terça-feira, 7 de junho de 2022

Como guardar o coração até o fim da jornada

 

Em vez de bronze eu lhe trarei ouro, e em vez de ferro, prata. Em vez de madeira eu lhe trarei bronze, e em vez de pedras, ferro. Farei da PAZ o seu dominador, da JUSTIÇA, o seu governador.

(Isaías 60:17)

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, PAZ e ALEGRIA no Espírito Santo;

(Romanos 14:17)

Tenho me perguntado e observado onde os homens de Deus geralmente se perdem, onde e como acontecem os desvios de jornada, já li várias biografias, assisti vários documentários, ouvi muitos relatos de líderes e missionários que serviram em vários países e com isso tenho buscado a sabedoria de guardar meu coração para que eu complete minha carreira. Diante de um pouco de entendimento e sabedoria que adquiri, quero ajudá-lo a fazer o mesmo, guardar seu coração e completar a carreira. 

Paz, a paz é o sinal do nosso vínculo com o Espírito Santo, é o sinal do amém de Deus para nosso andar. A paz confirma nossas decisões, ela guarda nossa convicção. Em alguns momentos tudo irá parecer contrário e turbulento, mas a paz é a garantia de que você está seguindo o caminho correto, tomando a decisão certa. Quando sentimos ansiedade, incerteza, instabilidade ou motivação duvidosa é certo de que não estamos andando no trilho do Espírito, que podemos chamar de propósito. Geralmente o desvio nos traz sentimento de condenação. Observe seu coração: Há paz? siga em frente. 

Justiça, a justiça é um parâmetro da verdade, a bíblia chama de justo os que estão em Cristo não só pelo novo nascimento mas por termos uma nova natureza que tem o caráter de Cristo, então o caminho da verdade é a justiça, Ele morreu na cruz, se fez justiça por nós e nos deu a condição de termos o mesmo caráter dele, o homem que anda na verdade é justo, vive em paz, expressa a alegria do Espírito, é honesto e não se move por nada que não seja a verdade. 

Alegria, a alegria é um fruto do Espirito, por isso, podemos saber que estamos andando em Cristo, porque existe uma satisfação e contentamento que se manifesta em alegria, mesmo em meio a tribulações e guerras, o homem que tem a paz e a justiça de Cristo em seu coração é alegre. Quando o trabalho é sacrificante, parece não ter propósito, traz desânimo, sensação de inconstância e incerteza, há uma enorme chance de estarmos militando na esfera da carne. Se sente isso, provavelmente você pode estar no automático, cumprindo agenda de atividades eclesiásticas, mas fora do propósito. O andar no propósito e na verdade gera alegria do Espírito. 

Paulo esteve preso, passou tribulações e muito sofrimento pela perseguição, mas ele tinha paz, convicção da verdade (justiça), caráter convicto de Cristo e alegria do Espírito, tanto que ele cantava nas prisões. Observe essas características em sua caminhada, a existência delas em seu coração é um sinal de que está na jornada certa. Não deixe que pessoas te desviem, não guarde palavras que não venham de um coração que tenha paz, justiça e alegria. Se afaste de pessoas que são atribuladas, injustas, mentirosas e que não se alegram com a verdade. É uma forma de você guardar seu coração e chegar até o fim da jornada integro e dentro do propósito. 

Deus te abençoe.
Leonardo Lima Ribeiro 

2 comentários:

  1. Parabéns irmão pelo excelente empenho e dedicação em manter algo importante como o maná de Letras.

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...