sábado, 8 de dezembro de 2012

Você quer ter poder?

(Roma, Itália)

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Conversando com alguns cristãos durante minha vida tenho notado que um dos maiores paradigmas encontrados em meio a líderes leigos é o fato de não crerem de forma literal nos escritos bíblicos. Tenho visto a palavra sendo pregada e transformando vidas. Tenho visto a palavra quebrar barreiras intransponíveis, porém, algumas vezes a própria pessoa que propaga essa palavra não tem um confiança literal naquilo que esta escrito nas escrituras sagradas. 

No versículo 8 do capítulo 1 do livro de Atos dos apóstolos, vemos Pedro declarando que aqueles que haviam crido receberiam poder do Espirito Santo. Este poder levaria estas pessoas a serem transformadas, de tal forma que suas vidas passariam a ser um testemunho de Cristo na terra, e dessa forma estariam aptas para irem e propagarem a mensagem do Messias, do Salvador e Redentor. Mesmo assim, alguns paradigmas persistem com relação a esse "poder" citado por Pedro. 

De acordo com o mundo a palavra poder pode levar a uma extensa gama de definições. O homem natural anseia por poder, esse poder abre portas, dá acesso a coisas, pessoas, e lugares. O poder do mundo pode manipular, e comprar. Oferece status, posição, autoridade, conforto, e prazeres carnais. A busca por poder traz revoluções a tona, traições, e distorções. A sede desse poder nunca é saciada, e não pode ser controlada. Nações são transformadas quando esse poder muda de mãos. Guerras só acontecem por causa desse poder em forma de posse. 

Então, que poder é esse que Pedro diz em Atos que receberíamos, quando fossemos batizados pelo Espirito Santo? Qual a diferença desses poderes? O que cada um deles oferece? 

O Poder que Pedro cita é o poder que nenhuma fonte terrena pode nos dar, é a força que nenhuma posição pode nos oferecer, a não ser Cristo. É o poder de libertação dos pecados, é o poder do arrependimento, do quebrantamento, da esperança, da confiança, da transformação, É o poder que aplaina nosso caráter. Nenhuma posição de poder do mundo pode fazer o que o poder do Espirito Santo faz. Nenhum poder na terra transforma o homem à semelhança de Cristo. Nem oferece a eternidade. Nenhum poder do homem te dá acesso a Deus.

Nenhum poder que não seja o que Cristo nos deixou faz com que o homem negue-se a si mesmo em amor do próximo. Nada existente na terra pode fazer um homem chorar de arrependimento, se não for esse poder do céu. Transformar um viciado, traficante, e ladrão em difusor de amor, estraçalhar o coração de um assassino a ponto de fazê-lo entregar sua vida completamente à uma causa que não seja de seu interesse. Fazer com que homens degenerados e excluídos se tornem propagadores de uma mensagem de salvação eterna, e amor incondicional. Pessoas orgulhosas tornam-se servos através desse poder. Homens cruéis agem como crianças inocentes quando são tocados por esse poder. 

Ai, esta a grande diferença. O outro poder, o daqui dessa vida, só pode comprar algumas vantagens, que não transformam o caráter, algum conforto que não dura para sempre, beneficências que não solucionam o problema  da alma. A paz não pode ser conquistada por esse poder. E ainda aguça a inveja, cobiça, ciúmes e dissenções pela posse dele. A fonte do poder da terra é um deus fraco, falso, e mentiroso: o dinheiro. Já a fonte do Poder do Céu é o amor de Deus que deu seu único filho em sacrifício vicário (substitutivo) na cruz, para que todos aqueles que nele cressem não perecessem mas herdassem a vida eterna. (João 3:16).

Quem olha para o poder da terra, não consegue ver o poder do céu. 

Cristo, somente Cristo te dá esse poder através do Espírito Santo, para que as transformações internas de sua pessoa, te transformem num herdeiro do céu, e da eternidade. Faça sua escolha...

Deus abençoe a todos. 

Leonardo Lima Ribeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Verdade Revelada: Vivendo em Conformidade com a Luz de Deus"

(Taby, Suécia) O tema deste capítulo é "Identificando o Propósito Profético". Esta palavra pode gerar algum desconforto para algum...