O tema é desconstrução. Conceitos que posso dizer que experimentei, dos conceitos errados, e hoje estou desfrutando dos conceitos certos. Por que sei que são os certos? Porque você precisa experimentar algo que seja efetivo na transformação da sua vida, à imagem e semelhança de Cristo. Vou dar um exemplo: se o que você vive não tem te transformado à imagem e semelhança de Cristo, o que você tem vivido não é algo vivo.
Jesus é vivo, o Espírito Santo é uma pessoa, ele habita dentro de você, a graça é operante, então gera um crescimento, uma mudança de mente, uma mudança de caráter. Se isso não está acontecendo, é porque você não está andando no caminho. E o caminho é Jesus. Quando você anda no caminho, vai sofrendo essas transformações, o aperfeiçoamento do amor, o desenvolvimento da maturidade.
Não é uma questão de opinião ou doutrina, se você está há muito tempo na igreja, frequenta, trabalha, serve, mas não está passando por um amadurecimento, é porque não está no caminho. Não sou eu que estou dizendo, é uma questão de fruto na sua vida, relativo a quem você está se tornando.
Transformação pela Renovação da Mente:
Romanos 12:2 - "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Andar no Caminho da Vida:
João 14:6 - "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
Fruto do Espírito:
Gálatas 5:22-23 - "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei."
Crescimento e Maturidade Espiritual:
Efésios 4:15 - "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."
Vida em Cristo Produz Transformação:
2 Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
Habitação do Espírito Santo:
1 Coríntios 6:19-20 - "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo."
O Caminho da Santificação:
1 Tessalonicenses 4:3 - "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição."
Aperfeiçoamento no Amor:
1 João 4:12 - "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado."
Renovação Dia a Dia:
2 Coríntios 4:16 - "Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia."
Conhecimento de Cristo:
Filipenses 3:10 - "Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte."
Por muito tempo, acreditei que existia uma autoridade no corpo de Cristo que poderia exercer governo sobre a vida das pessoas. Era assim que eu acreditava antes, e depois de um tempo comecei a perceber, orando, jejuando e passando por situações, comecei a me questionar sobre isso. Depois que passei por algumas experiências negativas e vi que aquela realidade que a instituição estava proporcionando não condizia com o evangelho do reino, comecei a achar estranho e comecei a me perguntar o que estava errado.
Então, exercia autoridade sobre pessoas e era sujeito a uma autoridade, mas de que forma era essa autoridade? Era uma autoridade de governo, era uma autoridade de controle, onde você exercia governo sobre a vida das pessoas que estavam sujeitas a você. Quando fui pesquisar usando a Bíblia, inclusive este livro que sugeri para vocês, nos textos que escrevi do meu livro, "Livres na Vida do Senhor", comecei a chegar a algumas conclusões e comecei a observar os frutos gerados na minha vida e na vida daquelas pessoas que entendiam com a mesma compreensão.
Então, o que acontece muitas vezes em algumas igrejas é que vemos os diáconos sendo percebidos como autoridades, como se tivessem uma certa superioridade em relação aos outros membros. No entanto, como Jesus disse, os príncipes e os governantes deste mundo dominam sobre as pessoas, mas no reino não é assim. Pois aquele que quer ser o maior deve ser o menor, aquele que quer ser o primeiro deve servir a todos.
Mateus 20:25-28: "Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: 'Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.'"
Ele mesmo deu o exemplo, pois sendo Deus, se despojou de toda a glória, nasceu como homem, se humilhou e serviu a todos, até a morte na cruz. Então, Jesus não apenas instrui, mas também exemplifica o que ensina. Quando olhamos para Jesus, não vemos a realidade que vemos hoje na igreja, especialmente na institucional e denominacional. Nos últimos séculos, criou-se uma hierarquia com governo de homens sobre homens, o que não é bíblico.
Filipenses 2:5-11: "5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; 8 e, reconhecido em figura humana, 9 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 10 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 11 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,"
Ao entendermos os significados originais das palavras gregas usadas na Bíblia, podemos desconstruir algumas concepções errôneas. Por exemplo, a palavra "diáconos" significa servo doméstico ou atendente simples. Se fôssemos ensinados que diácono significa alguém que serve os outros, sem disputas por posições de autoridade na igreja, haveria menos conflitos. Outra palavra é "leitourgos", que significa alguém que serve o público com uma capacidade especial, como um mestre ou pastor, que serve as pessoas com habilidades dadas por Deus, não por mérito próprio.
Além disso, termos como "hyperetes", usados para descrever os apóstolos, que eram como remadores de barco, nos mostram que o chamado apostólico não é para exaltação pessoal, mas para servir os outros. O mesmo se aplica a termos como "clero" e "leigos", que foram distorcidos ao longo da história, criando uma divisão entre os que têm posições formais na igreja e os que não têm. Essas distorções não refletem o verdadeiro chamado de servir e não devem ser aceitas como normais.
"Você pode estar dentro da igreja fazendo tudo errado. A questão não é se você está congregando ou não, a questão é como você entende as coisas. Existem pessoas que realmente vivem aquilo que aprenderam, ou seja, elas cresceram dentro da igreja, foram para o seminário, aprenderam e fazem aquilo porque aprenderam desse jeito.
Existem indivíduos que, de má-fé, retêm a verdade, agarrando-se ao poder, à aparência e ao prestígio. Eles estão cientes da realidade, embora relutem em reconhecê-la completamente. Preferem o silêncio para evitar confrontos e perseguições, com receio de perder sua posição.
"O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro." - Provérbios 29:25
Então, outro termo aqui que a maioria de vocês conhece é "Bispo", que é a palavra "episcopos" no grego, traduzida para Bispo. Significa aqueles que são maduros, têm muita experiência e andam em intimidade com Jesus. Têm uma responsabilidade de supervisionar. Inclusive, eu coloquei "supervisionar" aqui entre aspas porque supervisionar não é mandar, nem dominar, nem exercer nenhum tipo de influência controladora ou manipuladora na vida de ninguém.
1 Pedro 5:2-3: "pastoreai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho."
Supervisionar é estar presente e compreender o que está acontecendo, de modo que você possa servir às pessoas com os recursos que Deus lhe proporciona. Por exemplo, vamos imaginar que você está cuidando de um grupo de 10 pessoas, auxiliando-as em seu crescimento na fé. Você percebe quando alguém está enfrentando dificuldades, quando não está compreendendo algo, ou quando está sendo afligido por influências malignas. Em qualquer situação, você está atento para identificar se alguém está espiritualmente enfermo, necessitando de apoio e orientação.
Ao compreender essas realidades e discernir as necessidades das pessoas, exerço a supervisão, não é? O termo "Bispo" significa observar atentamente, cuidar. Assim, posso auxiliar o crescimento da pessoa, libertá-la de algo que a esteja prendendo ou esclarecer suas dúvidas. Estou disponível para ministrar a ela, oferecer orações e qualquer forma de ajuda necessária para que ela supere suas dificuldades. Em meio a todas essas situações, algumas pessoas se questionam: "O que devo fazer agora?" Elas se sentem aprisionadas porque outras têm controle sobre suas vidas e as ameaçam com maldições ou punições divinas se não obedecerem. No entanto, é importante lembrar que no corpo de Cristo, há apenas uma cabeça. Se eu sou parte do corpo e você também, temos o mesmo cabeça.
1 Coríntios 12:12 - "Pois, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."
Se eu tentar governar sua vida, eu estou tomando o lugar do cabeça. Então, eu estou errado de me colocar numa posição que não me foi dada, e você está errado de colocar alguém no lugar onde não é para colocar. Então, quem manda na sua vida é Jesus. Se você entendeu um pouquinho disso, você já deve começar a se aprofundar mais, porque a vida no espírito é uma vida de liberdade.
É por isso que escrevi este livro, "Livre na Vinda do Senhor". Porque quando Jesus vier buscar a Sua igreja, Ele virá por uma vida que foi liberta do mundo e está totalmente entregue a Ele. Ele é o cabeça. Veja bem, meu corpo aqui, olha para essa mão. Essa mão não dita ordens para si mesma. Quem dita o que as duas mãos fazem é o cabeça. Da mesma forma, quem deve guiar sua vida é Jesus. Os líderes na igreja são pessoas maduras, como mencionei anteriormente. A palavra "bispo" e "episcopos" se referem a pessoas com mais experiência, mais maduras na fé. Eles estão lá para orientar, ajudar e caminhar ao seu lado nesta jornada de fé. Jesus é o caminho, e os líderes da igreja caminham nesse caminho, eles te guiarão nesse mesmo caminho.
Filipenses 2:3-4 - "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros."
1 Coríntios 12:27 - "Vocês são o corpo de Cristo e cada um de vocês é uma parte desse corpo."
Colossenses 1:18 - "Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia."
Efésios 4:15-16 - "Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função."
Quando você começa a se posicionar em certas verdades. Você acha que continuará tendo a mesma influência nesse meio cristão? Acha que os outros pastores que prezam pelo poder, pela exaltação, pela promoção, pelo glamour do status, por exemplo, Presidente, Bispo, Apóstolo, Querubim, "pai de todos", escolherão a verdade se perderem essa posição por causa dela?
Olha, mesmo que elas entendam, mesmo que o entendimento delas seja aberto, acha que todas vão abrir mão da posição pela verdade? Ou algumas vão dizer: 'Cara, cala a boca, para de falar sobre isso. Isso vai mexer demais nas coisas e a gente não quer fazer confusão aqui. Vamos deixar as coisas do jeito que estão, porque está bom para todo mundo'. Quantas pessoas você acha que vão reagir assim? A maioria, 50%, 30%? Agora me diga, você acha que isso é de agora? Tem gente que diz que isso é o fim dos tempos. Mas desde a época de Jesus era assim.
Se você ler as cartas de Paulo com um coração aberto, vai ver que ele falava sobre obreiros fraudulentos. Se existiam os fraudulentos, é porque existiam os verdadeiros. Paulo fala sobre falsos Apóstolos, Jesus fala sobre falsos cristos, falsos profetas, e João fala sobre falsos pastores, irmãos que estavam entre nós, mas não eram dos nossos. Eles eram anticristos. Então, isso existe desde o início, não é algo novo. Mas cabe a você, porque a partir de hoje, você que ouviu essa mensagem, está indesculpável.
Um dia perguntei a Deus sobre falar certos assuntos. Desde 2012, Deus colocou no meu coração que falaria coisas difíceis, e ele estaria comigo, me dando graça. Eu, que tenho síndromes de rejeição, não saberia lidar com isso, mas Deus me deu graça. Ele não se preocupa se as pessoas vão ouvir quando falo. Ele falou para eu também não me preocupar. Deus é justo, Jesus é justo. Ele não pode colocar ninguém em circunstância de justiça ou juízo sem que a pessoa tenha ouvido a verdade.
1 Coríntios 2:4-5 - "A minha mensagem e a minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus."
Atos 18:9-10 - "Na noite seguinte, o Senhor, por meio de uma visão, disse a Paulo: 'Não tenha medo; continue falando e não fique calado. Pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal, porque tenho muita gente nesta cidade'."
2 Timóteo 1:7 - "Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio."
Isaías 41:10 - "Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa."
Mateus 10:19-20 - "Mas, quando entregarem vocês, não fiquem preocupados com o que vão dizer ou como vão dizer. Naquela hora, vocês receberão o que devem dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por meio de vocês."
A partir do momento que ouviram a verdade, tornam-se indesculpáveis. Todos prestaremos conta diante de Deus, até os salvos passarão pelo julgamento das obras. E quando eu disser: 'Mas, Senhor, isso, aquilo, aquilo outro', ele dirá: 'Você sabia, um servo meu falou para você sobre isso, mas você não abriu mão porque não trocou a sua glória entre os homens pela minha verdade'. Quantas pessoas acha que ouvirão isso?
Todos os dias busco a mortificação do meu eu pela fé na obra de Cristo, porque não quero ouvir Jesus dizendo que troquei sua verdade pela glória dos homens. Hoje falei com minha esposa sobre minha vontade de fechar o Instagram. Sou servo, o mais baixo remador da classe inferior dos marinheiros. Obedeço ao meu mestre com contentamento. O Instagram me dá mais informações desnecessárias do que úteis. Às vezes, tenho vontade de fechar porque, com o celular, acabamos indo ao Instagram toda hora, olhando o status dos amigos. É importante ter controle. Use o Instagram apenas para coisas que edifiquem sua vida. Todos seremos colocados diante de Jesus e prestaremos conta do nosso tempo e do que fizemos com o que Deus nos deu. Todos nós, nascidos de novo, temos uma graça para testemunhar de Cristo de alguma forma.
Influência e Posicionamento:
Mateus 5:13-16 - "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Verdade e Escolha:
João 8:32 - "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Juízo e Prestação de Contas:
Romanos 14:12 - "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."
Confiança em Deus:
Filipenses 4:13 - "Posso todas as coisas naquele que me fortalece."
Rejeição e Aceitação:
1 Pedro 5:7 - "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
Obediência e Contentamento:
Filipenses 2:13 - "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
Discernimento e Controle:
Provérbios 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Priorização e Foco:
Colossenses 3:2 - "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
Testemunho e Missão:
Atos 1:8 - "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra."
Gratidão e Compartilhamento:
1 Tessalonicenses 5:18 - "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
Ao refletir sobre a jornada de fé e a responsabilidade de compartilhar verdades desafiadoras, é como se nos encontrássemos em um navio antigo, cada um de nós como um escravo remador romano. Enquanto nos esforçamos para seguir o Caminho, Jesus é o nosso Capitão, aquele que lidera e orienta. Mesmo diante das tempestades e das pressões do mundo ao nosso redor, estamos ancorados na verdade e na graça que Ele nos oferece. Como remadores humildes, nos submetemos ao seu comando, confiantes de que Ele nos capacita a enfrentar os desafios que surgem em nossa jornada. Assim, enquanto seguimos adiante, permanecemos firmes na convicção de que, ao nos rendermos à liderança de Cristo, somos guiados para uma vida livre e transformada, totalmente dedicada ao serviço do nosso Senhor.
Leonardo Lima Ribeiro
JESUS É O NOSSO CAPITÃO, AQUELE QUE LIDERA E NOS ORIENTA. DESSA FORMA ELE NOS CAPACITA A ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGEM EM NOSSA JORNADA.
ResponderExcluir