sábado, 22 de outubro de 2022

Você é centralizador? Descubra!!

 

(Dortmund, Alemanha)

Uma das maiores batalhas ministeriais hoje em dia é colocar as pessoas atuando dentro de seus chamados, porém de uma forma madura e plena, pois a plataforma da plenitude é o amor, a condição de enxergar as coisas na ótica de Jesus Cristo, diferente de conceitos de poder e domínio da terra. 

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo." (Efésios 4:4-7)

Há uma confusão entre função e hierarquia, e isso tem invertido papeis, e principalmente por causa da sede de poder, tendência da natureza pecaminosa do homem, ou por simples imaturidade, fata de discernimento do membro do corpo. A função de um líder, é mostrar a cada um a jornada da fé, o caminho da maturidade em Cristo, porém cada um vai ser aperfeiçoado em sua função no corpo, e a função não significa em via de regra um poder de governo, mas sim, uma esfera de atuação. Simplificando: 

Você chama um eletricista para fazer uma instalação de uma rede elétrica em um imóvel que você, por meio de um engenheiro, mestre de obras e pedreiros, construiu, e pede a ele que faça um orçamento, após toda uma avaliação, ele te passa o preço, e você decide fazer o serviço ou não, mas o fato de não querer fazer o serviço com ele, não vai te colocar em condições de que você mesmo faça, pois provavelmente você até saiba colar uns fios e instalar um chuveiro, mas você não sabe instalar toda uma rede, dentro dos padrões regulamentados, além de não entender com profundidade sobre elétrica e projetos de rede, então você terá duas opções, aceitar aquele orçamento, ou procurar outro profissional e fazer um novo orçamento. Lembre-se: Você é o dono da casa, todo o dinheiro investido nisso é seu, mas, você não é eletricista, então no momento do serviço, a autoridade na função é do profissional da área. O mesmo deveria ser no Reino de Deus, na verdade é, mas grande parte dos líderes não entenderam isso: 

Eles recebem uma visão de Deus para a expansão de uma instituição, Deus fala para ele que existem 5 ministérios (funções de edificação do corpo), e 9 dons, que equipam os ministérios, e Deus mostra em sua palavra e na sabedoria do Espírito que cada função vai atuar dentro da formação dessa edificação: 

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo," (Efésios 4:11-15)

A palavra nos dá clareza, mas o que impede isso de se desenvolver nas igrejas, ministérios e instituições em geral é uma característica da personalidade autoritária, a centralização. O centralizador, que ainda não foi despojado do orgulho espiritual, um dos mais nocivos por sinal, confunde governo com função, pois também há uma confusão de governo com poder, pois no mundo eles são sinônimos, mas no reino não, no Reino, poder é a capacidade para fazer algo, e governo é como fazê-lo, por isso, todos somos iguais perante Deus, porque nada vem de nós. Ele nos dá poder, e nos capacita a governar, com funcionalidades diferentes, e assim, o corpo vai sendo ajustado. 

Se você é aquela pessoa que quer ensinar o eletricista a fazer a função dele, você é centralizador, se você não chama o eletricista por que você acha que pode fazer igual a ele, porque desde criança aprendeu alguns truques de elétrica consertando tomada e instalando chuveiros, você é centralizador, fruto de uma personalidade soberba e altiva, se você é aquela pessoa que coloca sob "seu governo" apenas pessoas que você pode controlar e exige delas que suas personalidades sejam moldadas à sua, consequentemente suas funções, isso é centralização, todos se tornando apenas servos de sua visão de mundo, e/ou de reino. 

No corpo, o Pastor recebeu em seu espirito, as capacidades e habilidades naturais e espirituais (dons) para atuar como pastor, e nessa área depois de maduro, ele é uma autoridade. Então não adianta eu querer coordená-lo, porque naquilo que ele faz, ele saberá o que está fazendo, assim como o eletricista montando a rede elétrica. O pior líder que existe é o "faz tudo", que eu costumo chamar de "sabido", esse tem a principal habilidade de matar chamados e destruir personalidades (identidade). Precisamos sair desses paradigmas, para que venha o tempo de maturidade da igreja de Cristo na terra. Colocar pessoas com esse perfil para liderar e exercer governo dentro do corpo tem sido um desastre e tem custado muitas vidas e famílias, que por serem castradas em seus chamados se afastam da igreja e pegam aversão ao corpo. 

Talvez você vai dizer que essas frustrações são imaturidades e condições de fraqueza emocional, porém, eu quero te lembrar que Deus matou Jesus na cruz para nos dar condições de nascer do Espírito para a eternidade, e dentro desse processo, precisamos de pessoas maduras e amorosas, consequentemente, curadas de seu autoritarismo e carência de poder, para que os imaturos sejam conduzidos a maturidade. Pense em um cachorro que apanhou muito, e foi muito maltratado, depois abandonado, você o resgata e começa a trata-lo, já viu o comportamento dele durante meses? talvez anos? É assim que pessoas que sofreram abusos de suas lideranças ficam. Os lideres autoritários sempre vão acusar e jogar a responsabilidade de seus fracassos no liderado, e por isso tantos abusos e destruição no corpo. Um homem chamado por Deus vai passar por processos, e para que esse processo seja eficiente vai depender primeiramente do Espírito Santo, mas depois de pessoas que já passaram esse processo, e venceram, ou seja, foram curadas, livres de autoritarismo e qualquer mazelas relativa a sede de poder ou ciúmes de posição, cargo ou coisas do tipo, para conduzir pessoas que estão no processo. 

O centralizador, consequentemente é um manipulador, porque ele vai querer que todos se sujeitem à sua forma de ver as coisas, e todos que não se sujeitarem vão se tornar estorvos em seu governo, vão ser taxados de rebeldes, e serem jogados em uma condenação que na maioria das vezes, essas pessoas não sabem que são livres em Cristo (Rm 8:1) e acabam sucumbindo na fé, pois o diabo se aproveita da situação e joga condenação em seus corações. 

Hoje, grande parte das pessoas que eu lido, que me procuram, estão passando, ou passaram por esse processo de destruição do sistema e da centralização. 

Irmão, pense nisso! 
A centralização é destrutiva para quem está debaixo dela, e para quem a exerce. Toda insistência na deformidade, em algum momento se torna iniquidade. 
Não aceite abusos, procure quem pode te ajudar a crescer no seu chamado. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...