terça-feira, 7 de junho de 2022

Como guardar o coração até o fim da jornada

 

Em vez de bronze eu lhe trarei ouro, e em vez de ferro, prata. Em vez de madeira eu lhe trarei bronze, e em vez de pedras, ferro. Farei da PAZ o seu dominador, da JUSTIÇA, o seu governador.

(Isaías 60:17)

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, PAZ e ALEGRIA no Espírito Santo;

(Romanos 14:17)

Tenho me perguntado e observado onde os homens de Deus geralmente se perdem, onde e como acontecem os desvios de jornada, já li várias biografias, assisti vários documentários, ouvi muitos relatos de líderes e missionários que serviram em vários países e com isso tenho buscado a sabedoria de guardar meu coração para que eu complete minha carreira. Diante de um pouco de entendimento e sabedoria que adquiri, quero ajudá-lo a fazer o mesmo, guardar seu coração e completar a carreira. 

Paz, a paz é o sinal do nosso vínculo com o Espírito Santo, é o sinal do amém de Deus para nosso andar. A paz confirma nossas decisões, ela guarda nossa convicção. Em alguns momentos tudo irá parecer contrário e turbulento, mas a paz é a garantia de que você está seguindo o caminho correto, tomando a decisão certa. Quando sentimos ansiedade, incerteza, instabilidade ou motivação duvidosa é certo de que não estamos andando no trilho do Espírito, que podemos chamar de propósito. Geralmente o desvio nos traz sentimento de condenação. Observe seu coração: Há paz? siga em frente. 

Justiça, a justiça é um parâmetro da verdade, a bíblia chama de justo os que estão em Cristo não só pelo novo nascimento mas por termos uma nova natureza que tem o caráter de Cristo, então o caminho da verdade é a justiça, Ele morreu na cruz, se fez justiça por nós e nos deu a condição de termos o mesmo caráter dele, o homem que anda na verdade é justo, vive em paz, expressa a alegria do Espírito, é honesto e não se move por nada que não seja a verdade. 

Alegria, a alegria é um fruto do Espirito, por isso, podemos saber que estamos andando em Cristo, porque existe uma satisfação e contentamento que se manifesta em alegria, mesmo em meio a tribulações e guerras, o homem que tem a paz e a justiça de Cristo em seu coração é alegre. Quando o trabalho é sacrificante, parece não ter propósito, traz desânimo, sensação de inconstância e incerteza, há uma enorme chance de estarmos militando na esfera da carne. Se sente isso, provavelmente você pode estar no automático, cumprindo agenda de atividades eclesiásticas, mas fora do propósito. O andar no propósito e na verdade gera alegria do Espírito. 

Paulo esteve preso, passou tribulações e muito sofrimento pela perseguição, mas ele tinha paz, convicção da verdade (justiça), caráter convicto de Cristo e alegria do Espírito, tanto que ele cantava nas prisões. Observe essas características em sua caminhada, a existência delas em seu coração é um sinal de que está na jornada certa. Não deixe que pessoas te desviem, não guarde palavras que não venham de um coração que tenha paz, justiça e alegria. Se afaste de pessoas que são atribuladas, injustas, mentirosas e que não se alegram com a verdade. É uma forma de você guardar seu coração e chegar até o fim da jornada integro e dentro do propósito. 

Deus te abençoe.
Leonardo Lima Ribeiro 

2 comentários:

  1. Parabéns irmão pelo excelente empenho e dedicação em manter algo importante como o maná de Letras.

    ResponderExcluir

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...