domingo, 27 de agosto de 2023

Estão te enganando com uma falsa vitória

 (Kruja, Albânia)

Será que nosso posicionamento de comparação e medo não nos coloca em um fingimento de sermos fortes o tempo todo? Os discursos de empreendedores sobre lidar com os problemas e dias maus agindo sempre como uma fortaleza indestrutível é realmente o que a Bíblia diz sobre um caráter firme? Será que os coachings de vitória não estão destruindo a fé na verdade dentro das pessoas e colocando no lugar uma falsa sensação de autocontrole e autodeterminação? 

Porque tantas pessoas estão sendo seduzidas por essa doutrina de empreendedorismo vitorioso, e porque essa doutrina está tomando conta dos púlpitos das igrejas dos últimos tempos. Jesus disse realmente que um avivamento seria uma revolução de pessoas vitoriosas? Isso consegue ser sustentado por uma sincera observação da realidade bíblica? Está disposto a falar com sinceridade sobre isso? 

Será que as pessoas que não conseguem se tornar vitoriosos empreendedores estão desprovidos do amor e da graça de Deus, existe um lugar no Reino de Deus para os fracassados? Aqueles que não conseguem seguir a agenda hiper movimentada de suas igrejas? Será que aqueles pastores que não tem mais de 100 mil seguidores em seu instagram, ou que não trocam seus carros luxuosos todos os anos estão desprovidos da graça e do amor de Deus? Foram reprovados por Jesus? É isso mesmo? 

A frenesi dos empresários da fé está destruindo a verdadeira fé de um multidão de pessoas, já viu quantos milhares de "crentes" estão correndo atrás dessas formulas de sucesso oferecida pelos coachings gospel, usurpadores, que distorcem a bíblia em prol de suas filosofias egocêntricas. Vamos observar um pouco o que Jesus e os apóstolos falaram sobre sucesso. 

"¹ E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
² Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado
³ E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

⁴ E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
⁵ Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
⁶ Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; (1 Coríntios 2:1-6)

Em primeiro lugar, Paulo apresenta o meio pelo qual ele apresenta Cristo: 

"... não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria..."

depois ele reforça:

"E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;"

O que Paulo quis dizer com Demonstração de Espírito e poder? 

Ele alega que tudo que ele estava disposto a oferecer não vinha da sua mente, não estava contaminado com persuasão humana ou malicia de intenções, e sim uma expressão de Cristo através de sua vida manifesto através do Espírito Santo operando nele, e o poder (Dunamis), poder miraculoso, operação de Deus através dele. Essa era a matéria prima da mensagem de Paulo, a operação de Deus pela fé construída dentro dele. Não era intelectualidade, nem astucia que atuava em Paulo. Portanto, se seguirmos o padrão de Paulo para analisar essa parcela de mensagens coachings, já poderíamos descartar quase senão todas. 

Vamos a Jesus:

⁴² Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
⁴³ Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
⁴⁴ E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
⁴⁵ Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:42-45)

"...Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;..."

Esse é o modelo que estão usando, e Jesus diz que esse é o modelo de poder e autoridade da terra, em outra tradução:

⁴² "Vocês sabem que os que são considerados líderes neste mundo têm poder sobre o povo, e que os oficiais exercem sua autoridade sobre os súditos..."  (Marcos 10:42)

Observe bem, Jesus mostra um detalhe: os lideres desse mundo tem poder sobre o povo, e até ai, parece que isso não é um problema, pois as classes hierárquicas fazem parte de qualquer sociedade humana, porém, Jesus inverte a pirâmide com seu conceito de Reino de Deus, criando a ideia de uma aparente anarquia, mas não é. 

'...E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos..."

Eu já vi muitos líderes, inclusive convivi com alguns, que se apresentam como servo de todos, pregando essas palavras de Jesus, dizendo que sua vida é para servir as pessoas, mas, isso não passa de um sofisma, pois, na verdade, todas as pessoas que recebem benefícios de seus dons, passam a serem cobradas agora como devedoras desse beneficio, ficando presas a essa pessoa e esse sistema. E elas é que se tornam servas desse líder para o resto da vida, perdem o governo de suas vidas, perdem a autonomia de seus propósitos e devem prestar conta de tudo a sua liderança, por terem recebido algum beneficio através desse suposto "servo".

Entende que esses líderes se apresentam como servos, mas, depois se tornam senhores das vidas das pessoas. Vamos observar mais declarações de Jesus:

"...⁴⁴ E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
⁴⁵ Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos..."

Ninguém pode ser dono da sua vida, a não ser aquele que morreu por você. Seu líder morreria por você? Ele entregaria a vida dele a morte no seu lugar? Então ele não tem direito sobre sua vida. Por isso, só Jesus é o Pastor, Senhor e dono, até porque somos o corpo Dele. Então, pessoas que usam de seus dons para dominar pessoas, são usurpadores. E muito do que acontece em alguns ministérios é manipulação da alma, em alguns casos até hipnótica. E você precisa estar alerta para estes enganos. O espírito de controle não é o Espírito de Deus. 

¹⁸ E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
¹⁹ Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
²⁰ Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. 
(Apocalipse 2:18-20)

Veja o que Jesus diz ao pastor (anjo da igreja) de Tiatira, observe o espírito que estava operando:

"...ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria...."

Em outra tradução:

"...²⁰ Você tem permitido que essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, faça meus servos se desviarem. Ela os ensina a cometer imoralidade sexual e a comer alimentos oferecidos a ídolos..."

A imoralidade sexual é um dos frutos da idolatria, nessa igreja, existia um espírito de engano atuando através do ensino, e esse espírito desviava as pessoas (Você tem permitido que essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, faça meus servos se desviarem

O que esse espírito de falso ensino estava fazendo é induzir os cristãos a idolatria, apresentando doutrinas que justificavam a imoralidade e plantavam um veneno que em pouco tempo levava todos a praticar exatamente o contrário do que os apóstolos haviam ensinado, dê uma olhada no livro de Atos: 

"²⁹ Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
³⁰ Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. (Atos 15:29,30)

Irmãos, veja que Jesus elogiou a igreja em alguns aspectos, mas, estes não anularam o fato do falso ensino que estava corroendo a verdade e destruindo a vida das pessoas:

¹⁹ Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."

Veja, Jesus estava elogiando o amor, o serviço, a fé e a paciência. Veja irmãos, essa igreja tinha fruto do espírito e mesmo assim estava indo para a perdição. Consegue ver como é fácil ser enganado, mesmo que você veja amor, serviço, fé e paciência, precisa avaliar um fator em especial, a doutrina, porque é ela que leva você a salvação da sua alma ou a perdição. Não sou eu que estou dizendo, vamos continuar no texto:

"...²¹ E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
²² Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
²³ E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
²⁴ Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."(Apocalipse 2:21-24)

Olhe o detalhe com atenção:

"...a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."

Jesus aponta a falsa doutrina (...a todos quantos não têm esta doutrina,) e diz a origem da doutrina (as profundezas de Satanás,)

Preciso que você entenda a seriedade disso, sim, a doutrina é o mais importante. A doutrina dos apóstolos que foi recebida de Jesus, é a verdade, e só a verdade pode nos salvar. Por isso, o diabo se empenha tanto em embriagar as pessoas com entretenimento, emoções e todo tipo de alienação para desviar os santos.

Observe outra palavra profética de Jesus:

"...⁵ Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos..." 
(Mateus 24:5)

Jesus afirmou algo que precisamos nos atentar. Ele não disse que poucos seriam enganados, mas, muitos. Por isso quando falo sobre esse assunto, posso afirmar com segurança o uso da palavra "maioria", alguns dizem que estou generalizando, mas não sou eu que estou dizendo, eu apenas repito as palavras de Jesus: 

"...e enganarão a muitos..." (Mateus 24:5)

¹¹ E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
¹² E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
¹³ Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:11-13)

"...E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos..."

Jesus fala que existirão MUITOS falsos profetas, e MUITOS serão enganados. Isso é uma realidade que podemos observar em nossos dias, que podem ser considerados os últimos dias. 

O Reino de Deus não é uma organização de empreendimentos religiosos, nem muito menos um negócio para fins lucrativos. Jesus não disse que seriamos famosos entre os homens, nem poderosos na sociedade. O que Ele afirmou foi enquanto orava ao Pai:

¹³ Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
¹⁴ Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. (João 17:13,14)

Irmãos, preste atenção nisso. Olha o que Jesus fala com o Pai, sobre aqueles que chamou:

"...¹⁴ Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo..."

Outra afirmação:

¹⁹ Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)

Se o seu Evangelho gera simpatizantes, provavelmente é porque ele já se adequou ao mundo, se o sistema digere bem o seu "Reino de Deus" é porque ele já esta adequado ao sistema do mundo. É exatamente por isso que vemos milhares e milhares de seguidores dos pregadores famosos, mas, muito poucas pessoas transformadas em seu caráter e vivendo uma vida de busca pelo caminhar na verdade. 

Alguns ministérios se tornaram apenas empreendimentos humanos, e de alguma forma até apresentam alguns sinais de ser igreja, como a de Tiatira, que era amorosa, trabalhava muito, tinha fé e paciência, mas fora da verdade, não podemos deixar de lembrar, que existiam alguns ali dentro que permaneciam na verdade, pois, Jesus falou deles também:

"...Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."

O meu chamado a vocês hoje é: Examinem-se a si mesmos, e verifiquem se estão andando na verdade, ou apenas em uma religião de obras e entretenimento. Jesus virá como um juiz, e Ele irá de alguma forma nos trazer a vara da correção. Se o nosso único e prioritário alvo não for Ele, podemos ter surpresas desagradáveis no final. 

Não somos mudados ou convencidos ao amadurecimento por sentimento de medo, punição ou condenação, esse é o método do diabo. Porém, somos constrangidos por uma consciência de amor, por uma consciência de verdade, e é esse meu convite a você hoje. Por amor a Deus pai, e a revelação do seu amor através de Jesus. Saia do engano, volte-se para a verdade.

Esse sentimento de vitória plantado na inflamação da sua alma, é falso, e pode te levar a perdição. Os coachings e os falsos profetas estão mentindo, usando a palavra de Deus, e gerando motivações erradas em seus corações. Arrependam-se

Quero chegar ao fim da minha vida e poder repetir com segurança as palavras de Paulo:

"¹ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
² Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
³ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
⁴ E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
⁵ Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
⁶ Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
⁷ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
⁸ Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:1-8)

Lembrando que quando Paulo escreveu essas palavras, ele estava preso, condenado a morte, em uma condição de abandono, pois grande parcela das pessoas que ele havia ensinado durante sua jornada não se posicionaram em seu favor nesse momento de vulnerabilidade. Porém, ele tinha certeza de sua fé e verdade, e podemos ver isso em suas palavras.

Tenho muito mais a vos falar sobre isso, mas, fica para uma próxima oportunidade

Que Deus vos abençoe e abra seu entendimento em nome de Jesus 

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...