segunda-feira, 30 de maio de 2022

O perigo do orgulho espiritual

 

(Recife, Brasil)

"O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba."
(Provérbios 21:24)

"A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito."
(Provérbios 29:23)

"Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria."
(Provérbios 13:10)

"Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."
(Provérbios 11:2)

A soberba foi responsável por tirar o homem da condição de filho e dominante legal de toda criação de Deus. Jesus Cristo se humilhou: "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:8), A humilhação de Jesus nos permitiu sermos exaltados a condição de filhos. Deus nos resgatou através da humilhação de seu filho. 
Jesus disse: "...aprendei de mim que sou manso e humilde..." 

Portanto, o fruto em nossa vida revela sempre o nosso coração. A renovação da mente é o meio pelo qual somos despidos do orgulho adâmico e somos revestidos da humildade de Deus que está em Cristo Jesus. O sinal característico de pessoas espirituais não são palavras espirituais, revelações, visões, operações de dons ou manifestação de poder, muito menos a carência disfarçada de amor, o falso amor precisa de atenção, e espera recompensa. As características de uma pessoa espiritual pode ser avaliada por esse versículo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:3)

1 - A pessoa soberba é contenciosa:
Ela quer impor sua forma de ver as coisas sobre todas as situações e pessoas. 
Ela confronta todas as opiniões que se opõe a opinião dela
Ela tem resposta para tudo e não considera a posição dos outros; quando não concorda desdenha e ironiza oponente afim de descredibilizar 
Ela não presta conta da vida dela para ninguém, mas quer dar conta da vida de todos. 

2 - A pessoa soberba se vangloria:
Ela sempre quer contar a todos o que ela fez, suas conquistas espirituais, como Deus a usou e o quanto ela é supostamente poderosa, sempre se colocando em superioridade a outras pessoas. 
Ela sempre quer ser o centro das atenções de qualquer conversa; sempre tem a ultima palavra, e somente a sua palavra é uma verdade absoluta. 

3 - A pessoa soberba se considera superior a todos:
Ela nunca se iguala a ninguém e sempre avalia as pessoas como inferiores em todos aspectos. 
É aquela pessoa "sabe tudo", entende de todos assuntos e se intromete em qualquer assunto se posicionando como alguém que fala com propriedade. 
A pessoa soberba fala muito, e não deixa a outra pessoa falar.
Interrompe a outra pessoa antes que essa termine de expressar a opinião, porque ela não tem interesse de dialogar, mas somente de falar e imprimir a sua opinião nos outros. 
O soberbo é sarcástico e irônico quando não consegue manter seu argumento. 

Podemos chamar essa condição do coração de orgulho espiritual. Parece um paradoxo, mas uma pessoa que anda nessa carnalidade disfarçada pensa de si mesma acima da realidade, por isso tem a visão distorcida da verdade. Parece sociável com todos, mas no fundo, o orgulho espiritual é apenas uma carência na alma que pede por atenção. Elas demonstram ter um relacionamento com Deus mais intimo e profundo do que todos os outros irmãos e tentam a todo tempo demonstrar isso através da auto afirmação/exaltação. 

Esse é o orgulho mais sutil e ao mesmo tempo mais explicito, sutil porque a pessoa se apresenta como espiritual, explicito por que ela requer toda a atenção para si e vemos claramente através de atitudes que não existe maturidade, mas apenas operação de dons e um relacionamento de amor entre ela e o  Espirito Santo. Esse sentimento de exclusividade é uma raiz de rejeição muito profunda, e a expressão forçada de espiritualidade é uma forma de ter atenção e a aceitação das pessoas em seu meio.

Quase que todos passam por esse estágio na jornada espiritual, pena que muitos envelhecem sem amadurecer e passar essa fase. Deus cuida deles de igual forma, mas não pode usá-los em situações de responsabilidade de empreendimentos maiores, por causa da vanglória que impede o preenchimento da glória. Pessoas assim, precisam de um profundo arrependimento causado pelo amor de Deus e a consciência de que são completos Nele. Pessoas plenas não precisam falar muito, principalmente de si mesmas, não tem necessidade de estar sempre com pessoas, nem tem tendências de controle e manipulação. Elas simplesmente são plenas em Cristo e são resolvidas o suficiente para não se intrometer na vida de ninguém. 

A oração em línguas vai te levar a um lugar em Deus que chamamos de "Esperar Com Deus", nesse lugar você vai ser curado dessa raiz de rejeição, e consequentemente do orgulho/soberba espiritual. Conheço poucas pessoas que passaram nesse lugar e venceram com Cristo essa deformidade, mas você pode ser uma delas. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro

terça-feira, 24 de maio de 2022

Palavra da semana (12)

 

(Istambul, Turquia) 

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
(Tiago 1:2-4)

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Tiago 1:19,20)

O homem que Deus quer forjar, expressará o caráter de Cristo, por que segundo Paulo fomos predestinados para ser transformados segundo Sua imagem e semelhança, e nesses cinco versículos Tiago nos mostra alguns dos meios que o Espírito Santo se utiliza para fazer resplandecer o rosto de Cristo em nossa face, para que o mundo veja a Glória de Deus em nós. 

1 - Tende por motivo de alegria passardes por várias TRIBULAÇÔES. 
O Espírito Santo não nos envia tribulações, mas Ele se utiliza delas para edificar nossa fé, purificar nossas motivações e forjar nossa perseverança e confiança no Senhor. O simples fato de lermos a bíblia e entendermos os princípios e preceitos, aprender hermenêutica e exegese do texto não nos faz aptos e forjados, o que nos faz aptos é o fogo das tribulações, por isso Tiago diz para nos alegrarmos em meio as tribulações, porque elas são benéficas em seus fins. 

2 - A perseverança deve ter ação completa, para que sejais PERFEITOS e INTEGROS, em nada DEFICIENTES. 
Tiago ensina que a perseverança quando completada pela ação da fé (confiança no Senhor) em meio as tribulações, tem um fim, um fruto e uma recompensa: Ele diz que nos tornamos perfeitos e íntegros, a palavra íntegros significa inteiro, completo, totalmente probo, irrepreensível na sua conduta; honesto, incorruptível, portanto, podemos entender que existe sim um modelo daquele que tem autoridade em anunciar a mensagem de Jesus Cristo. Existe um grau de mensuração e aprovação para o chamado. 

Ele é chamado, submetido ao fogo das tribulações, aperfeiçoado na esperança que quando completa em sua ação te torna perfeito e íntegro, em nada deficiente. Os mensageiros aprovados, são os que passaram por esse primeiro estágio em áreas especificas de sua vida. 

"Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma."
(Tiago 1:21)

3- A palavra em vós implantada. Ela que lava toda a impureza em nós, somos lavados pela palavra. Podemos ouvir as direções do Espirito Santo e sermos filhos obedientes, mas só seremos moldados em seu caráter quando somos lavados das impurezas pela palavra que nos é implantada. O texto diz: "A QUAL È PODEROSA PARA SALVAR A VOSSA ALMA"

4- "Todo homem, pois, seja pronto para OUVIR, tardio para FALAR, tardio para se irar. Porque a ira (carne) do homem não produz a justiça (transformação) de Deus." O que nos transforma não é o que falamos, é o que ouvimos, pois o que falamos é fruto do que temos ouvido. a fé vem pelo ouvir, por isso quando creio eu falo, e falo exatamente o que cri. Lembre-se: Confessamos a palavras por que cremos, mas cremos porque ouvimos, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. 

Sendo assim, nosso testemunho ao mundo do amor e da Gloria de Deus não é o que falamos, ou o que entendemos ou o quanto o Espirito Santo fala conosco, mas o quando ouvimos, e praticamos o que temos ouvido, e perseveramos em meio a tribulação, nos deixamos ser forjados, somos quebrantados, purificados pelo fogo das tribulações até que sejamos perfeitos e íntegros naquilo que estamos anunciando. Deus em seu amor infinito não nos condena em nossas falhas e deformidades, mas ele oferece a transformação pelos seus processos para as pessoas vejam que sua palavra é eficaz naquilo que ela diz. 

É o Espirito santo que convence, somos apenas anunciadores, mas como podemos anunciar com fé, certeza e convicção um poder e glória que se mostra incapaz de transformar a nossa própria vida? Temos falado muito e ouvido pouco. O ditado popular "o peixe morre pela boca" é verdadeiro em nossa fé, pois a mensagem anunciada sem o testemunho da integridade, tem matado mais pessoas do que dado vida, o muito falar pautado em uma vida sem testemunho tem trazido mais vergonha do que exaltação a Cristo, pois fazemos a imagem de que a verdade é ineficaz para transformar aquele que anuncia. 

Que possamos gastar uns dias em meditar nesse entendimento de prática para que o Espírito nos mostre onde não temos sido íntegros apesar de anunciantes. 

Deus abençoe vocês.

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 15 de maio de 2022

Palavra da semana (11)

 

(Alesund, Noruega) 

"Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer."
(Jeremias 10:15)

"Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,"(Mateus 13:49)

"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."
(Marcos 13:6)

Tenho visto esses últimos dias muitos irmãos em Cristo e líderes cristãos debatendo a doutrina correta e a postura de outros líderes cristãos, ao mesmo tempo sempre parece que as pessoas usam bíblias diferentes, pois, as discussões são fundamentadas na leitura do mesmo livro, mesmo texto, mas cada um enxerga um alvo completamente diferente do outro. 

Gosto muito de um texto de Paulo que pode nos servir de filtro para as discussões: 

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o AMOR AO DINHEIRO é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, FOGE destas coisas, e SEGUE a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

(1 Timóteo 6:1-11)

Bom, nenhum teologia é formada por uso de apenas um texto, mas alguns capítulos podem ser norte para uma vida cristã moldada por um coração em Deus. Me relaciono com irmãos das mais variadas formas de pensar, do mais radical ao mais liberal, e dentro da minha caminhada venho buscando uma só coisa, um só pensamento, conhecer o coração de Deus, revelado, para que seja manifesto no meu entendimento e se torne comportamento. 

Julgamento não é o que eu avalio ou suponho, mas é o decreto sobre algo em meu coração sobre alguém. Por exemplo, se eu afirmo que determinada pessoa é mentirosa, essa afirmação é um decreto em meu coração sobre alguém, é assim que eu a vejo, está formado em meu entendimento que ela é assim. Fiz juízo e julgamento sobre essa pessoa. E naquilo que eu julgar, da mesma forma serei julgado. 

"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." (Romanos 2:1)

Como então usarei meu critério de seleção para o que Paulo diz a Timóteo sobre determinado tipo de pessoa: "Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. (1 Timóteo 6:11)

"Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE dos tais.
(1 Timóteo 6:5)

Qual é o critério claro para que eu me afaste de alguém por deformidades em seu caráter? 

Primeiro Paulo escreve a um filho na fé, crente, amadurecido dentro dos ensinos de Paulo, e cita comportamentos de outros crentes, ele não está se referindo a pessoas desconhecedoras dos ensinos do evangelho, mesmo que pudéssemos supor que alguns não sejam convertidos, todos estão cientes das doutrinas ensinadas pelos apóstolos.  

Dessa forma, temos que encontras as chaves dentro do texto que possam nos dar critérios claros para nossas decisões. APARTA-TE dos TAIS. Quem são os tais? 

"Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, CUIDANDO QUE A PIEDADE SEJA CAUSA DE GANHO; aparta-te dos tais. (1 Timóteo 6:5)

Nesse versículo temos uma característica: 
Piedade como forma de ganho. Comércio da posição dentro do corpo, benefícios financeiros e sociais pelo uso do evangelho. 

"Mas OS QUE QUEREM SER RICOS caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. (1 Timóteo 6:9)

Outra características: Ama o dinheiro e querem ser ricos. 

"Porque o AMOR AO DINHEIRO é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela HIPOCRISIA de homens que falam MENTIRAS, tendo cauterizada a sua própria consciência;
(1 Timóteo 4:1,2)

Mais uma característica: Hipocrisia, ensino daquilo que não vivem; 

"Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites (vaidades; auto exaltação) do que amigos de Deus,
Tendo APARÊNCIA de piedade, mas NEGANDO a eficácia dela. Destes afasta-te.
(2 Timóteo 3:4,5)

A direção de Paulo é a mesma: AFASTA-TE.

"... homens que falam MENTIRAS" (1Timóteo 4:2) Homens que mentem, que aceitam falar inverdades para enganar, manipular ou levar vantagem em seus objetivos...AFASTA-TE destes. Esses são os tais que Paulo se refere no texto, mas ainda temos mais características:

"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
(2 Timóteo 3:2-4)

Paulo não ordena que os julgue, mas que julgue o comportamento deles, Paulo não ordena que discuta com eles, mas que se afaste e siga em frente em seu propósito: por isso acredito que grande parte das discussões hoje são em vão, pois Deus há de separar no final, e julgar as obras de cada um, grande parte das pessoas são enganadas por lobos não por serem inocentes mas por suas próprias concupiscência 

Concupiscência:
anelo de prazeres sensuais
"confunde amor com concupiscência"
cobiça de bens materiais
filosofia: no Agostinismo; luxúria carnal, desejo libidinoso

Paulo tem uma receita para seguirmos em frente, depois que entendemos os critérios de seleção pelos frutos: "... e SEGUE a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." (1 Timóteo 6:11)

Segue quem é justo, afaste-te dos injustos, seguem quem ama a justiça e a verdade, constatado por frutos de caráter transformado. 

Segue quem é piedoso; piedade: (devoção, amor pelas coisas religiosas; religiosidade
compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia, amor aos pais), observe se há verdadeira piedade em sua vida e na vida daqueles de quem você compartilha sua função. 

Segue quem exerce a fé, a única fé naquele que Deus enviou, Jesus Cristo. 
Segue quem ama, o amor de Cristo, sem acepção e incondicional, sem interesse. 
Segue quem tem paciência e mansidão.

E principalmente, busque conhecer Cristo, para que essas sejam principalmente as características em sua vida, para que pregando-as não seja condenado pela sua própria pregação. 

Deus te abençoe e tenhas uma ótima semana.

Por esses dias, estaremos indo em uma missão de comunhão, fortalecimento e edificação em  Florianópolis e Balneário Camburiu, sinta se livre para interceder por nós ou ser participante financeiro. 

Abraço. 

Leonardo Lima Ribeiro



domingo, 8 de maio de 2022

Por que eu não vou?

 

(Valias, Albânia)

"Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes."
(Mateus 22:9)

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
(Marcos 16:15)

A bíblia só pode ser revelada a nós pelo Espírito Santo, é Ele quem nos dá compreensão e convicção acerca da verdade, Ele é responsável por glorificar o Nome de Jesus em nós. Existem textos literais, que nossa mente pode compreender, mas nosso coração não se sente impulsionado a mudar nosso comportamento até que o Espirito Santo revele em nós a verdade que já foi compreendida mentalmente. Uma grande parte dos cristãos esquecem que eles foram alcançados graças a uma parte do corpo que um dia foi onde eles estavam, e assim de geração em geração igrejas foram sendo abertas e formadas e alcançando outros povos. 

É o que acontece com a responsabilidade do envio, existem processos, e cada pessoa é chamada a ser participante de uma forma diferente, ao longo do amadurecimento da fé de cada um essa compreensão revelada vai se tornando uma convicção até que não seja necessário nenhuma motivação externa para que a pessoa se entregue ao propósito. Por incrível que pareça, existem igrejas missionárias que não fazem missões, e não são participantes na vida de missionários. Concluímos que pessoas abrem igrejas baseados em entendimentos naturais, sem a compreensão e a revelação espiritual de seus propósitos. 

Se você é chamado a ser um intercessor?!! todo dia nessa página aparece um povo "não alcançado" diferente para que você ore e interceda pela salvação deles. Você está orando? Existem missões para alcance de povos sendo feitas todos os dias em diversos países por diversos ministérios, de alguma forma você tem pedido a Deus que te mostre onde e como ser participante? Parte da sua renda tem sido aplicada em viagens missionárias? Conhece alguém que é envolvido com salvação e edificação de povos? de que forma você investe na vida dessa pessoa ou esse ministério? 

Existe um propósito para tudo que nos tornamos e tudo que recebemos de Deus, e a maturidade é exercer a função dentro do corpo que foi determinada por Deus desde a fundação do mundo para cada um de nós sob a plataforma do amor ágape. Alguns, vão orar, outros vão largar tudo e entrar em um carro, ónibus, avião ou barco e ir onde outros não poderão ir. Alguns vão ao banco e vão dispensar parte do que Deus tem dado a eles para suprir estes que estão indo. A fonte de Deus é inesgotável, mas ela passa pelas mãos de homens, com o objetivo de manifestarmos um corpo. Assim como cada célula se junta e forma um tecido, depois os orgãos e juntos em harmonia formam os sistemas que por fim formam o corpo, assim deve ser a função de cada um no propósito de salvação. 

Você sabe qual o seu propósito especifico? Se é o de ir, vá!! se é o de interceder, faça! e se for de manter, despenda recursos onde Deus te mostrar. Não deixe que os dias passem e sua vida seja apenas uma ocupação de espaço na terra. Pense que todas as conquistas terrenas ficarão aqui, depois da nossa ida para a eternidade tudo que construímos para a terra não poderá ser levado, e não vai constar em nossos registros de galardões eternos. Não deixe esse dia passar sem que você seja aquilo que Deus disse que você é. 

Deus Responde a Oração
A Bíblia diz que a igreja primitiva dedicou-se a oração e Deus adicionou diariamente seu número. Seus líderes consideraram que a oração e a palavra eram muito importantes e consequentemente o número de novos discípulos aumentou rapidamente. Atos 2:42-47; 6:4-7. Se orarmos segundo a vontade de Deus, então a resposta é certa. 1 João 5:14-15, Marcos 11:24; Mateus 18:19 e 7:7; Jeremias 33:3.

Estamos a disposição para ajudá-lo a andar em seu propósito. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 


quarta-feira, 4 de maio de 2022

Missão de intercessão na Áustria

(Rio Inn, Innsbruck, Áustria)

Em 2018, recebemos uma missão do Senhor em alguns países da Europa, começando pela Alemanha onde Jesus salvou e batizou 10 pessoas ao longo dos 3 meses que estivemos lá. Visitamos nosso amigo Hans Petter Thue em uma ilha na Noruega chamada Haramsoya, próximo a Alesund, história que contamos em outro texto aqui na página. Passamos também 14 dias em Kamez, município da grande Tirana na Albânia, na Igreja da Missionária Najua Diba, ensinando o Evangelho do Espirito, entre outras circunstâncias missionárias vamos falar especificamente nesse texto na nossa empreitada na Áustria, em outra ocasião escreverei sobre a ida em Schweinfurt, Alemanha. 

A missão para a Áustria foi a última antes de voltarmos para o Brasil pela Alemanha, onde ficamos como base. Depois de Albânia, Noruega e Schweinfurt na Alemanha, o Senhor nos mostrou a direção de Innsbruck na Áustria. Pegamos um Ónibus em Mannheim, depois de algumas horas descemos em Innsbruck, uma viagem maravilhosa, realmente me apaixonei pela paisagem austríaca, tudo muito rural, montanhas, florestas e lagos. Pensei que a parada do ónibus era próximo do hotel que tínhamos reservado, chamado Karwendel, esse hotel tem o nome de uma cadeia de montanhas que localizada parte na Áustria e outra parte da Alemanha, os alpes austríacos. Então, pegamos um taxi para o hotel, que custou exatamente 10 Euros, incrível a riqueza e prosperidade da cidade, o taxi era uma Mercedes dos modelos mais novos, algo comum em alguns países da Europa, mas não para nós brasileiros. 

É normal que as pessoas envolvidas com missões não entendam o que se pode fazer num local como esse, pois a mentalidade de uma parcela dos cristãos é de que missões sempre envolve lugares pobres, e por isso não investem em empreitadas como essa, posso dizer isso por experiência, pois a ida a Áustria foi a nossa terceira viagem a Europa, e depois de passar por 9 países com objetivos missionários pude comprovar que a resistência das pessoas em investir nessas viagens é por causa da cosmovisão aprisionada em um sofisma de que missões envolve ir a África ou qualquer outro lugar onde as pessoas sejam muito pobres. A verdade é que o Evangelho é para todos, independente da classe social, Jesus veio para todos os povos, nações e línguas. Então sempre viajamos com muita resistência e poucos parceiros financeiros, além de muitas críticas ás nossas motivações. Fica aqui uma sugestão para sua reflexão. 

Essa ida a Innsbruck custou para nós aproximadamente 300 euros, incluindo ónibus, Hotel, Taxi e comida, foi uma viagem bem apertada financeiramente, mas Deus nos supriu de forma sobrenatural, não tivemos oportunidade de ir a muitos locais turísticos, até porque não fomos com esse objetivo, mas, conseguimos fazer aquilo que nos foi proposto pelo Senhor, pisar e interceder em locais específicos. Ficamos 3 dias em Innsbruck, andamos mais de 10 quilômetros pela cidade orando, intercedendo e pisando em todos locais que o Senhor havia falado conosco, e Ele nos disse que profetizasse em regiões distintas, inclusive no próprio Rio Inn, que corta a cidade e dá nome a ela. Peço a Deus que as pessoas recebam sabedoria espiritual para entender o chamado de cada um para que o corpo possa funcionar em harmonia de funções. 

Depois de 3 dias, eu estava no quarto de hotel, o Senhor falou comigo o que estava fazendo no mundo espiritual, e o que ocorreria na cidade ao longo dos próximos anos. De forma sobrenatural Ele se revelou a mim em uma experiência muito pessoal que prefiro guardar para mim, testificando a autenticidade da nossa ida lá. Depois da missão cumprida, pegamos outro taxi, e a corrida custou 9,60 euros, completando o uso dos nossos últimos 10 Euros disponíveis para a Áustria. O Senhor é perfeito e fiel. Viajamos até Mannheim, e depois voltamos para Alsheim, uma vila maravilhosa cercada por vinícolas na Alemanha, onde a irmã de minha esposa estava nos hospedando. 

Assim tem sido nossas missões de intercessão e oração. Falaremos em próximos textos sobre outras experiências semelhantes, aguardamos o tempo perfeito para ida em Treblinka, Polônia e Bled, Eslovênia, Espero que você esteja conosco seja financeiramente, seja em intercessão ou os dois. 

Deus te abençoe. 

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 1 de maio de 2022

Palavra da semana (10)

 

(Oslo, Noruega)

"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu."
(Mateus 9:9)

"E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,"
(Marcos 3:13,14)

"Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus."
(1 Coríntios 1:24)

“Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”
(Francisco de Assis)

Hoje no século que vivemos, com a tecnologia que uniu as nações em relacionamentos virtuais em tempo real, podemos assistir uma conferência que esteja ocorrendo em outro país, online e ainda participarmos ativa e diretamente, interagindo com os palestrantes. Podemos entrar nas redes sociais e ouvir uma ministração da palavra de Deus de todos os tipos e raízes doutrinárias, escolher o que mais nos agrada ou que esteja dentro de nossa concordância. 

As pessoas estão saturadas do "evangeliquês", dos rótulos que cada denominação colocou em si mesmo para se auto afirmar como "crente", o mundo sempre odiou os cristãos, pois essa é uma promessa deixada por Jesus: "E de todos sereis odiados por causa do meu nome". (Lucas 21:17), porém, hoje parece ser muito mais indiferença do que ódio, pelo excesso de informação disponível sobre nossa fé, em suas muitas formas distorcidas, descaracterizando a verdade, as pessoas tem cada vez mais perdido o interesse em ouvir e receber o evangelho em sua pureza. 

Por isso, o puro e simples evangelho tem sido enfeitado com entretenimento, e todo tipo de imagem e ilustração que possa atrair a atenção das pessoas, tem sido usado artifícios que fisgam a natureza carnal e a alma em suas emoções e sentimentos para que as pessoas emprestem por um momento sua atenção aos anunciadores da mensagem de salvação. Você me pergunta?!! tem funcionado!? Sim, para apresentar um resultado numérico e estético equivalente a todo investimento. As fotos, os vídeos apresentam o investimento justificado, mas e o principal? A comida espiritual, que pode fazer o homem interior crescer e amadurecer?? Isso tem sido algo que parece não ter importância. 

Precisamos discernir esse tempo, que para muitos tem sido chamado de avivamento, mas é a apostasia profetizada, pois o avivamento tem como característica choro e arrependimento de pecados, e não festa e diversão. Festa e diversão serve para celebrar, e é válido que em novidade de vida tenhamos alegria para festejar, mas temos tido novidade de vida? temos sido conhecidos pela transformação de caráter, por ser um povo diferenciado daqueles que não se renderam a Cristo? 

A nossa vida precisa falar mais do que nossas palavras. O mundo com tanta informação tem deixado as pessoas cheias de razão e "sabedoria" inútil, elas contestam tudo, sabem tudo, aconselham sobre tudo, mas não conseguem solucionar coisas simples em sua vida pessoal. As pessoas estão cheias de informações, mas não conseguem sequer tomar decisões. Nossa vida precisa ser preenchida de Cristo, para que o Seu poder e unção, Sua presença seja suficiente, e não seja necessário nossas palavras. A nossa vida sendo autêntica, falará mais do que nosso discurso. E nossa vida só será autêntica quando nosso relacionamento com Jesus for real e intimo. 

Que diferença como povo remido pelo sangue do cordeiro temos feito na sociedade, em nossa família? Há verdade e honestidade dentro das igrejas? Há maturidade? Há motivação correta? Há que se dizer que não, pois essas características de caráter só podem aparecer em meio a um povo maduro na fé, que se edificou através da oração e da prática da palavra que uma vez se tornou conhecida quando foi ensinada. Porém, quem pode ouvi-la em meio a tanto barulho e entretenimento? Quem pode se concentrar na palavra se ela não tem sido nem de longe o foco das congregações? Quem pode se interessar se ela tem sido escondida atrás de todos efeitos sonoros e visuais. A vida cristã tem sido uma festa sem álcool, e as vezes com álcool. O espírito nos chama ao arrependimento. 

O evangelho não é entretenimento e meio de vida, não é negócio, não é escada para ascensão social, o Evangelho é a loucura da cruz, a morte de um Deus que se fez homem e ressuscitou por nós, que estávamos perdidos e destinados ao inferno. Qualquer coisa que você esteja participando que não tenha Jesus como centro e anunciação de sua palavra como prioridade, que não tenha todo investimento financeiro sendo feito em pessoas e missões, pode ter certeza de que é engano, e sugiro a você que se arrependa e volte para a verdade. 

Você confessa Jesus como seu senhor e Salvador? Se sim, agora dedique sua vida a conhecê-lo através da oração e da meditação na palavra. Caso não tenha recebido O Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador pode nos procurar para que possamos orar por você e batiza-lo(a) nas águas. 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...