quinta-feira, 13 de julho de 2023

O espírito errado também faz a coisa certa

(Alsheim, Alemanha)

Vamos esclarecer algumas coisas dentro da palavra para que você compreenda alguns conceitos. Compreendendo e recebendo entendimento você também poderá desfrutar de uma unção de liberdade, para que você não seja mais preso pelas amarras da manipulação e controle.

"Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava." (1 Reis 21:25)

Todos nós em algum momento ouvimos falar de espírito de Jezabel, e creio que na maioria das vezes, ouvimos dentro de contextos e conceitos errados, porque o misticismo de algumas pessoas criam certos mitos sobre personagens bíblicos. Vamos aqui observar o que a Bíblia nos mostra sobre essa mulher, e qual o desvio que a sua figura representa. 

Em algumas igrejas já ouvi pessoas dizerem que alguém estava com espírito de Jezabel porque usava batom, se vestia de forma sensual ou porque estava de alguma forma seduzindo os homens, ou mesmo o pastor da igreja, e também é a sentença dada a pessoas auto suficientes com comportamentos de afronta as autoridades. 

 "Naquela época, um homem chamado Nabote, de Jezreel, possuía um vinhedo que ficava ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria.

2 Certo dia, Acabe disse a Nabote: “Como sua videira fica tão próxima do meu palácio, quero comprá-la para fazer uma horta. Em troca, darei a você uma videira melhor, ou, se preferir, pagarei o valor em dinheiro”.

3 Nabote, porém, respondeu: “O SENHOR me livre de lhe entregar a herança que recebi de meus antepassados!”.

4 Então Acabe foi para casa indignado e aborrecido por causa da resposta de Nabote. O rei foi deitar-se, virou o rosto e não quis comer.

5 “Qual é o problema?”, perguntou sua esposa Jezabel. “Por que você está tão aborrecido que nem quer comer?”

6 Acabe respondeu: “Pedi a Nabote, de Jezreel, que me vendesse sua videira ou que a trocasse por outra, mas ele não quis”.

7 “Afinal, você é o rei de Israel ou não é?”, disse Jezabel. “Levante-se e coma alguma coisa, e não se preocupe com isso. Conseguirei para você a videira de Nabote.”

8 Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o selo do rei e as enviou para as autoridades e outros líderes da cidade onde Nabote morava.

9 Nas cartas, ela ordenava: “Reúnam os habitantes da cidade para jejuar e coloquem Nabote num lugar onde todos possam vê-lo.

10 Mandem sentar-se em frente dele dois homens de mau caráter que o acusem de amaldiçoar a Deus e o rei. Depois, levem-no para fora e matem-no por apedrejamento”.

11 As autoridades e os outros líderes da cidade seguiram as instruções dadas por Jezabel em suas cartas.

12 Convocaram os habitantes da cidade para um jejum e colocaram Nabote num lugar onde todos podiam vê-lo.

13 Então dois homens de mau caráter vieram, sentaram-se de frente para ele e o acusaram diante de todo o povo, dizendo: “Ele amaldiçoou a Deus e o rei!”. Em seguida, foi arrastado para fora da cidade e morto por apedrejamento.

14 Os líderes da cidade mandaram avisar Jezabel: “Nabote foi apedrejado e está morto”.

15 Quando Jezabel ouviu a notícia, disse a Acabe: “Lembra-se da videira que Nabote se recusou a vender? Agora você pode ficar com ela. Nabote está morto”." (1Reis 21:1-15)

Observe bem esse texto, veja como é o contexto de vida desse casal, desse rei de Israel, dominado por uma mulher controladora e manipuladora, adoradora de outros deuses que conduziu Acabe a idolatria. Ele era um rei omisso em relação a sua responsabilidade como Rei, governo e marido. Portanto, o governo era exercido por Jezabel. Por esse motivo também, o rei sendo submisso ao controle dela, passou a adorar outros deuses, conduzindo também o país a uma decadência econômica, religiosa, politica e social. 

Por causa desse comportamento de Jezabel, pessoas nos dias de hoje, fazem analogias ao comportamento de irmãos que sejam semelhantes ao de Jezabel na Bíblia. 

"18 “Escreva esta carta ao anjo da igreja em Tiatira. Esta é a mensagem do Filho de Deus, cujos olhos são como chamas de fogo e cujos pés são como bronze polido:

19 “Sei de tudo que você faz. Vi seu amor, sua fé, seu serviço e sua perseverança, e observei como você tem crescido em todas essas coisas.

20 “Contudo, tenho contra você uma queixa. Você tem permitido que essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, faça meus servos se desviarem. Ela os ensina a cometer imoralidade sexual e a comer alimentos oferecidos a ídolos.

21 Dei a ela tempo para que se arrependesse, mas não quer se arrepender de sua imoralidade.

22 “Portanto, eu a lançarei doente numa cama, e aqueles que cometerem adultério com ela sofrerão terrivelmente, a menos que se arrependam e abandonem a prática de tais atos.

23 Matarei seus filhos, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mente e coração. Darei a cada um de vocês aquilo que seus atos merecem.

24 “Tenho também uma mensagem para o restante de vocês em Tiatira que não seguiram esse falso ensino (‘as verdades mais profundas’, como eles dizem, e que na realidade vêm de Satanás). Não lhes pedirei coisa alguma,

25 senão que se apeguem firmemente ao que já têm até que eu venha.

26 Ao vitorioso que me obedecer até o fim, Eu darei autoridade sobre as nações.

27 Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como vasos de barro.

28 Ele terá a mesma autoridade que recebi de meu Pai, e também lhe darei a estrela da ­manhã.

29 “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2:18-29)

A imoralidade e promiscuidade se refere primeiramente ao adultério com o noivo, Jesus. Quando nos desviamos e começamos a nos entrelaçar a enganos doutrinários, consequentemente caímos em algum tipo de idolatria, pois, de alguma forma vamos colocar alguém ou alguma coisa no lugar de Jesus Cristo, e por conseguinte, adultérios entre casais também começam a acontecer, porque a doutrina errada conduz as pessoas a uma conduta errada, e a legalidade da atuação de demônios. 

Note, que Jesus repreende as pessoas que estavam recebendo uma doutrina, porque a palavra é espírito, se vem do Pai, é Espírito de vida, se vem do diabo é espírito de morte. Mas, de qualquer forma, a doutrina muda a realidade espiritual da pessoa, por isso, a falsa doutrina mata os crentes. Essa mulher na igreja de Tiatira estava sendo chamada de Jezabel justamente por estar fazendo a mesma coisas que a esposa de acabe havia feito, estava desviando o povo de Deus da verdade e do caminho correto, através de sedução e persuasão manipuladora. 

Podemos notar as mesmas coisas ocorrendo ao longo da história, e nos dias de hoje. A falsa doutrina sendo introduzida no corpo de Cristo e adoecendo e matando os crentes. Muitos pensam somente na prosperidade e saúde física como sinal de que está tudo bem, porém, esse não é o sinal que deve ser avaliado, pois, o desviado da verdade pode estar rico e gozando de boa saúde, como estavam os crentes de Laodiceia 

14 “Escreva esta carta ao anjo da igreja em Laodiceia. Esta é a mensagem daquele que é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, a origem da criação de Deus:

15 “Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro!

16 Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca.

17 Você diz: ‘Sou rico e próspero, não preciso de coisa alguma’. E não percebe que é infeliz, miserável, pobre, cego e está nu.

18 Eu o aconselho a comprar de mim ouro purificado pelo fogo, e então será rico. Compre também roupas brancas, para que não se envergonhe de sua nudez, e colírio para aplicar nos olhos, a fim de enxergar.

19 Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se.

20 “Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos.

21 O vitorioso se sentará comigo em meu trono, assim como eu fui vitorioso e me sentei com meu Pai em seu trono.

22 “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apocalipse 3:14-22)

Observe bem as palavras de Jesus, pois não devemos nos apoiar no que achamos, mas no que a palavra diz sobre a realidade das coisas. Muitos líderes e pastores tem dado a suas ovelhas vãs filosofias pessoais e revelações distorcidas em suas próprias concupiscências. E por isso, igrejas estão muitas vezes cheias de pessoas bem sucedidas, ricas, doentes e outras até mortas espiritualmente, envenenadas por falsas doutrinas. 

Alguns dos sintomas de pessoas envenenadas é a idolatria por uma bandeira ou líder, pode ser também a certeza de que a prosperidade é o sinal de aprovação de Deus, o que esta também é a bandeira do evangelho. Pessoas doentes espiritualmente não enxergam a realidade espiritual de si mesmas, muito menos do próximo, e não apresentam fruto do espírito em suas vidas. 

1 Eu, Judas, escravo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, escrevo esta carta aos que foram chamados por Deus, o Pai, que os ama e os guarda sob o cuidado de Jesus Cristo.

2 Que vocês tenham cada vez mais misericórdia, paz e amor.

3 Amados, embora planejasse escrever-lhes com todo empenho sobre a salvação que compartilhamos, entendo agora que devo escrever a ­respeito de outro assunto e insistir que defendam a fé que, de uma vez por todas, foi confiada ao povo santo.

4 Pois alguns indivíduos perversos se infiltraram em seu meio sem serem notados, dizendo que a graça de Deus permite levar uma vida imoral. A condenação de tais pessoas foi registrada há muito tempo, pois negaram Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

5 Ainda que já saibam dessas coisas, desejo lembrar a vocês que o Senhor libertou o povo de Israel do Egito, mas depois destruiu aqueles que não permaneceram fiéis." (Judas 1:1-5)

A todo momento o ladrão está atento para roubar a fé dos cristãos, afim, de que eles saiam do caminho, pois a fé dada por Deus é a bussola que não nos deixa errar, por isso, Judas nos dá uma sugestão de como cuidar dessa fé, e usa-la corretamente para não se afastar de Cristo. 

20 Mas vocês, amados, edifiquem uns aos outros em sua santíssima fé, orem no poder do Espírito Santo

21 e mantenham-se firmes no amor de Deus, enquanto aguardam a vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará em sua misericórdia.

22 Tenham compaixão daqueles que vacilam na fé.

23 Resgatem outros, tirando-os das chamas do julgamento. De outros ainda, tenham misericórdia, mas façam isso com grande cautela, odiando os pecados que contaminam a vida deles.

24 Toda a glória seja àquele que é poderoso para guardá-los de cair e para levá-los, com grande alegria e sem defeito, à sua presença gloriosa.

25 Toda a glória seja àquele que é o único Deus, nosso Salvador por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Glória, majestade, poder e autoridade lhe pertencem desde antes de todos os tempos, agora e para sempre! Amém. (Judas 1:20-25)

Orem no poder do Espírito, Orem em todo tempo no espírito, orem em línguas estranhas, e sejam guardados no amor do Pai. 

As pessoas que estão andando na carne são mais suscetíveis ás falsas doutrinas, geralmente são inflamadas e não conseguem desfrutar da comunhão de amor e paz no corpo de Cristo, são isoladas, se sentem especiais e se julgam detentoras de revelações profundas. 

E porque o titulo desse texto é "o espírito errado também faz a coisa certa", porque sem discernimento você não vai identificar esse espírito infiltrado nas igrejas pelas falsas doutrinas. Você vai ver a liturgia correta, pessoas louvando, cantando, palavra sendo pregada, curas, sinais, maravilhas e todo o ambiente aparentando ser governado pela autoridade de Deus, mas, é tudo falso, pois, a verdade se manifesta no dia a dia através dos relacionamento e não em um culto emocional e cheio de pirotecnia. 

No dia a dia, em igrejas permeadas de relações disfuncionais e cheias de inflamação, com inveja, ciúmes, competição, traição, adultério, ganância, mentira, hipocrisia, facção, acepção de pessoas, e durante o culto tudo lindo, maravilhoso, e cheio de poder e suposta alegria. Pense, a evidência da verdade é a verdade. 

Veja as palavra de Paulo:

1 Irmãos, quando estive com vocês, não pude lhes falar como a pessoas espirituais, mas como se pertencessem a este mundo ou fossem criancinhas em Cristo.

2 Tive de alimentá-los com leite, e não com alimento sólido, pois não estavam aptos para recebê-lo. E ainda não estão,

3 porque ainda são controlados por sua natureza humana. Têm ciúme uns dos outros, discutem e brigam entre si. Acaso isso não mostra que são controlados por sua natureza humana e que vivem como pessoas do mundo?

4 Quando um de vocês diz: “Eu sigo Paulo”, e o outro diz: “Eu sigo Apolo”, não estão agindo exatamente como as pessoas do mundo?

5 Afinal, quem é Paulo? Quem é Apolo? Somos apenas servos de Deus por meio dos quais vocês vieram a crer. Cada um de nós fez o trabalho do qual o Senhor nos encarregou.

6 Eu plantei e Apolo regou, mas quem fez crescer foi Deus.

7 Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer.

8 Quem planta e quem rega trabalham para o mesmo fim, e ambos serão recompensados por seu árduo trabalho.

9 Pois nós somos colaboradores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

10 Pela graça que me foi dada, lancei o alicerce como um construtor competente, e agora outros estão construindo sobre ele. Mas quem constrói sobre o alicerce precisa ter muito cuidado,

11 pois ninguém pode lançar outro alicerce além daquele que já foi posto, isto é, Jesus Cristo.

12 Aqueles que constroem sobre esse alicerce podem usar vários materiais: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.

13 No dia do juízo, porém, o fogo revelará que tipo de obra cada construtor realizou, e o fogo mostrará se a obra tem algum valor.

14 Se ela sobreviver, o construtor receberá recompensa.

15 Se ela queimar, o construtor sofrerá grande prejuízo, mas será salvo como alguém que é resgatado do meio do fogo.

16 Vocês não entendem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

17 Deus destruirá quem destruir seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo.

18 Que ninguém se engane. Se algum de vocês pensa que é sábio conforme os padrões desta era, deve tornar-se louco a fim de ser verdadeiramente sábio.

19 Pois a sabedoria deste mundo é loucura para Deus. Como dizem as Escrituras: “Ele apanha os sábios na armadilha da própria astúcia deles”.

20 E também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que nada valem”.

21 Portanto, não se orgulhem de seguir líderes humanos, pois tudo lhes pertence:

22 Paulo, Apolo ou Pedro, o mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo é de vocês,

23 e vocês são de Cristo, e Cristo é de Deus. (1Co 3:1:23)

O diabo usa o entretenimento para que a igreja não amadureça, pois amadurecer é chato e não dá ibope, a igreja busca recursos para atrair as pessoas pelos 5 sentidos naturais e deixam seus membros limitados espiritualmente até o fim de suas vidas, e dessa forma, lideres imaturos são constituídos e perpetuam a imaturidade de geração em geração. 

Podemos mudar isso, começando por nossa casa, mude primeiro a sua vida, assim você poderá depois influenciar os que moram em sua casa, e depois os que convivem com você, assim a igreja de Cristo vai ser restaurada. Começa sempre pela sua casa. A menor unidade de Deus é a família. 

Não vamos conseguir muita coisa buscando grandes revoluções, mudando a minha vida, já é uma grande mudança no corpo. Vejo pessoas querendo montar seus ministérios e alcançar milhões, enquanto as pessoas ao seu redor morrem, e não podem usufruir de nada, pois a imaturidade não produz frutos. 

Tempo de igreja, e formação acadêmica não mudam o mundo. Fumaça, luz e boa música não mudam a realidade do corpo, tudo isso, só ilude as pessoas e as mantem em estado de alienação e constante dependência dos líderes, que por egos muito grandes, precisam de súditos aos seus pés para lhes servir. 

Veja a conversa entre um pastor/mestre e seu discípulo/aluno:

"2 escrevo esta carta a Timóteo, meu filho amado. Que Deus, o Pai, e Cristo Jesus, nosso Senhor, lhe deem graça, misericórdia e paz.

3 Dou graças por você ao Deus que sirvo com a consciência limpa, como o serviram meus antepassados. Sempre me lembro de você em minhas orações, noite e dia.

4 Quero muito revê-lo, pois me lembro de suas lágrimas. Nosso reencontro me encherá de alegria.

5 Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Loide, e de sua mãe, Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme.

6 Por isso quero lembrá-lo de avivar a chama do dom que Deus lhe deu quando impus minhas mãos sobre você.

7 Pois Deus não nos deu um Espírito que produz temor e covardia, mas sim que nos dá poder, amor e autocontrole.

8 Portanto, jamais se envergonhe de falar a outros sobre nosso Senhor. E também não se envergonhe de mim, que estou preso por causa dele. Com a força que Deus lhe dá, esteja pronto para sofrer comigo por causa das boas-novas.

9 Pois Deus nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não porque merecêssemos, mas porque este era seu plano desde os tempos eternos: mostrar sua graça por meio de Cristo Jesus.

10 E agora ele tornou tudo isso claro para nós com a vinda de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu o poder da morte e iluminou o caminho para a vida e a imortalidade por meio das boas-novas,

11 das quais Deus me escolheu para ser pregador, apóstolo e mestre.

12 Por isso estou sofrendo assim. Mas não me envergonho, pois conheço aquele em quem creio e tenho certeza de que ele é capaz de guardar o que me foi confiado até o dia de sua volta.

13 Apegue-se, com fé e amor em Cristo Jesus, ao modelo do ensino verdadeiro que aprendeu de mim.

14 Pelo poder do Espírito Santo que habita em nós, guarde a verdade preciosa que lhe foi confiada.

15 Como você sabe, todos os da província da Ásia me abandonaram, incluindo Fígelo e Hermógenes.

16 Que o Senhor demonstre misericórdia a Onesíforo e sua família, pois muitas vezes me animou em suas visitas e nunca se envergonhou por eu estar na prisão.

17 Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar.

18 Que o Senhor lhe mostre misericórdia no dia da volta de Cristo. E você sabe muito bem quanto ele me ajudou em Éfeso." (2Tm 1:2-18)

Se você entrar no trilho, e seguir o caminho o amadurecimento é certo, e as falsas doutrinas não o pegarão, você dará muitos frutos e não será distraído por entretenimento. Veja as palavras de Paulo, leia as escrituras, medite, ore no espírito, seja sábio no uso do seu tempo. Não faça as coisas "certas" com o espírito errado, geralmente o certo de verdade, não é o que todo mundo está fazendo. 

As grande denominações não fazem o mal social, pois muitas delas tiram pessoas da rua, fazem obras sociais e ajudam pessoas de todas as condições a ouvirem da palavra de Jesus e serem salvas, por isso, não devemos nos posicionar em oposição a elas, porém, muitos depois que são salvos, não recebem a verdade pura, e crescem em deformidade ou mesmo não chegam a sobreviver na fé, então, nosso papel é a amadurecer e ser fonte de luz e de verdade para o mundo. 

Não ataque, não julgue, seja você a mudança, e seja firme nos seus propósitos com o Senhor, dessa forma estará seguindo o conselho de Paulo: 

23 Digo mais uma vez: não se envolva em ­discussões tolas e ignorantes que só servem para gerar brigas.

24 O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente.

25 Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.

26 Então voltarão ao perfeito juízo e escaparão da armadilha do diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer. (2Tm 2:23-26)

E mais ainda:

"12 Sim, e todos que desejam ter uma vida de devoção em Cristo Jesus sofrerão perseguições.

13 Mas os perversos e os impostores irão de mal a pior. Enganarão outros e eles próprios serão enganados.

14 Você, porém, deve permanecer fiel àquilo que lhe foi ensinado. Sabe que é a verdade, pois conhece aqueles de quem aprendeu.

15 Desde a infância lhe foram ensinadas as Sagradas Escrituras, que lhe deram sabedoria para receber a salvação que vem pela fé em Cristo Jesus.

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.

17 Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra." (2Tm 3:12-17)

...e não se esqueça:

1 Eu lhe digo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que um dia julgará os vivos e os mortos quando vier para estabelecer seu reino:

2 pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino.

3 Pois virá o tempo em que as pessoas já não escutarão o ensino verdadeiro. Seguirão os próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada seus ouvidos.

4 Rejeitarão a verdade e correrão atrás de mitos.

5 Você, porém, deve manter a sobriedade em todas as situações. Não tenha medo de sofrer. Trabalhe para anunciar as boas-novas e realize todo o ministério que lhe foi confiado. (2Tm 1:5)

Grande abraço, que a paz esteja contigo

Leonardo Lima Ribeiro 





Um comentário:

  1. Glória a Deus!!! A verdade se manifesta no dia a dia e não apenas em um culto.

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...