terça-feira, 4 de julho de 2023

Empresa, Circo ou Igreja?

(Alsheim, Alemanha)

Observemos a diferença entre liderança espiritual e liderança corporativa ou empresarial. Existem pontos que definem essas diferenças com muita clareza. E queremos analisar isso. Dessa forma podemos evitar de cair em enganos ao longo do crescimento de atividades dentro da nossa chamada e vocação. 

Então, nos voltemos a buscar um aperfeiçoamento do modelo de liderança espiritual correto. Jesus nunca estabeleceu uma estratégia para a missão dada a igreja, Ele apenas disse: 

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. (Marcos 16:15-19)

Na verdade, todas as direções e ações que Jesus tomou vieram do Pai, e Ele seguiu uma rota pré-estabelecida na eternidade, e assim deve ser conosco. Tenho muitos amigos sinceros, que realmente desejam a verdade, e em muitos momentos argumentam comigo sobre modelos, principalmente refutando o modelo dos cinco ministérios, devido a aberrações encontrados em nosso tempo. 

Entendo, que por assistirmos tantos desvios, escândalos e abusos, temos uma tendência de questionar determinados conceitos e realidades, e é o que acontece em relação a operação funcional dos ministérios dentro do corpo de Cristo. Quero te levar a refletir:

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Efésios 4:1-14)

Leia esse texto acima umas dez vezes, devagar, e pense sobre ele. Depois de fazer isso, pense sobre algo, eu te pergunto: Você consegue me apresentar um texto que fundamente a ideia de que em algum momento o modelo dos cinco ministérios se encerrou? Você consegue me apresentar um texto dentro da bíblia que confirme que a operação do Espírito Santo mudou e ficamos sem as especificidades das funções dentro do corpo? Caso tenha algo, esse texto é mais bem fundamentado do que Efésios 4 para refutá-lo de forma definitiva? Precisamos humildemente meditar nos textos sem que nossas experiências traumáticas influenciem em nosso discernimento. 

Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. (João 10:12)

Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; (Atos 20:29)

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)

Nas palavras de Jesus e dos apóstolos podemos ver que existem falsos ministros, gananciosos, com intenções malignas, roubadores, controladores e manipuladores, e diante disso, podemos saber também que o fato de sabermos que existem os falsos, nos garante também que existem os verdadeiros, os pastores com um coração segundo o coração do Pai. 

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.'
(2 Coríntios 11:13)

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." (Mateus 24:11)

'Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." (Marcos 13:22)

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. (2 Pedro 2:1)

No discurso do sábio não deve existir o extremismo, a generalização nem muito menos o conceito pré concebido em experiências negativas. Jesus e os apóstolos alertaram sobre a existência dos falsos, dos impostores, porém, nunca disseram que isso anularia a funcionalidade dos verdadeiros e sinceros ministros de Deus, vocacionados em uma especialidade funcional no corpo de Cristo. Muitos acreditam que uma inteligência afortunada é a capacidade necessária para a atuação em qualquer área, mas não vemos isso na Bíblia. Não foi assim, e podemos ver isso em vários textos:

"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os BISPOS e DIÁCONOS: (Filipenses 1:1)

"E ele mesmo deu uns para APOSTOLOS, e outros para PROFETAS, e outros para EVANGELISTAS, e outros para PASTORES e DOUTORES," (Efésios 4:11)

"O PRESBITERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo." (3 João 1:1)

Aos PRESBITEROS, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: (1 Pedro 5:1)

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente APÓSTOLOS, em segundo lugar PROFETAS, em terceiro DOUTORES, depois MILAGRES, depois dons de curar, SOCORROS, GOVERNOS, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos OPERADORES DE MILAGRES?

Precisamos usar a bíblia para encontrar a verdade, deixando de lado a procura de versículos que justifiquem nossa forma de pensar de acordo com o contexto de nossas vivências. Existe sim um sistema maligno com formato de igreja de Cristo, atuando de forma falsificada e enganando a muitos, e isso é muito mais uma mentalidade do que uma instituição em si, porque, tudo que é feito de forma material, primeiro foi concebido na mente e no coração do homem, então, o que precisamos é discernir o verdadeiro do falso. 

Como é a verdadeira igreja de Cristo? Como é seu formato? podemos pensar sobre isso analisando uma frase de Jesus:

"E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." (Marcos 10:44)

Se seguirmos por esse caminho, diminuiremos muito a chance de errar o caminho, depois:

"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." (1 Coríntios 4:20)

"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior." (Lucas 17:20)

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
(Romanos 14:17)

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34)

"Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós." (Lucas 17:21)

Depois de vivermos com intensidade um pouco do que esses versículos dizem, podemos pensar sobre um segundo estágio, sobre o que poderia ser uma igreja física e organizada, mas, se antes de entendermos e vivermos essas realidades de discípulos de Cristo, vamos abrir uma empresa com uma placa de ministério, ou um parquinho de diversões para entreter pessoas e alimentar nosso ego, isso se não a enganarmos intencionalmente afim de tirar vantagem através de manipulação e controle, e ainda usando a palavra de Deus para isso. 

Se Paulo, sendo o mestre da palavra que era, e com uma inteligência e conhecimento fora do comum, levou mais de uma década de vida intensa de intimidade com Cristo, em anonimato para exercer seu ministérios, porque tantos de nós desejaríamos cumprir tamanha responsabilidade sem antes pelo menos viver a vida de discípulo e aprendiz? Irmãos, o orgulho derrubou o homem no Éden e em todas as outras gerações até hoje, continua e continuará a derrubar todos aqueles que não entenderem que a humildade é o alvo de nossa caminhada. 

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. (Mateus 11:29)

Se você não viver a vida de Cristo, em você primeiro, te garanto, afirmo com certeza, que você fará duas coisas possíveis, pensando que está começando uma igreja ou ministério, fará uma igreja empresa, ou uma igreja circo, produtora de entretenimento e ilusão. E por existirem tantas dessas hoje é que muitos estão perdendo sua fé nas palavras de Jesus sobre a especificidade funcional do corpo de Cristo. 

A liderança espiritual é completamente diferente de lideranças naturais, funcionais para empresas e empreendimentos humanos. Por isso, atente-se a qual caminho está tomando, porque para a igreja o único caminho é Jesus Cristo 

Jesus respondeu:— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
(João 14:6)

Deus vos abençoe irmãos. 

Leonardo Lima Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus: Um Chamado à Compreensão Profunda e à Comunhão Autêntica

(Täby, Suécia) Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que eu sou?'...