quinta-feira, 7 de julho de 2022

As feridas daqueles que deturpam o Evangelho

 

(Geiranger, Noruega)

Jesus é o único mediador entre o homem e Deus, porém no corpo existem funções de edificação para amadurecimento dos que nascem na fé Alguns que querem deturpar o evangelho, por rebelião, querem excluir essas funções e anular o ajuste do corpo e a comunhão da unidade da fé. 

Foge destes; 

É claro o que Paulo escreveu, um dos homens mais íntimos do Espírito Santo, citou as funções de edificação do corpo.  A suposta intimidade com Deus tem que te levar ao alinhamento com a palavra e não a exclusão de princípios básicos da fé. 

Muitos lideres feridos, estão exercendo controle e manipulação sobre pessoas, ao mesmo tempo que usam da justificação de não serem liderados por ninguém, porque não conseguem se sujeitar, estão sempre acima de todos, mas nunca abaixo de alguém, isso é reflexo de feridas escondidas dentro do coração. Sofreram muita rejeição, e isso gerou em suas atitudes uma superioridade defensiva. 

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Efésios 4:11‭-‬16 ARC

Quando viemos de uma vida sem Jesus trazemos conosco as mazelas e feridas da vida antiga. Nossos traumas, raciocínios e bloqueios formados por todo o contexto do que vivemos. Jesus é plantado em nós na fé e no batismo, e o Espirito Santo passa a habitar dentro do nosso espírito, mas nossa alma e mente ainda se comportam com resquícios das nossas antigas vivências. 

A rejeição no coração de alguns, que na maioria das vezes é sútil, adquirida por descaso ou falhas de relacionamento com os pais, mas também com relacionamentos traumáticos com amigos, familiares ou frustrações afetivas de antigos parceiros. Nesse terreno da rejeição o diabo planta uma semente de rebelião, que ao crescer produz um fruto muito específico, a amargura. Pessoas amargas nem sempre demonstram isso em seu humor, mas, em suas atitudes, pois a rebelião é o levante contra a ordem que Deus criou. Homens com essas prisões na alma tem uma mente inconstante e perturbada e mulheres geralmente não conseguem viver debaixo de governo. 

Na igreja, por exemplo, não conseguem seguir a ordem das coisas, e sempre se levantam acima do pastor, ou colocam as pessoas contra ele. Em casa, se opõem ao marido e buscam inconscientemente governa-lo. Na maioria das vezes o casamento não dura muito tempo, a não ser que o homem seja submisso as vontades e governo da mulher, gerando ai uma disfunção que irá refletir nos filhos. 

Muito mais poderia ser dito sobre esse assunto, porém, aqui o objetivo é ajudá-lo(a) a identificar essa raiz e arrancá-la através da confissão e oração no espirito. Se você tem dificuldade de se sujeitar a circunstâncias onde você não controla ou decide, há uma grande possibilidade de existir essa raiz em seu coração. Mas, não se perturbe com isso, apenas se renda e deixe o Espirito Santo arrancá-la com o amor que te aceita.

Não deixe que os resquícios da vida antiga, as rejeições e feridas do passado governem sutilmente suas emoções. O Espírito de controle e manipulação atua em uma ferida, principalmente o medo de ser abandonado. Dessa forma a mente cria defesas ditando que não precisa de ninguém, só de Deus. Sim, Deus é o nosso único provedor de tudo que precisamos, mas Ele nos criou no meio das pessoas, para nos relacionarmos e sermos aperfeiçoados. Jesus mandou que amassemos o próximo como a nós mesmos, e Paulo nos instruiu a nos fazermos menor do que nossos irmãos, nos sujeitando a eles em amor. Não aceite que ninguém te controle, mas também não viva uma vida de isenção de governo. 

Deus, através de Jesus estabeleceu pessoas em nossas vidas, para nos ajudar a encontrar a maturidade, por isso, a auto suficiência não passa de orgulho ferido. 

O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.
Provérbios 22:4

Como pode alguém que se diz sábio desprezar as autoridades que Deus estabeleceu.

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.
Provérbios 29:23

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
Provérbios 15:33

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
Provérbios 3:9

E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
1 Coríntios 12:23

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Romanos 13:7

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 19:19

O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor (senhor com letra minúscula, refere-se a uma pessoa) será honrado.
Provérbios 27:18

Deus abençoe vocês

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

  1. Gloria a Deus que nos cura através da comunhão com nossos irmãos.

    ResponderExcluir

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...