(Innsbruck, Áustria)
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
(João 13:3-17)
Jesus nos deu o modelo do Evangelho, sendo ele a revelação do amor do Pai por nós, veio Ele mesmo nos mostrar essa realidade...O verbo se fez carne, a verdade se tornou visível e palpável.
E por que é tão difícil para nós entender essa mensagem se aparentemente ela é tão simples?
Nesse texto do livro do Apóstolo João, Jesus exemplifica algo que é mostrado com clareza décadas depois na vida de Paulo, o ensino sobre honra. A honra é um principio que inclui em si mesmo também o princípio de autoridade, e consequentemente revela o nível de humildade. Por exemplo, a honra não é um comportamento de exigência, mas de sujeição, a honra é um caráter recebido de Cristo e não uma exigência imposta pelo homem.
Simplificando, se alguém te exige honra, se essa pessoa te ensina que você deve honrá-la, ela está ensinando um governo da carne, que no mundo funciona e tem sua utilidade, porém, no Reino de Deus, Jesus ensinou o inverso, para ter autoridade eu não exijo ser honrado, nem que pessoas se sujeitem a mim, mas eu mesmo me sujeito a todos e dessa forma o Pai me dá autoridade através do amor de Cristo manifesto em mim.
Quando alguém exigir de você submissão, é porque essa pessoa tem em seu coração um império do seu próprio ego, e não o reino de Deus revelado. Pessoas autoritárias estão presas em suas próprias paixões. Seus egos são alimentados pela sede de poder. Elas não entenderam o coração de Deus por falta do conhecimento de Cristo em suas vidas. Por isso, são partidaristas e dividem o corpo de Cristo, formam discípulos de si mesmos, com as mesmas deformidades de caráter que apresentam em sua personalidade.
A igreja de Cristo é formada por pessoas que são enxertadas no corpo pelo amor do Pai, revelado através do Filho, e nós pastores atuamos como colaboradores para apontar através de nossa fé e conduta o caminho que é Jesus Cristo. Se você tem sido conduzido a seguir alguém, não pelo exemplo de fé e autoridade revelada em amor na vida dessa pessoa, você está sendo manipulado por cadeias da alma. Você está sendo doutrinado por regras de sujeição sem aperfeiçoamento do amor e crescimento na graça através da modelagem segundo os moldes da palavra, você está em idolatria.
A Paternidade espiritual é um princípio verdadeiro e essencial para nosso crescimento, mas pessoas autoritárias, carentes e egocêntricas estão se apropriando desse principio para criar seus impérios de auto exaltação e idolatria. O amor está na vida de quem serve, na vida de quem se humilha e reconhece o dom de Deus na vida do seu irmão. O amor de Deus se revela na vida daquele que vê em cada um o sangue de Cristo, e a importância funcional no corpo.
O autoritarismo, a centralização, o cancelamento, a indiferença e a auto indulgencia são sintomas de irmãos, na maioria das vezes em posição de liderança, que experimentaram a igreja, o corpo, mas não o cabeça, que é Cristo, e por isso entendem funções, mas não entendem o amor que gerou cada função, e sem adquirir maturidade essas pessoas vão matar a fé e a operação de muitos. 'Por isso, Jesus disse: Acautelai-vos dos cães..."
A forma de construir um império que de nada vale no Reino, é recrutar pessoas, ensina-las a servir em um propósito sem que o próprio líder que recrutou essas pessoas conheça o amor de Jesus a ponto de entender e saber responder a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos em João 13, "Entendeis o que vos tenho feito?", e Ele ainda diz: "Porque eu vos dei o exemplo," então ele ensina como e depois nos ordena: " façais vós também."
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
Mateus 20:25-28
Comece sua jornada de fé pela oração no Espírito, é o primeiro passo para a liberdade do Espírito em sua vida, depois procure uma igreja que ensine o verdadeiro evangelho da Graça.
Jesus seja louvado
ResponderExcluirJesus seja louvado
ResponderExcluirGlória a Deus, essa é a verdade que liberta.
ResponderExcluirGlória a Deus,o evangelho é poder de Deus! Haleluia 🔥
ResponderExcluir