sábado, 12 de agosto de 2023

Um pouco de lei leveda toda a graça.

 

(Lairière, Occitânia, França)

O Espírito Santo sonda nossos corações diariamente, e vai vasculhando as áreas da nossa vida, aonde ainda estamos em trevas, nos lugares onde ainda não chegou a verdade., para que Ele possa de alguma forma a verdade nos seja apresentada e sejamos libertos. 

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (João 8:32)

E como se você fizesse um check up. Em um culto por exemplo, o Espírito Santo sonda o coração de toda a igreja. Ele vai no espírito de cada um, e encontra a necessidade, tira do deposito do espírito do mensageiro, pregador, a pessoa que está trazendo a mensagem. E trazido a tona aquilo que a igreja precisa como alimento. A palavra que vai trazer luz, revelar o entendimento da verdade nas pessoas. 

Por isso, recebemos o dom da fé, para que creiamos em Jesus, e possamos ter esse canal de relacionamento com Ele, afim de conhecê-lo a cada dia, e receber Dele a verdade que nos transforma. A nossa fé é esse canal de relacionamento, e para isso ela foi nos dada como um dom. 

⁴ Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4)

O Espírito Santo nunca nos deixa sem resposta. Mas, nós temos que crer que Ele nos dá a resposta. Vou usar a analogia da massa do pão. Quando colocamos fermento na massa, depois que ele foi colocado, não conseguimos mais ver o fermento, pois ele está completamente dissolvido nessa massa. Não podemos mais ver o fermento, mas, sabemos que ele está ali, porque foi colocado. Após esse procedimento, colocamos a massa para descansar, cobrimos, e ao esquentar a temperatura ambiente, essa massa cresce. Não vemos o fermento, mas sabemos que ele estava lá porque podemos ver a ação dele, levedando a massa. 

⁹ Um pouco de fermento leveda toda a massa. (Gálatas 5:9)

"Um pouco de lei, leveda toda a graça". 

A lei, quando misturada à graça, fermenta o entendimento do favor imerecido, e nos coloca numa condição de justiça própria. Era o que Paulo estava tentando dizer aos Gálatas

¹ Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
² Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
³ E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
⁴ Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
⁵ Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
⁶ Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
⁷ Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
⁸ Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
⁹ Um pouco de fermento leveda toda a massa. (Gálatas 5:1-9)

Existe um processo, desde o novo nascimento, de amadurecimento. Esse processo é a jornada de libertação pela verdade, e cada vez que Ela vai sendo iluminada dentro de nós, mais vamos tendo a condição de viver a realidade de Cristo. 

Quando nós temos a lei dentro de nós...

(² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:2-4)

...nós ficamos privados do beneficio da graça. 

Vamos usar o exemplo da oferta. Se eu creio que Deus multiplica porque eu dou, é lei. Mas, se eu creio que eu dou, porque eu já recebi antes de dar, é graça, pois, é uma expressão de gratidão. Muitas vezes a pessoa é uma doadora, semeadora, e pela misericórdia de Deus, mesmo operando em lei, essa pessoa é amparada, mas, ainda caminha na limitação do entendimento, aprisionada em sua justiça própria. Já o andar na graça é abundante, principalmente pelo seu fruto, que é do Espírito:

² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
²³ Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22,23)

Quando Jesus Cristo morreu pregado na cruz, Ele fez a obra completa, não ficou faltando nada para ser feito por nós. Quando Ele nasceu, cresceu e morreu, toda a lei foi cumprida em sua vida, e morte. 

¹⁹ Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
²⁰ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
²¹ Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. (Gálatas 2:19,21)

A lei já foi cumprida em Cristo, porém, muitas vezes, doutrinas humanas, apoiadas na justiça própria do homem, ou doutrinas de demônios, formadas com o objetivo de manter o homem aprisionado na lei do pecado, são semeadas no meio do corpo de Cristo. 

¹ Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
² Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
³ Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
⁴ Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
⁵ Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
⁶ Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
⁷ Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. (Gálatas 3:1-7)

Paulo enfrentou esse problema que vos apresento aqui. Líderes judaizantes estavam seduzindo os crentes da Galácia, ministrando a eles a doutrina da justiça própria, que se apoia na obra do homem para aperfeiçoamento e salvação, e o Apóstolo, através dessa carta refuta esse ensino e chama os irmãos a uma reflexão sobre a forma como receberam o Evangelho e os benefícios deste, através do Espirito.

³ Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gálatas 3:3)

Toda vez que alguém disser, "Eu fiz", se apoiando em algum benefício do Evangelho, está pessoa está se apoiando na lei, e Paulo chama isso de vanglória, é fruto da vaidade do homem. 

³ Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
⁴ Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
⁵ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
⁹ Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 
(Filipenses 2:3-9)

A lei serviu para mostrar ao homem o seu pecado, pois, ela é perfeita, e diante de nós revela nossa imperfeição, e dessa forma, ao mesmo tempo, aponta um salvador, justificado dos nossos pecados, pela ocasião de nossa incapacidade de cumprir essa lei. 

⁷ A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. (Salmos 19:7)

²⁸ Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. (Hebreus 7:28)

¹⁹ Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. (Gálatas 2:19)

A lei é o amor de Deus, perfeição, e Jesus é o cumprimento da lei, e por isso, ao crermos Nele, cumprimos a lei. 

²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
²³ Contra estas coisas não há lei.
²⁴ E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
²⁵ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. (Gálatas 5:22-25)

Então, a lei não podia aperfeiçoar o homem, mas, apenas apontar a imperfeição deste, sendo assim, aquele que era perfeito, a manifestação do amor de Deus, recebeu a lei sobre si, e nos deu a condição de receber essa perfeição pela fé. Dessa forma, somos justificados pelo ato de justiça de Cristo, que nos concedeu o beneficio não somente da salvação, mas do aperfeiçoamento pela fé. 

¹ Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. (Hebreus 10:1)

¹⁴ Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
¹⁵ E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
¹⁶ Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
¹⁷ E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
¹⁸ Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
¹⁹ Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
²⁰ Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
²¹ E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
²² Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
²³ Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
²⁴ E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
(Hebreus 10:14-24)

Portanto irmãos, se me glorio em algo que não fiz, vã é minha glória. Pois o sacrifico de Jesus é perfeito e suficiente, e através dele, recebemos de graça pela fé todos os seus benefícios. Não se deixe enganar pelo fermento, pois, um pouco de fermento (lei) leveda toda a massa (graça) 

A lei perfeita, só poderia ser cumprida pelo perfeito, que é Jesus, e Ele tendo-a  cumprido, por amor de nós, concedeu a fé para que creiamos e nos apropriemos dessa justiça. 

Grande Abraço
Deus vos abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...