domingo, 19 de junho de 2022

Saia da manipulação e controle

(Limoux - França)

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém as tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
(João 10:11-18)

EU SOU O BOM PASTOR; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

Seguimos em nossa caminhada diária ensinando as pessoas a andar pelo Espírito e hoje vamos falar sobre como Jesus ensinou o principio pastoral aos seus discípulos. Infelizmente ainda hoje, depois de tantas reformas derivadas da Reforma principal através de Martinho Lutero, a igreja cristã denominada evangélica ainda atua parcialmente como a igreja católica. Homens, se posicionando como superiores e criando cadeias de manipulação e controle baseadas em sistemas criados por eles próprios. 

Jesus disse: Eu sou o "Bom Pastor", e isso significa que só ele pode nos conduzir como ovelhas, até que possamos entender que somos filhos, e verdadeiramente andar como herdeiros. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Ele é o inicio e o fim. A autoridade que Ele nos dá para cuidar de pessoas está no fato de apontarmos esse caminho a elas. Nós não somos o caminho, portanto não podemos aponta-las a nós mesmos, e o resquício católico é a ideia de clero e leigos, onde um homem se torna o centro, e todos os outros os peões do serviço. Assim foi desde o inicio do catolicismo e fim da igreja dos apóstolos, a igreja primitiva. 

"...Edificados sobre O FUNDAMENTO dos apóstolos (JESUS CRISTO) e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
(Efésios 2:20-22)

Qual é o fundamento dos apóstolos? 

Jesus Cristo é a pedra Angular, Ele é o fundamento. O que os apóstolos edificaram em seus discípulos foi o próprio Jesus Cristo, e nada mais, e sobre esse fundamento foi construído um edifício que é a verdade de Deus, a revelação de Jesus, em seu corpo que é a igreja, por isso somos chamados de pedras vivas, porque juntos e bem ajustados formamos o templo do Senhor, o seu corpo, onde fazemos com que Ele anda sobre a terra. 

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto— - ele subiu— - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
(Efésios 4:4-13)

Preste bem atenção nessa parte do texto de Efésios. Há um só corpo, o corpo de Cristo. A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do Dom de Cristo, (Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:16). Segundo a justa operação de cada parte. Jesus está dizendo que existe uma função específica para cada parte, cada pessoa dentro do corpo, e essa pessoa vai se encontrar dentro do corpo através da maturidade, que é alcançada como o auxilio dos 5 ministérios atuantes. Parece simples, mas porque cada igreja criou um meio diferente de expressar a verdade do corpo? 

Porque criou-se um sistema de autoridade segundo os padrões do mundo. Onde a autoridade não é fundamentada no amor, nem apontadora do Bom Pastor. O sistema eclesiástico exerce autoridade como fonte de poder, manipulação e controle, e aponta as pessoas para si mesmos, fazendo das ovelhas fonte de serviço e vantagem para si, alimento para o ego e vaidades. Jesus deixa de ser o caminho, quando Ele não é o único Pastor. Quando homens tomam esse lugar e passam a ser governantes do rebanho. Entra o Espírito de controle, que atua nas emoções e carências das pessoas, e com aparência de Espírito Santo exerce domínio sobre os filhos de Deus, que por imaturidade ainda não conhecem a liberdade do Espírito. 

Como é a autoridade do Reino de Deus?

Jesus, o Bom Pastor, se colocou como o caminho e a verdade, mas ele apontou os filhos a um relacionamento com o Pai. O modelo Pastoral, aponta uma paternidade de Deus, O Deus pai, uma restauração de relacionamento, Jesus é o único mediador. Ele não nos deu autoridade de mediadores do relacionamento. Como embaixadores somos mediadores de uma reconciliação. Somos reconciliadores, e a partir do momento que essa reconciliação esta feita, somos apenas balizadores, ou seja, ajudamos de forma indireta a manutenção dessa relação, participamos do forjar da perseverança, como incentivadores, como colaboradores, edificadores da fé. 

Irmãos, eu vivi os estágios do amadurecimento, e continue crescendo nessa jornada. Eu passei pela idolatria, passei pelo controle e manipulação, mas Deus me libertou pela verdade expressa em meu relacionamento com ela, que é o próprio Jesus. Posso-lhes dizer: Os 5 ministérios lhe auxiliam a conhecer o Deus que é pai, a honra é uma característica do caráter de Cristo, Ele honrou o Pai, Deus pai. Jesus amou com o amor do Pai. O homem que teme a Deus, respeita com zelo, estima e principalmente educação, não só as autoridades, mas também todos os seus irmãos em Cristo. Pessoas que só "honram" autoridades, são bajuladores. E pessoas que não honram nem autoridades, são anticristos. 

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
(1 João 2:18,19)

Se afaste desses dois tipos de pessoas, as bajuladoras e os anticristos. E principalmente, conheça a verdade, que é Jesus Cristo e seja livre da manipulação e o controle do espirito da religião que controla os sistemas denominacionais. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

2 comentários:

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...