quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Qual é a minha herança?


 (Copenhagen, Dinamarca)

"Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, a região da vossa herança." Salmos 105:11

"O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre." Salmos 37:18

"Então Josué enviou o povo, cada um para a sua herança." Josué 24:28

"Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança." 1 Crônicas 16:18

"Eles terão uma herança: eu serei a sua herança. Não lhes dareis, portanto, possessão em Israel; eu sou a sua possessão." Ezequiel 44:28

"O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte." Salmos 16:5

Nesses fins de tempos, a ação do espírito do anticristo e a operação do erro no coração dos filhos da desobediência tem sido evidente, mas também nos corações daqueles que não entenderam a herança do Evangelho. Muitos tem se enganado achando que Deus preparou em Jesus Cristo herança na terra, como posses, igrejas, seguidores e instituições, alguns, mais enganados ainda, pensam que suas placas e bandeiras são suas heranças, e ainda calculam, o tamanho de suas riquezas, pelo quanto dinheiro e pessoas circulam dentro desses sistemas. 

Desde o antigo testamento, onde a revelação de Cristo não era completa, estava sob uma sombra, podemos ver com clareza Deus falando sobre herança, vamos começar por Abrão: 

"E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

"E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações." Gênesis 17:7-9

Deus falou com Abrão, e plantou uma semente (palavra), a semente é a promessa que há de se manifestar no tempo perfeito, essa semente foi carregada por descendência, até Jesus, que foi a expressão e cumprimento dessa promessa, a palavra falada a Abrão, que se tornou Abraão, passou de geração em geração até o tempo da manifestação no nascimento de Jesus.

"...Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e NELE (Jesus Cristo) serão benditas todas as nações da terra...?" Gênesis 18:18

Podemos ver claramente, que a palavra é nossa herança, e a palavra é o próprio Jesus Cristo. Homens tem sido enganados por suas concupiscências, achando que sua herança são coisas, ministérios, seguidores, recursos ou seus nomes citados em livros ou placas, isso é muito pequeno comparado com o que Deus pai nos prometeu quando falou a Abrão, o pai da fé. Ele disse o que estava nos dando, porque somos coerdeiros em Cristo, Ele nos faz participantes das riquezas gloriosas do Reino. 

Quando eu sou incluído na herança, eu me torno participante, e quem me inclui é Cristo: ""Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, a região da vossa herança." Salmos 105:11, Davi já havia recebido em seu coração a revelação da sua herança eterna, pois terra de Canaã simboliza a Jerusalém celestial, a realidade de vivência eterna com Cristo, a plenitude de sua presença, e o texto de Salmos afirma essa realidade como herança, que recebemos através de Cristo, pois Josué que conduziu o povo a terra de Canaã, é um tipo (símbolo) de Jesus Cristo. 

{Ao nascer, Josué recebeu o nome de Oseias (hebr. Hishea, “salvação”; Nm 13.8), mas Moisés o chamou de Josué (hebr. Yehoshua, “o Senhor salva”; Nm 13.16)}

Poderíamos falar aqui muito mais sobre assunto, com certeza um livro, porém, esse pequeno texto é suficiente para nos chamar atenção sobre nosso foco? Que possamos olhar exclusivamente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo, Ele é nossa única herança, eterna e suficiente. 

Saia fora de todos ambientes que te prometem heranças terrenas, pois essas são passageiras e não podem te preencher, além de inflamarem ainda mais suas concupiscências. O conceito errado de herança tem dividido o corpo de Cristo, pois lideres enganados tem reivindicado partes do corpo como deles, estas partes que pertencem a Cristo, na verdade, esses lideres não passam de usurpadores, e encontrarão consequências eternas por esses delitos, a não ser que se arrependam verdadeiramente.

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

2 comentários:

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...