sábado, 13 de abril de 2024

Materiais de Construção (Vida no Espírito)

 

(Innsbruck, Tirol, Áustria)

"Vida no espírito" é um conceito que pode ter diferentes interpretações dependendo do contexto cultural, filosófico ou religioso em que é discutido. Geralmente, refere-se a uma dimensão da existência humana que vai além do físico, do material ou do mundano. Aqui estão algumas interpretações comuns:

Perspectiva Religiosa: Em muitas tradições religiosas, como o cristianismo, o budismo e o hinduísmo, a "vida no espírito" muitas vezes está associada à ideia de transcender as preocupações terrenas e buscar uma conexão mais profunda com uma força ou ser espiritual. Isso pode incluir práticas de meditação, oração, serviço desinteressado e desenvolvimento pessoal.

Perspectiva Filosófica: Alguns filósofos interpretam a "vida no espírito" como uma busca pelo autoconhecimento, pela compreensão das questões mais profundas da existência e pelo desenvolvimento de valores e virtudes que transcendem as demandas imediatas da vida cotidiana.

Perspectiva Psicológica: Na psicologia, a "vida no espírito" pode ser vista como a busca por significado e propósito na vida, além da satisfação de necessidades básicas. Isso pode envolver o desenvolvimento de uma identidade autêntica, a expressão criativa, a conexão emocional com os outros e a busca de estados de fluxo ou experiências de pico.

Em resumo, a "vida no espírito" geralmente se refere a uma dimensão mais profunda da existência humana, que pode envolver aspectos espirituais, filosóficos, religiosos e psicológicos.

A fonte de conhecimento que pode te oferecer poder do céu é a pessoa do Espírito Santo, e é Ele quem te dá a revelação da palavra. Você deve ter como fonte de conhecimento e poder, a bíblia e o Espirito Santo. 

Existem pessoas no corpo de Cristo que por causa da vocação, ela adquirem conhecimentos a sua chamada, que muitas vezes não é a nossa chamada, mas completa a nossa chamada, isso se chama equipagem ministerial 

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4:11-16)

O ministério apostólico possui uma operação de equipagem dos outros ministérios e consequentemente todas as partes do corpo de Cristo. Esse é um assunto pouco falado dentro do circulo evangélico. Tenho visto através das minhas experiências viajando pelo Brasil e outros países, e principalmente pelo relacionamentos diários de comunhão com irmãos, que a tendência é de que as pessoas construam seu chamado em cima de modelos pré estabelecidos. É ai que esta o problema, porque o poder da operação do Espirito Santo está dentro do propósito da visão. 

Então, se você pega a visão de outra pessoa, algo que foi dado especificamente para ela, no inicio você pode ter uma sensação de que está se encontrando, mas quando você começar a amadurecer a sua vocação, verá que não consegue se encaixar mais dentro de determinada unção. A vocação é como a impressão digital, a sua identidade está na sua vocação. 

Se você for tentar fazer o que o outro faz, pode até conseguir por um tempo, mas nunca chegará a plenitude do andar no Espírito. No âmbito do Espírito é onde se encontra a sua vocação. A sua vocação não esta na sua alma e não está na sua carne. O Espírito Santo quando passou a habitar dentro do seu espírito ele passou a desenvolver a sua vocação. 

Uma das coisas mais difíceis de entender caminhando no sistema religioso é a revelação de que o Reino de Deus não está do lado de fora. 

20Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: — Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver.
21 Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.
(Lucas 17:20-21)

Em geral as pessoas querem construir o Reino de Deus do lado de fora, elas ficam tentando construir algo para apresentar para Deus, sendo que Deus é o construtor, e Ele constrói do lado de dentro de nós. E essa obra é através de Cristo. 

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:29)

Dessa forma, muitos pensam que podem usar sua inteligência para construir o Reino de Deus. Há uma tentativa, sempre frustrada de interpretar o Reino dos céus pela mente. Muitas vezes as argumentações fazem sentido, porém, se você para um momento e meditar, na arvore do conhecimento do bem e do mal, até o bem é mal, porque estava na arvore proibida. 

16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Genesis 2:16-17)

O conhecimento da arvore que é chamado de bom, mas, nesse contexto ele também trazia morte. 

"...porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Genesis 2:17)

O conhecimento humano é morte, basta pensarmos na sua origem que é a sua natureza caída.

"2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Romanos 8:2-6)

Se nós pudéssemos desenvolver o Reino de Deus sem que a fonte fosse o Espírito, nós não precisaríamos nascer do espírito. Pra que esse sistema de entendimento comece a frutificar na vida de uma cristãos, somente pela renovação da mente. 

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
(Romanos 12:1-2)

Quando passamos experiências negativas em um ministério, e decidimos sair e começar o nosso, em um primeiro momento dizemos que não iremos repetir os erros causadores de nossa saída quando começarmos a desenvolver nosso próprio chamado, porém, na maioria das vezes não é o que acontece. 

A tendência, sem uma extrema renovação da mente é repetir os mesmos erros, porque por mais que o homem tenha diferenças de personalidade, interpretação e formas de enxergar as coisas, a sua natureza caída é a mesma para todos, de forma igual, ou seja, incapaz de gerar uma vida no espírito. A mente humana tem a limitação espiritual em todos a humanidade. Igual em que sentido? Ela se opõe a Deus através da incredulidade. A fé, que é o canal de ação da vida no Espírito só pode ser gerada pelo Espírito, porque Deus é Espírito. 

No inicio, pela mentalidade carnal, a pessoa pode evitar certos erros e pensamentos e aplicar uma metodologia de ação diferente, por exemplo, os formatos institucionais, doutrinas, organização de funções e atividades eclesiásticas, porém, em algum momento, perceberemos que houve uma mudança de conceitos relativos a ética, moral, metodologia e cosmovisão, mas, que continua "improdutivo" no quesito Reino do Espírito. 

A construção do Reino só pode ser feita com materiais espirituais, e através do ambiente espiritual que está dentro de nós, no nosso espírito vivificado. É certo que uma grande maioria caem no mesmo engano de tentar produzir com a mente, um Reino que está no espírito. A mente humana só serve para a obra de Deus, se ela for governada pelo Espirito. 

10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1Coríntios 2:10-16)

Você pode ter ações semelhantes tendo como fontes naturezas diferentes, carne, alma e espírito vivificado. E a fonte do espírito é a que flui o Reino de Deus, porque Nele tudo é do Espírito. Compreende que esse é um conceito que precisa ser iluminado no seu espírito? 

Você pode dizer "Jesus te ama" com o poder da carne, ou seja, sem poder de Deus nenhum, e pode dizer: "Jesus te ama" com poder de Deus, e suas palavras destruírem barreiras mentais e libertar a pessoa. 

2 Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; (2Coríntios 10:2-4)

Se você não compreender isso, vai passar a vida caminhando na carne, ou seja, na sua religião. Religião é todo rito que tem como fonte a natureza humana, e Evangelho é o poder de Deus revelado em Cristo que se manifesta em nossa realidade de espírito vivificado. 

11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1Coríntios 2:11-14)

O que geralmente acontece com pessoas frustradas que saíram de alguma igreja ou ministério é que se ela não se tornar um "desigrejado", acaba por abrir a sua própria, e que nesse caso ela apenas saiu de uma religião para criar a sua própria. Enquanto a sua fonte de entendimento e ação é a mente humana você está produzindo religião, mas , quando a fonte é o espírito, a "produção" é para o Reino dos céus. 

Sendo assim, concluímos que quem fornece a planta e o material é Deus. Portanto, não existe nada que você possa produzir para Deus que Ele já não tenha produzido, o que Ele quer é fazer em você e depois através de você pelo canal Cristo. A única coisa que a natureza humana foi capaz de produzir é o pecado, porque a carne é incapaz de crer, e é a fé que agrada a Deus. 

Deus salvou seu espírito, e o vivificou para que o Espírito Santo pudesse habitar dentro dele e pudesse começar a edificar o Reino dentro desse "ambiente"

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 4:17)

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. (Gálatas 5:17-25)

(Continua...)

Deus abençoe vocês

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

  1. Muito bom pra refletir ,que tipo de recurso estamos buscando para construir nossas vidas no que diz respeito a uma vida a vida de Deus em nós. Jesus seja louvado por está palavra 🙌🏻

    ResponderExcluir

O que a salvação realmente produz em minha vida terrena?

  (Schweinfurt, Alemanha) O que a salvação realmente produz em minha vida terrena? Quando alguém é salvo por Jesus, recebe uma série de bênç...