basta lembrar que os fariseus eram muito inteligentes e preparados na palavra, mas perderam a visitação do Messias. Eles não viam Jesus, seus olhos estavam fechados, mesmo tendo a Torá decorada em suas mentes. 

A justiça própria e a altivez enraizada em suas altas convicções sobre si mesmos o aprisionavam. 

Hoje, se ouvir a voz de Deus, não endureça seu coração, para que não aconteça contigo o que aconteceu ao povo de Israel no deserto enquanto saiam do Egito. 

Deus vos abençoe e vos prospere em toda palavra

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...