domingo, 15 de maio de 2022

Palavra da semana (11)

 

(Alesund, Noruega) 

"Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer."
(Jeremias 10:15)

"Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,"(Mateus 13:49)

"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."
(Marcos 13:6)

Tenho visto esses últimos dias muitos irmãos em Cristo e líderes cristãos debatendo a doutrina correta e a postura de outros líderes cristãos, ao mesmo tempo sempre parece que as pessoas usam bíblias diferentes, pois, as discussões são fundamentadas na leitura do mesmo livro, mesmo texto, mas cada um enxerga um alvo completamente diferente do outro. 

Gosto muito de um texto de Paulo que pode nos servir de filtro para as discussões: 

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o AMOR AO DINHEIRO é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, FOGE destas coisas, e SEGUE a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

(1 Timóteo 6:1-11)

Bom, nenhum teologia é formada por uso de apenas um texto, mas alguns capítulos podem ser norte para uma vida cristã moldada por um coração em Deus. Me relaciono com irmãos das mais variadas formas de pensar, do mais radical ao mais liberal, e dentro da minha caminhada venho buscando uma só coisa, um só pensamento, conhecer o coração de Deus, revelado, para que seja manifesto no meu entendimento e se torne comportamento. 

Julgamento não é o que eu avalio ou suponho, mas é o decreto sobre algo em meu coração sobre alguém. Por exemplo, se eu afirmo que determinada pessoa é mentirosa, essa afirmação é um decreto em meu coração sobre alguém, é assim que eu a vejo, está formado em meu entendimento que ela é assim. Fiz juízo e julgamento sobre essa pessoa. E naquilo que eu julgar, da mesma forma serei julgado. 

"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." (Romanos 2:1)

Como então usarei meu critério de seleção para o que Paulo diz a Timóteo sobre determinado tipo de pessoa: "Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. (1 Timóteo 6:11)

"Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE dos tais.
(1 Timóteo 6:5)

Qual é o critério claro para que eu me afaste de alguém por deformidades em seu caráter? 

Primeiro Paulo escreve a um filho na fé, crente, amadurecido dentro dos ensinos de Paulo, e cita comportamentos de outros crentes, ele não está se referindo a pessoas desconhecedoras dos ensinos do evangelho, mesmo que pudéssemos supor que alguns não sejam convertidos, todos estão cientes das doutrinas ensinadas pelos apóstolos.  

Dessa forma, temos que encontras as chaves dentro do texto que possam nos dar critérios claros para nossas decisões. APARTA-TE dos TAIS. Quem são os tais? 

"Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, CUIDANDO QUE A PIEDADE SEJA CAUSA DE GANHO; aparta-te dos tais. (1 Timóteo 6:5)

Nesse versículo temos uma característica: 
Piedade como forma de ganho. Comércio da posição dentro do corpo, benefícios financeiros e sociais pelo uso do evangelho. 

"Mas OS QUE QUEREM SER RICOS caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. (1 Timóteo 6:9)

Outra características: Ama o dinheiro e querem ser ricos. 

"Porque o AMOR AO DINHEIRO é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela HIPOCRISIA de homens que falam MENTIRAS, tendo cauterizada a sua própria consciência;
(1 Timóteo 4:1,2)

Mais uma característica: Hipocrisia, ensino daquilo que não vivem; 

"Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites (vaidades; auto exaltação) do que amigos de Deus,
Tendo APARÊNCIA de piedade, mas NEGANDO a eficácia dela. Destes afasta-te.
(2 Timóteo 3:4,5)

A direção de Paulo é a mesma: AFASTA-TE.

"... homens que falam MENTIRAS" (1Timóteo 4:2) Homens que mentem, que aceitam falar inverdades para enganar, manipular ou levar vantagem em seus objetivos...AFASTA-TE destes. Esses são os tais que Paulo se refere no texto, mas ainda temos mais características:

"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
(2 Timóteo 3:2-4)

Paulo não ordena que os julgue, mas que julgue o comportamento deles, Paulo não ordena que discuta com eles, mas que se afaste e siga em frente em seu propósito: por isso acredito que grande parte das discussões hoje são em vão, pois Deus há de separar no final, e julgar as obras de cada um, grande parte das pessoas são enganadas por lobos não por serem inocentes mas por suas próprias concupiscência 

Concupiscência:
anelo de prazeres sensuais
"confunde amor com concupiscência"
cobiça de bens materiais
filosofia: no Agostinismo; luxúria carnal, desejo libidinoso

Paulo tem uma receita para seguirmos em frente, depois que entendemos os critérios de seleção pelos frutos: "... e SEGUE a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." (1 Timóteo 6:11)

Segue quem é justo, afaste-te dos injustos, seguem quem ama a justiça e a verdade, constatado por frutos de caráter transformado. 

Segue quem é piedoso; piedade: (devoção, amor pelas coisas religiosas; religiosidade
compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia, amor aos pais), observe se há verdadeira piedade em sua vida e na vida daqueles de quem você compartilha sua função. 

Segue quem exerce a fé, a única fé naquele que Deus enviou, Jesus Cristo. 
Segue quem ama, o amor de Cristo, sem acepção e incondicional, sem interesse. 
Segue quem tem paciência e mansidão.

E principalmente, busque conhecer Cristo, para que essas sejam principalmente as características em sua vida, para que pregando-as não seja condenado pela sua própria pregação. 

Deus te abençoe e tenhas uma ótima semana.

Por esses dias, estaremos indo em uma missão de comunhão, fortalecimento e edificação em  Florianópolis e Balneário Camburiu, sinta se livre para interceder por nós ou ser participante financeiro. 

Abraço. 

Leonardo Lima Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...