sexta-feira, 5 de maio de 2023

Do Egito a Canaã, existe a escola de Deus

 


Interessante a quantidade de pessoas que se convertem diariamente, e mesmo assim não conseguimos ver mudanças equivalentes em nossa sociedade. Por muitos anos me perguntei o porque disso, mas, ao longo da minha jornada a minha própria vida foi me respondendo. 

O ponto é, o cristão para ser eficiente ele precisa de um posicionamento, e o posicionamento depende da maturidade, e a maturidade depende da sujeição ao processo, que é exclusivo para cada um, pois é supervisionado pelo próprio Espírito Santo, porém, ele usa uma liderança madura para conduzir uma nova geração e formar novos líderes. 

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo."

(Efésios 4:1-7)

Temos em toda bíblia pedaços de um quebra cabeça que nos leva a formação de um caráter, uma formação de pessoa segundo a imagem e semelhança do criador que foi refletida e revelada em Jesus Cristo. Mesmo assim, com toda clareza, quem pode montar esse quebra cabeça é o Espírito Santo, e uma boa parcela das pessoas que nascem de novo, não buscam esse relacionamento, ficando presas a ritualísticas religiosas. Apenas repetindo aquilo que receberam da outra geração. 

Ao assumir responsabilidades de liderança no corpo sem ter a maturidade desenvolvida, líderes imaturos formam pessoas independentes e auto suficientes que em geral quebram princípios. É o compromisso com os princípios básicos unidos ao relacionamento com Deus através do Espírito que forjam o caráter de uma pessoa em humildade, e para isso, todos devem se sujeitar a instrução e condução de uma liderança madura. 

"Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.

Ora, isto— - ele subiu— - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

(Efésios 4:8-17)

O que nos impede de se submeter é a vaidade:

'E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente." (V.17)

Quase no final do texto, Paulo apresenta o alvo da maturidade que é mortificar a vaidade e o orgulho, porque Jesus deu a receita da jornada dizendo: 

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:29)

Olha o detalhe: Mansidão e humildade proporcionarão o descanso de vossas almas. 

O ativismo segundo Salomão é pura vaidade: 

"Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito. (Eclesiastes 6:9)

A imaturidade das pessoas que são colocadas como líderes está formando uma geração de ativismo e entretenimento, e isso, não afeta o mundo espiritual, onde nós devemos focar para realmente influenciar o nosso meio. 

Infelizmente por causa dessa condição, os novos já nascem em um ambiente onde suas feridas são mexidas de forma inadequada, e geram traumas maiores do que aqueles que eles trouxeram da vida antiga, criando assim desigrejados, revoltados e contra a vida comum da igreja, líderes de si mesmos e de outros que não foram recebidos adequadamente no local onde nasceram do espírito. 

Se a bíblia diz que existe 5 ministérios, existe uma congregação local e existe um processo, se temos a bíblia como verdade suficiente e inerrante, devemos então nos sujeitar a esses processos. Pessoas que nunca passaram por esse processo, ou de alguma forma burlaram-no por causa dos problemas do trajeto, de algum forma terão seu crescimento comprometido e criarão suas próprias doutrinas.

Quantas pessoas hoje vemos na internet ensinando sem nunca terem sido ensinadas, colocando pessoas debaixo de sua autoridade sem nunca ter tido debaixo da autoridade de ninguém? Querem ser pastores das pessoas, porém não são pastoreados por ninguém? Arrumam argumentos para cobrir suas feridas que na maioria foram causadas por rejeições de todos os tipos. Não foram curadas porque não passaram pelo processo de cura da submissão ao pastoreio. 

Se tornam pessoas persuasivas e defensivas, porque o orgulho criou uma personalidade vaidosa e egocêntrica. O Pastoreio é o único meio de ser aperfeiçoado, se deixar ser cuidado, para aprender a cuidar. É como um filho, que nunca será um bom pai, antes de ter se tornado um bom filho. Temos que ser incentivadores das congregações, não das instituições. Não é o Cnpj que muda a sociedade, é o corpo de Cristo reunido em um mesmo propósito, sujeitos aos princípios que incluem estar juntos, sujeitar e viver o que a Bíblia ensina. 

Jesus disse: Aprendei de mim que sou manso e humilde. O que ele esta dizendo que devemos aprender? Humildade, que vai gerar também a mansidão e com elas o descanso. A fé na palavra deve te levar a se sujeitar a uma liderança madura que respeita seu processo e te conduz ao amor do Pai através de Jesus Cristo. A liderança madura te prepara para o envio, e te conduz a prioridade de uma vida pautada no relacionamento com Jesus. 

Se você não tem um pastor, um líder, se você não quer congregar, nem mesmo em um grupo nas casas, acredito que algo está errado dentro de você. O corpo tem um funcionamento sistemático que é conduzido pelo Espírito Santo, e o Espírito Santo aponta a palavra, e na palavra existem princípios, que na sua maioria podem ser vistos como básicos, e apesar de serem difíceis para a alma, são garantia de crescimento e amadurecimento para uma plenitude de vida e chamado. 

"Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;

E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. (1 Coríntios 12:22-28)

Se atente ao versículo abaixo depois leia o contexto acima:

"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros."(V.25)

Note que existe detalhes que poucos se atentam sobre o funcionamento do corpo, todos pautados em um só fator, a humildade, porque a humilde honra seus alheios, a humildade reconhece autoridade, a humildade se sujeita, a humildade levanta o outro. 

Sem alcançar esses princípios básicos, iremos ser uma religião, chamada cristianismo, vamos ser perseguidos em vão, simplesmente por anunciar valores contrários aos valores do mundo, mas sem efetividade de salvação e transformação, gerando assim, apenas uma guerra ideológica. 

Minha sugestão é que medite nesse assunto. 

Se ainda não tem um pastor, alguém que te conduza a maturidade, ore a Deus que te apresente um, e que o Senhor lhe mostre uma comunidade saudável para que você possa congregar. 

Do Egito (mundo) à Canaã (vida no espírito) existe a escola de Deus

Deus e abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...