sábado, 23 de julho de 2022

Vencendo a procrastinação


 (Bathore, Albânia)

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:34

"Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará." Provérbios 27:1

"Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo." Provérbios 3:28

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." Tiago 4:14

Os quatro versos bíblicos acima demonstram situações, aspectos e contextos diferentes, mas os quatro demonstram a necessidade de cuidarmos do hoje, de vivermos o presente e não deixarmos a responsabilidade para o amanhã, pois não temos controle sobre o que virá a acontecer, e isso nos leva a falar de uma mal social de nossos dias, a procrastinação. 

A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.

As pessoas que geralmente não conseguem terminar algo que começaram geralmente são procrastinadores, porque quase tudo que começamos leva tempo para terminar, e essa característica impede a pessoal de perseverar, porque logo ela deixa para depois o inicio ou continuidade daquilo que deveria ser feito ou terminado no dia presente. 

As pessoas que procrastinam sempre tem algo mais importante do que o realmente importante para fazer, e por isso elas dizem: "depois eu resolvo isso", só que no final nada é tão importante que o faça começar e terminar, no fim, o procrastinador não tem obras, nem frutos de seu trabalho, porque quando é começado não é terminado. Essa pessoa tem uma visão distorcida de realidade tanto em questão de prioridade quanto de tempo, por exemplo, ela só enxerga o amanhã, e por isso não consegue administrar o hoje. Você pode ver que ela vai jogar sempre o compromisso de hoje para amanhã, e consequentemente, amanhã para depois de amanhã, até que nem se lembre mais do que devia fazer, ou ter feito. 

Muitos pensam que isso é normal, infelizmente não é, por se tratar de um comportamento repetitivo, demonstra ser um distúrbio, a incerteza e falta de convicção em tudo que faz, leva o inconsciente a criar uma defesa, uma realidade imaginária de que posso deixar para amanhã, pois hoje tem algo mais importante a ser feito, porém a verdade é que o inconsciente está fugindo da responsabilidade de lidar com aquele problema, jogando-o a frente. 

Pessoas assim, não conseguem viver a realidade do hoje, porque a realidade em sua mente é subjetiva, sempre pensando em algo que pode acontecer, mas que nunca acontece, porque sempre está no campo dos planos, mas nunca no plano da execução. Geralmente elas perdem as melhores oportunidades, porque quando estas surgem, elas pensam que podem resolver a questão em outro momento, e assim os anos passam e muitas oportunidades são perdidas. 

Eu fui um procrastinador, e perdi oportunidades impares em minha vida, por isso te digo, calibre sua bussola e seu senso de tempo e prioridade. Não deixe que essa debilidade do seu inconsciente, que provavelmente nasceu em sua mente por traumas do passado, destrua sua capacidade de ser responsável, comprometido e bem sucedido em suas tarefas e objetivos. Essas pessoas não imaginam quantas oportunidades elas perderam na vida por ter deixado para depois algo que era a oportunidade daquele momento. 

Vou te contar como venci isso: Primeiro recebendo Jesus como meu senhor e salvador, porque nascendo do espirito recebi uma nova natureza, depois orando no Espirito, pois isso edifica minha fé e me dá certeza e convicção da verdade e consequentemente da realidade e por ultimo estabeleça uma decisão em sua vida e governe suas emoções, quando surgir algo que precisa ser feito naquele momento, simplesmente decida fazer naquele exato momento. Quando alguém te pedir para fazer algo que pode ser feito, decida fazer exatamente no momento que lhe foi pedido, e decida terminar tudo que começou a fazer antes de começar outra coisa. Essa receita que te passei é infalível, pois eu mesmo a testei. 

Tenha um excelente domingo. 
Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro

2 comentários:

  1. Eu mesmo sendo crente já procrastinei demais, sempre deixava pra depois o que deveria fazer naquele momento. Mas graças a Deus, a oração no Espírito Santo me livrou desse mal

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...