segunda-feira, 30 de maio de 2022

O perigo do orgulho espiritual

 

(Recife, Brasil)

"O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba."
(Provérbios 21:24)

"A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito."
(Provérbios 29:23)

"Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria."
(Provérbios 13:10)

"Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."
(Provérbios 11:2)

A soberba foi responsável por tirar o homem da condição de filho e dominante legal de toda criação de Deus. Jesus Cristo se humilhou: "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:8), A humilhação de Jesus nos permitiu sermos exaltados a condição de filhos. Deus nos resgatou através da humilhação de seu filho. 
Jesus disse: "...aprendei de mim que sou manso e humilde..." 

Portanto, o fruto em nossa vida revela sempre o nosso coração. A renovação da mente é o meio pelo qual somos despidos do orgulho adâmico e somos revestidos da humildade de Deus que está em Cristo Jesus. O sinal característico de pessoas espirituais não são palavras espirituais, revelações, visões, operações de dons ou manifestação de poder, muito menos a carência disfarçada de amor, o falso amor precisa de atenção, e espera recompensa. As características de uma pessoa espiritual pode ser avaliada por esse versículo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:3)

1 - A pessoa soberba é contenciosa:
Ela quer impor sua forma de ver as coisas sobre todas as situações e pessoas. 
Ela confronta todas as opiniões que se opõe a opinião dela
Ela tem resposta para tudo e não considera a posição dos outros; quando não concorda desdenha e ironiza oponente afim de descredibilizar 
Ela não presta conta da vida dela para ninguém, mas quer dar conta da vida de todos. 

2 - A pessoa soberba se vangloria:
Ela sempre quer contar a todos o que ela fez, suas conquistas espirituais, como Deus a usou e o quanto ela é supostamente poderosa, sempre se colocando em superioridade a outras pessoas. 
Ela sempre quer ser o centro das atenções de qualquer conversa; sempre tem a ultima palavra, e somente a sua palavra é uma verdade absoluta. 

3 - A pessoa soberba se considera superior a todos:
Ela nunca se iguala a ninguém e sempre avalia as pessoas como inferiores em todos aspectos. 
É aquela pessoa "sabe tudo", entende de todos assuntos e se intromete em qualquer assunto se posicionando como alguém que fala com propriedade. 
A pessoa soberba fala muito, e não deixa a outra pessoa falar.
Interrompe a outra pessoa antes que essa termine de expressar a opinião, porque ela não tem interesse de dialogar, mas somente de falar e imprimir a sua opinião nos outros. 
O soberbo é sarcástico e irônico quando não consegue manter seu argumento. 

Podemos chamar essa condição do coração de orgulho espiritual. Parece um paradoxo, mas uma pessoa que anda nessa carnalidade disfarçada pensa de si mesma acima da realidade, por isso tem a visão distorcida da verdade. Parece sociável com todos, mas no fundo, o orgulho espiritual é apenas uma carência na alma que pede por atenção. Elas demonstram ter um relacionamento com Deus mais intimo e profundo do que todos os outros irmãos e tentam a todo tempo demonstrar isso através da auto afirmação/exaltação. 

Esse é o orgulho mais sutil e ao mesmo tempo mais explicito, sutil porque a pessoa se apresenta como espiritual, explicito por que ela requer toda a atenção para si e vemos claramente através de atitudes que não existe maturidade, mas apenas operação de dons e um relacionamento de amor entre ela e o  Espirito Santo. Esse sentimento de exclusividade é uma raiz de rejeição muito profunda, e a expressão forçada de espiritualidade é uma forma de ter atenção e a aceitação das pessoas em seu meio.

Quase que todos passam por esse estágio na jornada espiritual, pena que muitos envelhecem sem amadurecer e passar essa fase. Deus cuida deles de igual forma, mas não pode usá-los em situações de responsabilidade de empreendimentos maiores, por causa da vanglória que impede o preenchimento da glória. Pessoas assim, precisam de um profundo arrependimento causado pelo amor de Deus e a consciência de que são completos Nele. Pessoas plenas não precisam falar muito, principalmente de si mesmas, não tem necessidade de estar sempre com pessoas, nem tem tendências de controle e manipulação. Elas simplesmente são plenas em Cristo e são resolvidas o suficiente para não se intrometer na vida de ninguém. 

A oração em línguas vai te levar a um lugar em Deus que chamamos de "Esperar Com Deus", nesse lugar você vai ser curado dessa raiz de rejeição, e consequentemente do orgulho/soberba espiritual. Conheço poucas pessoas que passaram nesse lugar e venceram com Cristo essa deformidade, mas você pode ser uma delas. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro

3 comentários:

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...